como montar um cabo "y"

    Autor Mensagem
    Btardelli
    Veterano
    # out/10


    bom eu li em varios topicos que para colocar um pedal e expessao na pedaleira basta ligar um cabo y nela(a ponta esterio) e no in e no out do pedal as pontas mono...entao alguem sabe como montar este cabo? preciso de um pedal de volume...vou ter q sacrificar o meu novissimo (comprei ontem) wha wha

    Ivan_Guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    se a pedaleira tiver o "Soquete" para pedal de espressão Como a G1, G1x, G2..., basta comprar o pedal apropriado
    Mas se tu quer ligar um pedal de volume, creio eu que basta ligar assim...
    Guitarra > Pedaleira > Wah > Pedal de Volume > Amp

    Caso precise de um cabo Y (sei lá pra quê), QQ Coisa Eu Posto Um Tuto Aquí de como montar (Já fiz um para um amigo)..
    Ou Compre isso Aquí
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157993941-d5190035-adaptador-du plicador-plug-p10-2-jack-j10-_JM

    Abs...

    guitarfilth
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Btardelli

    Eu tenho um desenhim de como faz esse cabo Y:
    http://www.4shared.com/photo/qUXSiCb8/1_STERIO_2_MONOS.html

    thur
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Aproveitando o tópico...

    posso usar um cabo em Y para ligar nas duas saidas da minha pedaleira( right and left out) em um ampli, semelhante como se eu ligasse em dois amplis??

    Funcionaria ou é meio irreal???

    abçs....

    Btardelli
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Btardelli
    · votar


    Ivan_Guitar
    entao eu tenho a g2 mais teria que colocar um cabo esterio(no control in dels) e um mono de cada lado(um no in e otro no out)....
    se der para me passa o esquema agradeceria muuuuuuito ok? vlw

    Btardelli
    Veterano
    # out/10
    · votar


    como no esquema que o sir.paulo(acho q eh isso) me passo
    e ele flo q usava um cabo y... http://dc136.4shared.com/img/338050842/1c99afb1/s7/zoom.JPG

    Btardelli
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Up

    rafael_cpu
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Btardelli

    Eu precisei de um cabo Y (1 plug P10 MACHO ESTÉREO e 2 plugs P10 MACHO MONO) para o loop do meu amplificador e encomendei do Andy Cabos.
    O site é este:
    http://andycabos.com/default.aspm

    Entrei em contato apenas por e-mail. Acertamos os detalhes (comprimento do cabo, marca dos plugs, marca dos cabos, preço), paguei num dia, no outro ele enviou. Tudo muito tranquilo. Fiquei muito satisfeito. Gastei R$50,00 (cabo + Sedex) há uns 6 meses atrás.

    Também tem este no ML:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159674750-cabo-p-insert-stagg-3 mt-1-p10-stereo2-p10-mono-fretegratis-_JM

    Este é barato e pode resolver seu problema, conforme sua necessidade e disponibilidade financeira.
    Boa sorte.
    T+

    P.S.: Não tenho vínculo algum com nenhum dos vendedores, citei-os apenas para ajudá-lo.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Esses dias montei um cabo em Y para usar na minha pedaleira Zoom 505, que adquiri a alguns meses. A ideia é enviar uma saída da pedaleira para o amplificador (multi-uso) de guitarra e a outra para a interface de áudio do PC (*).
    Eu tinha tentado soldar plugs P10 em cabos sem bons resultados, mas dessa vez parece que deu certo!

    (*) A ideia principal é enviar uma saída da guitarra para a interface e a outra para a pedaleira, assim posso tocar com os efeitos da mesma, microfonar o ampli e depois misturar com o som limpo no Cakewalk (ou usar efeitos da DAW no mesmo).

    Porém a emenda do cabo estéreo para os cabos mono fiz com solda, mas vi na internet que isso não é recomendado.
    Queria perguntar se posso simplesmente torcer os fios e depois usar uma fita isolante por cima?

    Grato!

    Ramsay
    Veterano
    # jul/21
    · votar


    mgustavo72
    Isso que falam na internet é sandice.
    O ideal é sempre usar solda que mantém os fios unidos sem risco de mal contato.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Ramsay

    Grato pela resposta! Porém queria perguntar se posso cobrir as emendas com a fita isolante? A razão é que ficou parecendo 2 pés de galinha emendados com a solda, rs. (Não sei se preciso de um cabo específico mas utilizei 2 cabos monos e 1 estéreo, e uni os mono com fita isolante, cerca de 20 cm.)

    Ainda não terminei porque fiquei na dúvida se por alguma razão poderia esquentar e ter algum desdobramento, e também pensei em cobrir as emendas com fita crepe e depois com a fita isolante, não sei se tem a ver!

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Para dar um retorno, queria dizer que, como disse no meu post anterior, uni parte dos 2 cabos monos com fita isolante, em partes para facilitar a ligação dos fios terra entre si, e do positivo e negativo de ambos com os respectivos do cabo estéreo.

    Inicialmente deixei a saída do cabo estéreo na frente dos monos para formar um Y, porém resolvi tirar a solda, pois acredito que vem ser preciso cobrir a emenda com fita isolante.

