Lançamento - Nova Zoom G3

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


ricardocezario

Eu uso a G2Nu no final da cadeia, antes do compressor, que estou experimentando como booster e outras coisas.

gadantas

Obrigado pela resposta. Essa parada de aceitar pilhas pode muito útil em certas ocasiões. :)

Abs

hugo_prado
Veterano
# mar/12
· votar


Realmente a 505 queimou a zoom por muito tempo pelo timbre de caixa de abelhas e gato guerreiro.

Mas a G3 impressionou, não apenas por ser boa, mas por ser da zoom.
Mais um player nesse mercado. Quanto mais concorrencia melhor.

Fora a facilidade já citada das pilhas, usb, fonte simples (as POD HD pedem pelo menos 2.5A na fonte, um tanto alto e incomum).

E a interface é muito intuitiva. Tem pontos a melhorar, mas é muito simples, os 3 visores ajudam demais.

O looper sincronizar com as batidas de bateria quebram um bom galho pra gravar uma base e improvisar, ou mesmo pra gravar.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


hugo_prado: Tem pontos a melhorar,

E muita coisa pode ser melhorada via software, atualizando o sistema da G3 pela Internet. Isso é muito cômodo e funcional!!!

Abs

hugo_prado
Veterano
# mar/12
· votar


Com ctz. Mas aí entra um ponto que a L6 leva vantagem: eles tem um forum na propria pagina deles, que não só o pessoal discute duvidas e recursos, mas também é um canal direto com a L6. Tanto que o ultimo update da HD500 veio de reclamaçao dos usuários.

Vi no forum The Gear Page que um user mandou email para a zoom sobre futuros updates da G3 e a zoom teria respondido que não há planos para updates.

Ao menos não tem nenhum bug visivel. E eles podem mudar de idéia mudando algo com o lançamento da G5

gadantas
Veterano
# mar/12
· votar


O cara do video que postei acima tem um blog, com gear review, etc., e postou umas coisas interessantes a considerar sobre a G3:

The Downside

While there are a few downsides to this G3. I use it alot, I would say I have used it maybe 100′s live, whether rehearsals or performances, not to mention I bought it used. About 70 or so performances into it the switches began to stick and it started flying into different patches while I was playing, this was extremely embarrassing to say the least. But switch problems is nothing new for Zoom, the previous pro level boards, G7.1ut and G9 both suffered from switch problems. So having remembered that and what we did to fix that situation I grab some 2 in 1 electronic lube and contact cleaner and dowsed every switch, and while I was at it I went ahead a sprayed in all the jacks. Then after I worked the lube into the switches I went for a second round on these switches. I have not had a problem since!

[alguem ja tinha ouvido falar nesse problema nas G7 ou G9??? Bem, ele mesmo resolveu o problema...]

Also another thing worth mentioning, and my biggest problem with the Zoom is there is no spillover when turning an effect on or off! I am not talking switching patches, just turning effect on and off in the existing patches. BUMMER! I have contacted Zoom and they said they had no plans of firmware updates to address this, though I am not sure this is something a firmware update could address anyways.

All in all price point considered I really cant complain, the G3 is Still on my board, and here is a pic of my current rig for those who care.


aqui o link para o texto:
http://guitarlessonssarasota.com/zoom-g3-incorporates-onto-a-pedal-boa rd-very-nicely/zoom-g3-incorporates-onto-a-pedal-board-very-nicely/

hugo_prado
Veterano
# mar/12
· votar


Problema com switches até no forum da Line6 tem uns. Limpador de contatos sempre resolve. Imagine que é um local onde vc fica pisando, entra muita poeira. Não deveria, mas...

henriquelhrf2
Veterano
# mar/12 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


MauricioBahia
Eu uso a G2Nu no final da cadeia, antes do compressor, que estou experimentando como booster e outras coisas.

Olá, MauricioBahia, vi a foto do teu set e fiquei curioso: Por que vc usa o compressor no fim da cadeia, quando normalmente ele é utilizado logo após a guitarra? E por que vc não usa o compressor da G2?

