Qual a Vantagem/Desvantagem de ter Pedais Clones?

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# jun/10
· votar


Com relação a equipos "clones" eu penso da seguinte forma:

Vc quer uma Ferrari. Gosta do som, da potencia, da marca, do desempenho, da fama, etc.
Só que vc não tem 1.000.000 de dólares.

Daí vc pega um carro nacional e vai fazendo o painel igual ao da Ferrari, banco, rodas, funilaria, etc. E finalmente, compra um motor, que pode até ser Ferrari.

O que vc tem em mãos???

Pode até ter todos os componentes da Ferrari, mas vc sabe que não é uma, e todos aqueles seus desejos com relação ao produto original não vão ser totalmente atendidos.
Isso sem falar no preço de (re)venda.

renansena777
Veterano
# jun/10 · Editado por: renansena777
· votar


Tenho um Hobbertt simulamp é clone e quando peguei pra testa tive uma conclusao obvia: clone saiu melhor com original. tinha mais ganho e ainda vem com booster

FLO7v
Veterano
# jun/10
· votar


renansena777

é isso q eu to tentando pergunta desde la de cima..
se as vezes o mod. nao é melhor..

Cynic
Veterano
# jun/10
· votar


@MauricioBahia

Nossa *___* Seu Rat é foda mesmo.

Quando vi tu falando imaginei que era o pretinho pequenininho.


Cara eu to doido pra tentar uma combinação do Rat com um BB preamp, deixa só sobrar uma grana, que eu ainda vou fazer isso. =D.

FLO7v
Veterano
# jun/10
· votar


por exemplo um GT-2 Melhorado i tal
(Tube Amp Emulator lll)

se fosse melhor q o GT-2 a fábrica ja teria mudado será q nao?

B.Neri
Veterano
# jun/10
· votar


Senhores, possuo clones e originais e miha visão é a seguinte: se vc tem dinehiro para comprar o original, compre um! agora se não tem compre os clones. Pode até ser que não soe igual ao original, mas dará um jeito no que vc quer por um tempo. Estava louco atrás de um Pinnacle II. No Brasil o mais barato que encontrei era R$650,00... como não tinha essa grana mandei fazer um clone e estou bem satisfeito. Era a distorção Marshall que procurei por tantos anos! Pode ser que o original eje melhor? pode! Mas não tenho dinheiro para comprar o original e nem tempo para esperar o pedal chegar (longos e sofridos 2 meses).
e outra, o ebay é uma maravlha sim, mas se vc for taxado o pedal não sairá mais barato que o clone, então calcule essa grana quando for pedir para evitar imprevistos. Então pense com o "bolso" e seja feliz hehe

no quarter
Veterano
# jun/10
· votar


FLO7v
por exemplo um GT-2 Melhorado i tal
(Tube Amp Emulator lll)

se fosse melhor q o GT-2 a fábrica ja teria mudado será q nao?


Tube screamer!
O do keeley é legal, mesmo assim a ibanez produz igual...
Não sei se foi uma boa comparação...

MaicolBrevia
Veterano
# jun/10
· votar


No meu caso, que uso no meu set pedais feitos por mim, clones e originais, acho que o que deve se levar em conta sempre, é o seu ouvido, por exemplo, se o tube screamer original não lhe agrada, vc opta por um clone ou um feito por vc mesmo com suas modificações a seu criterio, não tem pq o original ser sempre melhor, há casos em que o clone é melhor que o original ou vice-versa. O foco principal que quero abordar aqui, é o "ouvido", o que soa bem e o que soa ruim para vc.

Abç.

