Como fazer um A/B Box "gradual"

Autor Mensagem
Floyd N Roses
Veterano
# abr/10


Iaiiii pessoal...belezaaa??!!! ;D

Então...esses dias eu ta vendo uns squemas aqui pra fazer um a/b box...

...só que PRA FICAR MAIS LEGAL...eu pensei...por que não fazer um em formato de pedal de expressão??!!! =D

E eu já to quase com todo o squema aqui na minha cabeça. Mas a unica coisa que ainda não consegui descobrir é COMO adaptar um squema de a/b (como ESSE, por exemplo) pra um potenciometro em vez de uma DPDT!!! =/

E...AINDA POR CIMA...pra mecanica que eu vo usa aqui...ia ter que ser um pot DESLIZANTE! Só que eu nunca usei um "deslizante" antes...então não sei como funciona...se é igual ao "de girar"...e talz...!!! o.ô

POR ISSO...queria saber se alguem ai não podia me da uma mão aquii!!! Eu to me coçando aqui pra monta o negocio e NÃO CONSIGO DE JEITO NENHUM descobrir o que fazer!!! O.O

HELP ME...PLEASE!!!!! o//////////////


Um abraço procêis!!! ;D

Casper
Veterano
# abr/10
· votar


Caro Floyd:

Vc pode tentar algo do gênero:

http://tinypic.com/r/346pzyu/5

Fiz na pressa desculpe a qualidade.
A idéia é ter um controle de volume,
que quando
um lado aumenta, por exemplo,
a quantidade de volume da
entrada A, o da B é diminuido.
No meio da escala temos a
mistura dos dois canais.
Vc precisa só de um potenciômetro
duplo, linear. Pode ser deslizante também.

Um dos problemas desse circuito simples
é que se as entradas forem de impedância
muito diferente, uma entrada vai
ficar muito mais alta ou baixa que
outra. O certo seria ter buffer ativo
na entrada e na saída, mas percebo
que vc procura algo simples.

Espero ter ajudado.

André Slash
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses
Cara, eu nao sei, mas se vc conseguir, me dá um toque que eu vou querer um! HAuahuahuUAh

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


vc precisa montar um mixer e colocar um pedal de expressão no pot do mixer... só isso.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses
faz com divisor de tensão. Igual o pot de tone da sua guitarra.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Acho que fui muito técnico. Bota um pot no lugar da chave. Na perna comum coloca a fase do imput, nas outras coloca em cada uma fase de cada output. Os neutros você liga direto um no outro.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Desculpa. Isso que eu falei não funciona. Funciona pros extremos como uma ab/box normal, mas não funciona no meio porque o pot vai dividir tensão com o amp. Não sei como fazer cara.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Casper
OPAAAA CARAAA!!!

Era ISSO MESMOO que eu tava tentando bolar aqui!!! VLW!!! =D

Ah...isso de não ter um buffer não tem problema...pq pro que eu vou fazer eu vou poder controlar os volumes pra onde o som vai!!! ;D

É...e vc acertou mesmoo...eu queria algo SIMPLES!!! ^^

Ahhh...e só mais uma coisa...sera que existe pot duplo deslizante?! ô.o

...desculpa a ignorancia...mas é que eu num sei nadaa de pot deslizante mesmoo!!! xD


ogaitnas
Mas um mixer é muito complicado de se fazer??!!! E ocupa muito espaço?! Pq a "caixa" que eu vou fazer num tem taaaanto espaço assim!!! ;D

Mas eu achei legal a idéia...se vc puder me dar umas dicas ai...eu agradeçoo!!! =)))


Pompermayer
IXIIiiiiii caraaaa...agora ce conseguiu me confundir LEGAL aqui!!! hashhUHUSUASUaussausuhasua... ^^ ...

André Slash
HAAA...podexaa...se der certo eu faço até video mostrandoo!!! ;D


Abraço procêis!!! o///////////////////////

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

Vc está pensando em mesa, tem mixer com fet que se der uns 2cm quadrados a placa é muito, dá para fazer mixer e looper em caixa mxr... só googlear um pouco.. tem uma renca de esquemas... e pot deslizante é bobeira, vai ficar mais caro e pegar mais sujeira do que um pot convencional.... meu R$ 0,02

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
Ahhh...blzz...vo da uma procurada awee!!! ;D

E o pot deslizante num é por questão de "bobeira"...é que pra MECANICA que eu to fazendo tem que ser um deslizante...o convencional vai dar MUITOOO mais trabalho!!!


Vlww...o///

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

faz um estilo pedal de volume com pot convencional... vai ficar muito mais simples... mas ... sua cabeça, seu guia...

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
É...como eu to vendo que vai ser meio complicado de eu fazer a ligação com o deslizante...eu vo tentá bola um squema com o normall...mas vai UM TRABALHOOO!!! -.-

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Ahhh...e só preu tirá uma dúvida...

...alguém ai saberia adaptar o ESQUEMA que meu amigo Casper ali fez pra mim...mas em um pot deslizante como ESSE??!!! ;)

É que eu não sei ali no deslizante quais são os terminais que seriam os da ponta e os do meio (em um pot normal)!!! o.ô


Desde já...


...VLW!!! o/

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

Pega o multímetro e mede!

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Pompermayer
Eu num tenho nem o pot aqui...........e nem um multimetro... =/ ...

