Vc usa seus drives como boost no amp ou overdrive mesmo?

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# out/09


To com uma dúvida de uso:

Assumidamente agora como guitarrsita de quarto, tendo um sério dilema.
Em casa toco em volumes para pernilongos ouvirem, ou seja, o volume raramente passa do 1.
Com esse volume ridículo é que timbro os pedais em casa e tal.

Nos ensaios, o volume do Sodano vai para uns 4 e do Mesa fica em 2 ou 3.
Só que obviamente a dinâmica dos pedais e sua sonoridade mudam radicalmente.

O legal de amp valvulado é deixar ele pouco cruncheado... mas daí os pedais que antes atuavam no amp clean como overdrives, assumem já uma dinâmica de boosters, e alguns acabam embolando o som ou não tendo uma sonoridade muito legal.

Como vcs usam seus pedais de drive???

Com ganho baixo e level alto para boostarem seus amps, ou deixam o ganho alto para atuarem como verdadeiros overdrives?

thmenezes_RJ
Veterano
# out/09
· votar


Bem, como meu amp é transistor é difícil opinar... mas ele é um bom amp, um laney tf320, uso ele no canal clean, uso o cool cat drive com bem pouco drive (seria no caso, o meu equivalente ao crunch do seu valvulado, guardadas obviamente as devidas proporções) e um bb preamp pra boostar, com ganho e volume. Fica muito bom, só chia um pouco quando uso com a tele e seus pickups mex que eu trocarei por noiseless em breve.

Eu acho que fica muito bom, na verdade, meu timbre com esses dois pedais ficou excelente... não tenho muito dessas neuroses de perda de sinal e talz... to usando esses dois e uma g2 pra modulação e só.

No seu caso eu usaria de booster... abrç

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


edalko

Bom, embora eu só tenha coisa vagabunda vou responder, geralmente eu deixo meu Champion com volume baixo, 5 ou 6, no canal de Low e uso o drive do pedal bem alto. Se subir o volume do amp, além de reclamarem (!) ele se comporta mal (falante pequeno?).

Quando uso a entrada High, que tem mais volume e brilho, eu diminuo ainda mais o volume do amp e às vezes o Tone dos pedais, que, em minha humilde opinião, faz muita diferença no drive.

Bom, respondendo a sua pergunta de forma mais directa: Faço exactamente o que você faz, e tenho impressões parecidas. Hehhehe

Até

Zero Zen
Veterano
# out/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


edalko

O legal de amp valvulado é deixar ele pouco cruncheado... mas daí os pedais que antes atuavam no amp clean como overdrives, assumem já uma dinâmica de boosters, e alguns acabam embolando o som ou não tendo uma sonoridade muito legal.

É por isso que eu acho que os amps "Fender Like", que são brilhantes e tem poucos médios combinam bem com pedais ao estilo dos TS, carregados de freqüencias medias.

Já os amps tipo Marshall, com sonoridade focada nos médios, combinam melhor com pedais mais brilhantes, tal como, Barber LTD, Robert Keeley Blues Driver Phat Mod, Catalinbread Silver Kiss, Fulltone OCD... Ou um Treeble Booster.

É questão de combinar. Amp Gordo + Pedal Magro, Amp Magro + Pedal Gordo. O problema é quando o amp ou o pedal fica no meio do caminho. hehehe

T+

Edit: Eu não gosto de acrescentar distorção ou muito drive em amps já cruncheados ou distorcidos. Normalmente o som fica embolado e com aquele "SAG" caracteristico dos Fuzz Boxes e do ProCo RAT II quando setado com muito ganho. Não é minha praia.

SaldanhaPessoa
Veterano
# out/09
· votar


edalko

compreendo seu problema.. hehe. Eu passo por 3 momentos com relação a isso (quarto, ensaio e show).. mas q com o tempo já deu pra sacar as alterações.
Tenho um acedo 296, pedi algo bem próximo ao marshall bluesbreaker. Apesar de ter loop, atualmente n tenho usado.. tenho usado td no input mesmo.

O ampli é monocanal.. deixo o pré bem baixo.. só pra dar uma leve crunchada (leve mesmo!); pra evitar embolar o delay e o phase. Daí, eu uso, nessa sequencia: fuzz - ts9 - mad dog (clone do rat).

