Dod yjm 308 - Review

    Autor Mensagem
    Dr Jivago
    Veterano
    # out/09


    Bom, bateu uma GAS e comprei esse pedal.

    A estrutura é bastante sólida e o design é bonito e simples, apenas dois grande botões que controlam Volume e Ganho.

    O timbre é bem diferente de outros pedais de overdrive que já testei (Atuamente tenho o ODB-1 da Landscape) e isso ocorre porque nesse pedal o controles de ganho afeta muito o timbre e não apenas o nível de distorção.

    Em regulagens moderadas o pedal é muito transparente com baixo ganho e sem afetar muito o timbre original da guitarra, bom para um rock básico e blues.

    A medida que você aumenta o ganho o pedal deixa de se comportar como um overdrive tradicional e se transforma num treble booster. O pedal corta de forma excessiva os graves e se torna extremamente estridente com ganhos mais elevados nas frequencias altas. O ganho máximo é um pouco menor que um TS-9.

    Em resumo, além do censo já comum de que esse pedal foi desenvolvido para empurrar um amp valvulado e não ser utilizado como drive principal em amps transistorizados, os meus testes consolidam a seguinte idéia:

    Esse pedal foi desenvolvido para ser usado em conjunto com outra fonte de distorção moderada e com graves proeminentes(seja amp valvulado, transistorizado, hibrido, simulador de amp, etc...)

    Casa legal com timbres no estilo de Marshall e Mesa Boogies, por exemplo.

    Fica muito bom com simuladores de amp, desde que não seja simulação de Fender ou Roland Jazz Chorus, por exemplo. Os simuladores tendem a ser mais graves do que os amps que eles simulam.

    A regulagem do amp tem de ser moderada nos controles Presence e Treble.

    Aqui em casa eu uso o Behringer MIC 200 ligado depois do pedal antes de mandar o sinal para o PC, acrescente graves e suaviza um pouco as frequencias mais altas do pedal.

    Enfim, não é um pedal versátil, depende muito da regulagem do restante do equipamento, podendo soar maravilhoso ou tenebroso dependendo do set.

    Particularmente, eu acho que o corte nos graves é muito proeminente, existe a possibilidade de se fazer um mod trocando o capacitor do input de 0,001 nf para 0,01 nf, igual aos antigos DOD 250. Estou pensando seriamente em fazer esse mod.

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Fender escalopada + Marshall Super Lead 100W + DOD 308 = 'Mothafucka' tone from hell.

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Estou usando ele com minha Tagima (caps HS-3 e YJM) e o Amplitube X-GEar (simulação de Marshall Super Lead) e o timbre está bem legal.

    Depois eu posto uma gravação.

    jigo__
    Veterano
    # out/09
    · votar


    aguardo gravações!!

    hehe
    abçs

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Dr Jivago
    Hmm... ficou parecido com o timbre do Rei?

    aguardo gravações!!(2)

    Zero Zen
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Dr Jivago

    Eu também tenho esta "lembrancinha" do Rei em meu set !

    Efetivamente é um pedal bem brilhante, mas esta proeminência de agudos pode ser usada em favor do guitarrista, limpando no pot de volume da guitarra. Assim você deixa essa reserva de "high end" para as passagens mais ásperas, ou para dar definição quando usar um amp bem crunchado, com médios no limite da embolação.

    T+.

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Ficou parecido sim, só está faltando regular melhor o preamp e o Amplitube para as caracteriticas do pedal. Hoje vou viajar a trabalho, mas amanhã eu gravo e posto alguma coisa.

    Realmente, é possível perceber claramente as nuances do timbre do Malmsteen nesse pedal.

    Zero Zen

    Na minha guitarra os pots de tone estão desconectados, preferia assim com meu outro pedal, mas com este DOD é uma boa sugestão religar os pots.

    Zero Zen
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    Dr Jivago

    Eu mencionei o Pot de Volume, pois ele também tira muito do brilho da guitarra quando acionado.

    T+.

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Galera

    Gravei o solo da Black Star com o DOD, achei que o timbre ficou bem parecido, a execução nem de longe hehehe.

    Dá para perceber que o pedal tem um som relativamente clean e muito definido, usei o ganho no máximo e o volume quase na metade.

    Usei o pedal junto com o preamp da behringer, o Amplitube X-Gear com a simulação de Marshall Super Lead no volume 10, (versão Amplitube Hendrix) caixa 4x12 75W, eq do próprio programa e um reverb do SONAR 8.

