Qual a melhor pedaleira para meu set up?

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # jun/10


    Bom... Inicialmente gostaria de ressaltar que já li bastante sobre o assunto, tanto aqui no forum como em sites gringos. Já ouvi muita coisa também no U2B. Já busquei muita informação do "alexromachado", do "catstelis" e do "glenn". Já vi os reviews do Harmony-central também.

    Já tenho pleno conhecimento que a melhor escolha deve ser feita testando os equipamentos e também já sei que meus ouvidos podem ser o meu melhor guia. Isso tudo eu já sei. Estou procurando um "algo mais".

    Minhas dúvidas também têm uma atenção para as evoluções que os equipamentos vão tendo. Vi muitos tópicos de 2008 e 2009, mas não sei se houve mudança de qualidade dos equipamentos nesse ano ou 2.

    Outra coisa que também não vai acontecer é conseguir algum lugar onde eu possa colocar todas estas pedaleiras ligadas em série, para poder comparar uma por uma. Inviável, utópico.

    Outra coisa utópica e difícil é conseguir ligar cada uma destas pedaleiras lado-a-lado com um JCM800 ou um Vox AC30 para ver qual copia melhor um determinado timbre. Viagem...

    Vou dar um exemplo do que estou procurando, antes que os mais xiitas já saiam reclamando: depois de ler alguns tópicos e ver alguns vídeos, descobri que a GT-10 tem looping, o que seria interessante para estudo e teste de timbres. É um exemplo de uma característica somente.

    Vamos ao que interessa: minhas opções

    1) Boss GT-10
    2) Line 6 Pod X3 Live
    3) Line 6 M13
    4) TC Electronics Nova System
    5) Zoom G9.2
    6) Rocktron Utopia
    7) Vox Tonelab LE

    Eu vou viajar em novembro de 2010 para o Texas. Vou ter a oportunidade de trazer uma destas ou outra indicação. Aqui no Brasil vou começar a tocar em uma banda de baile, somente com covers de rock e pop rock. Coisas tipo U2, Guns, Billy Idol, Aerosmith, Bad Company, Pink Floyd, Black Crowes, Barão Vermelho, Lenine, Rita Lee, Beatles, etc.

    1ª pergunta: Há mais alguma pedaleira top para acrescentar nesta lista de escolhas?

    Meu set up: uma Fender Strato com 2 captadores DiMarzio Tone Zone S e uma Fender Strato modificada para captadores Sergio Rosar Extreme Hot e StratTone. Em resumo: stratos com mini-humbuckings. Meu amplificador: Marshall Valvestate 40V model 8040.

    2ª pergunta: Considerando meus equipamentos e considerando que eu já tenho uma pedaleira só com pedais analógicos , alguém tem alguma dica para estas pedaleiras que eu listei acima?

    3ª pergunta: Alguém tem alguma dica ou experiência para dividir? Por exemplo: A melhor pedaleira para fazer ligação de "4 cabos" é...

    Para quem quiser ajudar e dar alguma dica mais atualizada sobre as pedaleiras, desde já eu agradeço.

    Coisas que eu já sei, não precisa repetir:

    1) Não existe a melhor pedaleira... blá blá blá
    2) Deixe o mundo digital e compre um amp valvulado... blá blá blá
    3) Compre pedais analógicos... (já tenho) blá blá blá
    4) Nenhum profissional famoso usa pedaleiras... (Marcinho Eiras usa) blá blá blá

    Obrigado.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    M13

    Jafet
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    1ª pergunta: Há mais alguma pedaleira top para acrescentar nesta lista de escolhas?

    Várias, mas aí depende, se vc só quer comprar as top de linha de cada marca mais famosa, são essas aí mesmo! Eu ficaria com Boss, Line 6 Pod x3 e Vox Tonelab Le. As outras não posso falar muita coisa.


    2ª pergunta: Considerando meus equipamentos e considerando que eu já tenho uma pedaleira só com pedais analógicos , alguém tem alguma dica para estas pedaleiras que eu listei acima?


    Na minha opinião, pra quem já tem um bom ampli e um set de pedais analógicos, a melhor pedaleira seria a Boss GT-10 ou a Pod x3 Live, elas duas trabalham com outros equipamentos do jeito que vc quiser.


    3ª pergunta: Alguém tem alguma dica ou experiência para dividir? Por exemplo: A melhor pedaleira para fazer ligação de "4 cabos" é...


