Novo pedal EFX - Tube Baby!

Autor Mensagem
joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Não tem problema aumentar consideravelmente o volume de entrada (do pedal por ex)?

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


joaormrt

Velho, já toquei nesse amp umas 5 vezes ou mais em estúdio. Sempre fiz a mesma coisa: canal clean no 5 ou 7 e o volume do pedal + guitarra comandando. Enfim, não dá pra ficar testando muito em estúdios pois a banda tá me esperando pra ensaiar! hehe

Então, o que eu acho. Compra um pedal bacana de de distorção. O Tube Baby é muito bacana e vai manipulando volumes até você chegar num ponto que fique legal O fato é que eu toco com esse amp nos ensaios e fica muito alto. Olha, próximo ensaio, sábado que vem eu vou levar o Tube Baby e dar uma sacada nas possibilidades ok?

Abs

carlos adolphs
Veterano
# out/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


ogner
MauricioBahia
Boas!Pois é, gurizada, variações tão grandes de posição em potenciometros de volume, até que não seriam normais, mas dependem de quanto foi feita sua compressão logaritmica de escala.Os potenciometros "log"tem a escala comprimida no início, de modo que vc varia de 0 a 7Kohms entre posições 0 e 3, depois tem uma variação de 2K entre 4 e 8 e depois 1 K de 9 a 10, ou seja, há pouca variação entre 3 e 10.Raciocinando lógicamente, com isso eles querem dizer que ao chegar ao volume 3 vc estabeleceu um valor de ganho ideal para uma variação bastante grande de sinais de entrada, em que o circuito irá funcionar sem saturação dos estágios, variando sutilmente o ganho, de modo a evitar isso.Some-se a tudo isso o fato que tanto o canal clean como o drive, passam pelo mesmo estágio controlador de volume.Esse estágio, além de ter um pot log, controla o ganho através da malha de realimentação do integrado operacional, em um circuito com compensação de frequencia.Esse circuito aumenta ainda mais a sensação de pouca excursão de volume pois o ganho do estágio se dá em sinal e frequencia ao mesmo tempo.Com isso, pelas características da malha utilizada, vcs notarão mais ganho em baixas frequencias, quase nenhum em médios, e um pouco em agudos mais altos.Simplificando a coisa:Do 0 ao 3 vc dá ganho de sinal, em valores de voltagem, de 3 a 8 vc dá ganho em frequencias na proporção de 6X para os graves, 1 para médios e 3 para agudos altos.Após 8 haverá ganho de sinal e ênfase de graves.Esse circuito não é muito comum e é inerente aos FM.Já no Princeton Chorus, por exemplo, o volume é normal, tipo log, porém atuando só em nível de sinal e não em frequencia.Falta aos FM colocar um Master na entrada do power.Aí então vcs teriam o controle normal a que estão acostumados.Vcs podem fazer uma experiência:Peguem um pot de 100K, soldem dois cabos com P10, com ambas as malhas no terminal 3, um dos vivos no terminal 1 e o outro no terminal 2(meio).O cabo cujo vivo está no terminal 1 vc liga no send do loop, o cabo que tem o vivo ligado no terminal 2(meio), liga no return do loop.Controle o volume através desse pot e experimente.Abcs.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs

Valeu pela explicação!

Raciocinando lógicamente, com isso eles querem dizer que ao chegar ao volume 3 vc estabeleceu um valor de ganho ideal para uma variação bastante grande de sinais de entrada,

Ahh! Então eu estou correto em afirmar que colocando no "5" mais ou menos e controlando o volume nos pedais/guitarra eu posso resolver o problema. Isso seria um tipo de headroom pra entrada de preamps, como pedais por exemplo? A Fender não iria fazer algo sem propósito, certo? Afinal, esse canal não foi feito pra ser saturado!

Eu lembro do meu Condor clone. Funcionava exatamente assim.

Abs

joaormrt
Veterano
# out/11
· votar


Bueno, paguei o meu hoje!
Deve chegar em aproximadamente 3 semanas.
Serão 3 semanas muito longas, hehe

Abraços

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs
Tu és meu ídolo, oh grande guru!!!
:)

joaormrt
Bueno, paguei o meu hoje!
Deve chegar em aproximadamente 3 semanas.
Serão 3 semanas muito longas, hehe



Hehehe... E põe longas nisso!! Legal, cara! Acho que tu vai curtir bastante o pedal!!
:)

Um aceno de longe!!!

elyts
Veterano
# jul/12 · Editado por: elyts
· votar


aproveitando o topico, queria saber se esse tube baby tem um timbrao mais classico, ou é um over mais "moderno", eu queria tocar com over classico, bem Tube Screamer e transparente

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


elyts

É clássico, moderno e transparente! hehe. Cara, basta ver na descrição do pedal no site. ;) Vou colar aqui:

"Super Screamer, Sparkle Pedal e Bebê Preamp juntos num pedal definitivo.

Pedal de overdrive lo gain mais completo que existe. Com ele voce pode tirar sons do Super Screamer, Bebê Preamp e Sparkle Pedal. Baseado no circuito vintage do tube screamer ts808, aliado a equalização ativa poderosa (Bass/Treble) e o controle preciso de mistura com o som limpo (Clean). O controle de Bass, Treble e Volume funcionam para qualquer regulagem do Clean, ou seja, se você quiser um preamp totalmente limpo, basta colocar o clean no máximo e regular os níveis de graves, agudos e volume, ou seja um verdadeiro preamp limpo."

Voltando o controle clean começa a aparecer a distorção, que é controlada pelo Gain e Presence para empurrar os médios gritantes da criança. Conta ainda com um segundo footswitch de Boost, que funciona com a distorção ligada elevando em alguns dB o sinal, o suficiente para destacar os solos."


ps. o "mais completo que existe" é meio exagerado, mas tudo bem... hehe

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
vlw cara! é eu to ligado na descrição mas como nunca comprei nada lá, fico meio sem ter certeza se ele nao ta "falando mais que deveria"

Gansocliff
Veterano
# ago/12
· votar


Ai galera, curto muito esse pedal, low gain mto bonito e rico... esse é o timbre dele no meu ampli:

http://www.youtube.com/watch?v=HCye65_z24M&list=UUWlTVC0zV44B0R9thBbEO iA&index=1&feature=plcp

Leon Oliveira
Membro
# jul/13
· votar


Só reaproveitando o tópico... procuro um pedal com esse estilo, e gostei do Bad Monkey. O Tube Baby e o Bad Monkey tem a mesma ideia de som? Independente da versatilidade, o Tube Baby cumpre o papel do Bad Monkey com louvor?

ogner
Veterano
# jul/13
· votar


Leon Oliveira
Acredito que sim...Pqninininissimas diferenças...Tudo TS cuspido e escarrado..As vezes com uma eq puxando mais pra uma frequencia, ou um pouca mais de drive ou menos..Mas a granulação do drive é igual...

Qualquer Tube Screamer vai te atender....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo pedal EFX - Tube Baby!