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


IAiii...ninguem sab nada sobre o pot deslizante não??!!! o.ô

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


meu, esquece pot deslizante, é uma firula que só vai te incomodar, e compre um multímetro, senão vc não vai é montar nada... sem ter como testar sequer continuidade vc está com a vida bem complicada...

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


O melhor é fazer um sistema ativo, com amp-ops. O motivo é que ao usar um potenciômetro pra ligar os sinais, a impedância "vista" pela guitarra vai cair, e isso afeta a resposta do captador.

Usando amp-ops, você tem um buffer pra segurar a impedância num valor fixo. Depois eu posto um esquema.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
Ah mew...num adianta eu comprar u multimetro se eu num sei usar ele direito!!! =/

Antes de comprar um multimetro eu preciso é fazer um curso basico de eletronica...mas enquanto issooo...eu vo tentando fazer uns esquemas mais simplificados com o que eu sei mesmoo!!! ^^ ... ;D


DotCom
Hmmmm...OPA!!! Se vc tiver um squema de amp-ops por ai...eu agradeço MUITOO!!! =D

Até porque eu tava procurando uns squemas de ops aqui e num achei muita coisa que eu ENTENDESSE não!!! =P


Vlw...um abração procêis!!! o///

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


Ahhh...e só preu saber...

...por que tanto "misterio" assim em cima dos pots deslizantes??!!! Eles são muito complicados de se usar mesmoo??!!! o.O

Eu sempre pensei que fosse a mesma coisa que os rotativos...só que........deslizantes!!! =S

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ninguém não??!!! :(

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/10
· votar


Ah mew...num adianta eu comprar u multimetro se eu num sei usar ele direito!!! =/

Então nem começa a montar cara... vai dar merda.

Compra o multimetro e aprende pelo menos a testar a continuidade do teu circuito. Senão vai babar. É ridículamente fácil testar a continuidade, é só medir a resistência, se der zero é porque tem continuidade. Tem uns multímetros bem baratinhos.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


thmenezes_RJ
Ah...isso blz!!! Eu ja até montei umas otras coisas simples aqui sem multimetro (inlusive um a/b box) e deu tudo certo!!! ;)

O meu problema agora ta sendo outro...o esquema pra ligá com o pot deslizante...que eu não consigo achar/fazer!!! =/

O multimetro eu compro se eu monta tudo....e não funcioná....dai eu compro um pra ve qual o problema!!! ^^


Abraço!!! o/

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


pq vc encanou tanto com essa de pot deslizante ? isso é coisa de equalizador, pq :

1 - fica melhor de ver a eq.
2 - dá cara de eq pro para qq pedal.

Mas são pots que sofrem mais com repetição de movimento, pegam mais sujeira, para isso que vc quer, é melhor um alpha convencional bem montado para vc não jogar a força do pedal no pot, já ouviu falar da filosofia do K.I.S.S. (Keep It Simple Sir) descomplique e use o que tem a mão, e na boa, para um projeto que vc não tem certeza de como montar e ainda quer inventar em cima, crie vergonha na cara e compre um multímetro e ache algum tutorial de como usar, sem poder testar vc só vai arranjar para a cabeça.

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


...por que tanto "misterio" assim em cima dos pots deslizantes??!!! Eles são muito complicados de se usar mesmoo??!!! o.O

É que é ruim de achar, mais caro, tem menos opções... só vai dar trabalho.

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


Floyd N Roses

Se você não sabe usar um multímetro sai dessa de amplificadores operacionais que não vai rolar.

Floyd N Roses
Veterano
# abr/10
· votar


ogaitnas
saUSHSuashUASHuASHUAshusauhas...blz caraa!!! ;D

E eu tava pensando aqui e consegui bola um jeito facil tbm de usar o pot normal...vo ve se funciona legal o squema que o Casper me passou!!! :)

Obs.: EU RI com a filosofia do K.I.S.S.!!! kkkkKKKKkkKkkk...^^


DotCom
hehee...to percebendo mesmoo que vai ser meio complicado!!! É que eu gosto de inventa mesmo sab!!! ^^ ...Mas vo tentá faze do jeito normal mesmo!!! ;D


Pompermayer
É...na verdade quem falô de ops foi o DotCom neh...porque disso eu só tinha ouvido falar...mas não conheço muito bem não!!! =S

To procurando algo mais simples mesmo!!! ;)


Abraço!!! o///////

ghb
Veterano
# abr/10 · Editado por: ghb
· votar


Floyd N Roses

Mas vo tentá faze do jeito normal mesmo!!! ;D


Com pots "normais" vistos por baixo. Isso seria o mais básico, porém dessa maneira, um tem certa atuação sobre o outro (a "carga" de uma guitarra é diferente da outra, logo...). Nem testei, mas pela lógica isso daria certo... O gradual do pot vai para as entradas. Aterre o terceiro pino. É legal que pode ser usado no caminho contrario, tipo uma guitarra e 2 amps ou set de pedais.

http://img651.imageshack.us/img651/3963/graduais.jpg

Pompermayer
Veterano
# abr/10
· votar


ghb

Isso não dá certo. O potenciômetro vai dividir tensão com a carga, seja um amp ou uma guitarra.

ghb
Veterano
# abr/10
· votar


Pompermayer

Como dito:
"um tem certa atuação sobre o outro (a "carga" de uma guitarra é diferente da outra, logo...)"
Mesmo assim é usual.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um A/B Box "gradual"