    4 cabos é Boss GT-10!! A Boss já trabalha assim desde a GT-8 e a Pod só veio usar no X3 e eu nunca ouvir se tá tão bom quanto o da Boss. O Tonelab tbm pode, mas sua cadeia de efeitos não é tão a vontade quanto a X3 e a GT-10. As outras não sei

    A melhor pra fazer gravações é a Pod X3 (a gravação via USB é show de bola, muito melhor que a GT-10) aliás a ligação do X3 com o computador detona a Boss!

    Vox Tonelab realmente assusta nas suas simulações de amplificadores, são boas mesmo, mas não gostei dela ligada em linha, as gravações eu não tirei bons sons, pelo menos até agora.

    _JCM_
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    alfacorrea

    Bom... Inicialmente gostaria de ressaltar que já li bastante sobre o assunto, tanto aqui no forum como em sites gringos. Já ouvi muita coisa também no U2B. Já busquei muita informação do "alexromachado", do "catstelis" e do "glenn". Já vi os reviews do Harmony-central também.

    Já tenho pleno conhecimento que a melhor escolha deve ser feita testando os equipamentos e também já sei que meus ouvidos podem ser o meu melhor guia. Isso tudo eu já sei.


    Cara, entendo o seu lado. Mas, começar um tópico assim e pedir ajuda para a galera fica dificil. Soa um tanto quanto arrogante, entende?

    Nada pessoal mano. Quero lhe ajudar.

    Bom, vamos ao que interessa:

    1ª pergunta: Há mais alguma pedaleira top para acrescentar nesta lista de escolhas?

    Como nosso amigo Jafet falou, ainda teria algumas.
    mas Eu ficaria com Boss, Line 6 Pod x3 e Vox Tonelab Le. As outras não posso falar muita coisa

    2ª pergunta: Considerando meus equipamentos e considerando que eu já tenho uma pedaleira só com pedais analógicos , alguém tem alguma dica para estas pedaleiras que eu listei acima?

    Mais uma vez, Jafet tem razão. Tanto a Boss quanto a Line 6 são perfeitas para o que você quer.

    3ª pergunta: Alguém tem alguma dica ou experiência para dividir? Por exemplo: A melhor pedaleira para fazer ligação de "4 cabos" é

    Isto eu não sei.

    1) Não existe a melhor pedaleira... blá blá blá
    2) Deixe o mundo digital e compre um amp valvulado... blá blá blá
    3) Compre pedais analógicos... (já tenho) blá blá blá
    4) Nenhum profissional famoso usa pedaleiras... (Marcinho Eiras usa) blá blá blá


    1) é verdade. Mas existe algumas que se encaixam melhor no seu set.
    2) Um bom amp valvulado seria uma boa. Vai ligar em linha, quanto tocar com a banda? vai usar seu amp?
    3) Uma boa pedaleira bem regulada pode expressar um bom som. Mas tudo vai de quem está tocando.
    4) muita gente boa usa pedaleira.

    Espero ter ajudado, meu caro. Por favor, não me leve a mal, ok?

    Abraço!

    alfacorrea
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Caro JCM,

    nem de longe vou te levar a mal. Longe disso! Eu apenas quis colocar algumas informações a meu respeito, meio que já justificando o por quê da criação do tópico.

    É mais uma idéia de justificativa do que uma arrogância. É que nas palavras escritas, se perde muito da sensibilidade, da "maneira de falar". A parte inicial do meu tópico foi feita com certa humildade, é que talvez tenha faltado categoria na hora de escrever. :-)

    A opinião do "mauriciobahia" eu sempre respeito. Posso até não concordar, mas vou pesquisar mais sobre a M13. Obrigado Mauricio.

    Quanto às suas opiniões e as dicas do "jafet", eu também já estava direcionando mais as pesquisas para a GT-10 e a X3 Live mesmo.

    Eu já vi várias gravações com a GT-10 e a Pod. Pela qualidade de som que sai das caixinhas do computador (ruim) tenho gostado mais das demonstrações da GT-10.

    Outra coisa que me atraiu bastante é o fato de que a GT-10 tem aquele looping embutido. Vc grava uma base e depois pode estudar as escalas, isso é bacana para o aprendizado. Outra função interessante é tocar uma música e ficar reproduzindo e trocando as modelações e simulações, para testar os efeitos.

    Se nós ainda estivéssemos em 2008 ou 2009 eu certamente não compraria a X3, porque li vários relatos de defeitos pela soltura da base do acionador eletrônico dos footswitches.