O ts9 funciona como coringa.. geralmente uso ele com drive lá embaixo e com volume alto.. serve pra boostar o ampli, dar volume pro fuzz nos solos, e dar volume e ganho para o mad dog nos solos.

Mas em algumas músicas em específico (geralmente no estilo country ou blues leves), aumento o ganho do ts9 e reduzo um pouco o volume.. e ajusto a dinâmica com o pot. de volume da guitarra e com a força da palhetada mesmo.. e é sucesso tb.

Bem.. nem sei se respondi teu questionamento.. fala mais ae, q eu tento ajudar.

abç

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


edalko

Todos meus drives (exceto uma GT-2 clone), uso assim:

Level - ajusto pra quantidade de distorção desejada;
Tone - mexo de modo não criar uma discrepância grande entre som bypass/efeito;
Gain - uso muito pouco, como me disseram uma vez: é um controle de "cheat", uso pra aumentar o drive quando o knob level começa a comprometer na diferença de volumes, mas nunca chega nem perto dos 50%. Geralmente uso baixo pra equilibrar o vol. do Level alto.

Enfim, tecnicamente acabo usando como booster mesmo. Fica bem melhor, principalmente quando se usa vários pedais de drive, como o meu caso que uso ou essa GT-2 clone ou o Dirty Little Secret que montei como plataforma base após pedais de drive baseados no Tube Screamer.

Abraços,

ogner
Veterano
# out/09 · Editado por: ogner
· votar


edalko

Uso das 2 maneiras!!


Como bosst uso o TS808(2) uma fica com mais drive outro que o outro, ou um bosster clean ou ainda um compressor ( fica bom!! Rapaz)...

Uma boa combinação no meu equipo é. Volume no 7, ganho no 4 , 5 e um TS com drive leve tone fechado (grave) aqui eu tenho timbres Texas a lá Jonh Mayer...Pra mais drive aciono ou o outro TS ou o Dangerous Drive pra ficar mais "moderno" ou ainda um Fuzz com drive no máximo pra controlar no pot da guitarra pra tocar uns Jimi H. Na parte psicodelica ligo o Monovive!! e um delay no Loop......Reverb de mola sempre lá!!!

Mas as vezes atocho no ganho do amp tb e ele da um drive leve e ae é outra onda, parecida mas diferente!!!

Mas respondendo a sua pergunta...Nao tenho certeza..Mas concordo com vc, acho... O amp com drive, os pedais embolam mais....Por isso no geral prefiro o amp ainda clean, quase crunchando, e os pedais de drive sendo usados como drive mesmo....Ou não!!!

aheuhuahuea..

Abço!!

EDIT: Mas pra tocar mesmo, uma musica inteira por exemplo, eu nao tenho saída, sempre deixo o amp meio clean, pois meu amp tem 1 canal apenas....

Drifter
Veterano
# out/09
· votar


Então edalko,
eu não tenho usado os Drives como BOOST, na verdade nunca usei-os assim, pois acho que acabo desfazendo uma função do pedal, que poderia estar sendo bem usada.

Como no meu caso, tenho o TS9DX e o DS-1, consigo timbres distintos, bem diferentes de "crunchear" o amp.

O DS-1 uso apenas para solos e algumas bases, no geral, quando preciso de algo diferente da distorção do amp., mas com o canal "Clean", bem limpo mesmo - sem "crunch".

Já o TS9DX, misturo com o canal "Clean" já saturado, ou até limpo mesmo.
Se a mistura do som "crunch" do amp. com o pedal entrar no quesito "BOOST", o que falei acima deve ser desconsiderado... rsrsrs...

edalko
Veterano
# out/09
· votar


thmenezes_RJ
brunoliam
Zero Zen
SaldanhaPessoa
Bruno Faria
ogner
Drifter

Então...
Além do problema que eu tenho de volume no quarto e volume nos ensaios, os amps tem características muito distintas.

