Pedal de drive valvulado, qual sua função na real?

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: edalko


    Pode até ser uma pergunta daquelas que nem merecem resposta.

    Mas andei matutando ultimamente, e realmente surgiram questionamentos acerca da necessidade/utilidade de se utilizar de um pedal de drive valvulado no INPUT.

    Se eu estiver usando um amp solid-state, o sinal passarará pelo pedal valvulado, pelo pré e power transistorizado do amp. Então qual seria sua vantagem de uso?

    Se uso um amplificador all tube, o sinal passaria pelo pedal valvulado e depois pelo pré (cascata!) e power valvulado do amp,,, tudo valvulado... e isso traria alguma benefício???
    Nesse caso o pedal valvulado atuaria como boost, mas e porque não usar um TS9 em seu lugar???

    Valeu

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar






    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    edalko
    Creio que isso se deve ao fato de que alguns, independente do amplificador ser all tube ou solid states, preferem a distorção de uma válvula em um pedal ao invés da provocada por um diodo ou transistor, mesmo que isso seja muito mais um placebo que uma real diferença. Até porque, em muitos pedais considerados valvulados, há a presença de transistores como no famoso V-Twin da Mesa/Boogie.

    Alguns acham que um pedal valvulado no input de um solid state vai fazer milagres. Eu já questiono fortemente isso, acho até que é muito mais importante o power ser valvulado ao invés do pré, claro que prefiro 100% valvulado.

    Enfim, ao meu ver, acho que é isso.

    Rafael A.
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Aproveito para complementar a pergunta (e não a resposta, hehe):

    Um ampli higain tem sua distorção vinda principalmente do pré, que geralmente tem mais valvulas que o normal (de 4 pra +); Um ampli mais vintage tem 2 ou 3 valvulas no pré (generalizando).

    Se ligar um pedal valvulado num ampli com vocação mais vintage, poderia considerar que eu obtenho uma distorção mais hi hain que é all tube, já que indiretamente estaria somando mais válvulas no estágio de pré?

    Rafael A.
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    RESUMINDO o meu primeiro post: tenho um pequeno all tube, que não é hi gain, e não tenho condições de ter um mesa boogie, rsrsrs... Acrescentando um pedal valvulado ao amp, poderia chegar num resultado parecido?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Rafael A.
    Imagino que sim, daria pra chegar a uma distorção mais "hi gain". Seria o chamado ganho em cascata. Só não sei se isso casaria legal com as características do power, falante, gabinete etc, já que pelo visto não foi um amplificador projetado para este fim.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Pedal de drive valvulado, qual sua função na real?

    Simples. Mostar virilidade e poder. Todo guitarrista macho tem que usar valvulado pq esquenta, tem harmônicos pares e a mulherada fica endoidecida, querendo sexo.

    Quem nunca convidou uma gata pra sentir o calor do seu valvuado? Solid State pode ser até duro, mas é frio. Não rola.

    Pronto, falei.

    RennanRdC
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    lol

    edalko
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    MauricioBahia

    Seu, seu.... seu tarado!!! uhauhauhahu


    Van_Lorien

    Tá...! mas o seu questionamento final é justamente o que estou perguntando.

    A idéia propagada por Rafael A. até que tem lógica: fazer uma cascata no pré para obter uma distorção mais furiosa, coisa que um pedal de boost tbém faz...

    Mas qual seria a vantagem de usar esse pedaleco de boost valvulado, e não um ts9 da vida???? já que o resultado prático é o mesmo (drve em cascata)???

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    edalko
    Acho que só testando, comparando bem. Eu nunca toquei com um pedal valvulado mas pelo que ouvi até hoje, não tem nada de "uó". Na minha opinião um pedal comum de overdrive daria conta, já que ele aumentaria o sinal excitando as valvulas do pré, logo, acho que um pedal valvulado no input é desnecessário.

    Mas como eu disse, é aquela coisa né, só testando, tô falando meio que no "achismo", minha base pra falar isso é o que eu vi e ouvi, não o que eu realmente provei.

