"Clipagem" Digital - Um alerta pra quem usa equipos digitais e analógicos

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# nov/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


DotCom
MauricioBahia
No final das contas não dá para ter muita certeza de nada sem o controle de ganho no pré.

Sabe-se lá qual o limite de faixa dinâmica com que cada pedal pode trabalhar e quais as medidas tomadas para prevenir que o usuário a ultrapasse.

Então, eu recomendaria mais ou menos o que o MauricioBahia já disse:
Se há o controle de ganho e meios para visualizar: Uma margem de uns 3db ou mais para permitir variação de dinâmica.

Agora se não há, não há outro jeito senão escutar procurando especificamente por isso, principalmente saber que pode ocorrer é bom.

Com pedais analógicos eu creio que é uma preocupação a menos. Tirando casos mais extremos como o DotCom disse.

DotCom
Soft clipping é o modo usado pra gerar overdrive.
Sim, e é o meio mais simples de obter compressão. Uma tonelada de distorção harmônica junto, mas comprime E é mais elegante que simplesmente ceifar o sinal :P. Deve ser fácil de perceber que está ocorrendo também.

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
Se há o controle de ganho e meios para visualizar: Uma margem de uns 3db ou mais para permitir variação de dinâmica.
Depende do instrumento... Pra contrabaixo (e guitarra limpa), 3 dB de folga é pouco. A menos que o cara toque com um limiter "atochado".

PORÉM, isso para gravação.
Pois em pedais o sinal passa muito longe disso, longe o bastante para o cabra nunca ter que se preocupar com isso. Isso vale tanto pra guitarra quanto pra baixos. O sinal é muito mais baixo que o headroom dos pedais.

Deve ser fácil de perceber que está ocorrendo também.
Depende do quão "soft" é ela...

Eu não gosto de conversar sobre esse assunto porque ele é cheio de detalhes pequenos e que acabam mais atrapalhando a compreensão do que ajudando. O normal é o leigo sair de uma conversa dessas mais perdido do que quando entrou.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


shoyoninja: Então, eu recomendaria mais ou menos o que o Bog já disse:
Se há o controle de ganho e meios para visualizar: Uma margem de uns 3db ou mais para permitir variação de dinâmica.


Sua conclusão seria o que postei logo no post inicial, recomendado no manual da G-System?

"Você deve deixar um headroom de (por volta de 3dB) nos níveis de entrada para evitar sobrecarga no DSP. Uma sobrecarga no DSP pode acontecer a qualquer momento, dependendo que quanto o sinal está "boostado" na unidade. Se vc "booost" demais o sinal intenamente o LED irá acender, embora o sinal de entrada não esteja alto em excesso. Você deve tomar cuidado em não sobrecarregar a DSP. Num equipamento analógico, sobrecargas podem produzir distorção harmônica, que pode fazer um som mais "quente". Em um equipamento digital, sobrecarga apenas degrada o som e cria estalos muito altos!"

Abs

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
:P

Jurava que você tinha citado ali algo que o Bog tinha dito anteriormente, foi mal.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


shoyoninja: Jurava que você tinha citado ali algo que o Bog tinha dito anteriormente, foi mal.

Não entendi... :-(

Abs

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
No post inicial eu achei que você tinha citado algo que o Bog tinha postado em outro tópico, inclusive sobre os 3db...

Viajei, foi mal.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


shoyoninja

:-)) Ahh sim, aquelas citações do post inicial foram traduções que fiz de alguns manuais do usuários que falam sobre o assunto e de como proceder para evitar a clipagem digital nos referidos pedais.

Coloquei ali para dar credibilidade ao tópico e, com estava no manual do usuário, teoricamente é para leigos leigos, portanto não considerei que o assunto debatido aqui fosse considerado um "bicho de 7 cabeças".

Abs

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
Olha, não postei isso pensando em você, se é o que você quer saber. Deixa para lá.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


MMI

Vc falou do Fórum como um tudo, nem tem pq o rsf pensar algo.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Acho que o legal do tópico foi verificar que o volume não apenas causa clipagem, mas compressão e ainda, acontece a perda de dinâmica pois o headroom torna-se insuficiente e, portanto, a dinâmica comprometida.

A meu ver, níveis de volume razoáveis podem definir um timbre melhor, com menos compressão indesejada e maior dinâmica da palhetada.

Na verdade é algo simples mas, creio que isso deve ser levado em conta: nível de volume pois ele, indiretamente, levar a compressão e a consequente perda de frequências.

Bom, essa foi minha conclusão.

Abs

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


Na verdade é algo simples mas, creio que isso deve ser levado em conta: nível de volume pois ele, indiretamente, levar a compressão e a consequente perda de frequências.