O Soldano, por ter um canal só, além de várias variantes sonoras, posso usar do seguinte modo:

Ganho no 3, e o amp assume uma sonoridade meio Fender, com um som estaladão. Para bases limpas e crunch leve fica sensacional. Posso auemntar o volume para uns 4 e fica bem utilizável em casa e nos ensaios por volta do 7. Só que drives mais nervosos soam esquisitos. Dá pra usar todos os pedais no input. Pedal de boost dá uma aumentada no volume. O Giannini atua exatamente assim.
Ganho no 5, o amp fica com um leve crunch. Pedais na linha mais overdrive ajudam a encorpar o som. Drives mais robustos tbém soam bem. Dá pra usar todos os pedais no input. Pedal de boost dá uma leve aumetnada no volume e drive.
Ganho no 10, o mais fantástico som desse amp! Overdrive crackelento, muito dinâmico. Aqui o Zendrive faz a festa, e o Bad Monkey tbém. Muito drive nos pedais já embola tudo. Pedal de boost aumenta o drive somente. Modulação, reverb e delay só no loop, mas o soldano tem umas particularidades no loop, de modo que a modulação do meu MM4 não soa legal.

Já com o Mesa Boogie Mark 3 as opções são as seguintes:
ele tem três opções sonoras:
no Clean, vc pode regular o ganho, deixando ele totalmente limpo ou levemente cruncheado. Aqui os pedais atuam como overdrives mesmo, ou se colocados como boost dão uma leve cruncheada a mais. Boost podem aumentar o volume ou drive a gosto do fregues. Todos os pedais podem ir no input.
As regulagens são muitas, de modo que o amp pode soar como vc quiser, como Fender, Mesa, Marshall, etc...
No Canal2, vc tem um som com muitos médios, e a equalização seria a mesma usada no clean. Ou seja, o que ficou estabelecido no clean, fica para esse canal, pois ele só joga um drive e muitos médios. Aqui notei que os pedais devem atuar como booster só para controlar o aumento de drive. Pedal de boost clean não aumenta o volume, porque ficariam no input, não tentei colocar no loop ´para ver se há aumento de volume e não de drive. Delay, reverb e modulação só no loop.
No Canal Solo, daí é o verdadeiro overdrive Mesa. Mesmas caracteristicas informadas acima quanto atuação de boost e pedais de drive e modulação.

Como vcs vêem os pedais atuam de forma muito diferente em cada amp, e em cada modo de utilização do amp.
Isso tá me dando um nó...

Não sei se derrepente não acabo usando uma combinação de dois amps, um mais para clean e outro para drive, estabelecendo até uns 3 pedais para utilizar como boost.

O Giannini para Clean é fantástico, e poderia usar o SOldano com ganho no 10 (entrada Low) para dar um crunch fodástico, e com uns tres pedais de drive boostando ele ter inumeras opções sonoras.

Nesse modo de utilização também poderia usar o Mesa, setando ele mais para crunch e drive usando os pedais como boost, e usaria o Soldano para um Clean ou crunchezinho.

E aí, o que me dizem???

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


edalko

Soldano
Giannini
Mesa Boogie Mark 3
Bad Monkey
Zendrive

E aí, o que me dizem???

Que tu tens um belo equipamento.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


edalko

Agora sério. Nem me arrisco a dar palpites. Suas dúvidas são muitas. Hheheheheh. E foro do meu escopo.

Vou sentar e olhar as respostas. =)

jigo__
Veterano
# out/09
· votar


é complicado msm esse lance dos pedais, tenho esse problema in casa, mas não posso opinar pois ainda não o resolvi!! só posso ler aprender e utilizar as informações q vcs me passaram pra adquirir experiencia propria, mas sem duvida essas questões de equipamento são mto boas de se ter, melhor do q qdo tinha a zoom 505 e um meteorinho com falante de 8!!! ai era só ligar em qq volume era td a msma coisa e eu me achava o VAI com aquele delay carregado p/ kraleo e aquele timbrão digital/caixa de abelha hauahuahau

abçs

ogner
Veterano
# out/09
· votar


edalko

Cara, sou do time do brunoliam, só no pitaco, pois nunca toquei num amp desses, apenas li, vi e ouvi!!

Mas eu dava um jeito de usar o MKIII e pronto, esse amp é sensacional!!! Timbre lindíssimo!!!

Não se angustie, não ta rolando usar todo equipo, relaxa. Hehehehe.

Acho a melhor vc focar em 1 apenas. Essa parada de usar clean de um drive de outro vai te deixar mais doido ainda!!

