Distorções analógicas e pedaleira para efeitos

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# set/09


Há alguns meses venho pensando em pegar um valvulado, e no último sábado eu tive certeza da minha decisão.

Penso também em converter meu set (ou pelo menos parte dele) para analógicos. A idéia inicial era pegar pedais separados dos efeitos que eu mais uso (além de uns 3 drives, seriam chorus, phaser, delay, wah e pedal de volume) e uma pedaleira pequena para efeitos diferentes porém não tão frequentemente usados. Porém surgiu a seguinte questão na minha mente: vale a pena pagar um pouco mais neste set de efeitos predominantemente analógico ou seria melhor pegar uma pedaleira de maior porte e ainda pagar menos?

Andei lendo um pouco sobre algumas pedaleiras que se encaixam neste requisito de "pedaleira de grande porte". "Pedaleira de grande porte", para mim, é uma que tenha pelo menos um display de LCD para colocar o nome de um patch e que tenha loop. A idéia não é criar um patch pra cada música como eu venho fazendo atualmente, e sim criar um patch padrão (ao meu gosto) e outros patchs mais particulares. Uma interface semelhante a pedais separados seria bem interessante.

Eis algumas opções:

POD X3 Live:
É a pedaleira que estou usando atualmente. Tem a praticidade dos recursos para violão (que eu uso bastante), mas os efeitos não são o "must" da pedaleira. Tem o modo "patches" e o modo "pedais separados" em um só, o que a torna bastante prática. O que peca é o famigerado pitch shifter, que é uma bela bosta.

Zoom G9.2tt:
Foi minha primeira pedaleira. Adorava os efeitos dela, e os pedais permitiam um controle em tempo real dos efeitos de maneira análoga à X3L (não eram tantos botões para ligar/desligar módulos de efeitos, mas usava um pedal de expressão para zerar um parâmetro que matasse o efeito). Lendo um pouco mais, descobri que o modo "pedais separados" é bem fácil de usar.

Digitech RP500:
Dei uma passada rápida no manual, lendo sobre o modo "pedais separados", e vi que ela funciona de modo bem prático. Não tenho uma opinião formada.

Line6 M13:
Esta é a que me chamou mais atenção. Ela é extremamente versátil e tem uma interface que se aproxima demais de pedais separados. O recurso do autosave permite que os parâmetros que você altera no painel sejam salvos sem a necessidade de apertar um botão "save", ou seja, funciona como girar o botão de uma latinha. O grande inconveniente é que não tem pedal de expressão, e eu teria que comprar um separado - vale lembrar que eu não me importo de usar o wah de pedaleira, não costumo usá-lo muito.

Boss GT10:
Também tem uma flexibilidade monstra em termos de configurações em geral, e o modo "pedais separados" parece funcionar bem.

O que vocês acham? Vale a pena uma pedaleira destas para fazer o papel de módulo de efeitos? Elas perdem ou ganham de latinhas separadas (em termos de qualidade de efeitos)? E qual seria um bom método de ligação (considerando um amp valvulado com loop)?

De antemão já agradeço as ajudas.

BaseGuitar
Veterano
# set/09
· votar


ah, erico, não experimentei todas essas pedaleiras, mas na boa, se for por causa de uns 3, 4 efeitos no máximo (chorus, reverb, delay e phaser, por exemplo), ás vezes compensa mais pegar analógicos... já fui fã de pedaleira e com o tempo fui sacando o quanto mais "real" é o som do analógico em relação ás pedaleiras, em especial as distorções.
fora que as Zoom não tem true bypass, comem sinal. (experiência própria... ¬¬) se vc comprar um analógico bom, tipo EFX por exemplo, ele é bem montado, vem com true bypass e é barato comparado aos originais (Boss, MXR, etc.)
pedaleira, no meu ver, só compensa mesmo na questão de portabilidade (qdo vc quer ter 20 latas e não tem carro pra levar o pedalboard hauhauha), na questão do som eu ainda prefiro e recomendo as boas e velhas Patolas ahuahuhaua

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


BaseGuitar
pedaleira, no meu ver, só compensa mesmo na questão de portabilidade (qdo vc quer ter 20 latas e não tem carro pra levar o pedalboard hauhauha),

sem bem como é isso, outro dia tinha que levar meu case pra ensaiar a uma distancia de uns 7 quarterões da minha casa... teneti fazer isso a pé mas no primeiro quarteirão chamei um táxi... uhauahuahah

Liro_Points
Veterano
# set/09 · Editado por: Liro_Points
· votar


erico.ascencao
Cara a minha sugestão é que se vc usa poucos efeitos, pense em investir em Handmades de qualidade, como nosso amigo aí em cima disse... EFX por exemplo. São baratos, bem montados, true bypass e com som de qualidade. Ao meu ver quem usa poucos efeitos como vc é o melhor caminho, ainda mais se tratando de um amp valvulado.

