Pro Pedalboards - Satriani, Alice in Chains, Dave Matthews Band, Eric J, Bonamassa, J. Mayer, etc.

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Entao Bahia, eu ja nao gosto muito do proprio som do ampli bassman, do pedal entao nao vou gostar mesmo, posso ter exagerado em dizer q achei horrivel, mas novamente essa é a minha percepcao baseada no meu gosto.

vi que tu tem pedal de fuzz no seu set entao obviamente seu gosto é diferente, talvez voce curta.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# set/11
· votar


Porra, o que Senhor Pedalboard esse do James Valentine viu!!!

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix
Nichendrix concordo com vc!

Olha, se a gente observar, as MODS facilitaram a vida dos guitarristas, por exemplo, diminuiu o uso de equalizer nos sets.
Outros pedais que foi diminuído o uso foram os compressores e sustains da vida. Isso tudo porque a MOD trouxe essa facilidade de adequar, já que existem várias MODS pra um só modelo de pedal!

Outra coisa a se analisar, que um pedal com MOD, não significa que ele tem defeito, mas sim que ele foi adequado ao gosto daquele músico em específico.

Um exemplo, que vc deu e é muito válido mesmo é o do DS-1, ele sempre foi o mesmo pedal, os racks equalizer e ambiências da vida fizeram ele soar do jeito que o Steve queria, ele fez uma MOD no DS-1, e o som É O MESMO ATÉ HOJE, só o caminho é que foi facilitado.

Pedais são pedras brutas, a BOSS, por manter a tradição que conseguiu ao longo dos anos e por não modernizar o sistema, prezou por manter o mesmo produto que sempre atendeu o pessoal.
A vinda dos pedais de boutique pro mercado com força, fez uma confusão na cabeça dos iniciantes! Mas pra nós que começamos a muitos anos atrás, sabemos do nome que ela tem!

É uma época boa agora... antigamente tínhamos que ralar muito pra comprar um pedal Boss! Hoje em dia está bem mais acessível!
Eu tenho dois somente, mas recomendo a todos pra comprarem, pra quem conhece... Boss é a Harley Davidson dos pedais! Hahahaa

Leomju
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
E detalhe, que a foto postada pelo Drive30 logo acima mostra um SD-1 no pedalboard do Zakk Wild que não parece modificado, já que o Led é o vermelho, de fábrica.
Outro que grava com o SD1 Boss é o Satriani... ele tem o Satchurator dele, mas vi em entrevista esses dias em que ele admitiu que gravou a faixa "Raspbarry Jam IV" Delta do disco "Crystal Planet" com um SD1 sem MOD!

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


Drive30
Eu particularmente nao gosto de drives da Boss, talvez com excecao o SD1 e do BD2, não porque li aqui que sao ruins, mas porque ja testei praticamente todos e nao curto o som, é questao de gosto.

Basicamente tu gostou de metade dos overdrives produzidos pela Boss... hehehehehehe

Esse Fender Deluxe Reverb Pedal no set ai me surpreendeu muito, esse eu nao conheco entao nao posso falar, mas poxa, será que o musico em questao nao tem condicao de ter o proprio amp fender deluxe reverb?? nao faz sentido. O Pedal Bassman 59 ja testei e achei horrivel, som fuzzado, mas tem gente que curte, eu nao curto.

Cara, no caso da Susan Tedeschi, nas poucas vezes que vi ela tocando com um Deluxe Reverb Black Face original dos anos 60 e uma vez vi com um Super Reverb Silverface. Logo o pedal dificilmente está lá pra substituir o amp, mas pra fazer alguma coisa que o amp faz e que não é possível fazer normalmente com um amp só de 1 canal.

Leomju
Outra coisa a se analisar, que um pedal com MOD, não significa que ele tem defeito, mas sim que ele foi adequado ao gosto daquele músico em específico.

Isso mesmo, ao menos pra mim esse é o espirito da coisa, adequar ao gosto.

Tem gente, por exemplo, que não gosta do som do Blues Deluxe e do Blues Deville originais. Alguns não gostam porque não soam igual aos vintage em que se basearam, outros não gostam porque não soam muito bem em baixos volumes.

Eu raramente toco com eles em baixos volumes visto que eles já são muito altos já no 2, então se for pra tocar alto, que soque o volume no máximo que der e ainda ficar confortável, resumindo, até antes dos ouvidos (ou os vizinhos) protestarem. Também gosto do fato de o Deville não ser igual ao Bassman e nem o Blues Deluxe igual ao 57 Deluxe, então não vejo problema neles soarem diferentes, pelo contrário, me permitem tirar muitos sons que os vintage e reissue nunca me dariam e ainda assim soar excessivamente próximos aos deles a ponto de me satisfazer.

a BOSS, por manter a tradição que conseguiu ao longo dos anos e por não modernizar o sistema, prezou por manter o mesmo produto que sempre atendeu o pessoal.