Grato,

Luiz.

ricardocezario
Veterano
# mar/12
· votar


Pra quem ja fez a atualização para a versão 1.12, sentiu alguma diferença? Ou a unica mudança foi o fato de poder editar o contraste da tela em cada um dos slots?

gadantas
Veterano
# mar/12 · Editado por: gadantas
· votar


Camaradas, recebi minha G3 há alguns dias... gostei muito, é superintuitiva, a sacada dos 3 stompboxes (e múltiplas variações) dá muita versatilidade num set de pedais.

O "problema" é que meu irmão trouxe, mas disse que não ia dar para trazer, etc, só decidiu de última hora; com isso, e com a GAS ativada atrás de alguma unidade multiefeitos, eu tinha acabado de comprar uma digitech RP500 (que, a propósito, tenho gostado muito também, permitindo trabalhar em modo stompbox ou com cada footswiitch operando um set pré-configurado (com amps diferentes, etc.).

Porra, dúvida cruel, hahaha, pois não dá para ficar com os dois. Enfim, tinha me decidido pela G3 para usá-la com um Route 66 mais um ou outro pedal posterior (se necessário), além de uma wah-wah e ou o pedal de expressão da própria Zoom - agora a G3X já incorporou isso de vez, né?! Aí, mudei minha decisão por uma unidade mais completa e tal.

Sobre a G3 (ainda não tenho como fazer review, pois acabei fuçando mais na RP500): gostei muito da maneira de trabalhar com cada stompbox, com os pequenos botões "type" para subir e descer em busca do efeito desejado; o botão "page" dá acesso a todos os parâmetros manipuláveis de cada unidade/efeito/amp, mesmo que sejam mais de 3.

Para ser "perfeita" (para o que se propõe e para a maneira como gosto de usar), gostaria de ter botões maiores (para pisar mesmo) dedicados para subir e descer os patches.

Óbvio, basta segurar o footswitch 1 e entramos nesse modo e imagino que basta se acostumar a fazer isso; mas, não sei, talvez seja comodidade minha, mas com botões dedicados daria ainda mais versatilidade para usar outros patches dentro de uma mesma música.

Apenas para lembrar (para os que não conhecem o equipo): a G3 tem pequenos botões dedicados - patch select - próximo ao nome ZOOM e ao lado do botãozinho tap.

Enfim, até agora, do pouco que usei a G3, gostei bastante, é fácil de usar (e permite ainda assim muita controlabilidade), os efeitos (modulações, ambiências etc) são fenomenais; mesmo os drives e distorções me soaram muito bem (mas o meu foco está mais voltado para timbres limpos e ou com pouco drive, um crunch, algo assim).

Ah, deve-se lembrar que é possível alterar a cadeia de efeitos, mesmo depois de configurada. (isto é, o que você colocou no "pedal" 1 pode passar para o 2 ou 3 e viceversa, bem fácil, testando assim qual o melhor arranjo, como altera o som, etc.)

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


henriquelhrf2: Olá, MauricioBahia, vi a foto do teu set e fiquei curioso: Por que vc usa o compressor no fim da cadeia, quando normalmente ele é utilizado logo após a guitarra? E por que vc não usa o compressor da G2?

Pois é. Na verdade eu queria usar o compressor como booster, mas é só usar a G2 como booster! Dãã. Tirei do set já.

Valeu!

ps. comprei a G3. Não resisti a tantos elogios. hehe

Thiaguim TJ
Veterano
# mar/12
· votar


ja tem a G5 e com valvula tambem e 5 foots

Thiaguim TJ
Veterano
# mar/12
· votar


e a g5 tem expressao

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Thiaguim TJ

A nova G3X vem com pedal de expressão.

Abs

ps. vc pode editar sua postagem para que evite ficar postando seguidamente. ;)

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ótima demonstração/tutorial da Zoom G3. O cara, por sinal, toca bagarai!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=sINI6-nzPrY#t =562s

Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/12 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Essa coisa de usar no modo pedal, como se fossem 3 pedais acaba tirando funcionalidades da pedaleira... Utilizar os patches é bem mais eficiente. Se vc quer usar como pedais, basta salvar um pedal por patch, é tão simples. Pra mim é um função inútil, nunca entendi o porque gostam tanto disso em alguma pedaleiras. Nunca usei isso na Tonelab, não uso no Pod HD, nem usarei. Vc tem um mundo infinito a sua disposição, e de repente se contenta com 3 pedais... sei lá, não entendo.

