Nova System vs M13

Autor Mensagem
erdnaxela
Veterano
# fev/10
· votar


Fernando de almeida

um cabo midi via usb nao é muito caro não na faixa de uns R$40,00

Voce tem que atualizar para a versão 2,0 que ta la no site da line 6 bem explicado ( apesar de ser em ingles). Tem um monte de efeitos novos inclusive os pitchs e wha-wha alem de outras melhoras.

olha aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=5gZ9kDXU06U
http://www.youtube.com/watch?v=vUCkqlkGNy8

Qual pedal de expressão que voce comprou pra usar com a m13?

Me diz uma coisa fernando voce tem o argos da wavebox?

Deji
Veterano
# mar/10
· votar


M13 Pros:

Any monkey could opperate it

------------

é a ideal pra mim!
heeh

erdnaxela
Veterano
# mar/10
· votar


Deji Voce comprou a M13? se a resposta for sim Faz um revew

daniel nepel
Veterano
# abr/10
· votar


gostei do topico as pedaleiras da line 6 tem muitos recursos e sao otima qualidade!! mais a tc tb eh fodaraça ^^ mais nao me adapitei a nova system tanto q eu to vendendu a minha =D

erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


daniel nepel
faz um revew sobre a nova system dizendo os pontos positivos e negativos.

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Nova System vs M13

Duvido muito que alguém aqui no FCC teve as duas pra testar. Duvido mais ainda que alguém tenha gastado um bom tempo avaliando ambas numa análise comparativa. Um bom tempo, digo dias ou mesmo semanas, tocando e ajustando "n" parâmetros (inclusive no amp e guita) para que haja uma resposta balizada.

Mais uma "Missão Impossível do FCC"!

Abs

daniel nepel
Veterano
# abr/10
· votar


[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


hum, ok

erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


Eu vou responder por ele kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mais o drive dela é bem fraquim mais da pra tira um blues ou rocksim mais leve tranquilo eu ate toco uns deep purple com ela ^^ só o equalizador q nao gostei nao da pra mexe direito e nois gate dela corta muito o sinal.

Infelizmente não existe pedaleira perfeita

Yankohurta
Veterano
# abr/10
· votar


Pooo... Vcs são flórida!

Era quase meia noite de ontem, lua cheia, quando me deparei com vocês falando da M13 vs Nova System, só pra perturbar o meu pouco juízo. :)

Seguinte, como mero estudante de guitarra há 3 meses, com mãos grandes e grossas (mais sobre isso já já), busco um setup inicial, mas que dure algum tempo. Passei a noite lendo sobre POD, Nova System e G-Major e agora tem a M13.

Não intenciono comprar amps (falta $$) então meu set deve ser: simulador amp/cab + multi-efeitos world class + pedal de expressão e/ou wah + drive analógico extra. Pensei nas seguintes opções. Vou comprar nos EUA mês que vem. Perdoem qualquer bobagem que eu escrever.

1. POD XT PRO (US$250) + Nova System (US$350)

2. POD XT PRO + G-Major (US$270) + FCB1010 (R$500)

3. POD XT PRO + LINE 6 M13 (US$390)

Como extra penso no T-REX Mudhoney I ou II (+/-US$120). Wah não faço ideia do melhor custo/beneficio (iniciante).

O que acham?

Jandira
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta

Acho que um POD XT PRO + FCB1010 já vai te satisfazer, eu me concentraria apenas em pegar um Wah (Vox ou Dunlop Crybaby) junto com essa compra.

Yankohurta
Veterano
# abr/10
· votar


Jandira

Valeu a dica, vou considerar essa possibilidade! Na verdade, eu estou querendo aproveitar a oportunidade nos EUA, por isso adicionei um multi-efeitos world class na equação.

Eu sei que os efeitos do POD XT PRO são matadores, principalmente pra mim que não consigo distinguir um flanger do pod de uma latinha de sardinha (sem ofensas). :) Eu já tive um POD XT e vendi. Toquei também num POD X3 Live, mas nunca com um TC.

