Pedaleira somente para modulações: Zoom G2?

Autor Mensagem
sobrevivente
Veterano
# nov/09


Bom, aos poucos fui juntando grana e adquirindo minhas latinhas, mas agora fiquei pensativo quanto as modulações/ambiências. Eu estou pensando seriamente em adquirir uma pedaleira boa somente para modulações e ambiências, e pensei na Zoom G2. Se eu continuasse somente nas latinhas, alguns pedais de efeitos que eu pegaria, seriam:

EFX Phaser - R$195,00
EFX Pulse Vintage Tremolo - R$275,00
Boss RV-5 - Na faixa de R$400,00

Só esses 3 efeitos acima já ultrapassaria bonito o valor de uma Zoom G2, e é nesse ponto que fico pensativo. E olha que eu ainda precisaria de um simulador acústico e de afinador (que a G2 tem). E pelo que eu ouvi dela, as modulações são interessantes, com o bônus de ter muito mais efeitos para dar uma brincada de vez em quando (uma coisa que eu queria também).
E o que seria legal também é que tendo uma pedaleirinha esperta eu não precisaria carregar meu maletão para TODAS as apresentações, nas menos importantes era só sacar fora a pedaleira e fazer um som na boa.

O meu set é: Cort X6/SX SST57 > Boss PW-10 > EFX Sparkle Drive > Boss OD-20 (tá chegando) > ESI Prodrive II > Groovin EQ-400 > Boss FV-50L > Ibanez DSC-10 (chorus) > Boss DD-7 > EFX Maximizer > Laney LV100.

Nesse caso, acho que manteria o DD-7 somente para a função de Looper, já que o delay da G2 me parece ser bem abrangente e mandaria embora o meu chorus DSC-10. Ou também poderia criar coragem e mandar embora meu DD-7 + DSC-10 e comprar uma pedaleira melhor, quem sabe.

Mas então:
> Valeria a pena esse meu investimento, a fim de ter a G2 somente para modulações, ou seria mais interessante continuar nas latinhas?
> Haveria alguma pedaleira melhor para modulações na faixa de R$500 ~ R$600 (valendo importações no eBay, etc)?

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


sobrevivente
Olçha, eu acho que vale a pena sim. A não ser que você tenha bala na agulha pra comprar várias modulações tops, a g2 consegue suprir bem, e o negócio fica ainda mais interessante quando você olha o valor que vai pagar por ela.

> Haveria alguma pedaleira melhor para modulações na faixa de R$500 ~ R$600 (valendo importações no eBay, etc)?
Se tem, não conheço...

felippecg
Veterano
# nov/09
· votar


Se for comprar compre a G2.u1, o problema é que se ligar em série com o seu set ela altera o timbre.
Experiência propria.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Cara, o único problema é que a G2 ligada assim rouba sinal pra caralho, mesmo que seja no loop. Sei disso porque eu usava ela no loop do meu classic, e direto eu ligava SD-1 + Behringer VT999 no input.

thmenezes_RJ
Veterano
# nov/09
· votar


felippecg
janick

Olha não quero criar polêmica, mas discordo de vocês. Eu uso a G2.1u pra modulações. E sinceramente, não sinto praticamente nenhuma alteração... pra não dizer nenhuma, muito pouco coisa, que pode ser facilmente compensada com o equalizador do próprio amp.

Na verdade, eu sempre acho que há um certo exagero e até mesmo uma certa "neurose" em relação a essa questão de perda de timbre. Evidente que a perda existe, principalmente em equipamentos com buffers meia boca (pedais behringer, por exemplo). Mas ao vivo, muitas vezes esses detalhes passam totalmente despercebidos... no quarto, ou no computador, tocando sozinho, é outra coisa, claro.

Só pra constar: Ritchie Kotzen e o nosso ilustre Marcos De Ros usam a zoom G2 como modulador.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Sinceramente eu não noto alteração no timbre, roubo de sinal que seja diferente de outros pedais que tenho.

Eu uso a G2 no meu set numa boa e tá ótimo.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


thmenezes_RJ
Até quando eu usava ela sem os outros pedais eu percebi uma alteração no sinal sim. Principalmente em ALTOS volumes. Mas nada que fosse prejudicial. Mas se não souber regular é tenso.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Acho uma ótima saída pra que não quer gastar uma grana preta com delays, chorus, afinador, equalizador...

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Mesmo assim, compensa mais que comprar um delay e um reverb separado, pela questão do preço.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Sou suspeito pra falar pq uso aqui no meu set, sou fã declarado da G2 por seu excelente custo x benefício. Não sou profissional, toco numa banda por diversão e em casa.

