Uma (especie de) review para (novos) pedais de distorção

Autor Mensagem
Andras
Veterano
# ago/10 · Editado por: Andras


E ai galera.

Surgiu a oportunidade hoje de comprar um pedal de distorção que eu não conhecia, e no final das contas aprendi algumas coisas que venho aqui compartilhar com vocês.

Muita gente (inclusive eu) costuma recomendar os mesmos pedais de distorção quando alguém pede um pedal de algo ganho, para tocar metal extremo e etc. Aquela velha pergunta "qual o pedal mais pesado?". A algum tempo tive essa mesma dúvida e pesquisei alguns pedais, e cheguei na mesma lista da galera:

- Boss Metal Zone
- Boss Mega Distortion
- ZOOM Tri Metal
- Digitech Death Metal
- Digitech Metal Master
- Rocktron Rampage
- Rocktron Silverdragon
- Line6 Uber Metal

São todos ótimos pedais, e os mais pesados que eu havia encontrado. Até hoje. Vou mostrar alguns novos pedais (acredito que todos sejam novos, entre 2008 e 2009, sendo que eu parei de pesquisar sobre isso em 2006 e 2007), mais pesados, e mais "orgânicos". O suficiente para deixar o Metal Master, o qual eu tanto babava por achar pesado e orgânico, com cara de overdrive digital.

Acho que, melhor que mostrar cada um dos pedais, é mostrar a comparação entre eles - afinal, foi como ficou claro pra mim as diferenças e caracteristicas de cada um. Vou começar por esses três:


(existe um outro video, o round 1, mas os pedais soam MUITO diferente destes; como nesse video os pedais soam mais parecido com os outros videos que vi, uso esse como parametro).

Um breve review dos pedais a partir do video (eu sei que não é a melhor fonte, mas...)

- Boss Metal Core: vindo da Boss, gostei muito. É o primeiro pedal deles que soa com tanto ganho, e com uma distorção realmente pesada, extrema. Gostei muito do fato da distorção ser "nivelada", sem muitas variações, e por ter um bom grave. O problema do mesmo ao meu ver é que ele é muito fechado, parecido com o Gdi-21. É o tipo de pedal que você precisa ter obrigatóriamente um pedal de EQ na sequência para tirar 100% dele. E tem menos ganhos que os demais (talvez no mesmo nivel de ganho dos pedais da lista anterior).

- Digitech Hardwire Metal Distortion: é o tipo de pedal que eu gosto. É um pouco agudo demais para o meu gosto (curto mais esse tipo de som fechado do Metal Core), mas responde bem as mudanças na EQ, permitindo chegar em um timbre bem grave. E o melhor de tudo, sempre mantendo uma boa definição das notas. Isso foi o que fez eu me apaixonar pelo 5150, e, pra mim, é o que define um bom pedal de distorção. Tem também todas as caracteristicas de boas distorções, se manter nivelada, não ter variações, ser orgânica e etc (alias, recomendo escutar o Metal Master depois de ouvir esse pedal; foi quando eu comecei a achar o MM super "digital"). Tem uma baita variação de timbres devido aos vários controles.

- MXR Fullbore: uma porrada. Parece ter mais ganho que os outros (tenho dúvidas se não foi por estar com o level mais alto), além de soar mais "extremo" (também acho que foi pela equalização "scooped"). Se alguém me perguntasse hoje "qual o pedal mais pesado^, responderia "Fullbore com certeza!". Porém, achei ele muito sujo (no outro video isso fica bem claro).

Entre esse pedais, eu iria de Metal Distortion. Por que? Porque eu toco sempre com um EQ depois da distorção, e tenho quase certeza que consigo atingir o nível de ganho e o timbre do Fullbore, mas com a definição e sem a sujeira do mesmo. Sem isso (o EQ), iria certamente de Fullbore. O Metal Core pra mim ficou bem atrás.

Um outro pedal interessante:



- Barber Dirty Bomb: achei um meio termo entre o Metal Distortion e o Metal Core. Acho que essa comparação e o video servem para falar dele. Se bobiar vou acabar comprando esse pedal um dia por ser mais puxado pro grave como é o meu gosto, mas por enquanto achei ele muito fechado.

Mais alguns pedais:



Não prestei muita atenção nos pedais, mas me soou muito parecido com os anteriores, variando as mesmas questões. Dentre esses curti mais o Plush Noxious (o pretinho com vermelho).

Pra finalizar, fico feliz em ver a evolução dos pedais de distorção. Todos estão muito mais pesados e organicos que os da geração anteriores. E deixo como dica: se vocês querem escolher entre um desses, atentem muito para o tipo de som de cada um. Alguns são mais puxados para o agudo, outros para o grave, e etc. Praticamente todos esses pedais são iguais quanto a qualidade da distorção e o ganho, variando no quesito timbre.

E para os juquinhas que possam aparecer dizendo "não vi nenhuma diferença entre eles": levei uns 20 minutos para ter certeza de cada caracteristica dos pedais do primeiro video. Revi ele umas 4 vezes. Então, tenham paciência quando forem avaliar isso, não é tão simples. Mas, tentem. A idéia de "timbre ideal" de vocês vai ficar mais clara após esse "exercício".