Penso que investir no G-Major, por exemplo, vai ser pra vida toda. Futuramente, quando eu me definir quanto ao timbre, troco o POD pelo "meu amp", mas mantenho o multi-efeitos.

Confesso que estou tendendo para o G-Major pela versatilidade. A FBC usaria nele já que o POD é só pra amp/cab e posso controlar no dedo. Se comprar o Nova System + G-Switch tenho menos efeitos, mas ainda assim world class, e de quebra os switches para pisar, só que perco na versatilidade de configurações dos efeitos. Sobre a M13, confesso que ela me atraiu, mas não sei se posso considerar seus efeitos world-class ou qual o ganho real em trocá-la pelas outras opções.

Tudo é ainda muito embrionário. Tenho até o dia 15/05 pra decidir. Vou comprar tudo online (ebay e on-line stores) e mandar entregar lá, então nada de pressa.

Obrigado pela ajuda!

-Yanko-

Jandira
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta
Cara se você ta podendo.. hehehe

Eu pegaria então a POD XT PRO + G-Major + FCB1010 + Wah (Vox ou Crybaby)

Yankohurta
Veterano
# abr/10
· votar


Jandira

Valeu novamente. Um ponto para a opção 2.

Ouvi varios side-by-side do Dunlop Crybaby, Vox 847A e Morley Bad Horsie. Gostei mais do Morley mas o cara no youtube fechou o review dizendo que a pisada dele é mais difícil de controlar, então vou de VOX.

Agora tem o 845 e o 847-A. Qual deles?

Pra fechar, uma pergunta totalmente neeewbie. To gostando muito da M13 e passando a cogitar ela + o G-Major. Vi que são 17 distorções, fora as variações.

Eu preciso realmente de um simulador de amp/cab ou os drives da M13 já me renderiam uma boa diversão?

Na verdade ainda não consegui entender o que cada coisa faz na composição do timbre de uma guitarra. Vejo os setups dos caras pro e fico pensando "pô, precisa de tudo isso mesmo?".

Eu curto um som grunge a lá alter bridge, fuel, hoobastank, audioslave, 30STM, mas também quero versatilidade para tocar AC/DC, Iron Maiden, Pink Floyd, Red Hot, Petrucci, Gambale, fora os blues da vida. :P

Valeu!

Jandira
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta
Cara como vc não tem amplificador, é melhor que você mantenha o POD XT PRO, se você resolver comprar um AMP aí eu aconselho uma M13.

Inclusive comprei uma M13 essa semana e nem recebi ainda, to morrendo de ansiedade aki... hehehe...

Yankohurta
Veterano
# abr/10
· votar


Eu só não consigo entender (ainda) a necessidade de um amp. (Os puristas que me perdoem)

Tá claro que o timbre começa na guitarra (madeira/caps), mas se muito do que eu li sobre amps só cita o lançe da saturação do sinal e os drives (overdrives e distortions), porque uma M13 que tem 17 tipos de drives não atenderia?

Qual a diferença prática em plugar uma guita numa M13 >> mesa >> caixas hi-fi com falantes de 12" e usar um amp?

Com 17 tipos de drives na M13 eu não vejo porque me prender a um único timbre do amp.

Se eu falei alguma bobagem, me ajudem a entender.

Jandira
Veterano
# abr/10 · Editado por: Jandira
· votar


Yankohurta
É porque a POD XT tem simulações de AMP e isso é extremamente necessário quando não se tem um AMP, na Line 6 M13 você só tem simulações de pedais, então com a M13 você não tem a simulação de uma atuação do amplificador, nem dos falantes de amps de guitarra (cabinet). O som ligado em linha (na mesa) sem simulação de AMP fica uma merda, não importa o seu equipamento.

Bog
Veterano
# abr/10 · Editado por: Bog
· votar


Yankohurta
mas se muito do que eu li sobre amps só cita o lançe da saturação do sinal e os drives (overdrives e distortions), porque uma M13 que tem 17 tipos de drives não atenderia?