FLO7v
Veterano
# jun/10
· votar


MaicolBrevia

cara precisava ouvir isso de alguem
suadhiasuhdiasuhdsa

Faca na Caveira
Veterano
# jun/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Desculpem os adoradores dos clones, mas a longo prazo não tem como comparar a durabilidade de pedais de produção artesanal (handmakers) com produção em série. Tem gente que vai dizer "Ah, mas o pedal artesanal oferece algo que foi feito com mais carinho, com mais atenção." Eu discordo desse tipo de pensamento, acho que a produção em série na maioria das vezes obedece um rígido planejamento, um rígido projeto, fruto de muitos anos de pesquisa, pensado desde a caixinha de metal até o tipo de solda usada na placa. Como já foi dito neste tópico, a produção artesanal não consegue na maioria das vezes manter a uniformidade na qualidade um padrão da produção, ocasionando em divergências mínimas de qualidade e construção, transformando cada compra em uma loteria. A produção artesanal normalmente é composta de 1 produtor, responsável por fazer tudo no projeto, inclusive revisar cada produto final (o qual, na minha opinião, devido à grande demanda dessas empresas, deve ser avaliado apenas pelo som do pedal). A produção industrial, por mais que seja composta por uma mão-de-obra ching-ling desqualificada, por trás dos ching ling tem um controle de qualidade que filtra as imperfeições deste modelo produtivo, fazendo com que todos os produtos saídos da fábrica tenham rigidez em sua composição.

Acredito que a longo prazo, é mais difícil se encontrar defeitos bobos em qualquer aparelho produzido em escala industrial.

Eu já tive problemas com um simulamp, a chave mic e os jacks ficaram com com mau-contato em menos de 1 ano de uso. Não recomendo clones a ninguém. São pedais que desvalorizam rápido, têm vida curta. Normalmente com o valor de 2 clones se compra um original, então é melhor um pássaro na mão do que 2 voando.

B.Neri
Veterano
# jun/10
· votar


Faca na Caveira
Grande parte do que vc diz é correto, mas qualquer um pode comprar um Ts-808 hoje, pagar R$500,00 e ver seu pedal indo para asistência técnica após um mês de uso. A questão de durabilidade vai muito de quem fabrica o pedal, mas é instável e não se pode colocar um cálculo ou uma regra para prever isso. Possuo handmades de vários produtores e até hoje não me deparei com um defeito, mas posso me deparar sem problemas. Acho que a única vantagem dos clones é o timbre por gasto financeiro. Há clones melhores ou piores, depende do seu gosto. A loteria serve tanto para pedais "originais", quanto para clones.
Só gostaria de acrescentar que seguindo sua linha de raciocínio teríamos que colocar Augusto Pedrone dentro dessa linha de handmakers que podem produzir produtos de má qualidade e que gerem defeitos rapidamente. Até hoje não vimos muitos reclamando do trabalho dele... se é que vimos. Teremos que colocar tb Brian Wampler, da Wampler pedals, que é outro handmaker, passando ainda por Peter cornish e tantos outros handmakers.

LeandroP
Moderador
# jun/10
· votar


A vantagem é um pedal legal, que pode não ser igual mas é uma boa referência de timbre (o objetivo da procura, o timbre, e não a marca) por um preço razoavel.

A desvantagem eu desconheço, por enquanto e ainda bem.

Faca na Caveira
Veterano
# jun/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


B.Neri
Grande parte do que vc diz é correto, mas qualquer um pode comprar um Ts-808 hoje, pagar R$500,00 e ver seu pedal indo para asistência técnica após um mês de uso.

Qual a probabilidade de isso acontecer com um ts808 e com um clone? Não dá pra mensurar, mas basta ver as reclamações de defeitos aqui do forum. 95% são de clones, behringers e outros pedais de baixa qualidade.

Acho que a única vantagem dos clones é o timbre por gasto financeiro

E a maior desvantagem dos clones é o gasto financeiro por vida útil. Ou seja, se você quer "alugar um pedal" por sabe-se lá quanto tempo, vá de clones. Como eu disse, é loteria. Não sei a quanto tempo você tem clones, mas de qualquer forma já deu muita sorte. Conheço muita gente que já teve problemas com pedais clones, inclusive um amp lifesound jm800 que toquei certa vez estava com mau contato nos jacks e nos potenciômetros. O sujeito gasta 3 ou 4 conto num head pra jogar no lixo depois de algum tempo. Isso que é foda.