Pra quem não tem muita grana sobrando eu tenho certeza que é uma ótima pedida por ser leve, pequena e ter um monte de utilidades.

Vai tocar num churrasco entre amigos? Destaca a G2 do set, coloca umas pilhas, taca leva no mochila e pronto. Então,eu acho que é legal pensar também nesse aspecto da praticidade.

Eu gosto de usar a G2 num Looper True Bypass pq não gosto de pedais que não sejam True Bypass. Vai a dica pra quem acha que altera muito o timbre.

Abs

kbessaxx
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

falou tudo!!

Acho que ha muito preconceito sobre as pedaleiras zoom, a g1 g2 tem um otimo custo beneficio, suas modulações cumprem o seu papel.

Slash Hammett
Veterano
# nov/09
· votar


pense tb na boss me 20. ela tem chorus, flanger, tremolo, phaser e rotary, alem de delay e reverb.
mas a g2 eh uma opçao mto boa tb.

flws

Leblues
Veterano
# nov/09 · Editado por: Leblues
· votar


Ai, esse papo da G2 ja deu hein..... fato eh, vcs queiram ou não, A G2 MUDA O SINAL E ISSO EH EXTREMAMENTE PERCEPTIVEL NUM VALVULADO, eu tenho um valvulado, eu ja tive ate a zoom g7 e ela roubava sinal, ela digitaliza o sinal e modifica o som..... colocava a modulação no loop e ficava com o som da pedaleira, o som cheio e a dinâmica viva do meu valvulado iam pro saco... quando eu tirava ela do set dava ate um alivio.

serio, Bahia e cia, ate hoje não entra na minha cabeça que vcs não percebam a diferença que a zoom faz no sinal que vai pro amp...

janick
Veterano
# nov/09
· votar


A G2 MUDA O SINAL E ISSO EH EXTREMAMENTE PERCEPTIVEL NUM VALVULADO

Isso é fato, mudava bem o sinal no meu peavey classic 30, dava uma emagrecida no som. É, mas para quem tem um transistor e não tem muita grana para comprar um set de modulações, pode quebrar um galho até, se bem regulada.

Slash Hammett
Veterano
# nov/09
· votar


po, mas colocar uma zoom g em um valvulado eh meio estranho nao?
pedaleiras assim funcionam mais pra um amp ss. pelo menos eh o q eu acho.

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Slash Hammett
Não vejo porque estranhar isso. O Rafael Bittencourt usa alguns efeitos da GT-8 junto de seu Marshall, por exemplo. Muitos músicos usam isso. Acaba sendo muito mais prático para alguns. Não existe essa de "Funcionam mais para SS". Tem algo disso no manual delas por acaso? Que não se pode usar com um All Tube? Eu usava minha Tonelab no loop do meu Classic para modulações as vezes e funcionava muito bem. Não é bem por ai que funcionam as coisas.

sobrevivente
Veterano
# nov/09
· votar


Legal, essa Zoom G2 parece ser bem interessante mesmo para o que eu quero. Se eu pegar, talvez pegue o Zoom G2.1u, que tem o pedal de expressão (melhor para regular os efeitos) e a USB para gravações. Realmente o que mais me tenta é o preço. Com o valor de 2 latinhas de modulação, eu pegaria a Zoom G2.

> A diferença entre a G2 e a G2.1u são somente essas que eu citei acima?

Mas tenho ouvido falar bastante dessa perda de sinal, e não é de agora. Acho que eu teria que fazer um teste com meu equipamento e verificar se realmente há essa perda, antes de fazer a aquisição.

MauricioBahia
Cara, eu vi o teu excelente tópico dos testes que você fez com a tua G2, aliás, eu me baseei nos vídeos que você fez para perceber que as modulações são legais, mas tenho algumas dúvidas.

> O afinador é preciso?
> Ela tem o simulador acústico, né? Como é esse efeito, é convincente?
> Como é o Pitch Shifter dele? Bonzinho? Se você pudesse gravar algo com esses efeitos, eu agradeceria muito!

Slash Hammett
pense tb na boss me 20
Boa, eu estava pensando nas Boss ME também. Vou dar uma olhada em alguns sons dele.

Leblues
Veterano
# nov/09
· votar


janick
Slash Hammett
cara eu tbm não vejo o porque de não usar digital no valvulado, mas DEPENDE do digital, por exemplo uma M13 da line 6 eh perfeita, varios stompboxes numa soh, diversas opções de saida e entrada, bypass show de bola, casa bem com qualquer amp, agora uma zoom g2 ja muda muito, pra mim não faz sentido ter uma no meio de um set de pedais, eh melhor comprei 3 pedais handmade do que ter a g2!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Leblues
janick

Galera, sei que estão sendo sinceros e falando a verdade, não duvido do que estão dizendo, mas juro por Deus, eu não percebo mudança significativa para não usar uma G2 como modulações. Não posso concordar com algo que não consigo identificar! ;-)

E não acho "jogo" gastar 350,00 num delay foda + 200,00 num afinador bom se posso ter isso numa G2 e ela serve pra outras coisas além disso. É prática. E acho que no meio da música acaba tendo o mesmo efeito de um pedal TOP. Talvez eu não seja tão exigente assim!