Não é só isso. Amps também colorem bastante o sinal da guitarra. Especialmente no caso dos valvulados, é como se fossem equalizadores+compressores complexos (boostando, cortando e comprimindo frequências variadas) e dinâmicos (a compressão e coloração muda de acordo com o sinal de entrada). E tem também a coloração dos falantes e do gabinete, que respondem mais ou menos a certas frequências. Além disso, pedais de distorção como os simulados pela M13 geram a distorção por um processo diferente dos amps valvulados (em transistorados é mais parecido). Diodos clipando (ou algoritmos simulando o comportamento de diodos clipando) soam diferentes de válvulas saturando.

Se você ligar um pedal de distorção direto em linha, ele soará (muito) abelhudo, reto e sem vida. Com um amp ou simulador de amp (gabinete incluso), você corta a abelhice, dá uma coloração e acrescenta dinâmica.

Agora a parte chata: eu não sou purista, sou até adepto dos digitais, e acho que o timbre de uma boa simulação bem regulada é quase indistinguível do de um amp, principalmente em gravações. Mas infelizmente NADA que eu já tenha tocado (incluindo simuladores digitais, simuladores analógicos e preamps valvulados) tem a dinâmica de um power valvulado começando a saturar. O som para quem ouve pode até ser parecido, mas a sensação para quem toca é diferente. Até andei falando sobre isso recentemente:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/232372/#6767316

como mero estudante de guitarra há 3 meses
setup inicial

Sinceramente, eu acho que o tipo de equipamento que você está procurando não está de acordo com o que você pode aproveitar.

Timbragem de guitarra não é uma ciência, não existe "certo" e "errado", e muitas vezes o que eu acho fantástico é uma grande porcaria para você. É por isso que eu acho que a única coisa "certa" é você se guiar pelos seus ouvidos. E se os seus ouvidos não conseguem distinguir um flanger do pod de uma latinha de sardinha, você não tem por que escolher a opção mais cara só porque "dizem que é melhor".

Com o tempo, fatamente os teus ouvidos vão captar mais e mais nuances do timbre e da resposta dos equipamentos, e você vai se direcionar mais para um lado ou outro. Além disso, você pega manhas de regular equipamentos, e descobre que muitos equipamentos "ruins" que você já testou não eram tão ruins assim - ruins eram as regulagens que você colocava.

Enfim, salvo critérios objetivos (qualidade e consistência da construção, robustez, etc), eu sinceramente acho que se preocupar com coisas como "o melhor multi-efeito" ou "o melhor amp" só faz sentido quando voce consegue ouvir, entender e decidir o que e por que prefere. Do contrário, é querer dar o passo maior que as pernas.*

*Ressalva feita a oportunidades do tipo "pegar ou largar".

Yankohurta
Veterano
# abr/10 · Editado por: Yankohurta
· votar


Jandira

A explicação então é os estágios de ganho no amp (trafos, valvulas e circuito) e o cab (falantes) compõem o timbre de uma guitarra. Por este motivo, todo guitarrista deve ter no setup pelo menos um simulador de amp/cab, correto?

Posso então trocar o POD de US$250 por um genérico do GT2 de R$200, tipo o Sansamp, NIG AS1, etc? Estando nos EUA qual simulador pegar além do próprio GT2?

Definido o simulador, falta escolher o multi-efeitos: Nova System, G-Major+FCB ou M13?

Tá percebendo que gostei muito da M13? hehehehe

Aproveitando, que motivo te levou a comprar uma e qual teu setup?

Abração e obrigado pela ajuda!

erdnaxela
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta

A minha é opinião é a seguinte:

Guitarra +- pedaleira com simulação = Timbre bom mas sem uma personalidade, visto que ele vai simular varias coisas ( A PODXT LIVE OU X3 LIVE É ÓTIMA - eu compraria a x3 live ao invés de um pod xt + fcb1010 a não ser que tu queira realmente carregar rack)

Guitarra boa com um bom ampli + pedais a gosto = Timbre com mais personalidade.

Os dois mundos são bons eu ja toquei com simuladores e hoje toco com a m13 + drives analogicos e te digo que a diferença só é percebida por quem realmente se interessa por timbre (ou seja eu mesmo)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta
Estando nos EUA qual simulador pegar além do próprio GT2?

