Sugestão, trocar POD HD 500?

Autor Mensagem
RDias
Veterano
# mar/11


Fala Pessoal,

comprei a famigerada POD HD500 faz menos de um mês, com a esperança de substituir pra sempre todos os meus pedais analogicos. Não queria ter que ficar carregando mais meu case trambolho pra la e pra ca.
Enfim, quando fui testar os drives e os crunches eu simplesmente não curti. Achei que com toda essa tecnologia de ponta ja fosse simular as dists analógicas com muita precisão, sendo perceptivel
a diferença apenas para musicos ou pessoas que tem o ouvido muito apurado (o que não é o meu caso hhehehe).

Mas eu vi agora que me enganei, as distorções são bem ruinzinhas (ligando no power do meu ampli), e quando fui comparar as simulações com os pedais reais que tenho, fiquei de cara com a diferença.

Comparei o tube driver da POD (supostamente simulação do B.K Butler/Chandler Tube Drive) com o meu clone da EFX, e a diferença
é muito grande, nao sei como eles tem coragem de dizer que tal dist simula o pedal X.

Enfim, ainda pretendo fazer um review detalhado e postar por aqui. Gostaria então de algumas sugestões de equipos pra substituir a POD:

1)Gostaria se possivel de alguma pedaleira com simulação de amplis, pois dou valor a isso. A simulação da POD é muito boa especialmente os cleans.

2)Nao preciso de algo com milhares de efeitos, to preferindo algo com menos efeitos mas com qualidade. E com drives analogicos de preferencia.

3)Ter algo menor que a POD 500 seria interessante tambem no quesito carregamento.

- Pensei em procar por uma TC Nova System, a unica coisa ruim é que ela nao tem simulação de Amps.

- Pensei em trocar por uma POD300 e usar algumas dists analogicas ligadas no input (ja que ela nao tem FX LOOP).

Voces tem sugestões?

Abs.

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


RDias

Caramba brother, a Pod HD500 é uma das melhores pedaleiras que tem no Brasil.
Se você não gostou dela acho que vai ser dificil gostar de outras.

Caso troque por uma Pod HD300, coloque-a no loop e use distorções analógicas (pedais) no input.

Acho que pra você será a melhor opção.

Penso em comprar uma Pod HD300 ou uma Boss ME-70, só que ainda estou em duvidas, se compro pedaleira ou monto set de pedais, porém vou gastar muito mais com cabos, pedalboard e fonte boa para todos os pedais.

iRock
Veterano
# mar/11
· votar


RDias

Fique mais um tempo com a POD, é uma baita pedaleira, explore melhor os recursos dela, procure vídeo-aulas como as do alexromachado que dá dicas sobre como regular e afins. SE tu mesmo assim não gostar, paciência, teste pedais de drives junto com ela, veja se tu gosta, tente tocar com ela em outro amp pra ver o resultado, mas se mesmo assim não gostar a solução é voltar aos analógicos. Na minha opinião os analógicos nem sempre soarão melhor, mas nunca substituirão a praticidade da pedaleira.

RDias
Veterano
# mar/11
· votar


Pois é, ainda vou tentar regular melhor as distorções. Quanto a ampli, testei em 2 já, e nao percebi melhora (mesmo pq sempre ligo apenas no power). O problema quanto a praticidade é que ter uma pedaleira do tamanho da POD HD 500 e ainda ter que ficar ligando pedais de dist no loop (+ fonte pra esses pedais) acaba saindo tao trabalhoso/pesado quando levar meu case de pedais ehhehe...

iRock
Os videos do alexromachado são sensacionais! Mas repara que no(s) videos que ele liga a POD no ampli, o som fica um pouco mais artificial. Claro que o audio da camera é horrivel, mas mesmo assim...

londrer
Veterano
# mar/11
· votar


Caramba, você é a primeira pessoa q eu vejo não gostar dos Amplis da POD HD500, eu tenho a POD XT Live e já acho do kcete... as da HD são ainda melhores.