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


erico.ascencao
A idéia inicial era pegar pedais separados dos efeitos que eu mais uso (além de uns 3 drives, seriam chorus, phaser, delay, wah e pedal de volume)

Cara, vamos por partes.

Pela minha experiência, que não é a maior do mundo, mas também está bem longe de ser pouca, eu cheguei a algumas conclusões:

1-) Distorções analógicas são mais interessantes que distorções digitais, portanto fique com suas latinhas para distorção. Existem algumas distorções digitais, que trabalham com tecnologia de emulação que conseguem ser tão interessantes quanto as analógicas, é o caso do Distotion Modeler da Line 6 e do OD-20 da Boss.

Procure os videos de um cara chamado The German Dude no Youtube, ele testa muitos equipamentos vintage/custom/boutique no canal dele, e tem um video comparando o Distortion Modeler com os pedais vintage originais e realmente desmistifica muito da idéia de que os analógicos são impossíveis de copiar.

De qualquer forma, ainda acho que se tiver dinheiro pras latinhas separadas vá de analógico (especialmente se não tiver atrás de sons mais comuns como Tube Screamer, Rat, Fuzz Face e afins, que são os que você encontra nos pedais de emulação com facilidade).

2-) Filtros, Modulações, Delays e Reverb DIGITAIS, em geral são melhores que os analógicos. Não se iluda com essas bobajada de que tudo que é analógico é melhor, isso é na melhor das hipoteses uma meia verdade.

Efeitos de modulação, Delay e Filtros sofrem muito com a degradação de sinal e com a imprecisão dos circuitos analógicos, obvio efeitos analógicos tem aquele quê de som unico por causa dessas imperfeições, mas no geral elas só valem a pena quando você quer aquele som especifico e isso via de regra exige um bocadinho de experiência com esses efeitos.

Existe um motivo pela qual os principais pedais de modulação e delay tops de linha serem digitais, Eventide, Lexicon, T.C. Electronics são todos os tops de linha nesta área, e todos fabricam efeitos digitais. Até a Boss, é famosa nessa área pela sua linha de efeitos de modulação e delay digitais. A Eventide que é considerada o melhor fabricante de efeitos de modulações e delays do mundo, e usa circuitos digitais pra seus efeitos tops de linha.

Podem falar de perdas com conversão AD/DA, isso existe sim, mas via de regra em efeitos de alto nível como alguns dos citados por você, essa diferença é minima, muito menor do que a perda causada pelos cabos em um set analógico grande.

Dito isso vamos às especificidades...

uma pedaleira pequena para efeitos diferentes porém não tão frequentemente usados.

Isso é perfeitamente válido, se não quiser uma pedaleira, vale a pena pedais como a linha modeler da Line 6 ou a linha Factor da Eventide, pois com 2 ou 3 pedais você tem dezenas de efeitos, apesar de que pra mim um multi efeitos como o M13 Stompbox modeler serem mais uteis do que se vc for comprar 2 ou mais desses pedais (Modeler/Factor). Pois vc tem a mesma qualidade, com um preço menor.

vale a pena pagar um pouco mais neste set de efeitos predominantemente analógico ou seria melhor pegar uma pedaleira de maior porte e ainda pagar menos?

Eu recomendo você misturar os dois. Hoje em dia até possível se ter um set 100% analógico, mas eu considero isso uma limitação muito grande, quase uma burrice e só não considero uma burrice completa, porque as vezes a gente quer exatamente um som específico, que só é possível com um analógico, mas realmente a pessoa tem que saber muito bem o que está fazendo pra adotar um set 100% analógico.

Alguns efeitos sofrem muito com a degradação de sinal, como delays e modulações, portanto a menos que você realmente saiba o que está fazendo e queira essa degradação, não vale a pena pegar um set 100% analógico. Especialmente se você olha pros digitais top de linha, um exemplo disso é a linha Modeler da Line 6 ou a linha Factor da Eventide, dê uma olhada no tópico do MaurícioBahia sobre o ModFactor e que também tem videos do Timefactor e você verá que os recursos desses pedais digitais top de linha são incriveis e o som não deve em nada a nenhum analógico, e com a vantagem de sofrer muito menos degradação de sinal e ter muito mais precisão que os analógicos.

O tópico do MauricioBahia: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/207565/

Vale a pena uma pedaleira destas para fazer o papel de módulo de efeitos?

Claor que vale, pra mim uma das idéias mais interessantes que existem é fazer como a maioria dos grandes guitarristas e misturar o melhor dos dois mundos. Olhe magos do timbre, de Van Halen à Pat Metheny, e de David Gilmour e The Edge à Steve Vai e Joe Satriani... existe um motivo pra eles usarem tanto efeitos analógicos quanto digitais, e com certeza não é por praticidade, em geral eles procuram o melhor dos dois mundos pra compor um timbre melhor.