Se eu for gravar um álbum em estúdio, aí sim, talvez subsistisse a G2 por coisas mais profissionais.

sobrevivente: O afinador é preciso?

Sim.

: Ela tem o simulador acústico, né? Como é esse efeito, é convincente?

Até hoje não consegui simular perfeitamente algo acústico, mas engana quando misturado na música.

: Como é o Pitch Shifter dele? Bonzinho? Se você pudesse gravar algo com esses efeitos, eu agradeceria muito!

Usei uma vez e há tempos atrás, eu achei legal, mas como não tenho parâmetro pra comparar não posso dizer se é bom ou ruim.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Slash Hammett: po, mas colocar uma zoom g em um valvulado eh meio estranho nao?
pedaleiras assim funcionam mais pra um amp ss. pelo menos eh o q eu acho.


Isso não tem lógica. Pedais digitais e analógicos são feitos pra qualquer tipo de amp. Por sinal, achei a G2 muito melhor no meu valvulado. O que seria da G-System se isso fosse verdade...

Abs

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Galera, sei que estão sendo sinceros e falando a verdade, não duvido do que estão dizendo, mas juro por Deus, eu não percebo mudança significativa para não usar uma G2 como modulações. Não posso concordar com algo que não consigo identificar! ;-)

E não acho "jogo" gastar 350,00 num delay foda + 200,00 num afinador bom se posso ter isso numa G2 e ela serve pra outras coisas além disso. É prática. E acho que no meio da música acaba tendo o mesmo efeito de um pedal TOP. Talvez eu não seja tão exigente assim!


Isso é fato, mudava bem o sinal no meu peavey classic 30, dava uma emagrecida no som. É, mas para quem tem um transistor e não tem muita grana para comprar um set de modulações, pode quebrar um galho até, se bem regulada.

Então ;P

EXATO!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


janick
Leblues

Vou contar minha história com a G2. Quando eu comprei minha Modfactor, que é um pedal TOP, eu pensei de cara: "Bom, a G2 tá destoando do resto do meu equipo, afinal ela é um pedaleira amadora." Eu ia comprar um afinador Planet Waves e o DL-4. Aí fiz as contas: 300 + 800 = R$1200,00. Olhei bem pra minha G2 e comecei a testar e ensaiar com ela. Ao longo do tempo me dei conta que não vale esse investimento de R$1200,00 pra mim pois não sou profissional e nem pretendo ser! Avaliei que a G2 tava ótima no meu set e atendia pro que toco. Só uso como afinador e delay apesar do chorus ser ótimo e reverb também. Só que eu tenho o reveb do Blues Jr. e o chorus da Modfactor!

O que fiz foi colocar a G2 num Looper Truebypass pra que todos os meus pedais tivesses o mesmo tipo de bypass.

Então, eu acho que vale a pena a gente avaliar seriamente o custo x benefício da coisa.

SEMPRE rola uns churrascos que eu levo meu violão, meu amp Behringer e a G2. Pô, ela se torna algo fundamental pra mim por isso também.

Então, há "n" faores que tem que ser levados em conta e que só quem vai comprar precisa estar ciente.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


janick: Isso é fato, mudava bem o sinal no meu peavey classic 30, dava uma emagrecida no som. É, mas para quem tem um transistor e não tem muita grana para comprar um set de modulações, pode quebrar um galho até, se bem regulada.

Essa citação não é minha! :-P No meu Blues Jr. não tem diferença perceptível. Se vc quiser eu gravo um vídeo e posto aqui! :-)

Abs velho!

janick
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Eu sei, essa citação é minha, hahaha usei só para endossar sua opinião. Eu tinha um Classic 30. Até o dia que cansei de amps, porque achava aquela coisa complicada demais, e vendi tudo, comprei uma GT-10, vou comprar um bom par de fones, monitores e o resto dou um pequeno agrado nas minhas guitarras, e fecho meu carnaval :)

Meu negócio agora é digital e VST's!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janick

Sabe de uma coisa? Eu acho que a gente se "apega" muito nos detalhes. Isso é bom, mas gera uma certa busca a perfeição que não sei está de acordo com o que a gente tem pra gastar. Então quando eu falo da G2 eu cito "custo x benefício" pq eu não acho legal o carinha "duro" se matar no trabalho pra comprar um DL-4 pra delays ou outros pedais caros pra tocar 1 múscia do U2 por exemplo. Será que por alterar o timbre um pouco vale gastar uma grana que vc não tem numa M13? Então, o assunto tem muitos parâmtros para serem avaliados e cada um tem a sua história.