Desculpa ser chato de novo, mas compressão é uma coisa, que não tem nada a ver com 'perda' de frequências.... E volume é dado pelo amplificador de potência, e nível de volume razoável depende de 'n+1' fatores, altamente subjetivos... É por isso que eu fico logo alterado quando vejo tópicos que englobam esses assuntos: Tem muita minúcia que deve ser completamente entendida pra que o cabra não se perca nas explicações,
senão dá um nó na cabeça do povo.

Na verdade é algo simples
Bom, estamos chegando nos 130 posts, e posso ver claramente que 90% das pessoas que postaram nesse tópico tão mais perdidas que cego em tiroteio. :S

Não me leve a mal, tenho respeito por você e gosto de ver gente interessada em eletrônica, mas é que esses assuntos (clipping, compressão, limiter, atenuação de frequências) são uma porcaria pra serem explicados sem um ótimo material didático (se possível com figuras e gráficos) pra acompanhar. É maçante e extenso.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom

Como já disse, vc sabe muito mais que eu. Por isso deixo para os mais versados responderem. Minha conclusão é do que leio, dos leigos e não posso discutir contigo. Eu até tentei, mas não me vejo capacitado para isso.

Minha conclusão você rebateu com propriedade. Isso enriquece o tópico. Então, vamos em frente.

Se o tópico confunde alguém, com certeza isso não é demérito, pois temos vários "feras" aqui, com vc, Bog, shoyoninja. Não temos o que temer pois é uma discussão sadia.

Gooooooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll llllllll do FLu! porraraaa!!

Abs

rsf
Veterano
# nov/09 · Editado por: rsf
· votar


DotCom

desconsidera aí se a pergunta é muito idiota....mas esse assunto é interessante e eu não sei nada sobre ele...tenho aprendido (ou não..heheh) muito com esse tópico ..mas imaginemos q vc tenha o seguinte set:
guita ampli, delay e equalizador, no loop do ampli...
questões:
há possibilidade de que o sinal enviado pelo out do ampli sobrecarregueo os pedais? No caso do booster, é possível que ele sobrecarregue o "in" do loop? em caso positivo, em quais circunstâncias isso poderia acontecer?....Em caso negativo, por que não se corre esse "risco"? em outras palavras, existe a possibilidade de o loop de um ampli qualquer sobrecarregar um pedal qualquer ou um pedal qualquer sobrecarregar o "in" do loop de ampli qualquer? valeu...

MMI
nada pessoal, foi apenas uma curiosidade..não achei que vc tivesse dito a mim, até porque apenas "perguntei" nesse tópico, não dei "pitacos", já que, assumidamente, desconheço por completo o que está sendo tratado aqui... (to nesse tópico só de curioso mesmo)..só achei estranho o comentário, mas como vc mesmo disse, deixa pra lá....

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[edit]

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


[edit] Flu!

rsf
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia


Não me contive, perdão amigos. É muito sofrimento!

imagino...dizem os gremistas e os "curintiano" que a 2ª divisão é foda....puts, esqueci..vc já esteve lá.. na 3ª tambem, né?

(hhihihihi - "não me contive, perdão amigos...é muito divertimento"...hehehehe)

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


rsf

Qual seu time véio?

Abs

rsf
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Sport Club Internacional.. "campeão de tudo"

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


rsf

Tá bem na fita! :-))))))

Abs my friend!

rsf
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

foi só um "brincadeira" para relaxar a minha e a sua insonia..nem tenho tanto "ardor" assim por futebol..sorte para vc e seu time aí...
um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


rsf

Sofri muito cara... Clipei! heueueuh

Abs

rsf
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

sofri muito cara... Clipei! heueueuh

é... excesso de sinal no input, é foda..

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


rsf: é... excesso de sinal no input, é foda..

ôpaaaa... Vamos com calma aí!!!!!

auhahuahu

Abs!

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


há possibilidade de que o sinal enviado pelo out do ampli sobrecarregueo os pedais?
Talvez. Como o loop é logo após o pré do ampli, se você der muito ganho de sinal lá, talvez sature a entrada de algum pedal que venha depois.
Mas isso depende do projeto do pré também.

Pessoalmente, nunca vi acontecer...

rsf
Veterano
# nov/09
· votar


DotCom

Talvez. Como o loop é logo após o pré do ampli, se você der muito ganho de sinal lá, talvez sature a entrada de algum pedal que venha depois.

interessante esses detalhes....
E no caso, pelo menos em tese, de se utilizar um pedal equalizador como booster no loop, e não tiver cuidado com a intensidade do sinal, ao acioná-lo isso poderá sobrecarregar o "in" do loop do ampli, não é isso?
em caso positivo, deve se ter atenção desde o input do primeiro pedal até o "retorno" do loop, caso se utilize algo ali que possa "potencializar" o sinal....
Nesse contexto, seria um equivoco se eu concluisse que esse é o ensinamento mais importante desse tópico, ou seja em qualquer ponto da cadeia ( da guitarra ao alto-falante) qualquer "excesso" de sinal poderá causar "dano" ao resultado final do timbre, independentemente de ser o equipamento digital ou analógico?

