"Clipagem" Digital - Um alerta pra quem usa equipos digitais e analógicos

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# nov/09
· votar


nichendrix
não, na saída de linha tem um pot de volume mesmo. É acertar esse volume, mas que acaba variando de guitarra para guitarra, ganho para ganho. É um volume master e na saída um volume "output". É acertar esse volume num curinga...

JC_Junior
Valeu, já tinha sacado isso mais ou menos. Grato pela boa vontade...

nichendrix
Veterano
# nov/09
· votar


MMI
não, na saída de linha tem um pot de volume mesmo. É acertar esse volume, mas que acaba variando de guitarra para guitarra, ganho para ganho. É um volume master e na saída um volume "output". É acertar esse volume num curinga...

Não existe um aparelho tipo um Direct Box, mas com intuito de casar o sinal e não impedância?

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


agora só falta entender uma coisa (eu acho, numa dessas é bem mais hehehehe)...

temos então dois fatores para considerarmos para qualquer equipamento de audio (isso tecnicamente falando, já que como vc disse, nesse caso é melhor dar atenção aos ouvidos)

..mas enfim, por amor ao debate....

1º valor - alimentação - é isso que irá definir o Headroom do equipamento de audio....quanto maior a alimentação, maior o Headroom (dedução minha, hehehehe )

2º valor - "quantidade" de sinal recepcionado - (quantidade como sinonimo de ganho, dB, "volume" (?)
é isso que irá fazer o equipamento "peidar" ou não...se o sinal recebido ultrapassar o headroom (definido pela alimentação), o pedal peida; se ficar igual ou menor..não peida..heheheehee


Sim, é isso. Percebeu como não tem NADA A VER com o fato do pedal ser digital ou não?

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


Concordo com o MauricioBahia no tocante a necessidade de tentar esclarecer o funcionamento desse tipo de fenomeno em pedais e pedaleiras, sejam eles analógicos ou digitais.
Tranquilo. Mas leia o título. Esse foi meu ponto desde o começo. Depois foi só rebatendo outros equívocos que apareciam.

a proteção que você se refere, seria a parte analógica do circuito? se, sim, eu não sei exatamente explicar, mas creio que todo pedal digital tenha alguma parte analógica tanto na entrada quanto na saída, alguma espécie de buffer ou limiter (que foi relatado na resposta enviada pelo engenheiro da eventide) para tratamento do sinal antes e depois dos conversores.

O lance é o seguinte: Todo conversor a/d tem um valor estabelecido para ser o fundo de escala, ou o valor máximo que ele pode "ler". Passou disso, bate no teto e já era.
MAS (mais uma vez), numa cadeia com todos os pedais alimentados com a mesma tensão, não dá pra clipar a entrada de nenhum pedal, pois antes a saída do pedal anterior vai ceifar a onda.
Esse problema é comum em programas de edição de áudio, em que você trabalha com várias faixas de áudio sobrepostas. Imagine que você esteja com sua mix toda perfeita, sem nenhum exagero. Mas aí você resolve acrescentar mais uma faixa de guitarra. Quando esse sinal for somado aos outros, o computador não tem como representar valores de sinal maiores, pois alguns pontos já são amostrados como "255" (ainda considerando conversor de 8 bits), com isso os subsequentes valores (que teriam de ter um valor maior para serem representados adequadamente) também serão representados por "255", de maneira analógica à falta de headroom nos equipos analógicos, e o som vai ser clipado.

MAS só lembrando, isso é uma preocupação para quem faz mixagem/masterização, que mexe com programas de áudio multipistas.

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


O que posso concluir? Que ele quer "detonar" o tópico pois acha que pode confundir as pessoas, quando na verdade, o objetivo seria o contrário.

É mais ou menos isso mesmo. Acho que o tópico mais atrapalha do que ajuda. Só estou "metendo o dedo" nele ainda pra ver se o estrago é menor. Senão sai um bocado de catedrático em "clipagem digital" que na verdade não sabe PN.
Em alguns tópicos sobre TBP eu já vi isso ocorrer, muita gente batendo de frente comigo usando cada afirmação absurda, mas que o cabra jurava que tava correto, pois "leu em tópicos" que isso tava certo.

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


É nesse ponto que sempre quis chegar pois MUITA gente diz que o som quando passa por digitais fica "pasteurizado", perde dinâmica e aí por diante.
E tem gente que acha que se você pintar a guitarra de outra cor ela muda de som... Realmente dá pra acreditar em tudo que dizem?