O GT-2 não tem compensação de falantes, e exige uma certa briga contra um equalizador para não soar abelhudo.

Se o teu objetivo é deixar o grosso dos drives para o multi-efeitos (seja lá qual for), você precisa apenas de um "host" com um som limpo bom. Eu tenho um SansAmp Blonde, e ele faz isso muuuuuuuuuuuuuito melhor que o meu clone de GT-2. Aqui no Japão também estão vendendo aos montes uns simuladores da AMT Electronics. Eu peguei um F-1 (simula um Twin Reverb), e é a MELHOR simulação de Fender limpo que eu já ouvi. MAS ainda assim não tem a dinâmica nem de um Fender Champion...

Jandira
Veterano
# abr/10 · Editado por: Jandira
· votar


Yankohurta
Cara eu comprei ela porque é uma excelente multi-efeitos e essa grande quantidade de switchs dela me trás uma versatilidade muito grande, se eu quiser posso desligar ou trocar 1 desses com 1 pisada, a desvantagem é que posso usar apenas 4 efeitos simultaneamente, mas mesmo assim é muito melhor que ficar sapateando patchs na minha Zoom G2.1u.

A M13 ganha também no quesito qualidade de efeitos, as distorções da Zoom não me agradam, como hoje eu tenho um AMP Transistorizado Behringer de 120w 2x12'' que vem com 2 canais com 1 GT2 Clone em cada canal, ele me dá a potencia que eu preciso e um timbre que me satisfaz.

Por isso decidi comprar a M13 pra utilizar principalmente as modulações, ambiência e algumas distorções (poucas).

Minha próxima aquisição é um AMP de uns 20~30w valvulado com um excelente canal clean, com isso vou me desfazer desse meu AMP atual e minha Zoom G2.1u.

Depois é comprar umas distorções valvuladas para terminar o set.

Meu setup completo atualmente é:
- Cort EVL-K4;
- SX SST 57 toda modificada;
- Wah Artec APW-5;
- Zoom G2.1u;
- Acoustic Modeler Behringer (atualmente fora do set);
- Amplificador Behringer GMX212;

E está chegando a:
- Line 6 M13;
- Line 6 EX-1;
- Boss FV-500L


Jandira
Veterano
# abr/10
· votar


Bog
O GT-2 não tem compensação de falantes, e exige uma certa briga contra um equalizador para não soar abelhudo.

Ah não sabia disso... É por isso que as vezes eu apelo para o EQ da Zoom pra baixar umas frequencias e melhorar o timbre

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Jandira

Ué cara, mas os teus 2 GT2 estão embutidos no amp - que provavelmente não tem tem falantes full range, e que supostamente já deveria fazer o trabalho! =P

Agora, plugando um GT2 em linha, fica BEM abelhudo (ou áspero, quando o ganho é baixo).

Jandira
Veterano
# abr/10 · Editado por: Jandira
· votar


Bog
Eu ja tive um GDI e ligá-lo em linha é diferente do som do meu amp, mas mesmo assim meu AMP tem um timbre com bastante graves e agudos, e em altos volumes, o timbre não fica legal mesmo juntamente com a minha Zoom que também dá um boost nos agudos, então chega a ficar desastroso, mas não fica BEM abelhudo, fica mais grave que o essencial e bem agudo, aí nesse caso eu faço uma atenuação nessas frequências e dou um boost nos médios pra melhorar o som aí fica bacana...

Jandira
Veterano
# abr/10
· votar


erdnaxela
Cara te mandei uns recados, me responde lá!

Yankohurta
Veterano
# abr/10
· votar


Bog

Cara, obrigado pela aula. Esclareceu pra mim o papel do amp/cab. O link abaixo também ajudou bastante.

http://forum.recordingreview.com/f9/real-amps-versus-amp-simulators-no -competition-6679/index2.html

"...você não tem por que escolher a opção mais cara só porque dizem que é melhor ... só faz sentido quando voce consegue ouvir, entender e decidir o que e por que prefere."