    Por fim acabei por unir a saída do cabo estéreo com as entrada dos monos com fita isolante, no mesmo sentido, como uma forma de evitar o mal contato. Ficaram as 3 extremidades coladas, parecido com aquele pico de onda nos equalizadores paramétricos (o que é bem pouco usual e diferente de um "Y").
    No começo parecia dar certo, mas quando mexo de um lado algo dá errado do outro! : P

    Resumindo as ligações parecem que estão certas mas para fazer as emendas é que estava difícil!
    Talvez a melhor opção seja comprar um cabo de baixo custo para ver como funciona!

    Porém se alguém tiver experiência ou souber de algum tutorial eu agradeço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/21 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    mgustavo72
    Esses dias montei um cabo em Y para usar na minha pedaleira Zoom 505

    se for a 505II
    tive a 505 II e a saida dela é stereo
    pode se comprar um cabo em Y
    1 plug stereo para 2 plugs mono

    cabo de insert
    no ML tem vários com preço na casa dos 30,00
    menos dor do que ficar soldando cabo

    so vai perder alguma coisa do efeito em stereo caso a pedaleira tenha algum chorus stereo, ou algum delay de ping pong
    geralmente do resto o sinal é repetido nas duas vias
    ---------------------------------------------------------------------
    se for a 505 (1)

    vi o manual e entendi que a saída é mono
    um cabo com todos os P10 mono, mas vi no ML tem poucos e caros,
    pode se optar por cabo splitter com plug fêmea.

    ou pedir em qualquer eletrônica para montar um
    ----------------------------------------------

    vale a pena esquentar a cabeça em fazer se já tem o material em casa, maquina de solda e manja dos paranauê em fazer cabo

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    fernando tecladista

    Grato pela resposta! A pedaleira é uma 505 I. Vi no manual que eles sugerem dividir a saída para duas caixas, mas também pode ser ligada a um fone estéreo.

    Dependendo tento comprar um cabo em Y mais barato, tinha visto alguns a partir de R$ 100,00 e desanimei. Grato pela dica!
    Porém também quero pegar prática em soldar cabos. Tenho usado pasta de solda que está facilitando a solda grudar nos conectores.

    Nesse cabo que montei consegui dividir a saída para o amplificador multi uso e para a interface de áudio, assim dá para tocar ao vivo e gravar o som sem o ruído da caixa.
    Também consegui dividir a saída da guitarra para a pedaleira e para a interface, conseguindo tocar ao vivo com efeitos da Zoom e mandar o sinal limpo para o PC, para usar efeitos na DAW.

    Porém para fazer a emenda dos cabos é que estava difícil.
    Vi alguns vídeos no youtube ligados à elétrica onde recomendam fazer emendas de cabos sem a solda, baseado em normas de segurança.

    Também vi mais alguns vídeos sobre cabo em Y porém são para casos diferentes, por ex, cabo p2 estéreo, cabo RCA, XLR, etc.
    Por isso parece mais fácil montar, pois os fios são mais finos e encaixam bem no plug P10 ou XLR.
    Aqui estou usando 3 cabos com conectores P10, sendo 1 balanceado, de microfone com saída P10.

    Bem, valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/21
    · votar


    mgustavo72
    Vi no manual que eles sugerem dividir a saída para duas caixas

    esse conceito é o mesmo para você usar em um ampli e a gravação na interface
    ou como fazem mais profissionalmente usar um "direct box" esses vão ter a saida para mixer com plug canon
    -------------------------------------------------
    aqui eu estou dando pitaco considerando o que uso aqui, mas mexo com teclado, onde tudo é plugado
    ai você precisa ver o lance da sonoridade em sí, porque timbre de guitarra é uma soma da guitarra + pedais + o próprio amplificador, com o coabo em Y as vezes é como pegar a saída de line do amplificador

    você pode ter um timbre mais "abelhudo" ligando direto, as vezes o melhor timbre vai ser microfonando o amplificador
    ----------------------------------------------------

    teste sua guitarra ligando direto (mesmo sem se ouvir) e veja se é o timbre que você precisa

    veja se consegue se monitorar na interface o sinal que entra, ou por fone ou chaveando no output, ai joga para o ampli, talvez nem precise de cabo diferente nenhum

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jul/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    fernando tecladista

    Tudo bem, essas dicas tem a ver. Talvez seja mais fácil, mesmo!

    Me lembro de ter feito uma tentativa de ligar a saída do amplificador a uns 2 anos, quando adquiri o mesmo. Porém ele é um multi uso da marca Sonorous, meio antigo, mesmo mandando para revisão ainda tem ruído.
    E também estou morando numa casa que tem oscilação na rede elétrica, mas em alguns momentos o barulho para. Infelizmente não tem como prever!

    Sobre a questão do timbre também tem a ver. Embora não seja um amplificador de guitarra, o som não é aquelas coisas, e comprei a pedaleira em partes para melhorar um pouco. Também tenho feito alguns testes microfonando o mesmo.
    Bem, valeu! Venho tentar essas dicas por enquanto!

    Também a ideia é montar um home studio e pegar alguns serviços, como gravações, etc.
    Mesmo que limitado no momento, mas tendo alguns recursos disponíveis poderia agradar a clientela. : )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como montar um cabo "y"