Mais ou menos, a maioria dos Boss hoje não é mais as versões clássicas e são bem mais modernos, embora a cara seja a mesma, é o caso do Flanger que está na versão 3 (no anos 80 era a 1 do meio pro fim na 2).

Outra coisa que a maioria não nota é que a Boss tem uma das melhores tecnologias de modelação, a COSM, eu já usei bastante os VG e GR da Boss (sintetizadores) e essa tecnologia começou com eles e depois passou aos pedais. É uma tecnologia que tem um resultado muito foda quando bem usada. Infelizmente as pedaleiras da série GT, meio que queimaram o filme pra maioria, mas quem toca em pedais como o Fender Reverb ou Fender Deluxe Reverb, sabe o quanto eles podem ser reais.

A vinda dos pedais de boutique pro mercado com força, fez uma confusão na cabeça dos iniciantes! Mas pra nós que começamos a muitos anos atrás, sabemos do nome que ela tem!

Cara, eu nem acho que isso se aplique a maioria. Tipo no mundo inteiro Boss, MXR e uma ou outra marca das grandes são o cavalo de batalha da maioria das pessoas, inclusive profissionais.

Aqui o povo criou um culto aos pedais de boutique que eu nunca vi fora do Brasil. Isso é fruto da falta de acesso à equipamentos e uso excessivo da internet e do "imtubio" pra decidir o que comprar.

Sinceramente, a maioria dos guitarristas que conheço fora do Brasil não usa pedais de boutique no board, falo os que conheço pessoalmente. Eles sabem que existem, acham legais, mas a maioria é unanime quando diz que o preço, pra eles não compensa.

Uma boa parte deles até tem esses pedais em casa, pra usar em gravações ou pra brincar com os amigos, mas não acham que o som dê uma diferença tão grande a ponto de ter que botar no board pra usar.

Como um me disse uma vez: Num show eu toco 15-20 musicas, vou botar meu Deja Vibe pra usar só em uma música se o MM4 me dá um som parecido o suficiente e com mais opções para as outas músicas?

Drive30
Veterano
# set/11 · Editado por: Drive30
· votar


nichendrix

metade dos overdrives pode ser, mas nao curto o DS1, DS2 , MD2, Turbo nao sei o que, os metal zone da vida e por ai vai, o CS3 é temeroso, mas enfim, nao to aqui para detonar a boss, eu curto outros pedais deles, tenho um NS-2 e é o salvador da patria na chiadeira do high gain, noise muito bom , os delays sao excelentes , o GE7 é um bom equalizador , as pedaleiras sao legais, ja tive uma ME-50 que achei super legal mas acabei passando porque nao usava metade dos recursos dela , enfim, a boss é uma excelente marca sem duvida , obvio que vao ter produtos melhores outros piores.

Sobre a Susan tedeschi nao tenho o que comentar , nem conheco o som dela direito , na verdade foi uma pergunta retórica a minha hehe, ja sabia da resposta mas fiquei curioso , lembro que alguem ai questionou nao lembro quem , que tinha 2 delays no set, bom algum motivo deve ter pra isso.. Acho que o pedalboard é ainda algo mais pessoal, tem milhoes de configuracoes, tem gente por exemplo que nao abre mao de pedaleira para nao ficar sapateando nos pedais, eu ja nao penso assim e tal.. eu acho que no meu caso, por pensar unica e exclusivamente em timbre acabo deixando de lado a praticidade , até porque nao faço shows como esses caras ai, entao nem me passa pela cabeca que um simulador de ampli possa ser util num set ao inves de ter 5 amplis no palco ,quando que muitas vezes é o contrario, ele pode ter sim muita utilidade e ser mais pratico do que configurar 5 amplis diferentes em um palco.

nichendrix
Veterano
# set/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Drive30
metade dos overdrives pode ser, mas nao curto o DS1, DS2 , MD2, Turbo nao sei o que, os metal zone da vida e por ai vai

Quando tu fala drives eu só levei em conta os overdrives. O DS-1 eu gosto, mas nunca serviu pra mim, porque acho dificil regular ele pra ficar legal, sabe sem aquele som de distorção dos anos 80, mas bem regulado dá pra ir além, mas prefiro algo mais pronto. O Metal Zone é outro que pra quem sabe regular fica uma maravilha, pra mim regular o EQ dele é a definição de inferno na terra, mas pra quem tem saco ele é legal.

