Comprei a GT-8! É o fim das latas? E agora? Usá-la como modulação? 4 cable? Opinem

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # jun/11


    "Até tu Brutus??"

    Pois é... nao resisti e seguindo alguns comentários resolvi comprar essa pedaleira.

    A primeira impressão foi a de que: me colocaram sentado na frente de um painel de Boeing e disseram: Voa FDP!!!

    Erraram, eu diria, a sensação é PIOR!

    Para quem está acostumado (agora!) com três pedais e um amp, se deparar com uma máquina que só falta dizer para que lado vai nascer um pentelho, é coisa surreal.

    Como eu geralmente preciso de um delay, reverb, chorus e outros efeitos de modulação, havia pensado em pegar uma Zoom G2...
    Depois passei a pensar numa M5 da Line6, mas daí pintou essa GT-8. Pensei: porque não?

    Bom, a idéia inicial foi a de criar um preset para cada musica que ensaio.
    Blz, renomeei os presets iniciais e... fiz merda.
    Esqueci de "inicializar cada preset" para que sumam todas as regulagens existentes.
    Perdi tempo...

    Depois, vi que a melhor opção era usar em 4 CABLE.
    Após regular uns 10 presets notei para minha infelicidade, que nao havia ligado o botão loop em cada um deles.
    Ou seja: tempo perdido (2)
    Tive que regular tudo de novo...

    Ao usar, basicamente, o drive do preamp do meu Amplificador, to vendo que basicamente eliminei mais de 50% DO TCHAN da pedaleira, que justamente é a parte de 2 preamps e o overdrive;distorção, modulação de gabinete, falantes e microfone (ufa!)

    Estaria eu usando uma ferrari para ir na esquina comprar pão????

    Basicamente, a pedaleira, então, será usada para efeitos de modulação, wah, eventualmente EQ, fx1 e fx2...

    Contudo, no metodo 4 CABLE, eu posso trabalhar a cadeia de efeitos e decidir a ordem dos efeitos.

    Posso atribuir ao pedal de expressão várias coisas, a poder mudar varios parametros diferentes.

    Além disso, com o pedal externo FS-6 posso obter um maior controle dos efeitos e do que posso ligar/desligar.

    Portanto, ainda que usando a pedalira de modo "Limitado" ela se mostra uma ferramenta extremamente versátil, o que está aguçando momentaneamente minha curiosidade.

    Pena que nao tenho tempo nem lugar para testar bem ela, de modo a reproduzir em casa o som que teria ao vivo ou em estudio.
    E isso é uma das coisas que me incomodam.
    Ou seja: perder um baita tempo regulando a GT8 em casa, em volumes amenos e quando for utilizar ao vivo, ver que os presets estão inadequados, seja em volume, seja na sonoridade/timbre.

    O manual é péssimo.
    Baixei o GT-8 Brilliance, mas em ingles é osso para entender as sutilezas...

    Mas já consegui obter algumas dicas interessantes.

    No mais, seria um "canivete suíço" para se ter na mala? Mantendo as latinhas e amp com vários canais, utilizando ela como uma cereja de bolo?
    Vale a pena costumizar todos os seus efeitos através dela, usando um amp no canal limpo?
    Continuar usando ela apenas como modulação, wah, etc, complementando o som do amp, via 4 CABLE?

    Enfim... para um cara que a ultima pedaleira que tocou foi uma Zoom 707II em 2005, e desde então passou por uma imensidão de latas e hoje tem somente três (overdrive, distorção e delay) o que vc diriam?

    Abrax

    ricardocezario
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, li o teu "depoimento" e me sensibilizei, pois passei pelo mesmo processo que você.
    Minha ultima pedaleira tinha sido uma ZOOM 606 a uns 7 anos e desde então eu suava frio só de ver uma pedaleira na frente.

    Pois bem que ultimamente vi essa nova Boss Me-25 e achei a bichinha legal demais, levei pra casa mas decidi que iria continuar com meus pedais de drive porque "drive de pedaleira não presta".

    Adivinha o que aconteceu?

    Hoje utilizo somente a pequenina Boss ME-25 pra tudo, drives e sejá lá o que é que eu precise.

    Liro_Points
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Liro_Points
    · votar


    edalko
    Bom, tenho essa pedaleira desde 2007, e uso até hoje. Gosto muito dela, principalmente as simulações de amps limpos e as modulações, são muito boas. No meu caso, uso ela como equipo ''principal'', pelo fato da praticidade, porque sempre toquei em uma banda de estilos variados. Com a banda, que usa PA's e amps da vida por aí, aprendi a regular ela de um modo que não variasse muito de sonoridade: comprei um amp 2x12 para ser meu return e microfonar em todas as apresentações, deixer a GT8 no modo LINE-OUT, plugei ena no return e comecei a luta de regulagens. E deu certo, logicamente perdi muito tempo, mas cheguei nos resultados esperados. Achei o MEU jeito, com equipos que EU tinha em mãos. Bom, o que eu queria passar para vc é que, dependendo do amor que vc tem pelo seu amp (se é que vc me entende), vc pode sim usar somente ela como principal ''fonte'' de sons, fazendo varias simulações de amps para se usar em qualquer estilo que quiser, ou pode mesclar as duas coisas, sendo colocando seus pedais direto no imput, usar as dists do amp e dos pedais e a GT8 no returm para as modulações. O segredo está nos TESTES.
    Boa sorte com o equipo, que é muito bom... qualquer coisa estamos aí. abraço

    Jafet
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    edalko

    Uso ela tbm desde 2007 e todo dia descubro algo novo que posso fazer, atualmente tou usando um Sansamp GT-2 no return dela, mas hoje a noite vou fazer um teste de colocar um pré que não mude muito o som somado ao GT-2 pra v que som sai!!

