Review - Digitech Bad Monkey

Autor Mensagem
alan.bassplayer
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: alan.bassplayer
· votar


Ressuscitando.
Galera o lance é o seguinte, toco em um Fender Precision Bass e hoje meu set de pedais compõe-se de um Tuner (Behringer TU300), Compressor (Boss CS-3), Pré-Amp (Behringer BDI21), EQ-Chorus-Drive (Landscape TriEfx).

Tuner -> Compressor -> Pré-Amp -> EQ-Drive-Chorus

Surgiu a oportunidade de ter um Bad-Monkey DE GRAÇA (ênfase nisso).
De primeira pensei em colocá-lo no fim do set e passar a usar o Drive do Landscape apenas como booster, usando o Bad Monkey para causar o efeito overdrive.
Outra alternativa seira colocá-lo antes do Landscape, e neste caso continuaria usando o Drive dele e usaria o Bad Monkey como booster em momentos específicos, como por exemplo em slaps.

Ainda nem peguei o pedal na mão então não sei ao certo se o que estou falando é possível, então gostaria que os mais experientes do fórum me dissessem se estou falando alguma besteira, ou se é possível utilizá-lo das formas que estou pensando.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Possível é, mas porque usar aos pares? Usar solito, pode dar mais certo que se não.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
Não entendi a sua pergunta cara, pode esclarecer? kkkk

alan.bassplayer
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
As opções de uso que tenho dúvidas são as seguintes:

Tuner -> Compressor -> BadMonkey -> PréAmp -> TriEFX
Neste caso o Bad Monkey seria o Booster e o TriEFX continuaria com a responsabilidade do Drive

Tuner -> Compressor -> PréAmp -> BadMonkey -> TriEFX
Neste caso o TriEFX passaria a ter um booster mais Clean, para momentos como slap e grooves mais presentes e intensos, e o BadMonkey faria o OverDrive em momentos de mais peso ou de grooves mais estilo Rock N' Roll.

Como ainda não peguei o pedal, sei que existe uma grande chance de eu estar falando uma asneira daquelas, mas enfim, na minha cabeça ficou bom, kkkk

alan.bassplayer
Membro Novato
# ago/16
· votar


Galera, eu peguei o Bad Monkey e estou realmente com dificuldades quando a sacar o melhor posicionamento dele no meu set (sempre tenho esta dificuldade).

Como expliquei anteriormente, pretendo usar o Bad Monkey como o responsável pelo OverDrive no meu set, enquanto a função Bass Drive do TriEFX eu deixaria regulado totalmente Clean e usaria apenas como booster em momentos de solos ou grooves mais intensos.

Tuner -> Compressor ->PreAmp -> TriEFX(Equalizer - Chorus - Booster)

Onde o OverDrive deve entrar nessa linha?
Eu sei que pareço um idiota, mas sempre apanho no posicionamento quando adquiro um novo pedal.

MauricioBahia
Moderador
# ago/16
· votar


alan.bassplayer

Tem um tópico fixo magnífico explicando. Olha essa postagem:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/#4148017

Vai muito do gosto pessoal, mas eu colocaria no lugar do preamp. Caso realmente necessite do preamp, testaria antes dele. Precisa mesmo desse preamp???

Abs

alan.bassplayer
Membro Novato
# ago/16
· votar


MauricioBahia
Valeu, vou dar uma olhada. Eu curto muito algumas funções deste preamp (Blend e Presence), não é nem uma questão de necessidade, mas por preferências mesmo, rs.

MauricioBahia
Moderador
# ago/16
· votar


alan.bassplayer

E tem um detalhe, o Bad Monkey funciona como preamp e até simula gabinete! Tem uma saída pra isso que é um "bonus"!

Sobre pedal x preamp, olha só essa explicação:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/258728/#8043008

Abs!

alan.bassplayer
Membro Novato
# ago/16
· votar


MauricioBahia
Obrigado pelas Dicas. No meu caso, em minhas apresentações toco ligado em linha e não em um amp, por isso também o PreAmp.
Como o Bad Monkey também possui a função PreAmp, seria uma boa eu usar o Bad Monkey em "revesamento" com o PreAmp que já possuo? Tipo, quando acionar o OverDrive através dele, desligo o Pre, e quando desacionar, ligo o Pre novamente, assim utilizo o Pre do próprio Bad Monkey nos momentos de OverDrive e mantenho o meu Pre já existente nos momentos Clean. Faz sentido?

MauricioBahia
Moderador
# ago/16
· votar


alan.bassplayer

Olha, não quero te decepcionar... rs (como se eu fosse um "sabichão", kkk), mas uma coisa que aprendi aqui no FCC e espero esteja correta, é que só mesmo experimentando in loco pra saber o que é melhor pra VOCÊ, que pode, mesmo assim, não ser melhor pra mim! Vai ver que os dois preamps acionados juntos soam muito bem dependendo das regulagens deles e do posicionamento. Fazer um revezamento? Quem sabe é uma boa?

