Sobre True Bypass, Buffers e Cabos (é grande!)

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756
Como o meu parceiro de guita não tem buffer ainda, eu vou esperar até ele ter grana pra investir, aí compramos junto, porque fica chato uma guitarra mandando mais som que a outra ao vivo, tá ligado?

E qual a relação buffer / booster com volume final?

Iversonfr

Te atendeu? Tu gostou? Não importa se é Pedro, Paula ou Pietra.

Paludo756
Essa historinha de Buffer ter ganho 1 é naquele mundo mágico onde LED não consome tensão, onde transistores e diodos não tem queda de tensão, onde tiristores com angulo de disparo de 180 graus tem tensão zero, conhece esse mundo? Então, o Buffer com Ganho 1 é só parte desse mundo da fantasia ok?


E por isso que se usa uma compensação de ganho. Em tese é 1:1, mas na real se usa um ganho um pouco mais elevado, para compensar as perdas. ;)

macaco veio

Então, se começar a entrar nesses detalhes, do que é um pré-amp, o que é um buffer, o que é um corretor de impedância etc etc etc...
Seria um abacaxi BEM grande e básicamente escreveríamos para as moscas, somos majoritariamente músicos e não entendidos de eletrônica.

Quanto essa parte de acoplamento DC, seria um transformador melhor que os capacitores?

se souber me avise que eu compro

Eu sei de algumas que vendem partes, mas não sei se o que tu deseja. Se for trazer, favor traga um chave para mim também rsrs

https://www.roland.com/uk/support/repairs_spares-1/

http://www.fullcompass.com/brand/BSS_Boss/Replacement-Service-Parts.ht ml

Essa última consegue bastante coisas sob encomenda...

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah
E qual a relação buffer / booster com volume final?

Pelo amor de Deus né cara kkkkk
Quando se tem duas guitarras ao vivo, e uma delas tem perdas pelas impedâncias de pedal + cabo, e a outra não tem devido a utilização de um buffer, esta última vai ficar mais aparente.
A curva de Volume (ou ganho) x Frequência será mais favorável ao guitarrista com buffer.
Por isso não pretendo ter um buffer dedicado antes do cara, quando ele tiver condições de ter um, eu pego um também.
Capite?

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Te atendeu? Tu gostou? Não importa se é Pedro, Paula ou Pietra.

Gostei bastante, é meu primeiro pedal chinês e resolveu muito bem, comprei pois só achei informações boas a respeito da marca. Falei num outro tópico há uns meses atrás que uso um amp que pelo foot dele vc dá bypass no loop inteiro. Antes quando eu acionava o loop o som ficava absurdamente diferente sendo que os agudos sumiam e o volume caía um pouco. Com esse pedal colocado há 20cm do send (tenho deixado ele atrás do ampli), a diferença sumiu. Ao pisar no foot e adicionar de repente 12m de cabo e 7 pedais no sinal, o som permanece 95% igual sendo que antes era impraticável fazer isso. Eu acabava por deixar o loop sempre ligado e timbrava para isso. Quando digo 95% é porque ainda percebo lá no fundo uma leve queda de agudos, mas agora tem que prestar atenção pra perceber, não atrapalha em nada no uso. Diferente de antes dele, que deixava impraticável usar esse recurso do amp. Foi uma surpresa muito agradável esse buffer/boost/preamp/sejaláoquefor. Abs!

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756
A curva de Volume (ou ganho) x Frequência será mais favorável ao guitarrista com buffer.

Só que não...
Primeiro que a diferença existe, mas não faz essa diferença que tu presume. Os ganhos em volume são marginais acima de 1kH, há mais transientes, e realmente faz um pouco de diferença na presença... Nada que baixar o volume ou o agudo não resolvam...

Supondo que captado, na mixagem é preciso fazer ambas soarem diferente, porque se não elas não convivem, apenas disputam espaço...

Dois guitarristas IGUAIS é muito difícil de lidar numa banda, porque eles tendem a não se complementar, e sim a ficar "brigando" por espaço no domínio da frequência...

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


Quanto essa parte de acoplamento DC, seria um transformador melhor que os capacitores?
não sei te dizer, em teoria se tudo fosse perfeito eu acho que seria o transformador, mas no mundo real nem um nem outro, um tem reatância e o outro tem impedância pra atrapalhar. É igual vida, tem sempre algo pra atrapalhar, uma hora é ganância, outra hora é arrogância e etc.

Quantos as lojas dos links que colocou são autorizadas da propria Roland, só vendem algumas peças de reposição que lhes interessam vender para os proprios produtos que fabricam. Não comercializam os componentes eletronicos que fabricam. É igual a Behringer, foi fazer uma encomenda de não sei quantos mils chips MN3205 , era tanto chip que o dono da fábrica vendeu a fábrica pra Behringer. Ninguem jamais iria comprar aquela quantidade.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Obrigado pela resposta macaco!