Atá o Buddy Guy usa 2 M13 Stompbox Modeler, misturado com algumas distorções e wahwahs analógicos.

Se eles não se limitam a um ou outro, porque eu e você deveriamos nos limitar?

Elas perdem ou ganham de latinhas separadas (em termos de qualidade de efeitos)?

Cara, algumas pedaleiras perdem um pouco em um lado e ganham em outro, como perdem um pouco em timbre e ganham mais em opções de configuração e praticidade.

Porém em efeitos tops de linha essa não é a realidade, os timbres são tão bons quanto. Line 6, Eventide, Lexicon, TC Electronics, são consideradas marcas que primam por timbres que beiram à perfeição e no entanto trabalham cprincipalmente com efeitos digitais.

E qual seria um bom método de ligação (considerando um amp valvulado com loop)?

Se for usar a pedaleira só pra filtros/modulações/delays/reverb eu recomendo ela ficar no loop, pois assim vc pode usar seus pedais de distorção analogicos na entrada do amp de formamais eficiente, e ainda pode usar a distorção do amp normalmente, enquanto tira o melhor proveito dos efeitos digitais da pedaleira.

Se for uma pedaleira como o M13, que dá pra configurar quais partes podem ir antes ou depois do amp, é bem util também, pq vc pode aproveitar e usar distorções da pedaleira em conjunto com os seus pedais analógicos e a distorção do amp.

Bom, espero ter respondido adequadamente suas duvidas e sei que muita gente vai discordar e dizer que um set 100% analógico é o supra-sumo do timbre, mas sinceramente pelo que vejo aqui no fórum 9 de cada 10 pessoas que dizem isso, o fazem sem base nenhuma, a maioria nunca pegou um TC Eletronics ou um Lexicon pra comprar com o correspondente analógico, aí fica tentando comparar um top de linha analógico com um Behringer ou uma Zoom 505, obvio o que ganha é o que for mais top. Mas quando você pega duas coisas do mesmo tipo, realmente você nota que muitas das lendas que aparecem por aqui não se fundamentam. E o unico ponto onde os digitais perdem realmente de feio pros analógicos são nas distorções, de resto é sempre pau a pau e dependendo do modelo específico, o melhor vai ser um ou outro.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Érico, aproveitando seu tópico...

Uma pequena divagação, sobre pedais, pedaleira, efeitos digitais, não digitais e pra que os malditos inventaram o tal do loop? Uma visão simplista!

1) Ahhh... Eu adoro distorções: \o/

Distorção é algo lindo, já me disseram que é quente! E é mesmo! É tanta energia rolando que alguns componentes não suportam e saturam, literalmente. Explodem e roncam, distorcem. Isso é algo físico: a interatividade de elementos básicos da natureza (elétrons, etc...) com o meio ambiente causou esse efeito que todos amamos.

Pena que no mundo digital, dentro de chips, não dá pra distorcer "0s" e "1s". Como é que a gente vai "aquecer" esses números simbólicos pra fazerem soar como no mundo analógico? Well, estamos tentando "imitar" esse efeito natural, do nosso mundo analógico, através da programação, do software, da lógica. Até que muitos soam bacanas. Um Amplitube da vida nada mais é que uma pedaleira digital na sua tela.

Já os efeitos "frios", como Delay, Chorus, etc, podem ser imitados digitalizado? Óbvio! Não preciso saturar nada, não precisam distorcer. Alías, pra que distorcer se eu tenho distorções pra isso? Então tá fechado, basta que o sinal distorcido analogicamente (que eu adoro) entre no circuito digital, seja processado e e que este circuito digital devolva tudo pro mundo nosso mundo analógico de maneira bonita. Um bom digital, tem tanta qualidade que ele reproduz o sinal analógico quase sem perdas. É com tirar um foto com uma resolução de vários megapixels. Quanto mais megapixels (ou resolução), mais fiel é à realidade.

2) E o loop de efeitos? :-/

Quero usar a distorção do amp e meu efeitos "frios" depois da distorção! Se eu ligar lo entrada do amp não vai dar pq eu acho que não fica lega, embola tudo... E agora? Ahhh... ainda bem que o cara inventou uma "parada" para eu ter a opção de colocar os efeitos depois da distorção do amp e das minhas na pedaleira!!! Viva o loop de efeitos... Mais uma opção pra organizar meu set de pedais.