Experimenta usar o clean do MK para clean mesmo e o clean 2 pra sujeiras.

Como fica por exemplo um TS com drive médio no canal 2 sem muito drive?? Embola??

E ainda te a opção de deixar o 3 (solo) pra sujeiras mais pesadas. Tem como fazer isso??

Alias oq vc anda tocando??

Zero Zen
Veterano
# out/09
· votar


edalko

E aí, o que me dizem???

Digo prá você testar bastante ! E se divertir no processo de testes.

O primeiro passo é fixar o volume em que você pode tocar. Ver o que soa melhor neste volume.

O Mesa parece ser bem flexível, desde que você possua o footswitch. Canal Solo, Canal Crunch e Canal Clean. Dá para usar todos puros e ainda adicionar um Drive no Canal Clean para ter um sabor diferente.

O Soldano não tem estes confortos. Mas eu pergunto:

- Como eles interagem com controle de volume da guitarra ?

- Você consegue limpar com o POT da guitarra ? Sair do Drive ou do Crunch e voltar ao som Clean, diminuindo o volume ?

T+

Bruno_GF
Veterano
# out/09
· votar


edalko

Pega umas 2 horas em algum estúdio de ensaio, leva teus amps, teus pedais e soca o som!
Já deu pra perceber que mto provavelmente vc vai ter regulagens diferentes frente aos diferentes volumes que vc usa o amp.

A partir desse ponto já não posso mais te ajudar, em relação à equips sou júnior ainda...Abraços!

jigo__
Veterano
# out/09
· votar


edalko
kra eu axo q vc esquenta mto em relação ao seu som!!!

vc tem bons equipos, relaxa!!!!! tenta se divertir testando e experimentando seus timbre não se stresse pq senão fica td uma cinuca de bico, relaxa msm se não sair bom foda-se...

eu esquentava mto com meu som, hj depois de sofrer mto acabei assimilando o q meu professor me disse, quem tem q se preocupar ou não se o som esta bom é quem ta ouvindo, vc q ta tocando tem q se divertir e curtir ao maximo o q esta fazendo, pois cada experiencia é unica e msm vc marcando suas configurações teu timbre de hj vai estar diferente de amanhã!! não adianta

abçs

Acrobata Nacional
Veterano
# out/09
· votar


Eu uso o SD-1 da Boss como drive principal, saca só os timbres: http://palcomp3.com/acrobatanacional/

jigo__
Veterano
# out/09 · Editado por: jigo__
· votar


edit

MMI
Veterano
# out/09
· votar


edalko
Suas dúvidas são muitas. Hheheheheh
Suas dúvidas são muitas e na verdade acho que é a dúvida de muitos. A pergunta que te faço é como você usa esses amplis, dividindo o sinal?
Eu uso um rack com prés Mesa Boogie Triaxis e Rectifier, em breve vou comprar um pré/compressor "Carlos" (um handmade que faz para o Clapton, da Alemanha), esse só para sons limpos, violão e eventualmente microfone. Daí vai para o power, normalmente. Controlo tudo por MIDI, controladora e pedaleira Voodoo Labs. A questão minha é onde entram os pedais também... Tenho um pedal Fulltone Fulldrive 2 Anniversary (Mosfet) que muito raramente uso como booster, o pedal Mesa V1 está no armário. Só de canais, tenho 3 limpos e 7 drives (sem contar o solo do Recto), sem o Carlos, não sinto falta de mais um pedal de drive. Na verdade, nem tem necessidade de boost, já que no Triaxis tem um monte programações que dá para chamar pela pedaleira. Mas o booster realmente tem que ser usado de leve, porque perde definição e embola mesmo. A minha conclusão é que nessa situação, como na sua, os pedais de drive acabam por perder um pouco a razão de ser, especialmente o equalizador. Claro que alguns pedais tem sonoridade legal e desejável até, mas com esses amplis bem regulados é possível até suprir essa necessidade.
A situação se complica mais ainda nos outros pedais. Os prés tem seu próprio loop de efeitos, podendo também ligar entre o pré e o power direto ou através do controlador MIDI, o GCX da Voodoo Labs. Com o GCX dá para ver a brutal diferença que tem o sinal passar num pedal desligado ou nem passar por esse pedal.
Pensando bem, escrevi tudo isso para dizer "não sei te responder". Penso que no seu caso, com um Soldano e um Mesa fritando as válvulas talvez você nem precise de mais drive dos pedais, talvez um booster de leve, se muito. Você deve se perguntar o que está faltando no seu drive e usar a opção que mais o agrada. Dificil, né? Não sei se te ajudei.

