Como diminuir ruidos do Pocket POD? Preciso de dicas

    Autor Mensagem
    Benkens
    Veterano
    # abr/10


    Pessoal, meu Pocket POD faz muito ruido, acho que um pouco mais do que deveria, o de vocês também faz?

    Acredito que não seja problema com a fonte, nem cabos e nem minha guitarra, pois usando ela, passando pelos pedais e direto ao amplificador tudo fica em absoluto silêncio, mas quando uso a guitarra ao Pocket POD tem zunido pra tudo que é lado, até mesmo uns zunidos leves n clean dos amps.

    Para constar minha guitarra é uma Crafter Convoy SP (Humbuckers), uso patch cables da santo angelo e cabo Fender ToneMaster, Fonte de alimentação Boss PSA-120S.

    Tenho feito as seguintes configurações para ter menos ruido no clean:

    Master volume: 100%
    Drive: 25%
    Channel volume: 80%-100%
    Noise Gate: 50%
    Reverb: 2% (notei que ao ligar o reverb em 2% fica um pouco mais silencioso do que desligado).

    Agora pra usar o drive alto, tem que baixar o Channel volume, mas é muito ruido tá loco.. fiz o update do Flash para versão 1.01 e continuou igual.

    Valeu
    Benkens

    Casper
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    A primeira coisa que eu faria é alimenta-la
    com pilhas, para ver se o ruído diminui.

    D Joker
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    qual seu amp?

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    qual seu amp?
    tanto faz se eu uso Headphones no Pocket POD na saida de fones, ou se eu conecto a um amplificador das duas maneiras o ruido é o mesmo, o que eu usei em testes foi um Meteoro transistorizado de 100Watts..

    .A primeira coisa que eu faria é alimenta-la
    com pilhas, para ver se o ruído diminui.

    Vou fazer o teste com as pilhas, mas não acho que seja, mesmo assim vou testar

    makumbator
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Benkens

    Tem que testar com pilhas, pois pode ser a fonte. O meu é alimentado pela fonte da própria Line 6(DC-1), mas pode ser qualquer uma que atenda as especificações e seja realmente estabilizada. A fonte normalmente é uma fonte(hsahsa...trocadilho) de ruído em pedal e pedaleira.

    Mas já vi no fórum da Line 6 outras pessoas com esse problema de ruído(eles relataram que era muito grande). A empresa trocou as unidades. A sua está na garantia? Tem nota fiscal?

    Outro detalhe, o ruído SEMPRE existiu ou funcionava normal e a partir de um certo momento ficou ruidoso?

    marcioguita
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Verifique oss cabos

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    makumbator : A fonte que uso é a da Boss que é pra ser boa, mesmo assim vou testar com pilhas. Tô achando que comprei um desses Pocket Pod bixados com ruido... comprei pelo eBay usado sem nota nem garantia custou no total com o envio R$220,00... se eu tivesse comprado em loja aqui por R$500,00 e tivesse esse ruido acho q me auto-esguelava. Pois eh então eu só usei o Pocket POD por poucas horas até agora, acabei de receber fim de semana passado. Está registrado no meu nome e tenho os papeis da garantia vou dar uma lida, mas nao tenho a nota... sei que o suporte da Line6 é praticamente inexistente.. imagina aqui no Brasil...agradeço a ajuda

    Marcioguita: Testei com dois cabos novos que acabei de comprar, um cabo marca "Spar" se nao me engano e outro é um cabo Fender ToneMaster. Acho que não é cabo não, valeu.

    Estou meio desapontado com a Line6, eu tenho um set de Pedais de 1º... e tal, mas resolvi comprar o PocketPOD como alternativa de amplificador pra usar em casa sem fazer muito barulho... porque o Pocket POD é o unico amp que tenho. Acho que vou ficar com ele assim mesmo já que foi baratinho e me afastar da Line6 para novos produtos.

    makumbator
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Benkens

    Talvez ele estivesse sido colocado para vender justamente por estar com problema. Vc pode tentar mandar uma postagem no fórum da Line6(em inglês). Há moderadores da fábrica que respondem rapidamente.

    Como te falei, alguns saem de fábrica com esse problema. Para quem está nos EUA, é tranquilo trocar(nem precisa de nota). Mas aqui no Brasil, até para consertar, os distribuidores brasileiros e pedem nota fiscal(e se recusam a consertar contrabando ou comprado usado no exterior, como o seu caso).

    Aqui um tópico com dois usuários com o mesmo problema(a loja online trocou o pod de um deles por um novo, e a Line 6 trocou diretamente o de outro):

    http://line6.com/community/message/40564#40564

    EDIT:

    Agora vi que vc já postou uma pergunta nesse tópico. Caso não respondam crie outro e marque-o como problema técnico.

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    makumbator

    Obrigado pela ajuda, não tinha me ligado que no forum da line6 tinha opção de marcar como problema técnico.

