Review: Fuhrmann Lead Drive x Fuhrmann Power Drive

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11


    Como prometido, estou lançando os reviews das minhas últimas aquisições. Antes do review em si, vou recapitular a mini-série "A Compra das Latinhas".

    Há algum tempo vinha pensando em adotar um set misto com pedais de overdrive/distorção analógicos e efeitos digitais. Procurava basicamente três tipos de drives: um à la TS para servir como drive bem leve e como booster para os drives seguintes, um drive um pouco mais forte e uma distorção à la EVH. Após algumas pesquisas optei pelo Tube Drive, Power Drive e High Gain (respectivamente), todos da Fuhrmann.

    Quando fui testá-los em casa percebi que errei na escolha do High Gain. Para o meu gosto ele soou muito fechado, enquanto o Power Drive fez o papel que eu esperava do High Gain e o Tube Drive se revelou bastante versátil. Então decidi trocar o High Gain por um segundo Tube Drive e um Lead Drive, deste modo os dois Tube Drives me dariam o drive encorpado que eu procurava e o Lead Drive passaria por testes pra eu descobrir qual é a dele. Vejam os reviews do Power Drive e dos dois Tube Drives em série.

    Colocando o Lead Drive no meu set para experimentação descobri que ele se trata de um pedal na onda do High Gain. Parece que o High Gain na verdade é uma evolução do Lead Drive no que diz respeito a pedais de alto ganho na onda dos Mesa Boogie da vida. Entretanto, gostei mais do Lead Drive - ao menos pra mim ele pareceu mais "usável".

    O Lead Drive tem os mesmos três controles do Tube Drive e do Power Drive: ganho, tonalidade e volume. O pedal tem bastante ganho (não tanto quanto o High Gain) e este controle é bastante sensível nos primeiros ~20%. O controle de tonalidade foi o que eu achei mais legal, pois ele fecha bem o timbre sem perder a definição e abre bem dando uma boa presença sem perder o corpo. O volume não é tão sensível quanto no Power Drive. Pra mim ele ficou com um som legal deixando o drive em ~8h, o tone em 2h e o volume em 8h.

    Comparando o Lead Drive com o Power Drive, o Lead Drive é uma distorção com mais corpo, mais graves mesmo; enquanto o Power Drive é uma distorção mais rasgada à la DS-1 (agora eu entendi o porquê da cor laranjinha). Os dois têm características muito semelhantes com relação à faixa de trabalho do ganho, porém eu achei mais fácil tirar um timbre definido no Power Drive do que no Lead Drive. Ainda não consegui tirar um timbre com melhor definição no Lead Drive sem que necessariamente soe parecido com o Power Drive... por isso pode acontecer de, se eu conseguir isto, o Power Drive sair do pedalboard e o Lead Drive assumir o posto de distorção do set.

    jervieira
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    As minhas opções de drives são bem parecidas com a tua.

    Para drive leve eu uso GT-OD, que eu acho ele mais equilibrado do que o ts.

    Para um drive mais forte eu uso o Distortion III, para umas levadas de AC/DC.

    Assim como você, estava faltando um drive high gain á la EVH. Após ver demos de reviews no youtube decidi arriscar e comprei pelo ebay o "Plextortion" da wampler. Realmente achei o que faltava na minha cadeia de drives. Ele soa com um marshall no talo e por possuir controle de graves, médios e agudos dá um controle melhor no som que você quer obter do pedal

    marcelo guitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erico.ascencao
    Gostaria de saber se tenho com tirar sons de baixo ganho e médio ganho com a zoom g9, parecidos com os sons do tube drive e power drive.

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erico.ascencao

    Tu me deixou curioso com o Lead Drive...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    De Ros
    Se você não fosse endorser dos caras, pedia pra você me mandar uma MP... heheheheh

    marcelo guitar: Gostaria de saber se tenho com tirar sons de baixo ganho e médio ganho com a zoom g9, parecidos com os sons do tube drive e power drive.

    O Power Drive, na minha concepção, é uma distorção mesmo, não um overdrive.

    Com relação à G9, tem um review meu comparando-a com a POD X3 Live. No geral, timbrar drives de baixo ganho não é muito fácil de se fazer com pedaleiras e transistorizados devido à pouca dinâmica. Uma pedaleira num valvulado facilita um pouco as coisas, mas ainda fica difícil.

    Rafa_IBC
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Desde a primeira vez que ouvi os pedais da Fuhrmann há alguns anos, gostei bastante desse pedalzinho, mas só comprei meu primeiro pedal esse ano e não foi ele. Mas hoje vendo o video dos pedais antigos reformulados, ví que de todos os drives faltava justamente o Lead. Daí lembrei do som dele e veio a vontade de adquirir, até porque logo ele vai sumir infelizmente.
    Na pesquisa aqui no forum encontrei pouca coisa, não tem video-review do De Ros, tem esse tópico, mas ele só procura mostrar o quanto o Power Drive soou melhor pro erico.ascencao, mas acredito que isso tenha mudado poruqe acho que vi uma foto do set dele com um Lead Drive. E como faz quase um ano, derrepente mais gente comprou o Lead e pode me dar algumas informações a mais.
    Tudo que sei é que segundo o erico.ascencao é uma versão simples do High Gain (alguém poderia confirmar?). Já vi também que ele tem um drive na linha do ProcoRat (o que é bem interessante) e também já vi gente falando que ele é meio Big Muff.
    Estou a fim de pegar esse pedal para usar como uma distorção forte a maioria do tempo, mas não pra metal porque já tenho o Super Metal Drive pra isso. Ou talvez seja melhor investir no High Gain, se realmente for a mesma coisa.
    Bom, agradeço a quem quiser e puder contribuir.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Rafa_IBC
    E aí cara. Realmente, muita coisa mudou entre este review que eu fiz e hoje. Hoje eu voltei a ter um Lead Drive no meu set pra fazer o papel de "drive Marshall". Ele me atende em partes, mas está me atendendo melhor do que quando eu fiz este review. Leve em conta que neste período eu troquei meu valvulado handmade por um Fender Hot Rod Deluxe III, que mudou bastante a minha percepção de timbre.

    Rafa_IBC
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    erico.ascencao
    Legal, eu notei que você utiliza o Lead com pouco drive e você está me dizendo que proporciona um drive meio Marshall, mas e quanto a versatilidade dele? Por exemplo, alguns dizem que ele é uma versão mais simples e com menos ganho que o High Gain que dizem ser voltado para o Metal; eu ví que você também tem um Power Drive e um Metal Drive no set; como fica a relação entre esses três quanto ao ganho? Eu já tenho o Tube Drive e o Super Metal Drive como extremos e preciso de dois intermediários: um overdrive mais forte e uma distorção não tão high gain, pra isso penso num Hot Rod ou o novo Classic 800 e no Lead, respectivamente. Qual a sua opinião?

    Ah! Obrigado por responder.

    flavio guitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    To pensando em adquirir um Lead Drive e um Tube Drive, ou um Ultimate Distortion para distorções ...

    Acredito que esta combinação de pedais me dará uma ótima versatilidade ...

    Entre o Lead e o Ultimate, estou mais inclinado para o Fire Custom Ultimate Distortion, por ter uma equalização um pouco mais completa, porém o que eu já ouvi a respeito do Lead Drive me agradou também ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Fuhrmann Lead Drive x Fuhrmann Power Drive