MauricioBahia
Tem uma coisa sobre a G3 que eu ainda não entendi, e mesmo vendo o vídeo (muito bom por sinal) ainda não ficou claro. Ele diz que ela pode ser utilizada no modo de escolha dos patches, como uma G2 e a maioria das pedaleiras. O que eu não saquei foi: utilizando assim, cada patch só pode ter 3 efeitos?

Pelo que entendi você pode, por exemplo, socar 3 drives em sequência no patch, se quiser. Ou seja, utilizar o mesmo módulo de efeitos mais de uma vez, coisa que a maioria das pedaleiras não permite (o pod HD permite). A antiga G2 não permitia isso, o que era uma desvantagem. Por outro lado, permitia que no mesmo patch se colocasse uma pancada de efeitos nos variados módulos que ela tinha (compressão + wah + drive + amp + cab + modulação + delay + reverb etc).

Quer dizer, se você coloca um delay e noise gate, você só pode colocar um drive? Sei lá... não dá adicionar uma compressão, ou boostar uma simulação de amp, um reverb ou um wah... a meu ver o usuário sai perdendo.

Claro que pode não ser assim o funcionamento, não testei uma ainda nem conheço ninguém que tenha testado. Mas é o que parece pelo que tenho visto até agora. Pelo que eu tinha lido no site da Zoom tempos atrás, quando ela foi lançada, eu achava que nem modo patch tinha...

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


thmenezes_RJ
utilizando assim, cada patch só pode ter 3 efeitos?

Sim. O ponto é que a G3 não foi feita para ser usada como uma sequência completa, sim como um set mutante de 3 pedais. Mesmo os patches, são configurações para 3 "pedais".

Isso foi feito para sanar uma antiga reclamação dos guitarristas mais acostuamdos com pedais. Para eles, a organização das pedaleiras normais não faz sentido. Eles querem algo que possam regular facilmente, mesmo no meio de uma apresentação, como parte de um setup de pedais. Para você ter uma idéia, nem precisa salvar patches nela. A G3 não foi feita para ser uma cadeia completa, e sim um "tri-pedal" coringa. Para quem está acostumado com pedaleiras, a G2 é bem fácil de entender e usar. Mas já vi muita gente se batendo, gente que nem lê manual, que quer simplesmente ir lá e usar. Além disso, a abordagem diferente permite certas extravagâncias, como o Reverb HD, que é realmente interessante, mas não caberia em uma pedaleira que precisa reservar os recursos para todo o resto da cadeia.

Existe um nicho para este tipo de produto. A Line 6 veio antes, com a linha M (que tem inclusive um troço que é UM pedal coringa, a Digitech também tem algo parecido). A Line 6 não substituiu as pedaleiras normais pela linha M - pelo contrário, depois veio o Pod HD. A Zoom também, não tirou a G2Nu de linha. E a G5 parece unir o melhor dos dois mundos. Permite usar 9 efeitos, e se eu quiser colocar chorus, tremolo e flanger tudo de uma vez, posso (não que vá prestar, mas eu posso).

No fim das contas, a Zoom atacou um nicho com a G3. E por mais que para você não faça sentido e para mim não seja atrativo, ela acertou em cheio, porque a G3 conseguiu certo espaço no mercado norte-americano, que tradicionalmente era meio fechado para a Zoom.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


thmenezes_RJ

Ah! Mais uma coisa sobre o tal "modo stompbox": ele é muito útil para ir variando dentro de uma mesma música sem tomar todos os patches da pedaleira. Dá para colocar em um patch o que poderia ocupar uns 4. Para quem usa patches do tipo "um limpo, um para base, um para solo", não faz diferença, mas para eu que monto patches diferentes para cada música, isso rapidamente acaba com os slots da pedaleira. Não justifica ocupar quatro patches só para ter exatamente o mesmo timbre com delay, depois com pitch shifter, depois com delay+pitch shifter.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ

É isso que o Bog disse. Inclusive no site da Zoom, uma das "features" é:

"Add a G3 to your pedalboard.
G3 is perfect for use in combination with traditional stompboxes. By adding a G3 to your pedalboard, you will decrease the size and complexity of your setup, while expanding your system’s effects and modeling capabilities."