Blizzy
Veterano
# ago/10
· votar


Fullbore é abelhudo d+ ×_×

Outros 2 pedais que valem a pena ser citados é o Metal Muff e o Wampler Triple Wreck

Mas claro, se for sair falando todos pedais "high gain" ia ter uma lista enorme x)

Bom tópico

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


Cara, pq vc nao ve um pedal valvulado? ou o groovin heavy metal, (esse groovin eu vi na internet e achei legal o som dele, mas nunk testei)

Mas um valvulado e um booster era fera meu amigo!

Lord-g
Veterano
# ago/10
· votar


Nunca tinha ouvido o Barber Dirty Bomb!
Achei ele massa !

Andy TheCatSp
Veterano
# ago/10
· votar


Andras
pow velho, muito bom o tópico !!
curti pakas.

trashit hc
Veterano
# ago/10
· votar


Andras

pow velho, muito bom o tópico !! (2)

tem o Dr.boogie também. eu tenho um, e não vendo por dinheiro nenhum do mundo!! hehe

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


Um video mais "util" para comparar os últimos pedais:



renansena777
Veterano
# ago/10 · Editado por: renansena777
· votar


- Boss Metal Zone
- Boss Mega Distortion
- ZOOM Tri Metal
- Digitech Death Metal
- Digitech Metal Master
- Rocktron Rampage
- Rocktron Silverdragon
- Line6 Uber Metal


e o rocktron zombie?

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


renansena777

Só listei os pedais que são mais sugeridos pelo pessoal. Esse, particularmente, nunca tinha ouvido falar.

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


Andras
se liga esse video o cara gravou com esse pedal no pc


Andras
Veterano
# ago/10
· votar


renansena777

Cara, nao avaliei o pedal por esse video porque tem muito barulho em volta e pararam.

Dei uma olhada em outros videos, e nao curti. Achei o pedal com muitos medios/agudos, e muito sujo. Se ainda fosse um pedal "rasgado", mas nem isso achei. A definicao das notas agudas ao solar pra mim eh muito fraca, alem do pedal nao ter quase peso, mesmo com o ganho no maximo.

Acredito que alguns devam gostar dele, pois eh um tipo de distorcao especifica, mas EU particularmente acho que, mesmo dentro desse nicho, ele eh fraco.

Andras
Veterano
# ago/10 · Editado por: Andras
· votar


To afim de comprar o Plush Noxious mas ta 800 barao :-(

Blizzy
Veterano
# ago/10
· votar


Ai um video do triple wreck pra quem nunca viu, quem quer som pesado, é perfeito





Vinicius Nogueira
Veterano
# ago/10 · Editado por: Vinicius Nogueira
· votar


Pra galera do Hard Rock, recomendo fortemente:



e: 6:25 ele tira um Van Halen de dentro desse Wampler, absurdo esse pedal, distorção top.



thmenezes_RJ
Veterano
# ago/10 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Vinicius Nogueira

Esse Dirty Boy é animalzinho hein? Custa 410 doletas no ebay. Facada !!!

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


Bom, a minha sugestao para o topico era soh falar desses novos pedais que lancaram, mas jah que a galera ta contribuindo falando de diversos pedais desconhecidos, vou upar uma demo de um pedal antigo que tinha comprado, e acredito que poucos conhecam tambem:

Warp distortion da Behringer

Equipo: Cort X-2 + Warp + EQ com enfase nos agudos (por isso a chiadeira) + Marshall MG 10 (ou 15?) + microfone de karoke.

Eu gostava bastante desse pedalzinho, e eh bem barato.

Andras
Veterano
# ago/10
· votar


Bom, como falei ali em cima, tava a fim do Noxus, mas acabei levando o Hardwire Metal Distortion (devido a $$$).

To com o pedal aqui, e a primeira impressao eh que eh bem interessante. Consegui uns sons bem pesados com o mesmo. Os controles de tom alteram MUITO o som dele.

Quando tiver testado com mais calma (sao 5 controles de tom, precisa de um bom teste) posto alguns demos.

Vinicius Nogueira
Veterano
# ago/10
· votar


thmenezes_RJ

Nossa, facada absurda mesmo.. Com esse preço dá pra pegar 2 Wampler's e fazer até mais bonito.

Andras

Rola uns samples aí??

Abraço

Andras
Veterano
# set/10
· votar


Pra nao deixar a galera orfa, gravei um sample do Metal Distortion.

Gravei na corrida, errando todas as musicas, e com um regulagem duvidavel, mas jah serve pra galera ter uma ideia: eh um pedal extremamente hi-gain.

Jah to com varias impressoes dele, mas nao quero postar ainda porque estou tocando na caixinha de som do PC e isso... bem... voces sabem.

Vinicius Nogueira
Veterano
# set/10
· votar


Andras

Hum, não gostei nem um pouco..

Embolado, grave demais, sem vida, sem punch, sem definição e um tanto abelhudo.