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Não comercializam os componentes eletronicos que fabricam.

Sabe me dizer que pedais tem esses tais capacitores?
Já abri alguns pedais da Boss e os capacitores que eu vi são os mesmos capacitores simples de loja de componentes, nada demais.
Até os pedais Fulltone tem capacitores simples.
Uma empresa que faz seus próprios capacitores é a Dunlop/MXR, que fazem seus próprios capacitores de tântalo.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Made in Japan talvez?

Da chave é verdade... Já virei Sampa atrás de uma, e é mosca verde: nón ecziste.

macaco veio
Veterano
# set/17
· votar


Sabe me dizer que pedais tem esses tais capacitores?
Em todos boss os capacitores de poliester metalizado. Nos primeiros boss que apareceram (eu tive dois pedais comprados na epoca que lançaram, era caro e dificil conseguir pois importação era proibida, não passava nem na mala no aeroporto, era tudo confiscado), eram usados esse capacitores verdinhos de poliester. Nos anos 80 a boss mudou pra uns transparentes que so ela tem, esses são menores e a medida entre os pinos do componente é precisa. Os verdinhos cada remessa vem de tamanhos diferentes apesar de os dois tipos serem bons capacitores. Os jacks da entrada de 9V também não são os mesmos que se vende nas lojas, agora a boss fez um novo jack com a face externa um pouquinho mais larga (de proposito) para em caso de troca não encontrar pra comprar. Os primeiros eram largos e não soldado na placa, ela mudou para o de tamanho comum padrão e agora mudou de novo para estes que não tem pra comprar.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Anota aí:

Fui na loja toda música em Novo Hamburgo, com o meu pedalboard, testei o dito mooer buffer no começo da cadeia e não mudou p*rra nenhuma.
Parece que os livros de engenharia estão certo não é mesmo? Ponto pra eles.
Buffer no final da cadeia, antes do estágio de potência como tem que ser.
Um abraço!

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Legal, apesar de eu achar isso um teste bem fraco pelo contexto...

Mas isso prova que não há grandes problemas na entrada do seu board em relação a saída da guitarra, e que tens bons cabos... Parabéns.

Dali para aplicar isso como via de regra para todos os casos é que é o contra. Eu não tenho isso, e precisei do buffer. Pode vir aqui em casa tirar o teste A/B, e eu faço questão de gravar.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Olha mano, buffer no início do sinal, no meio, nas beiradas, seja lá onde for, pode fazer a diferença sim.
Agora que o melhor lugar pra ele estar é antes da etapa de potência, isso não dá pra negar.
O melhor lugar mesmo para o buffer, antes do Return do amplificador.
Se tiver condições, faça os devidos testes e comente aí embaixo.
E sobre usar bons cabos, é o mínimo né?

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
· votar


Paludo756
Buffer se usa onde tem necessidade de melhoria. Se o cabo é ruim, o buffer pode ser uma solução pra esse problema e será empregado de uma maneira. Ele pode ser empregado de outra maneira dependendo de qual é o seu problema (ou melhoria proposta).

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Leia o que eu escrevi '-'

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Paludo756

Sim, bons cabos é o mínimo. Mas... Quase ninguém faz...
Gastei uma grana razoável em cabos, os Santo Angelo Standard vão ser usados enquanto passar sinal e eu usar um soldador. Passa longe de ser o ideal, mas é uma questão de prioridades ao gastar dinheiro, eu me adaptei e tá funcionando assim.

Acredito que tu esteja pensando em usar modulações no loop, com buffer para compensar a volta. Certo?

Se usar um cabo de 10m (33ft na verdade), na entrada de um fuzz pedal vintage, não necessariamente um fuzz, mas é o exemplo mais usual, verá que as perdas são bem grandes... Se é que não vai ouvir a rádio Gaúcha ou Transamérica...

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


Certo, é isso mesmo.

Ainda não tenho amplificador valvulado, mas sempre que vou nos ensaios gosto de usar o som do drive das válvulas, e o uso do send return se faz necessário.
Nos shows eu dou aquela testada no drive do amplificador, se for muito ruim, eu coloco dois pedais de overdrive em série e dá pra fazer um som legal.
Sou do tipo que remonta o pedalboard a cada ensaio e show, não sou de ficar me repetindo, tenho uns 10 pedais, e sempre trocando, experimentando coisas novas, mas na prática, se eu usar 6 é muito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre True Bypass, Buffers e Cabos (é grande!)