    Já li também que a Line 6 já resolveu o problema, mas é inviável ficar abraçado em uma garantia que inexiste em caso de produtos comprados lá fora. Tem que mandar de volta pelo correio, mó gasto... Mas isso já está superado pela Line 6.

    Se eu fosse tocar diretamente ligado no PA eu pensaria na X3 com mais certeza, mas como vou ligar ela no amplificador mesmo e como meu amplificador não é tão ruim assim, talvez minha opção fique com a M13 ou a Gt-10, principalmente pela qualidade dos efeitos.

    Mas pode ser que a Line 6 disponibilize uma atualização nova para a X3 e deixe os efeitos da X3 melhores ainda e mais próximos da qualidade dos efeitos da Boss.

    Imaginem uma pedaleira com a qualidade das simulações de amplificadores da Line 6 junto com a qualidade dos efeitos da Boss (incluindo o looping) e ainda a organização dos footswitches da M13. Imbatível!!!

    Obrigado a todos.

    _JCM_
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    alfacorrea

    Cara... usuários como você fazem o forum ainda valer a pena.

    Show de bola cara. E me desculpe alguma coisa.

    Se nós ainda estivéssemos em 2008 ou 2009 eu certamente não compraria a X3, porque li vários relatos de defeitos pela soltura da base do acionador eletrônico dos footswitches.

    Sobre isto, lhe falo de uma experiência minha: tenho uma XT Live e, depois de 2 meses da pedaleira novinha na loja, tive um problema na placa e a mesma não ligava. Fiquei apavorado e logo pensei que tinha feito besteira em comprar a pedaleira.

    Achei uma assistência aqui em SC, mandei a dita cuja e, depois de 1 mês, ela voltou melhor do que antes e até agora é só alegria.

    Foi um susto, mas deu tudo certo.

    Espero que encontre algo que lhe agrada e poste alguns sons para a galera.

    Um abraço.

    kyo_ryo
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    alfacorrea
    Alguém tem alguma dica ou experiência para dividir? Por exemplo: A melhor pedaleira para fazer ligação de "4 cabos" é...

    Eu utilizo a GT-10 em "5 cabos", juntando o amp control, com o qual posso controlar a troca de canais do amp. Infelizmente não funciona em todos os amps e, de certa forma, não é uma vantagem se seu amp não for bom/não quiser utilizar a distorção dele. Mas se você quer usar o 4CM, você deve querer utilizar alguma funcionalidade do amp, certo?

    RoLP
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    4) TC Electronics Nova System

    Sem NENHUMA dúvida.
    Já tive todas as POD (2.0, xt, xt live, x3, m13), já tive a maioria das boss (gt6, gt8 e gt10) e já tive até a tonelab (Se).
    Eu troquei (e trocaria de novo) pela Nova system.

    Os drives são 100% analógicos e os efeitos dignos de rack de efeito.
    Te dá um som profissional, independente do amp (coisa que as pedaleiras acima dependem muito).
    A nova é MTO fácil de mexer, não tem frescura.

    O drive de simuladores é totalmente metalizado....soa como simulação, não tem jeito.

    O drive da nova soa como jcm 900 (claro, como um pedal e não como o amp valvulado, mas chega bem próximo)....e o overdrive dela soa como o ts9 tube screamer ibanez (considerado um dos melhores overs do mundo).

    Teste uma perto Nova system perto das outras citadas, que qualquer argumento será detonado quando você ouvir o que estou falando.

    Abraços e espero ter ajudado.

    4) TC Electronics Nova System

    Sem NENHUMA dúvida.
    Já tive todas as POD (2.0, xt, xt live, x3, m13), já tive a maioria das boss (gt6, gt8 e gt10) e já tive até a tonelab (Se).
    Eu troquei (e trocaria de novo) pela Nova system.

    Os drives são 100% analógicos e os efeitos dignos de rack de efeito.
    Te dá um som profissional, independente do amp (coisa que as pedaleiras acima dependem muito).
    A nova é MTO fácil de mexer, não tem frescura.

    O drive de simuladores é totalmente metalizado....soa como simulação, não tem jeito.

    O drive da nova soa como jcm 900 (claro, como um pedal e não como o amp valvulado, mas chega bem próximo)....e o overdrive dela soa como o ts9 tube screamer ibanez (considerado um dos melhores overs do mundo).

    Teste uma perto Nova system perto das outras citadas, que qualquer argumento será detonado quando você ouvir o que estou falando.