Abç

ogner
Veterano
# out/09
· votar


MMI

HUahuehuhauhehua. Parei de ler no meio do seu texto porque eu estava ficando tonto!!!! Não sei nem doq vc esta falando!!!

ahuehuahuhea....

MMI
Veterano
# out/09
· votar


ogner
Po, to falando de pedal e amplis, cara!!!! Hahahahahaahahaha
É de ficar tonto mesmo na horade ligar isso!!!!

huahuahuahuaha

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


Legal esse tópico.
Eu acho que pra ao vivo:
Transtorizado + Pedaleira + Guitarra

ou

Transtorizado + Pedal -> Distorção , Overdrive , Chorus , Delay , Flanger , WahWah , Phaser , Booster. + Guitarra

=)

O valvulado muda muito conforme cada local, e isso pode gerar grandes dores de cabeça.

ogner
Veterano
# out/09
· votar


Soul Wyx
O valvulado muda muito conforme cada local, e isso pode gerar grandes dores de cabeça.


Não concordo com isso. Acho que ele muda tanto quanto um transistorizado...

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


MMI

Pouquíssimas vezes em minha vida li algo de que não entendi quase nada.

Seu texto entrou na lista. ehehhehe

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Soul Wyx
O valvulado muda muito conforme cada local, e isso pode gerar grandes dores de cabeça.

Qualquer coisa que emita qualquer tipo de onda muda conforme o meio e locais utilizados né?

Até a posição em que você ese coloca em relação ao amp influencia. Por isso, acho que as dúvidas do edalko são outras.

lemingue
Veterano
# out/09 · Editado por: lemingue
· votar


edalko

Como vcs usam seus pedais de drive???

Atualmente eu só tenho um amp e um pedal de "drive".

Mas, na prática, eu só uso distorção do amplificador e o pedal é só para ter um meio termo entre o canal de distorção com e sem drive boost do amp.

O amp é um VH100R, de dois canais, mas com drive boost, na prática é um amp de 4 canais.

Eu uso o overdrive de um TC NDR-1 apenas para boost no canal de distorção, coisa bem de leve, só para ter 3 canais de distorção, sendo que o com ganho mediano (com o boost de pedal) eu controlo o ganho com um pedal de expressão, podendo ficar com o ganho que eu quiser sem ter que me abaixar.

Mas, em se tratando de som, ele é desnecessário. O timbre dele boostando o canal de distorção do amp é muito parecido com o o do mesmo canal com o drive do amp ligado (mais um estágio de 12AX7). Eu só uso ele para ter um canal a mais mesmo, ou quando o volume do amp está muito baixo, ou quando uso os captores splitados mas querendo o mesmo ganho que tivesse em HB (som de single é mais fraco né).

Eu sou meio avesso a pedais de drive para usar no canal clean... não vi nenhum que supere o som do drive de valvula ainda. É só minha opinião ok! Sei que há simuladores e pedais ótimos, já tive alguns, ainda hoje tenho um muito bom, mas, drive de pedal, não é pra mim.

Abs!

Edington
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam
Pouquíssimas vezes em minha vida li algo de que não entendi quase nada.

Vou te passar uns volumes do Capital em alemão pra mudar isso.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Edington
brunoliam
Pouquíssimas vezes em minha vida li algo de que não entendi quase nada.

Vou te passar uns volumes do Capital em alemão pra mudar isso.


Hehhehehehe. Ai apelou.

Eu te mando a obra de Kant no original que tenho aqui. =)

Edington
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam
Qual delas? É bem dificil achar um desses no original.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Edington
brunoliam
Qual delas? É bem dificil achar um desses no original.


Dois volumes que contém as críticas à razão, e os prolegómenos.... acho. Tenho que ver em minha pequena biblioteca. =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vc usa seus drives como boost no amp ou overdrive mesmo?