Teremos que colocar tb Brian Wampler, da Wampler pedals, que é outro handmaker, passando ainda por Peter cornish e tantos outros handmakers.
Pelo amor de deus, quem é Brian Wampler, quem é Pete Cornish e quem é Enroljas, Hobert, Eugênio, Maurício "Roxy"? A realidade americana é outra coisa cara, se os caras não fizerem pedais mais do que top de linha, eles tão fora do mercado americano. Lá nos states, a qualidade é fator decisivo pra sobrevivência de qualquer empresa. Aqui no Brasil que ainda tem gente com mentalidade tacanha, comprando pedais loteria, jogando dinheiro no lixo. No primeiro defeito do clone, a economia já não terá mais valido a pena.

Aliás, talvez vc não saiba, mas lá nos EUA é justamente ao contrário daqui do Brasil: quem tem dinheiro, compra os handmades (ou de boutique). Quem não tem grana compra boss, mxr, digitech, electro-harmonix etc.

Bombastik
Veterano
# jun/10
· votar


B.Neri

com todo respeito, é a maior besteira do mundo comparar os handmades brasileiros aos gringos, em especial os famosos...

o dia em que essas marcas citadas se igualarem em qualidade à Fulltone, Zvex ou o que seja, o Brasil já será primeiro mundo.

guitartube
Veterano
# jun/10
· votar


A minha opinião sobre Pedais clones.

São pedais montados a partir de esquemas obtidos na WEB. Não se sabe ao certo se tal esquema é correto ou não, podendo não refletir o original,....

Supondo que os esquemas estejam corretos:

Quem monta, pode usar componentes com valores aproximados do original (por limitação de peças ou economia);

Por ser manual, o processo de soldagem pode afetar a vida útil de alguns componentes, principalmente quando o cara é principiante neste tipo de trabalho;

A falta de instrumentos profissionais de medidas, não permite uma avaliação final da qualidade e o quão ele é próximo do original (ouvido não é um teste válido);

A montagem pode ser mal feita e com o tempo gerar mal contatos, oxidação, mal encaixe na caixa, curtos,...;

O desconhecimento teórico e de determinadas regras de montagem podem gerar um circuito com defeitos internitentes de difícil solução;

........

Supondo que vc possua um pedal sem as incorreções listadas, vamos ao fator som. Neste quesito, somente o gosto pode decidir se um Clone é melhor que o original.
Se fizermos o teste colocando um bom circuito clone numa caixa de um Fulltone, dificilmente alguém conseguirá distinguir do original.

Obs: Bom circuito clone é aquele que injetando um mesmo sinal de entrada, produz na saída as mesmas curvas características do original.

Comprar um pedal clone pode ser um bom negócio se ele te agradar e for bem barato em comparação ao original.

Eu tenho alguns clones que montei a partir dos originais, porém com modificações por equivalência de componentes. Me satisfazem e eu não vejo necessidade de comprar os originais.

flw!!!!

Slave of hell
Veterano
# jun/10
· votar


um clone que quebra ,,,isso queima um handmaker ..q pode resurgir depois com outros nome

um pedal de marca que quebra....pode quebrar uma empresa com empregados,estrutura e etc

quem vcs acham que ta mais interessado ?

os handmakers podem ate se esforçar...mas existem mtos fatores ruins que a linha de produção minimiza e são várias pessoas vendo coisas diferentes...e não um cara recebendo email e ficando agoniado

MaicolBrevia
Veterano
# jun/10
· votar


guitartube

Vc tem o mesmo pensamento que eu, como postei acima, a questão não é pelo original ser de melhor construção, acabamento e durabilidade que vai determinar se o pedal é superior ao clone, que pode ser de menor qualidade, mas o som que ele produz é o som que VOCÊ quer obter, em momento nenhum menosprezando originais.

FLO7v

cara precisava ouvir isso de alguem

Thanks man.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a Vantagem/Desvantagem de ter Pedais Clones?