Ok, mais um que montou um Dirty Little Secret

    Autor Mensagem
    Felipe90
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Felipe90


    Bom pessoal, como a série de tópicos é famosa e pra não deixar o lado handmade daqui do FCC morrer (já faz tempo que ninguém monta nada) eu resolvo dar uma reavivada nessa estirpe de tópico!

    O pedal, como vocês já conhecem (Review do Baiano) é o Dirty Little Secret da Catalinbread, um ótimo pedal, eu adorei o som dele, é animal mesmo... porém eu não sei o quão perto do original ele soa.

    O Layout usado foi o do Battery Acid, usuário lá do Handmades e ele já publicou seu layout até no Free Stomp Boxes e teve nego que usou lá também nas gringas (parabéns pelo layout, bem pequeno e funcional).

    O pedal usa 6 transistor's J201 ou MPF102 ou 2N5457, sempre observando a pinagem de cada um. O meu foi feito com 6 MPF102 e utilizei o Split Bypass.

    A caixinha custou R$ 4,75, as peças foram pedidas pela Multcomercial (recomendo, mas os preços não são tão bons) e a tinta para pintar a caixinha foi a Colorgin Alumen preto fosco e me custou R$12,00 aqui em Vitória-ES. Quem quiser comprar o spray tem no site deles os revendedores pelo Brasil e informações sobre a tinta e cores disponíveis.

    Tive alguns problemas com essa montagem na hora de fechar a caixinha por ela ser muito pequena mas nada devido ao tamanho da placa que coube com folga!

    Bom, é isso aí, talvez eu poste samples, vou tentar gravar, mas só tenho câmera digital pra fazer isso e ainda tenho que comprar pilha pra ela e encontrar o cartão de memória...

    Mas quem quiser ver fotos aí estão: galeria de fotos.

    Ahhh, já ia me esquecendo, quem quiser o layout, encontra-se no fórum do handmades, seção Pedais e Efeitos, tópico Catalinbread Dirty Little Secret, quinta página último post (do próprio Battery), esse é o Layout definitivo com todas as correções!

    ogner
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Felipe90

    Boa!! Bem bacana a caixinha!! Podia ter foto dos componentes+placa tb!!!

    DIY na cabeça!!!!!!!!

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ficou profi cara... muito legal, o dls dá uns sons bem legais...

    ogner
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: ogner
    · votar


    Felipe90

    Ahhh, pra não falar que não montei nada, montei semana passada o Axis Fuzz Rv3 lá da central Fuzz e estou doido com o pedal, muito bom, o melhor fuzz que ja toquei ate hoje, hehehe...,
    Talvez eu faça um "Ok, mais um que montou..." tb, hehe

    skarnio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara tem como vc passar o layout e toda a informação de montagem possivel? O handmades foi reformulado e nao consigo registrar-me la. =(

    Bruno_GF
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Felipe90

    Parabéns cara!
    Eu havia montado esse pedal e é muito bom...entre os 2n547 e o J201 preferi o último, mais "musical", o 2N tinha o som um pouco mais áspero/duro. Não tenho idéia de como seja o MPF102...


    E os outros, como estão? Estou pensando em importar algumas coisas, se precisar dá um toque!

    Abraços,

    fara
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: fara
    · votar


    Felipe90

    Ficou bacana cara! Parabéns! Fiquei curioso pra conhecer o som dele...
    Eu terminei um GT-2 essa semana... e indo para um delay em breve.

    Cara tentei entrar para o Handmades mas no momento não estão aceitando novos usuários... queria entrar po! haua
    Foto do pedal

    não sei se posso postar essa foto por causa do adesivo...

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bruno Faria

    O mpf102 normalmente é que o que dá menos distorção, mas dá uns crunchs muito bons, eu amansei meu gdi trocando os fets dele por um j201 e um mpf102 hehe

    Nos dr. boogie e krank distortus se vc troca os 2N*** ou j201 por mpf102, não necessariamente todos (exceto no krank que só usa 1 fet), ele amansa um pouco o pedal, que que no dls, no chaveamento de modo dele usar um fet mais mando deve dar um clean muito bom, pois o modo rock dele mais manso um pouco já dá um timbre para blues muito bom.

    leo2505
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Felipe90
    nao tem um som demo?