Bom, mas gosto é gosto, não acho q tenha muitas outras no nivel dessa HD500... vou dar uma pesquisada com uns amigos e caso alguem tenha alguma em mente eu volto aki.

Ramsay
Veterano
# mar/11
· votar


RDias

E o que achou das simulações de amps da Pod HD500?? são boas ou ruins??

henriquelhrf
Veterano
# mar/11
· votar


RDias
Voces tem sugestões?

Sugiro fazer uma troca comigo. Tenho uma Zoom G1.


Obs.: Não é necessário me voltar a diferença.

RDias
Veterano
# mar/11
· votar


londrer e Ramsay
As simulações são otimas, os cleans tem um som muito bom, dinamica excelente, harmonicos.. gostei bastante.. Os amplis com canal sujo são razoáveis, da pra usar o JCM800 pra base legais e solos também..
O que nao curti mesmo foram as simulações dos pedais de distorção/OD: TS9, Chandler Tube Overdrive, Big Muff e etc.. esses soam bem mal.. nada a ver com a realidade.. som embolado, feio mesmo (pro meu gosto).

henriquelhrf
Kkkk, fechou a gente faz a troca pau pau e eu ainda te pago -R$2000 rs

georginho_gallagher
Veterano
# mar/11
· votar


RDias

E aí cara tudo certo?

Então, revelo que fiquei um pouco surpreso com esta sua má impressão da POD HD. Mas te digo que a POD engana um pouco, tem muita conversa por aí que ela é plug and play e etc., mas não tem como um aparelho com a complexidade dela ser simplesmente plug and play. Claro, comparado com as gts da vida (já tive a gt8 por ~ uns 2 anos, e to com a POD há 1 mês e meio), realmente ela é mais simples de ser usada. Apesar da interface simples e das facilidades das mudanças, isso não quer dizer que tirar um timbre satisfatório dela vai ser ridículo de fácil, principalmente para que já tem uma exigência maior vinda do uso de bons pedais analógicos, por exemplo.

Note, que ela tem um output setup c/ vários tipos de saída, e pela minha pequena experiência com ela (pouco de uso e pouco tempo p/ tocar) percebi que não é tão simples assim achar o tipo de saída ideal. Não é porque vc tem um Head que a saída stack return vai soar melhor. O mesmo vale pro caso de usar a satack input, ou a combo input, no return ou input do amp. A melhor configuração será a melhor para os seus ouvidos com o equipo que vc tiver na mão na hora dos testes. Vc já deve ter visto pro exemplo que as saídas para serem ligadas nos inputs de outros amps possuem high e low cut. As do return não possuem esta opção. Às vezes configuro uma saída aqui nas quais as simulações de fender soam bem, mas as de marshall não, e por aí vai...

No mais, uso-a no loop do meu ampli, então não me ative às suas simulações para opinar com mais autoridade. Mas pelo pouco que brinquei achei bem interessante.

Escrevi todo esse texto porque acho que no seu caso, menos de 1 mês com um equipo dessa complexidade, seria prematuro vender ou trocar por outro equipo, sem ao menos ter esgotados todas as possibilidades dela.

No caso dos drives, isso vai muito do gosto pessoal... eu tenho aqui um OD20 da boss, e lado a lado, com um certo trabalhinho, conseguia timbres praticamente idênticos ao clone do TS e clone do Bluesbraker, ao ponto de a diferença ser tão mínima que não justificava a falta de praticidade. Com a POD HD não fiz essa comparação lado a lado (falta tempo, falta interesse tb, pois pra mim o resultado que tenho já é suficiente...) mas acho que consigo timbres muito próximos dos meus analógicos, o que pra mim não justifica levar pedais no loop da HD, jogando toda a praticidade da HD no ralo. Por outro lado, no OD20 a simulação de bigmuff fica longe do original, porém a da HD é bem melhor.