Curly
Veterano
# nov/09 · Editado por: Curly
· votar


Credo... Ah, faz o seguinte, se escutar o som ruim, gira o knob um pouquinho para trás até ficar ok de novo, rsrs... Inutilia truncat... A realidade do mundo é subjetiva, quase 100% dos experimentos práticos confirmam as previsões teóricas... procurou, achou... Simbora tocar guitarra pô, ainda não inventaram o pedal que nos faça tocar pra c*$#@#... mas acho que isso não está longe, rssr... abç !

Curly
Veterano
# nov/09
· votar


Os Cavaleiros de Granada"
(Cervantes)

"Os Cavaleiros de Granada
Em alta madrugada,
Brandindo lança e espada,
Saíram em louca disparada.
Para que? Para nada..."


rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


"Os Cavaleiros de Granada
Em alta madrugada,
Brandindo lança e espada,
Saíram em louca disparada.
Para que? Para nada..."


mas alguém, no fim da madrugada,
ainda à sombra de uma lua prateada,
Enquanto a tropa indignada dispersava,
Divertia-se sem culpa,
dando uma bela e sonora gargalhada.

Moral dessa história bem contada:
Dos cavaleiros de Granada
à discussão em forum de guitarra
Enfim,em quase tudo nessa vida
há motivos para uma boa e demorada risada..
E isso já é bem mais do que nada.

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
rsf
Estão inspirados, hein?
E eu aqui, passando horas com cabos, pedais, clipando um, clipando outro (peidando, como o amigo rsf prefere), desconecta, conecta de novo... Tirei da pedaleira o último pedal de drive (essas inutilidades!), várias tentativas, vários retornos ao começo. Inutilia truncat, como nosso inspirado amigo disse. Tá quase. Mas a essa hora, nosso letrado amigo Curly, vai entender meu latim, ego sum saco plenus...
Abç!

fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


DotCom
MauricioBahia

Dá pra alguém me responder aqui? Vlw.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


fill.zanchez

Joguei a toalha... "Que clipem os tambores!!!"

Abs

fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Então blz... Nem vou me estressar com isso. ;)

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


fill.zanchez

Cara, o negócio é somente tomar cuidado com o volume que chega na sua pedalaira/pedal digital. Quando mais volume, mais o pedal vai ter que se "desdobrar" pra não clipar. "Desdobrar" significa comprimir o sinal. Vai por mim, é simples assim.

Se vc usa seus pedais num volume mediano tá ok. Só não é indicado "atochar" o volume de um DS-1 por exemplo, antes do deus pedal digital. A questão aqui é tão simples que nem mereceria tanto "bafafá". è só ver a figura do manual da G-System:

http://img9.imageshack.us/img9/1542/gsys.gif

Abs

fill.zanchez
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
uhauhauahuahua realmente creio que há uma forma menos complexa de explicar essa questão, na verdade a ilustração acima consegue ensinar até um semi-analfabeto americano! ;)

vlw!

Henrique S.
Veterano
# nov/09
· votar


DotCom

uma duvida que me veio

se o "setor" responsavel pelo processamento de sinal, conversor a/d d/a etc etc for alimentado com uma tensão menor do que a de entrada da fonte; isso nao causaria uma diminuição no teto do pedal e TALVEZ ocasionasse um clipping do sinal vindo de um pedal analogico alimentado com a tensão de 9V?

só algo que me ocorreu, de resto, concordo com suas afirmações =)

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


Henrique S.
Me manda uma MP com seu e-mail que eu respondo por lá... Não vou dar mais seguimento a esse tópico não.
Abraços

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


Realmente no meu set de analógicos quando eu usava um SD-1 no talo (80% volume e 80% ganho) antes de um BRD1 (50% volume e 50% ganho) apesar de ambos funcionarem em 9v (como disse o DotCom) o segundo começava a apitar loucamente sem parar!

Se os dois analógicos são 9v isso então não deveria acontecer, ou não tem nada a ver?
O mesmo aconteceria com a pedaleira?


No seu caso o apito sem fim foi realimentação de sinal... Sabe quando você bota um microfone na frente da caixa de som? Pois é, algo parecido ocorre com a guitarra quando você usa ganho demais nos pedais.