    Comprei umas pilhas recarregáveis pra testar no Pocket POD e verificar se vai ocorrer ruido. Eu sei que o manual diz pra não usar pilhas recarregáveis por elas serem 1,2V e não 1,5V como as pilhas comuns, mas mesmo assim comprei pra ver se funciona.

    Depois eu posto aqui se funcionou.

    makumbator
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Benkens

    O meu não funciona mais com pilhas regarregáveis(e das boas, Sony, com carga completa). Ele nem liga dessa forma, depois do update do firmware. Mas com as pilhas palito convencionais ou alcalinas ele funciona bem. Vários usuários usam recarregáveis sem problemas nos seus Pockets, e com outros acontece o mesmo comportamento da minha unidade.

    Caso o seu também não ligue com as recarregáveis, teste com pilhas normais.

    cao fofo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vou falar algo mas nao zoem

    coloque o poket ligado e com o cabo da guitarra plugado dentro de um microondas DESLIGADO, e feche a tampinha o maximo que puder, o microondas é uma gaiola de faraday, la vc mata a charada se é ruido externo ou do aparelho, ai depois vc despluga a guitarra e fica só com os fones, se der ruido entao é do aparelho, ai vc pode trocar por uma latinha

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caso Resolvido!

    Ponto para todos que indicaram testar com pilhas. Funcionou perfeito sem ruidos, agora sim estou muito mais satisfeito com o brinquedinho, eu que sou mais do "movimento analógico" confesso que fique impressionado com os timbres, muito bom.

    Comprei pilhas recarregáveis de 1,2V da PHILIPS 900mAh nem carreguei já ligou direto, toquei por uma meia hora.

    valeu pela ajuda de todos!

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Benkens

    Haha! Sabia que era ou a fonte, ou a qualidade da energia elétrica que chega até sua casa!

    Para determinar a causa real do ruído, tente ligar o Pocket com a fonte em outros lugares(um estúdio, casa de amigos, etc...), caso não faça ruído, a culpa é da energia da sua casa.

    Outro teste é usar outro circuito que esteja na sua casa. Muitos apartamentos ou casas tem pelo menos 2 circuitos separados. Caso vc tenha a planta elétrica, e saiba quais tomadas pertencem a determinado circuito, teste em tomadas de um circuito diferente do que vinha usando. Pode ser que exista diferença de qualidade entre eles(ou mesmo questões de interferência).

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    makumbator
    É eu já testei em casa e também no estudio ligado com a fonte da Boss, nos dois locais deu ruido.
    Então ou o problemá é a fonte da Boss que não é adequada (uso ela nos pedais Boss e MXR sem problemas 9V) ou então talvez o meu Pocket POD seja meio bixado quando ligado com fonte.

    Mas só o fato de ficar perfeito com pilhas recarregáveis já estou bem mais contente, acho q o PPOD tá funcionando normalmente.

    Valeu

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Benkens

    Então, o próximo passo é testar com outra fonte e checar se acontece o mesmo. Caso não aconteça, deve ser uma interação da fonte com o Pocket em particular(tendo em vista que não há problema ao usá-la em outros pedais). Mas se acontecer com outra fonte estabilizada e nas especificações corretas, vc terá certeza que é problema do seu pocket quanto à alimentação elétrica. E nesse caso, vc terá que operá-lo sempre a base de pilhas.

    Casper
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Benkens:

    Sobre essa fonte de alimentação Boss PSA-120S:

    Esse S no final é de switched, ou seja, a fonte
    é chaveada e é uma bosta, com o perdão
    da palavra. As antigas PSA eram lineares,
    e eram muito melhores. Sugiro arremessar
    essa fonte de alimentação na parede.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Casper
    Sugiro arremessar essa fonte de alimentação na parede.


    Boa!

    eu fiz isso com um Motorola V3!

    dá uma sensação de poder e liberdade indescritível!

    abraço

    Benkens
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Benkens
    · votar


    Sobre essa fonte de alimentação Boss PSA-120S:

    Esse S no final é de switched, ou seja, a fonte
    é chaveada e é uma bosta, com o perdão
    da palavra. As antigas PSA eram lineares,
    e eram muito melhores. Sugiro arremessar
    essa fonte de alimentação na parede.


    Casper: Acredito que me precipitei em botar a culpa na coitada da fonte da Boss... Pois descobri que se eu ligar ela em um estabilizador (estes de computador) não ocorre o problema de chiado alto, fica igual a usando com pilhas. Então o problema é a energia da casa e do estúdio que não estão estabilizadas acredito.

    Sobre as Fontes da Boss, eu tenho também essa antiga que você falou, o modelo é PSA-120T esta é mais pesada e robusta e é somente 110V. Já a PSA-120S é menor, mais leve e é Bi-volt. Mas discordo que sejam fontes ruins, elas funcionam muito bem até... fonte ruim é essas brasileiras toscas que tem pra vender por ai.

    JJJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Benkens
    fonte ruim é essas brasileiras toscas que tem pra vender por ai.

    Nem sempre. Eu tenho um pocket pod igual ao seu e ligo com uma Hayonik de 4 saídas que foi bem baratinha e não dá ruído nenhum.

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fonte ruim é essas brasileiras toscas que tem pra vender por ai.
    Acho que exagerei, algumas se salvam.

    Casper
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caro Gamá do Rock:

    Concordo com vc. A sensação de liberdade,
    ao destruir algo que atrapalha sua vida, não tem preço.
    Tinha uma televisão no sítio do véio (meu pai) que deixava
    todo mundo doido. Um dia eu fiz questão de comprar
    uma nova e substitui-la. E no meio do churrasco,
    guiado pelos poderes de baco, fiz o sacrifício publico
    da TV. Parecia um linchamento, foi lindo.

    Caro Benkens:

    Fonte chaveada SEMPRE deve ser evitada, para
    aplicações de áudio. É só dor de cabeça, acredite
    em mim.

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caro Benkens:

    Fonte chaveada SEMPRE deve ser evitada, para
    aplicações de áudio. É só dor de cabeça, acredite
    em mim.


    Pessoal eu realmente não entendo nada de fontes, por isso compro Boss que considero uma marca boa, tem funcionado bem, como disse o problema não é na fonte e sim na energia eletrica dos locais que estou usando o Pocket POD. Mas mesmo assim fiquei interessado, se alguem souber me explicar:

    O que é uma fonte chaveada?
    Qual seria a altertiva a ela?
    Modelos para recomendar?

    Valeu
    Benkens

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Benkens
    o problema não é na fonte e sim na energia eletrica dos locais que estou usando o Pocket POD


    Pô cara, a qualidade de nossa energia elétrica é muito ruim. São muitas variações de tensão. Pequenas e constantes mas, para equipamentos sensíveis como este seu, aparecem logo como ruído e até uma possível queima ou alteração do equipamento.

    se fosse uma geladeira, não teria problema. mas pocket pod não aguenta não.

    abraço

    JJJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Casper
    Parecia um linchamento, foi lindo.

    Linchamento é uma coisa linda? Eu, hein... rsrsrsrs

    Casper
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Benkens:

    O que é uma fonte chaveada?
    Em uma fonte chaveada, basicamente, a tensão AC da
    rede é reticicada e transformada em tensão relativamente
    alta DC, não regulada. Essa tensão então é "chaveada" -
    um semicondotor qualquer entra em condução e corte,
    com frequência normalmente acima de 30KHz ( muitas vezes MHz).
    para gerar uma tensão controlada na saída.
    Ai que mora o problema. Esse tipo de rúido em alta frequência
    é complicado de ser retirado por circuitos convencionais
    de filtro, e quando é feito, muitas vezes é de forma equivocada.
    Um simples inditor e capacitor (formando um filtro passa baixas)
    não é capaz de "limpar" o ruído da fonte.
    Vantagem: fonte eficiente, quase não gera calor]
    Desvantagem: fonte ruidosa, "suja"

    Muitos pedais são insensíveis à fonte ruim, mas outros são.



    Qual seria a altertiva a ela?
    As fontes ditas "lineares" , onde um trasformador
    abaixa a tensão da rede (110 ou 220V) em uma tensão
    próxima do desejado (9V tipicamente), e posteriormente
    essa tensaã AC é retificada, e transformada em DC, e
    depois regulada por circuitos lineares.
    Desvantagem: Baixa eficiência, gera calor
    Vantagem: Mais limpa que a chaveada.

    Mas preste atenção:
    Claro, existem fontes chaveadas excelentes, e
    fontes lineares que são um lixo. Os casos acima
    são a regra, mas sempre existem excessões.


    Modelos para recomendar?
    Voodoo Lab Pedal Power e a BBE são as mais
    bem avaliadas. A Dunlop Brick eu nunca ouvi
    ninguém reclamar.

    Benkens
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Casper

    Obrigado pelos esclarecimentos, sobre as fontes recomendadas eu já tinha visto na internet essas tipo "brick" da Voodoo Labs, Dunlop, T-rex... acho legal, mas ainda não posso gastar mais de 100 dolares em uma fonte. Quem sabe no futuro.

    WendellA7x
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mano, se to respondendo tarde, dsculpa, mas enfim, pode ser que sempre terá alguém com esse problema, e enfim, eu resolvi o meu da seguinte forma.. eu tinha uma fonte de 500ma da hayonic pra 2 pedais, e o pocket fazia muitos ruídos! então um amigo me aconselhou comprar uma fonte de 1 ampere estabilizada, eu fiz isso e ficou tudo de boa!!

    creio que seja isso... compra a fonte de 1 ampere q pode resolver, ao menos conheço 3 casos em que resolveu, forte abraço :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como diminuir ruidos do Pocket POD? Preciso de dicas