Como disse, não fuço muito nas simulações de amp. Mas brincando com as simulações de vox ac15 e 30, tiro uns overdrives fantásticos. Mas o timbre não vem pronto > tem que suar um pouquinho.

É isso ae, fica a dica, não te garanto que vc vai tirar o mesmo timbre do seu analógico, mas conseguirá um timbre bem próximo. Tocando com banda, em volumes altos, essa diferença não será tão importante.

abc's

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


georginho_gallagher: menos de 1 mês com um equipo dessa complexidade, seria prematuro vender ou trocar por outro equipo, sem ao menos ter esgotados todas as possibilidades dela.

Mesmo com uma simples multiFX, um mês já acho pouco! hehe

Abs

Practus
Veterano
# mar/11
· votar


Mesmo com uma simples multiFX, um mês já acho pouco! hehe

Concordo...

Talvez o criador do tópico sofra de uma GAS incontrolável...

Qualquer equipamento - multifx, racks, latinhas, etc - precisa de tempo para que você se acostume a ele... Como o georginho_gallagher disse, dificilmente aparelhos com essa complexidade seriam plug n' play... Mesmo um simples TS requer algum grau de experimentação para que você possa tirar o timbre que quer...

Tenta mais um pouco... fuçe mais na POD... mas se mesmo assim você não curtir, talvez multi-fx não seja a tua praia...

Boa sorte...

MauricioBahia
Moderador
# mar/11
· votar


Practus: Mesmo um simples TS requer algum grau de experimentação para que você possa tirar o timbre que quer...

Isso é pura verdade! Girando os pots vc encontra sonoridades "escondidas" e isso não é qualquer metáfora! Recentemente comprei um Fulltone Catalyst e conforme vai aumentando o ganho no pedal ele vais virando um Fuzz!

Enfim, é muito fácil subutilizar seu equipo, principalmente MultiFXs. Até fiz um tópico sobre isso.

Abs

alexromachado
Veterano
# mar/11 · Editado por: alexromachado
· votar


Caro RDias, alguns pontos que eu gostaria de adicionar...

Concordo que as sims de distorções não são o ponto forte. No meu caso, uso apenas a de tube screamer e a rat. Não gostei das demais. Eu tinha uma expectativa pela sim do dod e me frustrei...

Quanto ao return... é complicado. Só testei a HD em meu amp, além do som FRFR Sony (3 em 1, lembra? rsrs) daki...

O falante do amp dá mais "punch", mas o timbre ligado em linha é bem superior. Liguei de todas as formas disponíveis e creio que ela só soe bem com os modelos "pré", plugados num power valvulado. Abaixo disso, penso que fique complicado mesmo.

Neste link o sujeito da Guitar Player americana compara um Marshall real à POD HD plugada no DT50 e em linha:Aqui mesmo

henriquelhrf
Veterano
# mar/11
· votar


alexromachado
Neste link o sujeito da Guitar Player americana compara um Marshall real à POD HD plugada no DT50 e em linha:Aqui mesmo
excelente vídeo! valeu!

RDias
Veterano
# mar/11
· votar


georginho_gallagher, MauricioBahia e Practus

Voces tem total razão quanto à questão de um mês ser muito pouco tempo. É que eu realmente venho sofrendo de GAS há um tempo rs.. e agora to com com uns 7 analogicos, a POD HD 500 e to sentindo um vazio. Deu até um desanimo, vontade de vender tudo e ficar so com um TS9 e um delay. Mas enfim, logo passa. Eu realmente agora vou esfriar a cabeça e começar a timbrar ela novamente do zero, usando inicialmente apenas os amplis simulados.