    Jafet
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Jafet
    · votar


    MauricioBahia


    não tinha pensado dessa maneira !!! vc tem razão!! quando tou tocando e saio do meu quarto e largo ele lá fechado com meu ampli ligado... uns 10 minutos depois eu volto e sinto aquele cheiro das válvulas assando, muitoooooooooo bommmmmmmmmmm ehehehehh

    MMI
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    edalko

    Sei lá se posso te ajudar aqui... Depois do meus valvulados, especialmente do rack, deixei os pedais. Mas os que sobraram foram exatamente o Mesa V1 de 2 válvulas e o Fulldrive 2 SS. Particularmente posso dizer que nem uso mais esses pedais porque o rack já me resolve, mas é legal para tocar fora de casa sem o rack e estava fazendo umas gravações fora de casa com esses pedais e um GT-2. Claro que cada pedal tem suas características, mas existe uma diferença timbrística no valvulado, sei lá como explicar isso. O legal, isso é bastante palpável, é que como tenho muitas válvulas 12AX7, o simples fato de trocar as válvulas muda bastante as características do pedal, não só o ganho, mas os graves, médios e agudos, muda a característica do som, não é a mesma coisa que mudar os controles de tonalidade e ganho. Essa característica não existe em SS, o timbre do pedal SS é aquele e pronto.

    A idéia propagada por Rafael A. até que tem lógica: fazer uma cascata no pré para obter uma distorção mais furiosa, coisa que um pedal de boost tbém faz...

    Não é bem assim. Uma "cascata" é algo complicado para conseguir um timbre distorcido agradável. Via de regra, não se soma dois prés porque o timbre não fica legal. Nesse ponto estou diferenciando um pré que tem essa função específica de um pedal de boost, tipo TS, ou um pedal de drive. O ganho e as características desse ganho são diferentes de um pedal para um pré de amplificador, assim uma distorção para ser legal não é só "entuchar" ganho no pré. Ou seja, o timbre distorcido precisa manter certas características, num ponto que ultrapassa um limite, o som fica ruim, sei lá se "clipa", mas não fica bom. Por isso não vemos bandas de metal com uma pilha de 10 prés antes do ampli para um som ultra-distorcido, porque não é simplesmente um caso que se soma.
    Lembro de quando tinha minha Fender Clapton. Aquele boost dela é perfeito para aqueles drives do tipo Clapton, para empurrar um amplificador valvulado tipo Bassman que de um timbre limpo, mexendo na guitarra vai para um drive bem parecido com o do mestre Clapton. Mas acaba sendo uma guitarra meio arredia para sair desse timbre, não fica legal plugada num hi-gain ou em um pedal mais forte, ou seja, complica para se adicionar mais "prés" ou mais ganho. Alguns podem argumentar que o Clapton usa um Carlos Tube Preamp, mas esse pré é um diferente, bem mais leve e não específico para distorcer (apesar de valvulado) e acaba adicionando muito mais as características do opto compressor da unidade.

    Sei lá, to achando que escrevi demais e não fui claro. hehehehe. Abç

    edalko
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MMI

    Entendi... mas a questão, o nó, é se usar um pedal valvulado como boost é melhor que um ts9 da vida, digamos?

    Pergunto isso, porque to com varios pedais aqui:

    2x doctor drive Meteoro
    fuchs cream Plush
    zendrive Hermida
    small fry Barber
    OD-20 Drive Twin boss
    JD10 Award-Session
    Tri metal zoom

    Quero escolher um só para usar como boost (não cleaan!) ou as vezes como drivezinho.

    E to numa duvida entre o Doctor e os demais.

    Abrax

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    edalko
    Po cara você tem dos dois, quando você testou percebeu alguma diferença significante entre usar o Doctor Drive por exemplo ou um overdrive comum?

    MMI
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    edalko

    Vou te mandar um chavão desse fórum... Não tem melhor, tem o que te agrada mais e se adapta ao que você gosta.
    Sei lá, para mim, um pedal valvulado é mais legal que muitos outros, incluindo TS9. Para mim não interessa essa questão, mas costuma limpar mais o som pelo volume da guitarra. Para mim é só questão de gosto mesmo.
    Desculpe as respostas prolixas. Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal de drive valvulado, qual sua função na real?