Enfim, eu curto mesmo de drive dela só o OD1 e o OD3, o BD eu curto o Keeley Mod dele, que eu achava legal antes de descobrir o mod, mas não chegava exatamente onde eu quero, com o mod ficou legal que só.

PS: pro que se propõe, o CS3 é um dos melhores compressores que existem em formato de pedal (se não for o melhor), os melhores que ele com o mesmo compression rate em geral são racks pra estúdio.

até porque nao faço shows como esses caras ai, entao nem me passa pela cabeca que um simulador de ampli possa ser util num set ao inves de ter 5 amplis no palco ,quando que muitas vezes é o contrario, ele pode ter sim muita utilidade e ser mais pratico do que configurar 5 amplis diferentes em um palco.

Cara, eu não falo nada sobre isso, o que sei é que boa parte desses caras usam muito simulamp em estúdio. Muito som que tu jura que saiu de um valvulado sai na verdade do Amp Farm pro Pro Tools TDM. Eu já vi o bicho rodando e a diferença pro ouvido é virtualmente zero em relação ao amplificador, pra quem toca não dá a mesma sensação, mas pra gravar a maioria usa ele, mesmo que muitos não admitam isso.

Teve uma entrevista com o Nuno Mindelis que ele dizia que tinha muito preconceito, ai um dia o Tremolux Reverb dele pifou uma válvula no meio da gravação e o técnico sugeriu o Amp Farm, ele ficou relutante, mas decidiu dar uma chance. Segundo ele, terminou gravando metade das guitarras do disco naquele dia, o que normalmente levaria uma semana pra gravar. Depois na hora de mixar, quando alguma coisa não casava 100% era só mudar e pronto.

Querendo ou não, esses caras vivem de música pra eles o que interessa é fazer mais, em menos tempo, se possível melhor, portanto, pra eles não importa de onde está vindo o som desde que ele venha do jeito que o músico quer.

Pra mim que hoje sou guitarrista de quarto que qualquer outra coisa, eu nem esquento muito com o rotulo dos gears que uso, me perco no som, falo isso depois de gastar uma boa fortuna com gear na vida e ter tido a certeza que só encontrei o som de verdade quando vendi a maioria deles.

Drive30
Veterano
# set/11
· votar


nichendrix

Pois é cara , é isso mesmo ,eu digo mais, eu acredito que metade do equipo que eu considere 'ruim' é porque na verdade nao sei regular, hehe, eu nao tenho saco, eu gosto é de plug and play, hehe, quanto menos botao melhor, por isso hoje tenho um set reduzido , é 1 wah + 1 overdrive + Noise num valvulado e acabou, as vezes no max ponho 1 delayzinho no loop.

Naloxone
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
São 34 pedalboards no total... Pra quem "vomita" vendo equipos digitais "misturados" com analógicos, é bom não clicar nos links... Ainda mais que acredito que a grande maioria use amps valvulados. Sinto muito, seus frescos... heheh

Resolvi completamente minha crise com qualquer coisa digital no dia em que comprei meu primeiro blender e passei a ligar meus efeitos digitais em loop paralelo. Recomendo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Naloxone: Resolvi completamente minha crise com qualquer coisa digital

Transcendeu?

hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Naloxone

Estranho, já eu nunca gostei do loop paralelo de um dos meus amps, só serve pra roubar sinal se deixar ligado.

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


John Mayer acabou de postar no Facebook "A little equipment we're taking on tour":

- Keeley Katana
- Strymon Flint
- Neo Ventilator (esse é digital hein! hehehe)
- Way Huge Aqua Puss
- EHX QTron+
- Ibanez TS-10
- Klon Centaur
- Keeley Katana
- Boss TU

Fota! http://img191.imageshack.us/img191/4056/1h6u.jpg


ps. pros

nichendrix
Veterano
# jun/13 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Rapaz, eu gamei nesse Ventilator, acho que algum dia eu vou ter que comprar uma Leslie pra mim, não pode alguém gostar tanto desse som como eu gosto. O teu xará tem um Tube Rotosphere que eu vivo namorando quando vou lá na casa dele... hehehehehhe

Só pra constar um demo do Ventilator:



MauricioBahia
Moderador
# jul/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix: Rapaz, eu gamei nesse Ventilator

Show de bola, né?

Pô, mas é digital cara. Não pode!!! Come timbre... heheheh

Abs

Leomju
Veterano
# jul/13
· votar


nichendrix
MauricioBahia
TS-10... olha só, os puristas vão pirar!!!!

krz4fx
Veterano
# jul/13
· votar


Leomju
TS-10... olha só, os puristas vão pirar!!!!