Andras
Veterano
# set/10
· votar


Vinicius Nogueira

Nesse sample regulei ele quase sem nenhum agudo, com o grave no maximo, ganho no maximo, e tocando com o captador da ponte da minha CLP (que eh super fechado). Nao tinha como soar diferente.

Como eu disse, o importante era o pessoal ver que o pedal eh hi-gain. Nao postei nenhum sample "serio" do pedal pelo problema da falta de ampl. que comentei. Quando minha guitarra nova (com EMGs) chegar vou num estudio timbrar o pedal numa caixa 4x12 e ai sim postarei alguns samples.

Johnny Favorite
Veterano
# set/10
· votar


ok

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Andras
Tem algum comparando os pedais citados ai com o uber metal da line6? o que vc acha dele?

Andras
Veterano
# set/10 · Editado por: Andras
· votar


renansena777

Cara, o Uber é da geração anterior de pedais, então tu acha mais comparações entre ele e os pedais dessa geração. Lembrando que os pedais (mais citados) que compõem a mesma são:

- Boss Metal Zone
- Boss Mega Distortion
- ZOOM Tri Metal
- Digitech Death Metal
- Digitech Metal Master
- Rocktron Rampage
- Rocktron Silverdragon


Aqui tem um video comparando ele com o Metal Master da Digitech:





Sempre me falaram muito bem desse Uber Metal, mas não lembro o porque de eu nunca ter me apaixonado. Fui num show nesse sábado que um guitarrista usava um, e achei a distorção bem legal. Mas o cara usava 2 equalizers depois da distorção, então, fica meio suspeito.

De qualquer maneira, eu acho a nova geração de pedais muito melhor que a anterior, tanto em termos de ganho, quanto na qualidade da distorção. Nesses videos comparando o Metal Master e o Uber Metal tem muita gente que fica na dúvida entre qual é o melhor, e pra mim, depois de ouvir esses pedais novos, o Metal Master parece um lixo abelhudo digital, então...

De maneira geral, diria que:

Pedais da nova geração (vide videos acima) > Metal Core (não sei exatamente em que geração está) > Pedais da geração anterior

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Andras
Realmente eu nem tinha me tocado nesse fato de ser de geraçao diferente, por isso é mais dificil ver comparaçao entre esses pedais com outros mais novos tipo os rocktron...vou ver os videos em casa pq a net aqui do trampo é tensa, mas pelo que eu vi em outros videos eu achei o da line superior ao digitech

Foda que to com um puta nó na cabeça tava quase levando esse uber mesmo,ele tem peso e definiçao, so que soa muito...muito...degital.
tenso é quem tem muitos pedais que se eu comprar vai ser um tiro no escuro, ja que nao os encontro para testar

De qualquer forma valeu ai pela atençao

Andras
Veterano
# set/10
· votar


renansena777

O Uber Metal é digital :-)

Uma coisa interessante de fazer é comparar os samples do Metal Master no site da Digitech com os do Metal Distortion no site da Hardwire. Eu era apaixonado pelo Metal Master até fazer essa comparação. Na hora tu ve como ele soa digital quando comparado aos novos pedais.

Quanto aos testes, acho que o melhor que tu pode fazer é procurar esses reviews e samples. Tem alguns videos que são bem úteis e servem pra dar uma boa segurança, como o terceiro.

Jafet
Veterano
# set/10
· votar


Realmente não consigo entender essas frases "Pô, aquele pedal é show, distorção bem pesada e definida, pena que é digital"

Mas o som não tá bom ?

SK8Boy
Veterano
# set/10
· votar


Quer falar de ganho? Zoom Trimetal...vivo falando bem dele aki, que mtem um sabe o pq de tanto elogio da minha parte...

Agora, uma que tô doido pra testar é o Fullbore...no geral não confio em samples, pra mim eles só servem pra vc ter uma leve idéia do produto em questão. Igualmente os reviews.

Ex: a grande maiorio de review sobre o Metalzone é metendo o pau no msm. Ele não é o pedal pro meu som, mas já consegui tirar timbres mto legais com o msm, e já ví gente fazendo melhor que eu ainda...

SK8Boy
Veterano
# set/10
· votar


Tem outro mto bom tbm, que é raro de encontrar: Zoom Driver 5000...não vou nem falar nada, pesquisem sobre ele...acho q vão se surpreender, rs...

trashit hc
Veterano
# set/10
· votar


renansena777

Foda que to com um puta nó na cabeça tava quase levando esse uber mesmo,ele tem peso e definiçao, so que soa muito...muito...degital.
tenso é quem tem muitos pedais que se eu comprar vai ser um tiro no escuro, ja que nao os encontro para testar

pelo preço que tu vai pagar em um uber metal por exemplo.
eu ia de tubestation valvulado.
tem o mesa boogie recto, o SLO 100 soldano, e o 5150 peavey.


eu não tenho um ainda, mais estou conversando com o makumbator, que entende pra caramba de equipo!!
ele tem o recto.
ele disse que é o melhor pedal que ele já tocou.
tirando o AMP mesa boogie rectifier original, que ele já tocou nele.

precisa falar mais o que!!??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma (especie de) review para (novos) pedais de distorção