Bem colocado, mas preciso esclarecer alguns pontos. Acho que me expressei mal no lance da sardinha. hehehe

Eu estudo sistemáticamente há 3 meses, mas ganhei meu primeiro violão em 1998 (ainda tenho ele). Musica é um hobby, não sou um virtuoso, estudo piano há 1 ano, tenho ouvido, num teste A/B consigo dizer a diferença entre timbres, mas ainda não tenho domínio sobre o universo da guitarra. Ou seja, os conceitos e termos ainda são novos para mim e, portanto, peço que perdoem se nem sempre sou claro e escrevo demais. :)

A questão aqui é, como vc bem colocou, a "oportunidade". Sei que não vou aproveitar tudo de um equipamento top agora, mas aonde/quando vou conseguir comprar um G-Major por R$500 e/ou uma M13 por R$800?

Poderia ficar anos estudando com minha Digitech RP150, mas se eu já odeio os drives dela e a falta de versatilidade pra variar com analógicos, imagine quando quiser dar um passo maior e lembrar: "putz! devia ter comprado a <qualquer coisa>". Nessa hora tua orelha vai queimar aí no Japão! kkkkkkkk Brincadeira, viu!

Vim aqui justamente pela minha falta de proficência no assunto, tentar colher o senso comum. Sei que gosto é altamente subjetivo, mas um conjunto de opiniões sensatas (incluindo as ressalvas) como todas as que foram colocadas até agora, acabam criando um direcionamento consistente.

-Yanko-

Yankohurta
Veterano
# abr/10
· votar


erdnaxela
Cara, pensei no X3, mas como queria aproveitar pra pegar um G-Major, escolhi o POD XT PRO pelas opções de roteamento (effects send/return) e conectividade.

Rack pra mim não é problema. Esse set vai ficar em casa pelos próximos, digamos, 3 anos.

Guitarra boa com um bom ampli + pedais a gosto = Timbre com mais personalidade.

Concordo, mas como o Bog bem colocou, acho q só vou conseguir discenir que pedais escolher quando tiver condições de entender os "porques" das decisões.

Além do mais acho sinistro aquela coisa do pedal dancing. :D

Jandira
"...a desvantagem é que posso usar apenas 4 efeitos simultaneamente..."

Dúvida: Em que situação você precisaria usar mais de 4 efeitos simultâneos? Pode citar alguma música em que eu precise disso?

Quantos efeitos simultâneos eu tenho no Nova System e no G-Major?

Bog
Se o teu objetivo é deixar o grosso dos drives para o multi-efeitos...

Meu objetivo é aproveitar a oportunidade nos EUA e comprar equipamentos que tenham uma sobrevida, digamos, de 3 anos.

Quero pegar um bom multi-efeitos a um bom preço que me dê versatibilidade para ir melhorando os drives (conectividade) com o passar do tempo.

Cheguei a esses equipamentos depois de passar um mês inteiro ouvindo demos, videos, lendo reviews, forums e quando possível testando o equipamento. Como Fortaleza fica no fi´-´fo do mundo capitalista, minha referencia auditiva real está limitada aos PODs, Digitechs e poucos pedais Boss.

Resumindo:

Amp/Cab: Já não sei se preciso de um POD para os amps/cabs. Posso pegar um pedal de simulação.Qual?

Drives: Se pegar a M13 tenho 17 distorções e ainda posso introduzir outras no fxloop; A G-Major não tem drives; A Nova Sytem tem 1 drive, mas não sei se posso usar o S/PDIF IN/OUT como fxloop - o manual não diz nada;

Multi-efeitos: G-Major é oq é; Nova System n estou certo do custo/benefício; M13 não sei os efeitos são bons comparativamente à TC.

Abraço a todos e muito obrigado pelo seu tempo!

Jandira
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta
Dúvida: Em que situação você precisaria usar mais de 4 efeitos simultâneos? Pode citar alguma música em que eu precise disso?

Quantos efeitos simultâneos eu tenho no Nova System e no G-Major?


Cara eu não sei que música você vai precisar de mais de 4 efeitos simultâneos, eu falei desvantagem porque isso faz sentir-me limitado, mas se não me deixasse satisfeito não tinha comprado, entende?