Se até SRV chegou a usar um...

nichendrix
Veterano
# jul/13
· votar


MauricioBahia
Show de bola, né?

Pô, mas é digital cara. Não pode!!! Come timbre... heheheh


Rapaz, são poucos os simuladores de Leslie Analógicos que prestam, de cabeça só me lembro mesmo do Tube Rotosphere e do da MJM, todos os outros que conheço são digitais. O UniVibe teoricamente simula Leslie, mas não passa nem perto de ser fiel... hehehehhehehehe

Leomju
TS-10... olha só, os puristas vão pirar!!!!

Eu acho ele mais massa que o TS808 e o TS9, maior cagada da minha vida foi ter visto TS10 um baratão uma vez no Rio e não ter pego, devia estar encalhado desde 1900 e lá vai bolinha.

renatocaster
Moderador
# jul/13
· votar


MauricioBahia

Vim na esperança de encontrar um notebook com os Guitar Rig e Amplitube da vida....

#chatiado :(

ogner
Veterano
# jul/13
· votar


MauricioBahia
nao sei pra que ele postou um set de pedais de guitarra, ele só toca viola e canta musica do willie nelson agora...

MauricioBahia
Moderador
# jul/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

hehehe.

nichendrix: são poucos os simuladores de Leslie Analógicos que prestam,

A simulação Leslie da Modfactor dizem ser muito boa. Eu digo dizem (apesar de ter esse pedal) pois nunca usei um Leslie de verdade. O J. Mayer a usava, até. Só não sei se era pra este fim.

Abs!

Leomju
Veterano
# jul/13
· votar


ogner
MauricioBahia
nao sei pra que ele postou um set de pedais de guitarra, ele só toca viola e canta musica do willie nelson agora...
Huahuauaua... realmente ele anda tocando muito country agora... hauhauahua... (esse Ogner é um extremado mesmo)

nichendrix
Veterano
# jul/13
· votar


MauricioBahia
A simulação Leslie da Modfactor dizem ser muito boa. Eu digo dizem (apesar de ter esse pedal) pois nunca usei um Leslie de verdade. O J. Mayer a usava, até. Só não sei se era pra este fim.

O efeito básico é relativamente fácil de fazer, a maioria dos chorus fazem e os realmente muito bons, fazem muito bem.

Só que chega um ponto que vai ficando mais difícil ficar próximo, é como emulação de amps (e a Leslie é um amp), tem algumas que ficam quase iguais, outras passam é longe, mas a maioria das boas está num patamar parecido.

O lance são as poucas que passam desse patamar do bom, pro patamar que é de cair o cú da bunda.

Leomju
Veterano
# jul/13
· votar


nichendrix
Lulu Santos é um apaixonado por este efeito, vi certa vez que ele usava dois Rotosphere!
Ele os usa muito bem, em suas mãos este efeito tem a pegada de um drive!
Acho muito legal a introdução da música "Toda forma de amor"!

nichendrix
Veterano
# jul/13
· votar


Leomju
Uma vez eu visitei o backstage de um show dele em Teresina e ele usava duas caixas rotatórias Mesa/Boogie, aquelas que são meio que versões modernosas do Fender Vibrotone.

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


alguem ja viu que o amplitube 3 tem a caixa leslie(ta como rotary 147 - 1) ?

nichendrix
Veterano
# jul/13
· votar


juanlmendes
alguem ja viu que o amplitube 3 tem a caixa leslie(ta como rotary 147 - 1) ?


É provável que tenha, afinal o efeito é particularmente famoso, de Jimi Hendrix e Eric Clapton, passando por Beatles e Rolling Stones até Pink Floyd, Yes, Dire Straits todo mundo usou uma Leslie em algum momento, mesmo bandas supostamente mais modernas, como Blur, Radiohead, Franz Ferdinand e afins usaram Leslies.

juanlmendes
Membro
# jul/13
· votar


nichendrix
eu tava meio que afirmando na minha pergunta
mas tem sim duas caixas rotatorias no amplitube

ogner
Veterano
# ago/14 · Editado por: ogner
· votar


Pedalborad do grande canhoto Doyle Bramhall o segundo! Em um show agora em 2014 no Canada!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Pedalborad do grande canhoto Doyle Bramhall o segundo! Em um show agora em 2014 no Canada!!!

Queria muito aquele Analog Man Sunface!

:(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pro Pedalboards - Satriani, Alice in Chains, Dave Matthews Band, Eric J, Bonamassa, J. Mayer, etc.