Um pouco até da minha decepção veio pq eu sempre persegui o timbre do Gilmour pra solos (comfortably numb) e até direcionei alguns dos meus pedais analogicos pra conseguir algo parecido. E eu inclusive consegui algo proximo com meus clones, o que me deixou feliz por um tempo. Com a POD HD 500, eu tinha a ideia de simular exatamente a cadeia dele, com os amplis, e todos os pedais na ordem exata e com as mesmas regulagens. Mas logo de cara vi que nem rola, o som fica nada a ver, as regulagens sao diferentes, o big muff quando entra destroi tudo com um timbre artificial, enfim.. pra tentar chegar no timbre do Gilmour tive que usar outros pedais e outras configurações, e mesmo com maior quantidade de efeitos, perdeu para os meus analogicos clones ehhehe..

Practus
Veterano
# mar/11
· votar


RDias
Com a POD HD 500, eu tinha a ideia de simular exatamente a cadeia dele, com os amplis, e todos os pedais na ordem exata e com as mesmas regulagens.

Puts cara... Isso é que complica!!! Não dá para tirar exatamente o mesmo som de um cara que tem vários milhares de dólares em equipos top de linha com simples USD499 de uma HD500... Sei que a tentação é enorme... e já que temos uma pedaleira rica em simuladores (rica no sentido de ter vários tipos diferentes), eles deveriam ser capazes de "simular" com bastante veracidade os efeitos aos quais eles se propõem...

Mas temos que ser razoáveis, já que simuladores sempre serão simuladores... por melhor que eles sejam, pelo menos por enquanto, teremos diferenças nos timbres entre o "real deal" e o simulador...

Já daqui há alguns bons anos, com o avanço das tecnologias, as coisas podem mudar um pouco...

RDias
Veterano
# mar/11
· votar


Grande alexromachado, o mestre da POD!
Cara, concordo com voce que a melhor dist e' o RAT! O TS9 eu ainda nao me acertei!

E realmente, da uma boa diferenca diferenca de timbre dela ligada em linha, do que ligada num power transistor, como o meu.

E eu que achava que ia resolver minha GAS com a POD, agora vou ter que que comprar um valvuladinho handmade pra pode usar a POD! Daqui a pouco vou ter que vender minha guita :)

RDias
Veterano
# mar/11
· votar


Practus

Nesse caso de tentar simular toda uma cadeia e tal, acho que a simulacao digital vai se perdendo principalmente nas interacoes de um pedal com outro..ai chega num ponto que o som ja fica totalmente descaracterizado em relacao 'a cadeia que vc quer simular...

Matheus.Carl
Veterano
# mar/11 · Editado por: Matheus.Carl
· votar


RDias

O seu caso é extremo brother... vc pelo jeito sempre utilizou pedais analógicos, é natural que sinta essa dificuldade na transição.

Comigo ocorreu o contrário, sempre utilizei pedaleiras digitais e quando vendi minha X3 e comprei alguns pedais analógicos, fiquei sem chão... tinha um puta peso pra levar: amp valvulado + pedais + duas fontes diferentes e ainda a complexidade de timbrar "live" para vários tipos de músicas... resultado... corri e comprei a HD 500 e estou EXTREMAMENTE satisfeito com o resultado dessa pedaleira...

Agora tenho ótimos resultados com os pedais analógicos tb, após a curva de aprendizagem, mas no dia a dia, levo a HD500 pra tocar, principalmente devido à praticidade, e ainda com sistema FRFR (só levo a guitarra e a pedaleira e ligo direto na mesa... puts... muito prático e consigo um som "bem quente" e com muito, muito VOLUME mesmo!! - além das opções de estéreo/dual amp, delays paralelos, agilidade na troca de efeitos).

Realmente a dica é: antes de vender/trocar a HD500, procure se adaptar a ela, nunca será igual a um set analógico, alguns gostam outros odeiam, mas terá seus pontos positivos, e também negativos... se após essa "adaptação" vc não estiver satisfeito... então aconselho a voltar para o mundo analógico, pq pedaleira alguma irá substituir plenamente esse set.

alexromachado
Veterano
# mar/11
· votar


Mais uma coisa...
Recentemente passei por um "conflito" com a HD, semelhante ao seu, RDias. Eu esperava que a POD de fato se comportasse bem próximo do Equipo real.

