GT-2 Problema de volume/ganho

    Autor Mensagem
    fara
    Veterano
    # mar/10


    Olá pessoal.

    Eu montei um clone do GT-2 e ficou muito bom.
    Não tem nenhum ruído nem apito. Os efeitos todos funcionando e excelentes.
    Porém tem um problema que não sei se é normal do pedal.
    Tenho um cubo Meteoro Atomic Drive 20w... quando eu ligo o pedal a potência do meu cubo cai pela metade. Se eu tocar com o cubo no máximo de volume e ganho e o pedal ligado é mesma coisa que o cubo com o volume e ganho na metade sem pedal...
    Alguem tem alguma idéia do que pode ser? Ja quebrei bastante a cabeça e não descobri.
    Ae acaba que não da pra usar como footswitch pois se desligo o pedal pra usar o clean do cubo.. o volume está absurdamente maior...

    erdnaxela
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    voce usou qual projeto?
    substituiu algum componente?

    Estranho essa diferença de volume.

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bem estranho. Eu fiz com o da tonepad.
    Usei TLC2262cp de diferente do projeto.. mas fiz como deveria ser... 1 TL072 e 3 TLC2262cp.
    Ah e o transistor usei BC549 pois nao achei o 2N5088... no mais tudo igual...

    Rikrdo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rikrdo
    · votar


    fara
    Com BC549 funciona bem, o meu também usa ele porém fale com qual sufixo vc está usando. BC549A, BC549B ou BC549C. Quanto "maior" a letra maior o ganho. Atente para a pinagem dele que geralmente não é a mesma do 2N5088 mas de acordo com a marca pode variar então olhe os datasheets. Se não for nada disso procure algum resistor com valor errado na placa. As vezes acontece de colocar 100K no lugar de 100ohms ae acontece umas coisas desse tipo.
    Abraço!

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Estou usando o BC549C. A posição está invertida em relação ao 2N5088, mas prestei bastante atenção ao datasheet e creio estar correto. Estou achando que o problema deve ser esse mesmo de algum resistor trocado... vou verificar. Capacitor pode ser tb? Outra idéia que tive é que se a ordem dos fios no potenciometro não esta trocada (ao invés de "321" como no projeto eu ter colocado "123") o que você acha?
    Uma curiosidade... ja li muito de pessoas que fizeram o GT-2 e tem problemas com apito.. voce tem? o meu nao apita de forma alguma.. nem com tudo no máximo.
    Valeu
    Abraços

    Rikrdo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rikrdo
    · votar


    fara
    Capacitor creio que não seja mas confira os valores deles também pra ver se está tudo correto.
    Se você tivesse invertido os fios do pot ele ficaria com atuação invertida, só isso.
    Apito é mais relacionado com a guitarra e o tipo de captador usado do que por causa do pedal. É a soma de agudos, ganho em excesso e captadores ruins. Se você montou seu pedal numa caixa de metal e aterrou a carcaça, usou fios blindados para entrada e saida de sinal que vao na DPDT e nos fios dos pots a possibilidade de ruído/apito diminui bastante mas na minha opinião isso é mais relacionado aos captadores do que a outras coisas.

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rikrdo

    Conferi todos os resistores está tudo ok! Ae fui para os capacitores, alguns valores fiquei em dúvida se não estão invertidos mas acho que estão corretos. Veja se pode me ajudar com eles:

    Capacitor->Valor

    47nk63 = 0.047µF
    µ47k63 = 0.0047µF
    1nk400= 0.1µF
    µ1k63= 0.001µF
    2n2K63= 0.0022µF

    Bom se não for isso... minhas hipóteses para o problema acabaram..rs..
    Os fios que ligam os jacks na dpdt são blindados e a caixa é de aluminio. To usando o esquema da "pentellium" pra ligar o led. Agora o que resta são os integrados que acho que o circuito não funcionaria se algum estivesse queimado.

    erdnaxela
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O seu pedal tem muito ganho?

    Pois o gt2 tem ganho pra caramba. essa difrença de volume se da em todas as simulações? voce usa simulação de microfone no ampli. Já testou outras regulagens e acontece a mesma coisa?

    Ainda bem que o meu gt2 não tem estes problemas eheheheheh

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erdnaxela
    Já sim ja testei em todas regulagens... é que a diferença é muito grande, acho que não é normal. Eu com o cubo no máximo de volume o som sai como se fosse acho que nem na metade da capacidade dele...
    Valeu!

    Rikrdo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rikrdo
    · votar


    fara
    Vamos a conferencia dos capacitores:

    Capacitor->Valor

    47nk63 = 0.047µF ------- OK

    µ47k63 = 0.0047µF ----- errado. u47k63 = 470nF = 0.47uF
    O valor correto seria 4.7nF = 0.0047uF.

    1nk400= 0.1µF ------- errado. 1nF = 0.001uF
    O valor correto seria 100nF = 0.1uF.

    µ1k63= 0.001µF ------errado. u1 = 0.1uF = 100nF
    O valor correto seria 1nF = 0.001uF.

    2n2K63= 0.0022µF ----- OK

    Os sufixos "k" são tolerância e 63 ou 400 é a voltagem suportada pelo capacitor.
    Acho que devem ser os capacitores incorretos o seu problema no pedal.
    Abraço!

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rikrdo
    Valeu pela ajuda cara! Então solucionado. Hoje ja pesquisei e aprendi a calcular os valores..cheguei a mesma conclusao que voce.
    O problema do volume está ocorrendo porque os capacitores de 0.1F e 0.001µF estão invertidos, e esta bem no circuito do potenciometro de volume.

    Outro problema é que me venderam o capacitor de 0.0047µF errado na loja. E como quando fui soldar deduzi o valores dos capacitores por eliminatoria... nao percebi que estavam errados.
    Esses dão no circuito da chave de MIC... enfim.. vou inverter os capacitores e trocar os de valores errados e postarei os resultados!
    E aproveitando muito obrigado pela ajuda a todos, fui muito bem recebido no forum... espero poder contribuir tambem! valeu galera! Acho que esta solucionado o caso... veremos o proximo capitulo! hahaha..
    Abraço!

    fara
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    só pra fechar o tópico... problema resolvido! cuidado inverterem componentes! hauhauha

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a GT-2 Problema de volume/ganho