Cara eu não conheço bem a Nova System e a G-Major, aconselho a você dar uma pesquisada nos sites deles.


Amp/Cab: Já não sei se preciso de um POD para os amps/cabs. Posso pegar um pedal de simulação.Qual?

Drives: Se pegar a M13 tenho 17 distorções e ainda posso introduzir outras no fxloop; A G-Major não tem drives; A Nova Sytem tem 1 drive, mas não sei se posso usar o S/PDIF IN/OUT como fxloop - o manual não diz nada;

Multi-efeitos: G-Major é oq é; Nova System n estou certo do custo/benefício; M13 não sei os efeitos são bons comparativamente à TC.


Você pode pegar um bom pedal de Simulação da AMT Electronics que tem 1 pedal para cada timbre de amp, isso é bom quando você ja sabe o som que você quer tirar, porque senão você compra uma simulação de Twin Reverb, mas descobre que você gosta dos Mesa Boogies, você vai te um puta pedal nas mão que você não vai usar, por isso que é interessante você ter um POD XT, que tem várias simulações, depois que você se decidir com o seu som você diminui a sua versatilidade e ganha em qualidade, com um pedal de simulação ou um bom amp.

Acho que se você pode comprar isso tudo, prime pela versatilidade, todos esses equipamentos tem um mínimo de qualidade, não é a toa que alguns profissionais utilizam esses produtos nas suas apresentações, depois que você decidir qual é o seu som, você vende tudo e compra o seu set especificamente para o seu timbre...

no quarter
Veterano
# abr/10
· votar


Yankohurta


Estou quase na mesma situação que você, moro em um pólo musical muito isolado, Goiânia, e vou viajar, voltando com vários equipamentos bons, incluindo relacionados à guitarra. A diferença é que toco à um bom tempo.

A M13 é realmente incrível, estou de olho em uma há um bom tempo, já testei e tudo mais. MAS, não gostei muito das distorções dela, testei em um Marshall pequeno de 15w, mesmo assim achei as distorções bem inferiores ao TC Nova Drive, o qual me apaixonei pela facilidade de controle e pela versatilidade. Mas o visual e o som das latinhas do eugênio(EFX) me conquistaram. Também pensava em não comprar um ampli e sim um simulador com caixa boas, mas depois que toquei em um simulador, sem pedais de dist (oq primeiramente me deixou ariscado), eu mudei de idéia, pois o tiny terror é um monstro, vale seu nome MESMO. Quando ouvi os cleans de um Fender foi paixão pela tal da válvula. Fiquei pensando se era apenas ilusão e fiz o teste cego com ajuda do meu professor. Ele preparou cinco sets com diferentes sons (limpo, over leve e pesado):

1-V-amp 2 no PA
2-Tiny terror direto.
3-Fender Frontman com m13 no loop
4-Fender Blues junior com m13 em linha
5-Blues junior(mod) com m13 no loop

Escolhi os sons que mais me agradaram nessa ordem:
Limpo (comp e delay testados)

5 > 3 > 2 > 4 > 1

Overdrive

2 > 5 > 4 > 3 > 1

Metalzão

2 > 5 > 1 > 4 > 3

Foi aí que percebi a importância de um amp, principalmente em cleans bonitinhos.

Depois de várias pesquisas terminei minha escolha:

Blues junior com mod para loop.
Nova drive OU caixinhas handmade (em linha)
M13 (loop)
pedal expressivo qualquer
Afinador super legal da tc que afina tudo de uma vez (puro "QUE LEGAL, QUERO UM")

Assim eu livro o M13 dos overs para focar nas modulações boas dele. Deixando o sinal que sai dos Seymour duncans com apenas distorção até as válvulas, criando um ambiente legal para o sinal passar.(inclui cabos bons)


Considere MESMO a compra de um amp. Lembre-se de juntar o melhor dos dois mundos, pense, o que deve ser analógico é o que modifica o sinal em si como dist, wah e amplificação. Algumas coisas podem ser digital sem afetar o sinal principal, como os mods e efeitos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova System vs M13