Quase vendi tudo pra ficar com um Doctor Drive Meteoro em linha... rssrsr...

Depois da "crise", concluí que o conjunto de recursos da HD era mais prático. Além disso, depois que a encarei como o que ela é de fato - um processador - melhorei os timbres, pois agora busco os "magic spots digitais". Com o Screammer, por exemplo, isso significa ganho em 10 ou 20%, eq flat e volume em 80%...

georginho_gallagher
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia

Pois é cara, to com uma tonelab st faz uns 10 meses e já a acho subutilizada... hehehe

RDias

É natural achar o som desses multi fx extremamente artificiais. Tanto que vendi minha boss gt8 e parti pra pedais analógicos. E agora voltei pros digitais, culpa maior da M13; e posteriormente da POD HD que me traria mais vantagens. A minha idéia pra um processador desses sempre foi complementar meu amp. Então no caso, uso no máximo 01 drive antes dos canais do meu amp, o que acaba não comprometendo o som, como usar uma cadeia inteira. Mas isso depende do seu uso pro equipo; pra tocar um simples hard rock ou blues, não a compraria. Comprei-a mais pela praia U2 que eu curto e toco com a banda tb. Suas ambiências são excelentes. Para os demais sons (drives, bases, blues, até pink floyd) fico com os drives do meu amp.
Mas se um dia não poder levar meu amp; por exemplo, é só acrescentar um pré amp da POD nos patches já existentes e ser feliz, o resultado será muito bom tb.

abçs a todos

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


georginho_gallagher: Pois é cara, to com uma tonelab st faz uns 10 meses e já a acho subutilizada... hehehe

Pior, tenho um leve sentimento de que muitos sequer sabem que existe a opção "LINE/AMP" e que ela faz toda a diferença na reprodução do som. Muitas vezes o timbre "abelha" vem justamente da falta de conhecimento dos recursos e de como e quando utilizá-los.

Abs

Matheus.Carl
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Pior, tenho um leve sentimento de que muitos sequer sabem que existe a opção "LINE/AMP" e que ela faz toda a diferença na reprodução do som. Muitas vezes o timbre "abelha" vem justamente da falta de conhecimento dos recursos e de como e quando utilizá-los.

Aproveitando a deixa, a pod HD 500, além de ter três modos "output" ("Studio/Direct - Combo&Stack - Combo&Stack-Front) tem todas as modelagens dos amplis duplicadas.

Há a possibilidade de escolher a modelagem do pré+power, ou apenas a modelagem do pré, com o intuito de utilizar o power valvulado de um amp tradicional ligando direto no return/power, ou mesmo o DT50... além disso as possibilidades de ligar/desligar gabinetes e microfones (bem como trocá-los entre as diversas opções)...

Eu diria que é apenas uma questão de tempo pra encontrar um timbre próximo ao "ideal", se assim posso chamar.

georginho_gallagher
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus.Carl

Há a possibilidade de escolher a modelagem do pré+power, ou apenas a modelagem do pré, com o intuito de utilizar o power valvulado

pois é cara, como faz pra achar esses amps apenas PRE?

valeu!

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Matheus.Carl: Aproveitando a deixa, a pod HD 500, além de ter três modos "output" ("Studio/Direct - Combo&Stack - Combo&Stack-Front) tem todas as modelagens dos amplis duplicadas.

Pois é. Provavelmente cada opção dessa dever ter um algoritmo dedicado que visa uma modelagem distinta para determinada saída. Se vc estiver usando "Studio/Direct" na entrada de um amp estará utilizando a POD de forma equivocada. A mesma regra serve pras outras opções.

Enfim, a POD, assim como outras MultiFX e tantos pedais não são "plug'n play". Enfim, exigem um ajuste prévio antes de começar a tocar. :)

Abs

ps. copy/paste! hehe Manual da POD HD500

Page 4, Setup: Output Options
The Mode setting on this page allows you to configure the type of signal fed to your POD HD500 analog outputs to optimize for direct recording versus connecting to an external amplifier.