Outa função legal é que ele tem uma chave atrás que muda a impedância pra seu usada com pedais/captadores ativos de guitarra.

ACTIVE/PASSIVE switch
Use this switch to set the INPUT impedance. Set this to “ACTIVE” (pushed in) if you have an effect pedal connected between your instrument and the or you are directly connecting a guitar with active pickups. Set this to “PASSIVE” (not pushed in) if you are directly connecting a guitar with passive pickups.


Enfim, ela também foi pensada pra ser usada com pedais no auxílio e é o que eu sempre fiz com minha G2 pois eu gosto de compactar ao máximo o set.

Sobre usar 3 efeitos simultâneos, pro meu uso é mais que suficiente e acho que pra muita gente também.

Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/12
· votar


No fim das contas, a Zoom atacou um nicho com a G3. E por mais que para você não faça sentido e para mim não seja atrativo, ela acertou em cheio, porque a G3 conseguiu certo espaço no mercado norte-americano, que tradicionalmente era meio fechado para a Zoom.
Isso é uma grande verdade.

Bem, pensando no que vc disse, até pode valer a pena pra alguém. Pra mim realmente não faz muito sentido usar a pedaleira assim. Pra isso tenho meus pedais. De qualquer forma, o fato de poder usar apenas 3 efeitos simultaneamente ainda é um limitador considerável pra mim.

E a G5 parece unir o melhor dos dois mundos. Permite usar 9 efeitos, e se eu quiser colocar chorus, tremolo e flanger tudo de uma vez, posso (não que vá prestar, mas eu posso).
A pod HD funciona assim (e pra quem quiser, tem o modo pedal também). Mas eu tenho bastante fé na G5. Até bem pouco tempo atrás estava pensando em vender meu HD, não estava conseguindo os timbres que eu tirava na Tonelab (e até mesmo na antiga G2). Agora estou começando a domar ele, não sei... mas ainda assim quando sair a G5, vai ser difícil não comprar.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ

É cara, o grande lance é ser compacta. Eu pretendo fica só com ela no set mais dois pedais de distorção; além da Vocalist Live 3.

thmenezes_RJ
Bog

Agora, esse papo de 3 efeitos é bem capaz de mudar numa atualização. Veja que a G3X, que ainda será lançada poderá ter até 6 efeitos simultâneos, segundo observado esse post: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/283967/#8223849

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


thmenezes_RJ
A pod HD funciona assim

Mas a interface está longe de ter a simplicidade e elegância da G5, sem contar o preço, que no Japão é mais que o dobro!

Claro que o Pod HD tem outro monte de coisas que a G5 não tem, tem um looper bem mais complexo, permite cadeias paralelas (com restrições, por conta do limite de DSP, mas permite)... Mas a simplicidade de uso parece ser um dos maiores objetivos da Zoom nesta nova geração. O Pod HD500 é simplesmente *a* pedaleira mais chata de configurar que eu já vi (sem ligar no PC).

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Eu acho que na próxima atualização de firmware pra G3, com disse acima, é capaz deles implementarem 6 efeitos simultâneos, como vem sendo dito sobre a G3X.

Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Pra forma que vc utiliza, tudo bem. Mas ainda assim, como vc disse, usa a G2 da mesma forma, mesmo sem ter modo pedal. Simples, vc salva o que te interessa em um patch.