    Abraços e espero ter ajudado.

    Sobre as perguntas:

    1ª pergunta: Há mais alguma pedaleira top para acrescentar nesta lista de escolhas?

    R: Não, as demais são abaixos destas. A única equivalente (mais pra baixo) é a GNX3000 da Digitech, mas perde pra elas.

    Meu set up: uma Fender Strato com 2 captadores DiMarzio Tone Zone S e uma Fender Strato modificada para captadores Sergio Rosar Extreme Hot e StratTone. Em resumo: stratos com mini-humbuckings. Meu amplificador: Marshall Valvestate 40V model 8040.

    2ª pergunta: Considerando meus equipamentos e considerando que eu já tenho uma pedaleira só com pedais analógicos , alguém tem alguma dica para estas pedaleiras que eu listei acima?

    Eu acredito que a Nova ainda. Você aumenta os drives analógicos bons e de qualidade e ainda tem efeitos muito bons. A única falha dela é não ter wah, mas com o teu set, provaelmente vc tem um.

    3ª pergunta: Alguém tem alguma dica ou experiência para dividir? Por exemplo: A melhor pedaleira para fazer ligação de "4 cabos" é...

    Depende para que vc vai usar e como.
    Eu tenho um jcm 900 e uso a nova no loop, para usar o "boost" da nova, apenas subindo o som do meu jcm. Os efeitos ficam melhores ainda.
    Mas se houver a necessidade de usar ela no imput, não vai se decepcionar tb.

    _JCM_
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: _JCM_
    · votar


    RoLP

    Cara, essa Nova System é boa mesmo?

    Fiquei com vontade de testá-la.

    Abraço.

    RoLP
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: RoLP
    · votar


    _JCM_
    Cara, essa Nova System é boa mesmo?

    Então cara...eu sou mto chato com timbre...
    Eu consegui um jcm 900 fazendo trocas no mercado livre e vendi o mesa boogie dc-2 que tinha, pois o som era ótimo, mas embolava mto no drive, enquanto o marshall me dá mais definição de notas e também, peso.

    Quando comprei a nova system, minha intenção era de usar ela sempre no Loop de efeitos, pois sei que os efeitos dela são como da G-Major, um dos mais utilizados pelos grandes guitarristas.

    Mas quando ouvi o drive, quase caiu o queixo. Tocando lado a lado com o drive do jcm 900...ele chegou à ser mto semelhante.

    Testa que você vai curtir

    erick_guitar
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    alfacorrea


    Cara gostaria de te ajudar, mas ainda nunca testei essas pedaleiras que você pretende comprar, mas posso te ajudar mostrando um timbre que eu acho maravilhoso e que é uma das pedaleiras citadas!

    Line 6 Pod x3 live.

    Lincoln Brewster, ele usa fender acho que isso também é importante, vi que vocÊ tem uma fender em seu setup.

    Olha que timbre exelente.




    Ele apenas usa o pod x3 live e o ampli só para retorno!

    Aqui ta o set dele.


    Bom espero de alguma forma ter ajudado.
    Abraço

    _JCM_
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    RoLP

    Beleza cara. Bom saber as opiniões aí.

    Assim que tiver oportunidade, vou testar!

    Valeu mesmo.

    abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    alfacorrea: Aqui no Brasil vou começar a tocar em uma banda de baile, somente com covers de rock e pop rock. Coisas tipo U2, Guns, Billy Idol, Aerosmith, Bad Company, Pink Floyd, Black Crowes, Barão Vermelho, Lenine, Rita Lee, Beatles, etc.

    Pra tocar em baile mesmo (festa de formatura, festa de empresa, etc) ou tocar em bares mais Rock n' Roll na noite? É em SP?

    1ª pergunta: Há mais alguma pedaleira top para acrescentar nesta lista de escolhas?

    Dê uma olhada nas Digitech RP [insira um nº grande aqui]. Não as conheço, mas deve haver um modelo comparável aos que você citou. No mais, eu tiraria a Rocktron da lista, acho ela muito aquém das outras.

    2ª pergunta: Considerando meus equipamentos e considerando que eu já tenho uma pedaleira só com pedais analógicos , alguém tem alguma dica para estas pedaleiras que eu listei acima?

    No seu caso, eu montaria um set misto: drives analógicos e efeitos digitais. Tem um tópico bem interessante sobre esta discussão, depois você pode dar uma procurada. Eu recomendo esta aplicação se você tiver a consciência de que vai usar poucos drives (uns 3 ou 4) e se você tiver gostos próprios em relação de timbre. Para tal aplicação, eu iria de qualquer uma menos a Rocktron e a Tonelab.