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


DotCom
Talvez. Como o loop é logo após o pré do ampli, se você der muito ganho de sinal lá, talvez sature a entrada de algum pedal que venha depois.
Mas isso depende do projeto do pré também.

Esse é o meu problema, que vive acontecendo. Meu amp principal é em rack, tenho 2 prés Mesa Boogie (Triaxis e Rectifier). Os dois prés tem loop de efeitos, mas prefiro não usar por conta do controlador MIDI, a minha preferência é usar alguns efeitos em linha entre os prés e o power. Só que o sinal que sai deles tem a força de um caminhão, para clipar é facinho, facinho...
Por isso que perguntei, já quevocê disse que depende da alimentação do pedal também... De repente, um delay como o Tube Tape Echo da Fulltone, que é valvulado e alimentado direto na tomada (sei lá qual a voltagem que trabalha depois do transformador, mas válvulas trabalham a altas voltagens, via de regra), além de ser um delay totalmente analógico e de fita, poderia ser que ele fosse mais resistente ao clipping. Mas as informações da Fulltone não foram encorajadoras. Disseram que este delay foi feito para ser usado antes do pré, mas eventualmente pode dar certo no loop, então era para eu levar guitarra e amp numa loja e experimentar no que dá. Fiquei puto com a resposta, deve ter sido um manézinho qualquer que escreveu (não era bem isso a pergunta feita para ele)...

DotCom
Veterano
# nov/09
· votar


rsf
E no caso, pelo menos em tese, de se utilizar um pedal equalizador como booster no loop, e não tiver cuidado com a intensidade do sinal, ao acioná-lo isso poderá sobrecarregar o "in" do loop do ampli, não é isso?
Bom, eu acho praticamente impossível. A menos que você esteja usando o canal sujo do ampli, aí nesse caso um boost de volume vai gerar mais ganho (em outros termos, mais saturação).

em caso positivo, deve se ter atenção desde o input do primeiro pedal até o "retorno" do loop, caso se utilize algo ali que possa "potencializar" o sinal....
É uma regra básica... Trabalhar dentro dos limites dos equipamentos. Todo mundo a segue até involuntariamente.

Nesse contexto, seria um equivoco se eu concluisse que esse é o ensinamento mais importante desse tópico, ou seja em qualquer ponto da cadeia ( da guitarra ao alto-falante) qualquer "excesso" de sinal poderá causar "dano" ao resultado final do timbre, independentemente de ser o equipamento digital ou analógico?
É, essa é a idéia básica. O equipamento é projetado pra funcionar de um certo jeito. Se você força a barra e faz ele trabalhar fora desses limites, o equipo vai funcionar de uma maneira diferente.
Uma vez na vida isso acabou funcionando legal (a distorção foi "descoberta" dessa forma... o povo tinha ampli fraco, mas queria tocar um som barulhento e forçava o ampli), mas na maioria esmagadora das vezes o resultado não é bom: Se você força um motor a mais do que o projetado, ele quebra. Se você força um pneu a mais, o carro derrapa. Se você usa uma fonte além do limite dela, o equipamento ligado a ela pode dar defeito ou funcionar mal, e no final das contas a fonte deve queimar..

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


MMI: Esse é o meu problema, que vive acontecendo. Meu amp principal é em rack, tenho 2 prés Mesa Boogie (Triaxis e Rectifier). Os dois prés tem loop de efeitos, mas prefiro não usar por conta do controlador MIDI, a minha preferência é usar alguns efeitos em linha entre os prés e o power. Só que o sinal que sai deles tem a força de um caminhão, para clipar é facinho, facinho...

Tá vendo, compra coisa de baixa qualidade... isso é que dá! hehe

Abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Só que o sinal que sai deles tem a força de um caminhão, para clipar é facinho, facinho...

Tô lendo o manual do Triaxis e Rectifier e ambos falam em recursos pra evitar clipar. Já deu uma sacada?

http://www.mesaboogie.com/manuals/RectifierRecPreAmp.pdf
http://www.mesaboogie.com/manuals/Triaxis.pdf


Abs

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia
já vi isso sim... Mas não é simples assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Clipagem" Digital - Um alerta pra quem usa equipos digitais e analógicos