Hoje, eu até fico em dúvida se devo ou não indicar equipos pra alguém por causa disso. Será que é justo? Ainda mais pro molecada que pede pro pai comprar tal equipo. Quem sabe eles não falam do FCC, pq fulano falou que é bom? Aí o moleque chega e não usa nem 1% do equipo. Sei lá, a gente acaba tendo uma responsabilidade que pode custar o "dinheiro" de alguém.

Então, acho que vou me abster, daqui pra frente, de opinar sobre equipos...

Em suma, pra mim, a G2 atende, mas pra vc, o Leblues e ourtros não...

Abs

Leblues
Veterano
# nov/09
· votar


janick
Meu negócio agora é digital e VST's!

hahahhahha cara sinto lhe dizer mais isso não vai durar nem um ano, daqui a pouco vc volta pros valvulados, tenho certeza!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


Leblues

Sacou pq eu falo da G2 como opção?

Abs

janick
Veterano
# nov/09
· votar


Sabe de uma coisa? Eu acho que a gente se "apega" muito nos detalhes. Isso é bom, mas gera uma certa busca a perfeição que não sei está de acordo com o que a gente tem pra gastar. Então quando eu falo da G2 eu cito "custo x benefício" pq eu não acho legal o carinha "duro" se matar no trabalho pra comprar um DL-4 pra delays ou outros pedais caros pra tocar 1 múscia do U2 por exemplo. Será que alterar o timbre um pouco vale gastar uma grana que vc não tem? Então, o assunto tem muitos parâmtros para serem avaliados e cada um tem a sua história.

Hoje, eu até fico em dúvida se devo ou não indicar equipos pra alguém por causa disso. Será que é justo? Ainda mais pro molecada que pede pro pai comprar tal equipo. Quem sabe eles não falam do FCC, pq fulano falou que é bom? Aí o moleque chega e não usa nem 1% do equipo. Sei lá, a gente acaba tendo uma responsabilidade que pode custar o "dinheiro" de alguém.

Então, acho que vou me abster, daqui pra frente, de opinar sobre equipos...

Em suma, pra mim, a G2 atende, mas pra vc, o Leblues e ourtros não...


Exato! Eu só vendi ela porque eu estava com equipos demais e não gosto de grana parada. Alias, outro motivo que eu vendi coisa pra caralho e tenho uma pedaleira agora apenas e uma biblioteca completa de plugins e de recursos no PC. É o que você fala cara, e eu acredito que com um bocado de "tweaking", paciência e bom senso é possível tirar timbres bem agradáveis e fieis. O youtube que o diga, você acha vários exemplos disso com a Zoom G2, Guitar Rig 4, Amplitube's da vida, e diversos. Hoje em dia com o avanço da tecnologia é possível conseguir bons timbres com um baixo orçamento é só seguir os passos que eu descrevi acima.

Enfim, eu percebi isso e me livrei de boa parte das tranqueiras que eu tinha. Além disso? Meu microfone, meus cabos, minhas guitarras e meu talkbox. O resto foi pro saco!

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


janick

Vendeu o Talkbox maluco?

Abs

Leblues
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
então cara, sei la, cada caso eh um caso... eu testei lado a lado o meu chorus com o chorus da minha zoom g7 um tempo atras dentro do set de pedais, quando digo que a zoom altera o sinal significa que comparando com os stompboxes ela deixa a desejar, o chorus da pedaleira tinha muito menos brilho comparado com o chorus pedal quando usado em cadeia com todos meu pedais, era nitida a diferença, acho que o que acontece comigo eh: plugando ela no meio da cadeia , meu som não ficava ruim, mas ele ficava com som de pedaleira, ele não tinha mais som de valvulado, isso tirava e inibia as caracteristicas dos outros pedais, por exemplo, meu boss sd-1 soava mais abafado, se a zoom tava no loop, meu delay não soava tão forte e definido como antes, eu tinha que aumentar o level pra ele aparecer.... o lance eh, a Zoom era uma otima pedaleira, gostava muito dela, mas pra ser usada sozinha, como pedaleira, com meu valvulado eu quero o som dele, queria um som diferente da pedaleira, quando eu inseria a zoom no set, eu ainda estava com o som dela e isso me incomodava muito!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleira somente para modulações: Zoom G2?