Uma coisa é clara: eu me complico todo quando tenho muitos pedais. Então, eu prefiro limitar o set e ir adicionando um a um, se eu sentir necessidade. Na maioria das vezes eu exagero por entusiasmo.

Então, meu caro alan.bassplayer, só posso te desejar boa sorte com seus testes pra você identificar o que soa legal e fica eficiente pro seu setlist ! :D

o/*

alan.bassplayer
Membro Novato
# ago/16
· votar


MauricioBahia
Só li verdades, kkk
Então, vou testar algumas configurações e depois posto aí os resultados para quem tiver interesse.
Valeu! o/

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


Olá, galera.

1 - Me interessei por esse overdrive, mas só acho pra comprar no mercado livre; mesmo assim, só um vendedor.

Ele saiu de linha?

Vale a pena comprar um pedal que saiu de linha? Ou tem substitutos pra ele já melhores e de preço acessível?

2 - Vocês podem me indicar sites de lojas de instrumentos nacionais para eu dar uma pesquisada?

Abraços!

henriquelhrf2
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Cara, pedal é algo tranquilo de comprar usado. Se não der certo, o ML protege bem o comprador. Tenho um Bad Monkey e curto esse pedal. É mais versátil que o Tube Screamer por ter controles de grave e agudo e por eles funcionarem como booster quando passam da metade, proporcionando maior ganho. Com um amp Fender fica perfeito. É um pedal bem conhecido e se saiu de linha isso não é problema.

PerolaGeleiaBH
Membro Novato
# set/16
· votar


henriquelhrf2

Esse pedal tem entrada pra fonte ou só funciona com bateria?

krixzy
Veterano
# set/16
· votar


andredraw

Ele saiu mesmo de linha, mas é um ótimo overdrive, encontrei uma lista de pedais descontinuados da digitech:

http://digitech.com/en-US/discontinued_products

PerolaGeleiaBH
Funciona com fonte e bateria.

EvertonCadan
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Como o krixzy ele já saiu de linha.
Pesquisando vi que os preços realmente subiram muito de quando eu comprei, mas o pedal é muito legal, principalmente para booster. Não curto muito pedais da linha TS para se usar sozinho, como low gain, mas é um gosto pessoal.

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


EvertonCadan

Para rock e blues ele vai muito bem sozinho. Pena terem descontinuado, era um OCD barato.

henriquelhrf2
Veterano
# set/16
· votar


É bem diferente do OCD. Aqui comparo o Bad Monkey com o clone do OCD da Joyo e o BB-II, meus 3 pedais de drive: http://forum.cifraclub.com.br/?action=search&loc=1&topic=326909&forum= 10&page=9200795

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


henriquelhrf2

Eu tenho os dois. Não os clones. Tinham a mesma proposta. Para mim servem para a mesma coisa e digo mais, a melhor qualidade do OCD não compensava a enorme diferença de preço.

EvertonCadan
Veterano
# set/16
· votar


vintagentleman
Para mim servem para a mesma coisa e digo mais, a melhor qualidade do OCD não compensava a enorme diferença de preço.²

Sobre a sonoridade, são timbres um pouco diferentes, mas que sirvam para a mesma finalidade. A questão de não gostar tanto dele sozinho é mais pessoal mesmo, talvez seja por que gostei bastante de usar o meu Fire Ultimate Distortion com o ganho quase zerado, o que da um overdrive com menos medios e menos compressão que o Bad Monkey. Questão de gosto mesmo, mas o Bad Monkey é um baita pedal, gosto demais dele.

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


Minha intenção é adquirir esse pedal para rock leve e blues.

Alguém pode me indicar pedais de distorção um pouco mais pesada e de bom custo benefício pra combinar com o Bad Monkey?

Tipo pra tocar Pearl Jam e similares.

EvertonCadan
Veterano
# set/16
· votar


Acredito que uma distorção na onda dos JCM 800 cairia bem, e usando o digitech para boost.

Mas a gama de pedais ainda continua enorme, depende muito de quanto ($$$) você tem a disposição para gastar..rsrs

Algumas dicas de pedais que testei e gostei:
fuhrmann classic 800
MI Audio Crunchbox
Wampler plextortion

Além disso tem vários pedais JCM800 in a box muito legais por ai, de marcas brasileiras, é pesquisar e ver o que te agrada, tanto no som quanto no bolso...rsrs

Abraço.

henriquelhrf2
Veterano
# set/16
· votar


andredraw, pra tocar Pearl Jam seria melhor um Fuzz do que um Distortion.