    Na comunidade da GT no orkut tem muita dica e muita coisa que vc pode testar e v se te ajuda

    Essas equalizações tbm fazem coisas no seu som que vc não vai acreditar, é só colocar elas depois do pré:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246547/

    esses vídeos aqui eu fiz eu comparo ela com alguns pedais famosos e passo as equalizações que usei pra chegar no som do pedal, v se te ajuda:

    http://www.youtube.com/watch?v=M6K5SirDUCI

    http://www.youtube.com/watch?v=dakPRpToLJg

    http://www.youtube.com/watch?v=STFNENSJZ-A

    Vc pode até tá, hoje, indo comprar pão na esquina com uma Ferrari, mas amanhã, quando aparecer aquela oportunidade de sair com aquela gata que vc sempre sonhou, vc vai buscar ela de Ferrari ;)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    edalko
    Cara use no modo 4 cable ... agora como vc usará os efeitos, só testando em casa, no estúdio, etc ... Se conseguir, pegue o foot FS para vc ter à sua disposição, tudo o que o pedal pode proporcionar ...
    Ude e abuse da gt cara ... Já vi cara tirando timbres top com ela ...

    Konoyaro
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    edalko
    liga a gt8 com 4 cable eh soh se vc vai usa a distorcao do ampli, nem liga pra isso de perde o "tchan" da pedalera, toma cuidado pra nao acaba digitalizando o drive do seu ampli caso seje tube

    bom ela nao eh nenhum canivete suico ligando com 4 cable pq ela nao permite a troca de canal do ampli pela pedalera mas vai te faze sapatia menos

    pedalera tipo "ferrari" seria uma g system da tc eletronics q tem a opcao de troca o canal do ampli pela pedalera e nao tem overdrive nem distorcao pra nao digitaliza o som, recomendo sim liga com 4 cable caso vc for usa o drive do ampli + um booster analogico, mas isso pra ampli tube caso seu ampli for transitor eu ligaria no input mesmo e usaria tudo da gt8 e dexaria o ampli regulado flat

    edalko
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Então...

    Vou ter uma apresentação sábado, e vou usar do seguinte modo:

    Guitarra>

    AB-box >

    a) Ac30 clean + TC ELectronics Vintage Delay (no loop)

    b) Mesa Mark3 (usando os 3 canais: clean, drive e solo)
    + GT-8 em 4Cable
    antes do input do amp: Barber small fry (booster de ganho)
    antes do return do amp: TC Electronics Booster/Distortion (booster de volume

    VOu testar antes em casa, mas acho que vai ficar legal.
    Praticamente vou usar a GT-8 para:
    - CHorus
    - Phaser
    - Delay
    - Reverb
    - Acoustic simulator

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    edalko

    Tá ótimo. Bom show!

    Abs

    ps. pra que 2 amps?

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    edalko

    Fala edalko, blz?

    Olha, eu tenho uma GT-10. Para dizer bem a verdade, é bem essa sensação de Boing, cheia de luzinhas, regulagens, botões, ajustes... Só que na verdade ela nunca me convenceu de verdade. Para mim tem as seguintes utilidades:
    - estudar em casa com fones de ouvido na madruga e/ou aproveitando a portabilidade e infinidade de recursos e efeitos juntos;
    - aproveitar uns recursos que dificilmente uso e não me vale a pena comprar um pedal isolado;
    - usar plugado num computador é bacaninha...
    - para essa sua apresentação amanhã parece que você contratou um caminhão de mudanças para levar tudo. Mas nem sempre dá para fazer isso, tem locais ou situações que pedaleira+guitarrinha vagabunda tá bom demais.

    Cara, eu acho que até dá para achar timbres razoáveis, mas não dá para falar que ela dá mais som que bons amps. Se é para usar, serve para umas modulações mesmo. Ou, como disse, para coisas "esdrúxulas" (para mim pelo menos) como whammy, que eu jamais compraria um pedal.

    edalko
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MauricioBahia

    Dois amps porque o som do AC30 é totalmente diferente do Mesa.
    Tanto em Clean como em Crunch.
    E outra: é como se tivesse usando um amp de reserva...

    MMI

    hahahahahaa
    Olha, eu to tão acostumado a usar a guita + amp (salvo pedal de delay), que to quase desistindo de embarcar nesse setup novo hahaha

    Mas creio que a pedaleira tenha algumas coisas interessantes para usar.
    Como de início estamos nos covers da vida, é salutar ter umas secrets weapons na manga.
    Whammy, oitavador, e aquele zilhão de efeitos da Boss que vc vai usar uma vez na vida. Mas quando usa, faz a diferença.

    Vamos ver... só to achando que essa parafernália de ligação vai consumir todos os meus cabos, e só espero que não acabe com meu timbre.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    edalko: Dois amps porque o som do AC30 é totalmente diferente do Mesa.
    Tanto em Clean como em Crunch.
    E outra: é como se tivesse usando um amp de reserva...


    Que chique! Show de bola!

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei a GT-8! É o fim das latas? E agora? Usá-la como modulação? 4 cable? Opinem