    Tentei reproduzir ao máximo o set do sueco e a meu ver o timbre se aproxima mais da época anos 80, menor ganho que os discos atuais.

    http://www.4shared.com/file/144225460/e21e93b9/Black_Star-DOD.html

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Dr Jivago
    Hm, bacana o som do pedal!
    Só estou sentindo uma falta de graves e excesso de medios. O bacana do timbre do Yngwie, é que ao mesmo tempo que tem aqueles agudos cortantes, ele tem aquele GRAVE característico do Plexi. Além disso cara, tenta jogar o cab "412 w/ 25w celestion speakers" Acho que é o Greenback se não me engano, não tenho certeza. E vai testando diversos "mics" e "posições" ai. E imagino que o timbre do Malmsteen seja o Plexi no talo + o DOD 308 como Clean Booster saca? Não sei se vai dar certo, mas é um palpite pra você tentar ai cara!

    Abç!

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Boa parte do grave é cortado pelo pedal, quanto aos médios é uma caracteristica do simulador. As simulações de Marshall do Amplitube tem os médios bem carregados, eu particularmente gosto, lembra bem o sons de rock e metal dos anos 80.

    O próprio timbre do Malmsteen nessa época era bem diferente do de hoje, que tem muito mais graves.

    Fiz alguns ajustes nos controles do amp e acho que reduziu um pouco o excesso de "midrange" no timbre. Mas para tirar um timbre Malmsteen mais moderno teria de usar um amp com mais ganho, talvez o Metal Lead Vintage do Amplitube metal, mas confesso que prefiro o timbre do Amplitube Hendrix.

    Quanto ao pedal, o Malmsteen usa com ganho no máximo e volume a 90%.

    janick
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Dr Jivago
    alvez o Metal Lead Vintage do Amplitube metal, mas confesso que prefiro o timbre do Amplitube Hendrix.
    O próprio timbre do Malmsteen nessa época era bem diferente do de hoje, que tem muito mais graves.

    Cara, discordo totalmente. Ouça Rising Force, Black Star, I'm a Viking, Fire & Ice, Far Beyond the Sun. Verá os graves presentes característicos do Plexi 100W. Com o guitar rig e um treble booster, nessas configurações que te passei consegui um timbre excelente na linha do YJM; pois no GRig a simulação do Plexi - na minha opinião - é bem condizente com o verdadeiro som do amplificador, com os graves presentes, sem "overpower" no ganho, diferente da simulação do amplitube.

    Sugiro que teste assim, vai se surpreender com os resultados.

    Quanto ao pedal, o Malmsteen usa com ganho no máximo e volume a 90%.

    Bem, sobre essa não sabia, pois lembro que quando pesquisei à tempos pelo google, até no seu site tinha essa informação na época. Que o volume era no MAX e o ganho em 9 horas.

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/09
    · votar


    janick

    Ouça Rising Force, Black Star, I'm a Viking, Fire & Ice, Far Beyond the Sun. Verá os graves presentes característicos do Plexi 100W.

    Isso é verdade, mas creio que um pouco dos graves nesses albuns são da mixagem final, quando você ouve o timbre do Malmsteen ao vivo nessa época (Live in Leningrad ou o Live 85 no Japão) o timbre dele tem bem mais médios e agudos do que o timbre de estudio.

    Bom, isso é uma questão totalmente pessoal, eu particularmente prefiro os timbres das gravações ao vivo.

    Outra coisa que afeta bastante a minha percepção é o fato de eu usar fones Koss Porta Pro que tem graves proeminentes.

    Bem, sobre essa não sabia, pois lembro que quando pesquisei à tempos pelo google, até no seu site tinha essa informação na época. Que o volume era no MAX e o ganho em 9 horas.

    De fato, um close no pedal board do Malmsteen em 85, que vi na internet, mostra o primeiro botão do DOD no máximo e o segundo as 9 horas, mas o detalhe é que no DOD a ordem dos botões são invertidas em relação ao tradicional, o primeiro botão é de ganho e o segundo é o volume, ou seja, ao contrário de 99,9% dos pedais de overdrive e distorção que existem no mercado e que podem ter levado você a pensar que o volume estava no talo e não o drive.

    Outro detalhe é que o DOD usado na época é o 250 cinza, que não é exatamente o mesmo pedal. O fato do volume estar a 9:00 hs nessa época e hoje usar quase no máximo explica porque o timbre do Malmsteen atual tem muito mais ganho, mais volume no input dos Marshalls.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dod yjm 308 - Review