Konrad
Veterano
# nov/09
· votar


Curly
rsf
MMI

Estou a acompanhar desde o primeiro post. Jamais imaginaria que em uma discussão sobre conceitos de eletrónica, eu veria Cervantes, expressões árcades e língua latina.

Comento novamente quando chegarem a Dostoievski, Tolstoi e Chekov.


MauricioBahia

Não te estresse não. Lembra do "Arrogance diminishes wisdom"... ehhehe

Curly
Veterano
# nov/09 · Editado por: Curly
· votar


rsf

tá inspirado hein fio ?... olha os talentos se revelando, hehe....

MMI
brunoliam

no ponto em que esse tópico chegou, tudo é possível !!!

----

Agora falando sério, acho que a discussão foi em alto nível, os argumentos foram consistentes e sinceros mas, possivelmente, não se chegará a uma conclusão (como em toda discussão de alto nível...), já que isso só seria possível em um caso concreto....

Henrique S.
Veterano
# nov/09
· votar


DotCom

mandei =)

abç

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom: Tranquilo. Mas leia o título. Esse foi meu ponto desde o começo. Depois foi só rebatendo outros equívocos que apareciam.

E pq não sugeriu um título mais adequado? Pq não me apontou os tais "vários equivocos" do post incicial conforme lhe solicitei para que eu pudesse editar o post inicial em tempo? Vc sabe que procuro fazer "bem feito" tanto que já te passei MPs pdeindo para que vc revisasse meu texto.

Avalio que vc usou o tópico para demonstrar que alguém que não é "versado" no assunto não deve criar tópicos, pois pode causar confusão para os leigos.

Então, ao invés de contribuir, vc foi achando "erros" e colocando elementos compilcadores no tópico pra que ficasse mais confuso para e portanto inatingível para alguns. Tornar inatingível seria seu objetivo de demonstrar que o tópico não deveria ser aberto?

Espero que minha dedução esteja errada.

joabfarias
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
Ótimo tópico! Parabéns pela sua boa vontade e paciência!
Em parte, me ajudou a tirar minha dúvida nesse tópico.
É uma pena que nem todos os fabricantes informam nos manuais se o pedal tem ou não o compressor embutido. Facilitaria nossa vida.
Um abraço!

Sioux
Veterano
# nov/09
· votar


Cara, o negócio é somente tomar cuidado com o volume que chega na sua pedalaira/pedal digital.
A questão aqui é tão simples que nem mereceria tanto "bafafá". è só ver a figura do manual da G-System:

+1

kairi
Veterano
# nov/09
· votar


Desculpe pular as 8 páginas, é que eu não tenho muito tempo disponível nesse FDP, infelizmente. =\

Quando eu ligo a guitarra direto no PC, para conseguir sons bons eu tenho que aumentar bem o volume de entrada, mas isso deixa um monte de chiados, o som embola bastante, e além disso fica 'estalando' (clipando).

Gostaria de saber se um pedal simples como um DS-1 ou um TS-8 antes do PC serviria como "pré-amp" aumentando o nível de sinal da guitarra, e resolveria esses problemas.

Abraços. ;)

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


kairi: Gostaria de saber se um pedal simples como um DS-1 ou um TS-8 antes do PC serviria como "pré-amp" aumentando o nível de sinal da guitarra, e resolveria esses problemas.

É uma boa. Até no manual do Amplitube, eu acho, eles dão essa dica.

Abs

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


Acho que se vc montar um circuito de buffer para true-bypass tipo um millenium em um caixinha de metal para isolar de ruídos vai ser masi negócio e bem mais barato que usar um pedal só para isso.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kairi: Ah!!! No manual do Revalver...

"The middle road, which probably won't cost you anything, but could be almost as good as a DI box, is the use of an ordinary stomp box, which in fact is a sort of DI box. It could be a pedal of any kind; a distortion pedal, chorus, echo, etc., as long as:
a) It is electrically powered, and you actually use the battery or power source
b) You use it in bypassed mode, i.e "off"
c) It is not a "true bypass" device,


kairi
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas
Será que só o millenium resolve? o_O

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


kairi

Acho que sim, a millenium é um fet para manter um nível de impedância x que é o ideal de um bypass de pedal, se eles recomendam usar um pedal em bypass, deve funcionar tranquilo. E como é circuitinho de 5ão, vale a tentativa :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Clipagem" Digital - Um alerta pra quem usa equipos digitais e analógicos