    Agora, se você se focar em "copiar" timbres, acho melhor ficar entre a GT-10 e a X3L.

    3ª pergunta: Alguém tem alguma dica ou experiência para dividir? Por exemplo: A melhor pedaleira para fazer ligação de "4 cabos" é...

    Cara, a X3L pode te deixar louco em termos de ligações. Isso pode ser bom ou ruim. Vou te contar sobre duas coisas que só a X3L pode te proporcionar: plugar violões e cadeias de efeitos independentes. Eu como usuário dela posso te ajudar razoavelmente.

    A X3L possui duas cadeias de efeitos/simulações totalmente independentes em cada patch. Ou seja, num patch você pode ter a cadeia A com simulação de Jazz Chorus, um delay e um chorus e na cadeia B você pode ter uma simulação de Soldano com phaser e com um pitch shifter (porquinho, mas é pitch shifter).

    Eu tenho pensado em usar a minha X3L em parceria com drives analógicos, principalmente por causa do valvulado recém chegado. A minha idéia é que o fluxo de sinal seja assim:

    - guitarra -> input da pedaleira -> wah/volume -> send da pedaleira -> drives analógicos -> input do ampli
    - send do ampli -> return da pedaleira -> modulações/delays -> output da pedaleira -> return do ampli

    Ligando desta maneira, eu posso criar um patch com o loop ligado na cadeia A (que seria o canal sujo do patch) e com o loop desligado na cadeia B (que seria o canal limpo do patch). Se eu desligar o loop, eu vou matar o pré do ampli, certo? Para corrigir isso, eu caço uma simulação legal para simular o pré do meu ampli e ativo esta simulação apenas na cadeia B. Esta é a grande sacada da X3L: com as duas cadeias de efeitos, dá pra se fazer miséria.

    Eu também ando usando muito a X3L para plugar violões e guitarra simultanemente - tenho aquelas estantes para apoiar o violão, saca? O que eu faço é programar uma cadeia do patch para ser a cadeia de guitarra, jogo o pan desta cadeia todo para a direita e plugo a saída direita da pedaleira no ampli de guitarra; enquanto a outra cadeia é programada para o violão (com simulador de ampli acústico da Line 6, um reverbzinho...), tem o pan jogado todo pra esquerda e aí eu plugo a saída esquerda da pedaleira num PA. Se você é adepto dos violões, a X3L tem esta ferramenta interessante para ser explorada.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    não entendo nada de pedaleira só tive duas uma 505 II e uma vamp II que tá pra vender mas vai uns vídeos sobre a utopia, vale lembrar que ela é a que tem menos funções entre essas citadas




    Maricooo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Vox ToneLAB seria uma boa pedida. Eu queria ter comprado uma, mais preferi montar meu set. A Line 6 x3 live é bem versátil, tenho um amigo que usa e ama muito, mais como meu professor fala, é um playstaition 3, é algo digital, a vox tonelab vai te trazer algo mais "pedal analogico"

    MarcsoN
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    um up de leve.....


    Amigo se vc tem um amp que t dá um drive mais ou menos.
    Vai sem medo na NOVA SYSTEM ou a GT 10.
    para o que vc quer, estas são as melhores.
    sem mais...

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Putz... Tava com tudo quase resolvido... Tô viajando em novembro desse ano.

    Comecei a me interessar por uma GT-10 mas ela está custando 500 doletas... Ia "matar" toda a minha cota nela, mas pesquisei e encontrei uma RP500 por 250 doletas.

    Carácoles... Fiquei bolado... $500 na GT-10 ou $250 na RP500???

    Sinistro...

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Digitech rp500 ou rp1000.

    Neto Costa
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Neto Costa
    · votar


    ja pensou em uma Me 70...nao vai se arrepender.

    antes eu tinha pedido a opiniao do pessoal aqui,e todos me deram força pra comprar,depois vi esses videos e tudo que eu pensava se confirmou,testei,e hj sou muito,muito feliz!!!
    ps: no texas deve estar a preço de banana!!

    Vagabond
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    compra uma bem cara.

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    alfacorrea
    Eu compraria a mais top que pudesse. Se não gostasse só era vender aqui e fazer o que quisesse com o dinheiro (certamente vc ia lucrar em cima).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor pedaleira para meu set up?