    GuitarRockMan
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fara

    mano massa esse gt-2 hein como ficou o som ??? próximo ao gt-2 mesmo ou puxando pra gdi rsrsr ?pow tem uns sons ai com ele ñ ? outra coica o projeto é complicado ? e quando ao preço final vale a pena ?

    Felipe90
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bruno Faria

    Poisé, eu estou escolhendo um booster... remontei meu fulltone mas nao achei ele mágico como era antes!

    Aconselha qual? Tava pensando no Super Hard On.

    Opa, agente conversa no MSN qualquer dia, me dá um toque quando for importar e o que for importar! Abraço!

    ogner

    Bom, eu tenho fotos da placa, mas está no outro celular, amanhã ou depois eu posto-as, mas tem pouca coisa a mostrar, é bem simples o pedal.

    Ahh, monta o tópico sim, fala das dificuldade de casar transistores e explica pro pessoal e pra mim também como funciona e quais são os transistores quentes pra montagem de fuzz (meu próximo projeto, tava pensando no Bertola's super fuzz).

    skarnio

    Link pro Layout do Battery Acid: aqui

    Link pro arquivo de transferência térmica: aqui

    Digo que é um projeto de dificuldade intermediária/fácil, aconselho a usar soquetes para os transistores, os soquetes podem ser feitos de restos de soquetes para CI's ou comprar soquete em barra mesmo... assim você pode experimentar vários transistores diferentes e sempre observando a pinagem de cada um.

    O layout é bem pequeno, o que eu particularmente gosto mas gera dificuldades na hora de soldar além de uma trilha poder se soltar com mais facilidade!

    O out da placa é o terminal 2 do pot de volume, ou seja, você pode ligar direto o segundo terminar do pot de volume no out do jack de saída, legal isso, mas deve ser comum em vários projetos porém só fui perceber nesse.

    Quantidade pequena de resistores, a maioria de 1M.

    Os capacitores que utilizei foram aqueles pequeninhos quadradinhos azuis da EPCOS (adoro eles) e cerâmicos para valores em pF.

    O layout possui uma chave SPDT (alavanca de 6 terminais) que comuta entre o modo RAWK e ROCK. Eu particularmente não utilizei uma SPDT pois nao sabia qual exatamente eu deveria usar, então fiz uso de 2 SPST aqueles azulzinhas de 3 terminais, sendo que a que fica mais em cima não alterava em nada o som do pedal, então o que fiz foi meter um jumper no lugar dela e mantive somente a outra chave que tem uma resposta bem considerável nos graves.

    Utilizei o esquema de bypass chamado Split Bypass para utilizar led no pedal.

    Qualquer dúvida vocês me perguntem, se eu puder ajudar...

    Abraços!

    Felipe90
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    fara

    Gostei da sua montagem, achei bem legal, apesar de grande a caixa.

    O delay é foda... eu montei um mas acho que o Pt2399 (caro pra caraio) tava zuado e minhas repetições ficaram com chiado no final, o que me decepcionou profundamente... acho que minha meta agora é comprar um DD-3 mesmo não sei porque!

    Bruno Faria

    O som do pedal com MPF102 pra mim ficou na medida certa... um drive mais rasgado que o TS e com médios estilo TS... ahhh fico irado demais!

    Esse pedal deu jeito no captador da ponte da minha Semi-Hollow (que é um lixo) ele tem um volume bem mais baixo que o do braço, o pedal deu uma engordada no som dele e tá irado demais. Fiquei um tempão tocando o riff de La Grange hehehehe

    leo2505

    O meu não... dá uma olhada no youtube e procura o som do original, o pedal é fenomenal! E olha que estou usando um Warm Music fulerão.

    Jandira
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Felipe90
    Brother, te mandei uma MP!

    Abçs.