EvertonCadan
Veterano
# set/16 · Editado por: EvertonCadan
· votar


henriquelhrf2
andredraw
Um fuzz seria legal para alguns casos, mas acredito que para o que ele precisa talvez um fuzz fique muito restrito, e talvez não seja versátil. Talvez um Distortion Fuzz?


andredraw
Não sei se ajuda, mas esse link fala um pouco do que eles usavam em 2003 se não me engano.

https://pedalmaniacs.files.wordpress.com/2011/01/guitar_one_-_october_ 2003.jpg

Para ajudar mais um pouco, um texto do guitar tech do Mike McCready:
"From the interface, we go to an original Uni-Vibe, a Dunlop wah pedal with a built-in preamp that provides four different tone selections, an old Boss analog delay pedal and then to an Ernie Ball Stereo Volume pedal set in the 'pan' mode. One side of the pan pedal.. which feeds our clean amp.. goes back to one input of the rack interface, while the signal from the other side of the pan pedal goes to an old, puke green Ibanez TS-9 Tube Screamer. That signal then also goes back to the rack interface and into the dirty amp. When the pan pedal is all the way back, Mike just gets the clean amp, and when he pushes it all the way forward all he gets is the dirty amp. "The dirty amp is one of three Marshalls: a '68 50-watt Marshall plexi or one of two '69 100-watt Marshall Super Tremolos that have had the tremolo disconnected by Sal Trentino, who services all our amps and also does Neil Young's work. They're all four- input amps, so I jump the channels to get a little more gain." "The clean amp is a Mesa/Boogie Studio Preamp that runs into a VHT G2150 Classic power amp and two 300-watt Marshall 1960 4x12 cabinets."

henriquelhrf2
Veterano
# set/16
· votar


EvertonCadan
Eu quis dizer que seria legal um fuzz em adição ao pedal de drive. Mas pelo set que você postou (excelente contribuição, ganhou +1), ele usa apenas Tube Screamer + drive do amp. É que me veio à mente o solo de Yellow Ledbetter, em que é usado um fuzz.

henriquelhrf2
Veterano
# set/16
· votar


EvertonCadan
Algumas dicas de pedais que testei e gostei:
fuhrmann classic 800
MI Audio Crunchbox
Wampler plextortion


Como vc compararia os 3? Os mais caros são mesmo muito melhores?

Simulações de JCM 800 me parecem uma boa opção pra tocar Pearl Jam.

EvertonCadan
Veterano
# set/16 · Editado por: EvertonCadan
· votar


henriquelhrf2
Cara, quando você falou do fuzz eu fui ouvir para ver se seria legal, e realmente tem várias musicas que o som tem algo de fuzz, ou pelo menos aqueles drives com uma pitada de fuzz...rsrsrsrs


Então, opções de JCM in a Box tem aos montes, ainda mais se considerar os hand made.

Não estou fazendo propaganda da furhmann, inclusive tenho um tremolo deles que não gostei...rsrsrs... mas esse pedal dele é muito legal, é consegue se achar a preços muito bons no ML.

Os demais são marcas consagradas, e o som é muito bom, porém eu hoje não compraria (pelo menos não aqui no Brasil), pois os preços são exorbitantes, e se comparado aos preços praticados la foram não compensa, a não ser que seja um profissional ou tenha dinheiro sobrando.

Na minha opinião não vale/compensa pagar essa diferença no valor, pois no final não vai ter toda essa diferença no som.

Não vou entrar no mérito de qualidade, pois são ótimos pedais, mas com os preços no Brasil desses 3 hoje eu iria de fuhrmann ou hand made, até por não tocar profissionalmente.

andredraw
Veterano
# set/16
· votar


EvertonCadan
henriquelhrf2

Primeiro quero agradecer, pesquisei esse Fuhrmann Classic 800 e ele tem um som muito bom, acho que é isso que eu procurava mesmo. Valeu!

Mais duas dúvidas:

1 - Pesquisando, achei também um drive da Furhmann, o FUHRMANN TUBE DRIVE, e achei o som muito bonito também. O Bad Monkey ainda é um pedal superior?

2 - Voces acham que com o Fuhrmann Classic 800 eu consigo também tirar um som mais pesado, tipo Metallica? Ou voces acham que aí eu preciso comprar também um distortion mais pesado? Se sim, qual? Eu não sou um purista de timbre, se com o Classic 800 já ficar bacana, eu não mexo com outro.

Valeu, gente!

EvertonCadan
Veterano
# set/16
· votar


andredraw
Que isso cara, que bom que pude ajudar.

Sobre o Tube Drive X Bad Monkey, não posso opinar, pois só ouvi o tube drive por videos, parece um pedal bem legal. Se não me engano é baseado no Ts-808. Mas vou deixar essa pra quem ja testou os dois..rsrs

Sobre o Classic 800 para metallica, acho que até da sim, com um boost, tipo o Bad money ou tube drive, empurrando ele da pra quebrar um galho.

Dando uma pesquisada rapida você verá que o Hetfield usa normalmente Mesa e Diezel.

Só uma dúvida, qual o teu amp atual? Isso influencia demais no seu som final.

Abraço.

andredraw
Veterano
# set/16 · Editado por: andredraw
· votar


Estou pra encomendar um ampli indicado aqui no próprio fórum

Estou entre dois pelo custo x benefício

AMW Custom GC-60
AMW Custom GC-60 (Celestion 70/80)

Ainda estou analisando se o segundo vale os 300 reais a mais.


Mas, como eu disse, minha preocupação não é com fidelidade e precisão no timbre.

Apenas qualidade mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Digitech Bad Monkey