Enfim... até entendo a utilidade, mas não me atrai. Eu uso a pedaleira de ambas as formas, ou no pedalboard (uso a G2 ou a RP 255) ou sozinha em linha (pod HD ou G2), dependendo da ocasião. A G3 parece não se encaixar muito bem no segundo uso... e agora que vendi meu laney, o segundo uso deve ser o mais comum.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Sinceramente, eu não confio muito nos boatos do TGP. Eles se baseiam em opiniões pessoais, expectativas, e eventualmente em informações tiradas do site de distribuidores. Já vi erros, por exemplo, nos sites da Samson (distribuidora da Zoom nos EUA) e aqui no Brasil, no site da distribuidora da Vox.

Por essas e outras, o pessoal às vezes "adivinha" que a Zoom vai lançar uma atualização para aumentar o número de efeitos da G3, quando na verdade nem sabe ao certo se os efeitos a mais da G3X se devem ao uso de mais processadores ou a otimizações no software. A carcaça é parecida, mas nada diz que o hardware é o mesmo.

Além disso, o histórico de atualizações da Zoom dá a impressão de ela ter uma abordagem mais parecida com a da Roland: atualizações para corrigir bugs e para acrescentar pequenas funcionalidades, não para dar um salto enorme como dobrar o número de efeitos disponível. Isso é uma prática mais da Line 6 (e sempre pode ser encarada de duas formas: "eba, melhoraram o produto" ou "putz, eles ficam lançando produto inacabado e vão atualizando a conta-gotas").

Será legal se aumentarem as possibilidades da G3, mas eu não ficaria esperando muito por isso.

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
O Pod HD500 é simplesmente *a* pedaleira mais chata de configurar que eu já vi (sem ligar no PC).
hahahaha ela é chata mesmo... mas depois que vc aprende começa a simplificar as coisas. No computador ajuda muito também. E os equalizadores... to começando a me entender com eles. Também achei que as atualizações de firmware deixaram o som melhor, tirou um pouco de um certo "brilho cortante" que tinha nas simulações...

Mas aqui é G3, vamos voltar pro tópico.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Sinceramente, eu não confio muito nos boatos do TGP. Eles se baseiam em opiniões pessoais, expectativas, e eventualmente em informações tiradas do site de distribuidores. Já vi erros, por exemplo, nos sites da Samson (distribuidora da Zoom nos EUA) e aqui no Brasil, no site da distribuidora da Vox.

Mas sobre a G3X, tá no site da Zoom: http://www.zoom.co.jp/news/article/391

" Simultaneous use of up to six effects"

Enfim, por isso EU especulo que mude algo na G3. Acho até lógico que isso aconteça se depender de uma simples atualização de firmware.

thmenezes_RJ: Pra forma que vc utiliza, tudo bem. Mas ainda assim, como vc disse, usa a G2 da mesma forma, mesmo sem ter modo pedal. Simples, vc salva o que te interessa em um patch.

É, mas a G3 tem outro processador. Não há ordem fixa para os efeitos. Tem outras "features" de uma linha "acima" das G2, que por sinal tenho a Nu.

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Sim sim, da G3X eu sei. Estou falando da atualização de firmware. Não duvido dela, mas também não espero, por 3 razões:

1. Não vejo nenhum indício de que a G3X e a G3 têm o mesmo poder de processamento, memória, etc.

2. O histórico da Zoom não é de lançar atualizações tão impactantes.

3. É prática comum no mercado subutilizar o DSP para não cometer auto-competição. A própria Zoom lança versões mais caras das suas pedaleiras tendo como únicas diferenças o visual e os PATCHES! A Digitech então, usa o mesmo DSP desde a RP155 até a RP1000. Apesar das diferença estruturais e de todo o resto do hardware, ela poderia aumentar muito as possibilidades da 155, mas não o faz.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Entendi seus pontos e concordo. Eu baseio minha especulação de uma atualização mais radical seguindo a linha que a Zoom vem praticando. É o caso da G2 x G2.1u ou, mais recente, a G1N e G1XN por exemplo. A questão quantidade de efeitos das "irmãs" nunca foi um fator competitivo até onde sei. Inclusive compartilham o mesmo manual do usuário. :)

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Verdade, tem este ponto também.

Acho que só vamos saber quando lançarem (ou não) a atualização.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Bog

Quem viver, verá! :)

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Lançamento - Nova Zoom G3