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    GuitarRockMan

    Dae man... cara eu achei muito bom! Não sei se ficou proximo do GT-2 porque nunca toquei em um, eu até to de levar pra um camarada que tinha um e manja bem pra ver. Tb nao conheco o GDI... não gravei nada ainda, mas hora que der um tempinho eu gravo pra vc ver.
    Eu usei os integrados diferentes do projeto da tonepad. Dizem que fica mais proximo ou igual ao original.
    Eu nunca tinha feito nada esse foi meu primeiro. Não achei taoo complicado assim. Na verdade é mais trabalhoso somente..
    Cara com certeza compensa montar porque sai bem mais barato que um clone. Eu acho que no maximo estourando gastei 100 reais...devido aos fretes de algumas coisas como integrados e dpdt. Só que gastei com ferramentas pois naum tinha nada. Mas o mais bacana é aprender as paradas ahah. Da uma satisfaçao enorme depois de pronto e fora que abre a possibilidade de fazer muitos outros.

    Felipe90

    Valeu man! Cara por incrivel que apareça ficou apertada essa caixinha. Os jacks não ficaram numa posiçao muito legal quase encostam na placa. Tem muito fio, pra fechar ela tem que forçar. A caixinha é de 12cmx12cm. Não sei se parece maior na foto.

    Qual projeto de delay voce fez? Agora fiquei com medo..haha mas to bem afim de fazer o rebote delay 2.5. Esse integrado é caro mesmo acho que com o frete pra mim vai sair uns 20 reais...

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ogaitnas

    Esse MPF102 é um transistor FET, acertei??

    Mas, ele é bem diferente dos FETs utilizados no DS9 da Ibanez que são os 2SK30!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Pra quem gosta de fotos, algumas internas, do pedal original:

    http://img194.imageshack.us/img194/1175/dlsinside.jpg

    Detalhe é que o pedal original aceita tensões entre 9v e 18v. Quanto maior a tensão, mais "abre" o som e maior headroom para outros pedais que estejam antes dele se aproveitarem da emulação Marshall.

    Abs

    ogaitnas
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay

    sim, mpf102 é um desses fets populares em pedais de guitarra, normalmente pedais que usam j201 funcionam com mpf102, normalmente com o mpf102 o som fica mais manso um pouco.

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay

    sim, sao "tipos" diferentes de fet, um é jfet e outro mosfet...

    Felipe90

    bacana! tava afim de fazer esse pedal pra ver se ainda sei como faz hehehhe

    agora vou ser semi pressionado, um colega viu o video do pedal e pirou hehehe

    layout fungou de 1a? testado e aprovado? desculpe o interrogatorio, mas é que, gosto até de achar os erros quando o layout nao é testado, mas talvez nao eu nao va ter tempo heheh

    o som é bacana? ficou na mesma onda mesmo com transistores diferentes?
    abraco

    Felipe90
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Henrique S.

    Cara, o layout tá perfeito, ja foi totalmente debatido la no HM! Eu já coloquei o link pra cá!

    Os Fets misturados ficam a seu critério, eu não usei soquete porque tava com pressa pra escutar o som e não tinha soquete sobrando.

    Com MPF102 me soou muito bem. Adorei o drive que ele proporciona, muito animal mesmo... Não terei capacidade de te dizer se ficou próximo ao original porque os equipamentos do youtube são espetaculares e os meus não! Mas cara... monta sem medo, a galera elogiou demais!

    MauricioBahia

    Esse também funciona com fontes até 18v, inclusive o dono do layout estava projetando um dobrador de tensão pra usar nesse pedal!

    O meu problema foi que usei alguns poucos capacitores que não suportam 18v, mas ainda posso usar com 12v.

    Felipe90
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Gravei com mic de PC mesmo... estão bem porcas e aleatórias mas é só pra ter idéia do som do pedal! Em todas as gravações foi usado o captador da ponte com o tone lá pelos 5 e volume 10.

    Amp: WarmMusic gt-18
    Guitarra: PRS SE Semi-Hollow

    gravação 1

    gravação 2

    gravação 3

    gravação 4

    gravação 5

    gravação 6

    Faca na Caveira
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    escutando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou um Dirty Little Secret