Studio/Direct: Typically the best option when connecting "Direct" to a mixing console or recording device. This signal includes "Studio" Cab Models, Mic Model and an "AIR" convolution to best emulate a mic'ed amp within a room.

Combo and Stack settings: Optimizes your tone for connecting to an external amplifier. The signal includes "Live" Cab Models,with no Mic Model or "AIR" convolution, with a special EQ curve added for each.

Combo Front & Stack Front: For connecting into the front input of a typical combo amp or amp head + external cab, respectively. When choosing either of these Modes, you'll see the following additional options for further tone shaping:
- Lows (Knob 2): Attenuates the low frequencies.
- Focus (Knob 3): Increases the overall midrange.
- Highs (Knob 4): Attenuates the high frequencies.

Combo Power Amp & Stack Power Amp: For connecting to the power amp of a combo or head amp.


TIP: When using the Combo or Stack options and connecting into a tube amplifier, we also recommend that you choose a Preamp Model from the Amp Model menu (rather than one of the "Full" Amp Models). HD Preamp Models include no power amp emulation, making them typically better suited for this connection. That said, there is no wrong choice! PODs have always been about flexibility... Check out all the possibilities and decide which Models work best for your tone!


georginho_gallagher
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia

Em alguma parte do manual, é recomendado deixar sempre o master da pedaleira no máximo, para melhor timbre e menos fizz. Até simples detalhes como esse fazem a diferença...

MauricioBahia
Moderador
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


georginho_gallagher: Em alguma parte do manual, é recomendado deixar sempre o master da pedaleira no máximo, para melhor timbre e menos fizz. Até simples detalhes como esse fazem a diferença...

Esses inputs e outputs de volume é sempre bom monitorar, pois níveis muito altos podem ferrar com o som.

Abs

Matheus.Carl
Veterano
# mar/11
· votar


MauricioBahia
Enfim, a POD, assim como outras MultiFX e tantos pedais não são "plug'n play". Enfim, exigem um ajuste prévio antes de começar a tocar.

Concordo em partes... pra quem vai plugar em linha (studio direct) é plug'n play, IMHO... as regulagens de fábrica das simulações não são fantásticas, mas estão ok... é só plugar numa caixa ativa, ou mesmo num "micro-system" e o resultado com mínima regulagem é bem satisfatório....

Ainda existe o custom tone, que disponibiliza patches bem legais... como este:



link do patch

e este

link do patch


é só baixar e carregar na pod com o edit... e o resultado é... digamos muito interessante, mais plug'n play do que isso impossível... ainda mais pra gravar via usb... IMHO...

Agora, pra quem vai plugar em um power valvulado, ou mesmo no input de um amp tradicional, será necessário um pouco de paciencia e experimentação...

Abs!

Jafet
Veterano
# mar/11
· votar


Grande alexromachado, o mestre da POD!

Discordo, ele é o mestre da GT, na POD ele é só mais um cara que conseguiu bons timbres... mas na GT-10 ele era reconhecido internacionalmente, o ninja da GT !! eheheheheh volta pra Boss Alex, até os gringos tão sentindo falta de suas timbragens com a GT

Practus
Veterano
# mar/11
· votar


georginho_gallagher
pois é cara, como faz pra achar esses amps apenas PRE?

Eles aparecem na relação de amplis, com o sufixo PRE. Se você olhar todos os amplis da HD, verá que eles irão aparecer em duplicidade. Dá uma olhada num copy/paste do manual:

Amp Model Descriptions
To follow are descriptions of the 16 HD Amp Models included within POD HD500, listed
in the order they appear in your device, going from clean to high gain types. The additional
16 Preamp Models are derived from the Preamp stage of the same amplifiers.


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sugestão, trocar POD HD 500?