Whammy, qual a ordem certa?

    Autor Mensagem
    Pachenko
    Veterano
    # mar/11


    Whammy se coloca antes ou depois da distorção? É o mesmo esquema do Wha?

    Andei olhando o set do T. Morello no guitargeek.com, e pelo que entendi ele ligava no loop do amp...


    É o mesmo esquema do Wha, que existe uma maneira bem mais correta de ligação, ou seria o exemplo de um Equalizer que varia o gosto de cada um, ligando antes ou depois.....?

    Ramsay
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Pachenko

    O fato é o seguinte:
    O Whammy é um pedal chupa-cabra, porque não é true bypass, ou seja, mesmo desligado ele colore e altera o som original da guitarra.

    Então o ideal é ligá-lo através de uma A/B box, pra preservar o som original da guitarra.

    Mas, como ele é um pitch-shifter o som só vai ficar legal se colocado depois da distorção, porque se ficar antes, o som vai ficar um cocô!!

    Um Wah geralmente é um pedal analógico que se liga logo após a guitarra. Já o Whammy é digital e não tem nada de analógico, entende?

    Espero ter elucidado as suas dúvidas!!
    Abraço.

    chicrito
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    geralmente no começo (depois do wah), assim o tracking das notas será melhor (terá menos delay entre a nota tocada e a modificada), como mencionado, o bypass não é grandes coisas, o recomendado é usar um loopzinho true bypass, se realmente lhe incomodar muito

    Vitor Bossa
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pachenko

    Tenho um Whammy 4 da Digitech, uso Guitarra > Wah > Whammy > ..., pelo menos comigo ele não é tão chupa cabra assim, nunca percebi diferença com ele desligado como foi citado.

    Mas é isso ai, abraços e boa sorte

    DJD
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pachenko
    Eu tenho um whammy e a ordem que ficou melhor pra mim foi
    guita > wah wah > whammy > drives > outros pedais

    Whammy depois de drive nao da certo... Bom, minha opinião claro, pode ter gente que goste!

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pachenko

    Como o pessoal disse, geralmente se coloca ele antes de tudo, logo após o wah wah apenas. Whammy depois da distorção fica bem ruim mesmo...

    Quanto ao fato dele não ser true bypass, caso te incomode muito, é só comprar uma chave, tirar a original e soldar a nova. Fiz isso no meu e ficou bala. Procura pela net que tem tutoriais ensinando onde cortar na placa pra ligar o true bypass. Abs!

    Pachenko
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pessoal, o esquema do true-by-pass nao eh problema, pois tenho um loopzinho da blacksnake. So queria saber mesmo sobre a ligaçao em relaçao a distorçao e os efeitos...

    Mas ja que tocaram no assunto... tem como modificar pra bypass o Whammy???? Eu vou levar o meu Wha pra modificar, pois tenho medo de fazer por conta propria e arruinar o pedalzinho... Tao me cobrando 60 reais, ta bom o preço?

    Abraços

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Pachenko
    Tao me cobrando 60 reais, ta bom o preço?

    A chave 3PDT é cara, fica entre 20 e 30 reais uma dependendo do lugar... tenta negociar por uns 50tinha com o cara.

    tem como modificar pra bypass o Whammy????

    Sim. Olha ESSAS FOTOS do meu que eu coloquei ha um tempo atras nesse topico. Como eu comentei no post anterior, tem tutoriais na internet sobre como modificar o whammy (onde cortar, onde soldar, etc). Abs!

    Tom.Morello
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Tom.Morello
    · votar


    Bom galera, tenho a mesma dúvida do criador do tópico.
    Vamos aos fatos:
    Eu paguei por um Alien Rocket 30, o amp só tem um canal, e estou esperando ele chegar, porém já queria me adiantar em algumas coisas.
    Antes eu tinha a certeza de colocar o whammy no começo do set, antes da distorção, mas vi muitas divergências, inclusive nesse tópico, onde alguns recomendam colocá-lo após as distorções. (inclusive achei esse post em um blog onde o autor indica o mesmo: http://maquinasdemusica.com/pedals/06/ordem-pedais/#idc-container )
    Minha dúvida: eu coloco o whammy no loop de efeitos do amp, no input, ou ainda, no input logo depois dos meus pedais de distorção.

    Será que deu pra entender direito?
    hehe

    Agradeço a quem conseguir me ajudar =)
    Para ficar claro, a princípio não pretendo utilizar toda a distorção do amp, vou utilizá-lo com um crunch bem de leve.

    Edit: antes que apareçam respostas do tipo "teste e veja o melhor pra você", "cada um é cada um"... eu sei que testar é importante, queria só ter uma noção genérica do gosto geral. ;)

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Tom.Morello

    No Loop eu não vejo o menor sentido, mas quem sabe não fica legal? O Whammy pega o sinal da guitarra e o modula/filtra. Então, quanto mais fiel este sinal chega no pedal, penso ser melhor para executar a dinâmica do efeito. Minha primeira tentativa certamente seria no começo da cadeia, mas como tudo (ou quase tudo, hehe) é legal experimentar.

    Sugestão da Guitar Player: http://img60.imageshack.us/img60/8891/ordempedaiske5.jpg

    Abs

    Tom.Morello
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    MauricioBahia

    Hum, valeu Maurício.
    Pois é, eu tomei como base o set do Tom Morello, onde ele usa o wahwah e o whammy no loop, e como citado na imagem que você postou ele é uma exceção.
    Com certeza vou fazer os testes mas quero ouvir algumas opiniões.

    Pretendo fazer a ligação da seguinte forma:
    Guitarra> wah> whammy> overdrive> distortion> amp.

    no loop: send> trêmolo> delay> reverb> return.

    Concordam?

    Tom.Morello
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    up

    The Red Special
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Whammy depois da distorção fica tosco. Eu mesmo tenho esse problema na minha ME70. Se ela tivesse loop...

    chicrito
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    por ser pedal de harmonia e oitavas, acho que fica melhor sendo o primeiro

    Alexandre Gorian
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Ressuscitando o tópico, também estava usando meu Whammy DT logo o início, mas o resultado estava um pouco mais para chiado do que para distorcido, diferente dos sons do Tom ou do Satriani. Digamos que nos "extremos" o som fica bem parecido, mas no meio do caminho a coisa complica.

    Pesquisando um pouco, vi que esses dois guitarristas usam após as distorções, o que me trouxe um efeito mais homogêneo e assim mantenho até agora.

    Mas, assim como o pedal de fuzz é um parto, vale a pena testar no setup de cada um.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Alexandre Gorian
    cara, eu uso o DT tbm
    Na verdade eu cheguei a conclusão que cada escolha é uma perda com ele.

    Eu usava ele logo após o wah. O resultado era bom, e tudo mais, mas tinha alguma coisa me incomodando, eu sei la, o som da guitarra não estava mais tão organico com ele desligado.
    Nessa posição, as funções do lado direito dele de mudança de afinação ficavam excelentes!
    Passei a usá-lo como o primeiro pedal do loop de efeitos.
    As funções DT ficaram prejudicadas, porém o lado esquerdo dele, que é o whammy classico, ficaram melhores.

    Alexandre Gorian
    Membro
    # fev/15
    · votar


    As funções DT ficaram prejudicadas, porém o lado esquerdo dele, que é o whammy classico, ficaram melhores.

    Pra falar a verdade, achei o dt dele péssimo. A simulação p violão de 12 cordas até dá p passar, mas o morpheus é menos intrusivo no som. Achei q ia me livrar de um pedal mas to usando os dois...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Whammy, qual a ordem certa?