3) Pedal ou pedaleira::-(

- Tenho 19 efeitos num pedal (adivinha pq se chama MutliFX?): chorus, flanger, pitch shiter... Maravilha, adoro minha Modfactor. \o/ Pra que vou ter 7 pedais se eu posso ter todos em 1 só!!! Presets programáveis pra facilitar minha vida, poupo um espaço da porra!!! Êpa... e se der defeito... Ferrou, acabou o show... É um risco e essa porra custou caro pacas! Talvez seja melhor ter uma G2 "baratinha" de reserva sabe... Porém, a qualidade que eu esperava não será a mesma. Que merda e naquela música eu usava o "Undulator" que só tem na Modfactor. Será que vou levar ovada? (nervosismo extremo nessa hora)

- Tenho 19 pedais separados: chorus, flanger, pitch shiter... Minha pedaleira é um trambolho, mas se der defeito num pedal, o show continua!!! Viva!

4) E agora??? ...

E melhor pensar bem no que é melhor pra mim. Tenho grana? Muita!!! Blz, compro logo uma três G-Systems, deixo duas de reserva.

Mas a grana tá curta... é melhor eu pensar nas possibilidades de acordo com minha realidade... Isso dá trabalho pra avaliar e ainda preciso "visualizar" lá na frente. Ok, é a vida!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

haihaihahia. Agora que vi seu texto! Ficou muito bom. Exatamente o que eu penso... Tentei fazer um texto numa linguagem meio introspectivo, pra leigos, algo mais "pessoal"!

Cara, se vc notar algum discrepância no meu texto, me avisa, tá?

Abs

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


muita gente vai discordar e dizer que um set 100% analógico é o supra-sumo do timbre, mas sinceramente pelo que vejo aqui no fórum 9 de cada 10 pessoas que dizem isso, o fazem sem base nenhuma, a maioria nunca pegou um TC Eletronics ou um Lexicon pra comprar com o correspondente analógico, aí fica tentando comparar um top de linha analógico com um Behringer ou uma Zoom 505, obvio o que ganha é o que for mais top. Mas quando você pega duas coisas do mesmo tipo, realmente você nota que muitas das lendas que aparecem por aqui não se fundamentam.

FATO.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao

Pra te responde diretamente, eu manteria a Pod pq a Line 6 faz efeitos de modulação/ambientação de qualidade e compraria alguns pedais analógico de distorção pq distorção digital EU não gosto. Ligaria a POD no loop de efeitos e pronto.

Vc toca profissionalmente ou faz show com frequência?

Abs

Soul Wyx
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Cara,
você só faz Post Top!
É jornalista?

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Soul Wyx

heheh. Não, mas gosto de escrever e trabalhei muito com publicidade/propaganda. Não tá tão caprichado assim mas acho que dá pra passar o recado.

Vlw!

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Cara, se vc notar algum discrepância no meu texto, me avisa, tá?

Cara, não vejo discrepância nenhuma, pelo contrário, acho que um texto complementa o outro.

Eu tentei ser mais técnico, porque daqui a pouco vem um menino de 15 anos dizer que isso daí é viagem minha que um set 100% analógico é sempre melhor que um analógico/digital... hehehehehe... ma no fim foi bom tu ter falado da tua experiência de uma forma pessoal, pq realmente fica a reflexão.

Como eu disse, no reino das distorções, onde analógico realmente reina absoluto, vez ou outra aparece um Line 6 DM4 ou um OD-20, ou os antigos Korg A2 e A3, que são distorções digitais e que tanto conseguem capturar o feeling duma distorção analógica, como soam tão bons quanto. Obvio desde que você saiba usar elas corretamente.

Uma prova q fiz foi com o OD-20, pois ao testar ele, que é digital, consigui muitos sons interessantes de distorção, alguns muito bons mesmo, achei muito mais fácil tirar boas distorções dele que de alguns pedais analógicos como o Metal Zone que da mesma empresa, inclusive achei a simulação de Metal Zone dele menos arredio que o original, e portanto mais do meu agrado.

No caso d oDM4 nem precisa falar muito, ele tem algumas simulações que não são tão legais, mas algumas realmente chegam bem próximo aos originais. Vão ser iguais? Jamais, mas são pra lá de usáveis, e certamete enganariam muita gente num teste cego, eu com certeza seria enganado num teste cego da maioria das simulações, axo que só as que eu conheço muito bem como o Fuzz Face e o Big Muff (que tenho/tive por muito tempo) é que eu conseguiria ver diferença.

Aqui vai um video comparativo dele:


DotCom
FATO.

Com certeza, eu nunca vi tanta gente aqui com tantas certezas sobre tanta coisa que nunca puseram as mãos. Olha que eu vendi uma quantidade razoável de instrumentos na época da importadora, não era nosso principal produto, mas era raro ter um pedido aos distribuidores que não tivesse algum gear no meio. E mesmo assim não testei e portanto não posso dar uma opinião concreta sobre a maior parte do que a negada aqui fala. Pq aqui gente falando de equipamentos top tem no meio da canela, ai tu pergunta pro cara o que ele tem, e ele diz: uma Strinberg com um clone "handmade" do TS e do OCD e um Meteoro Nitrous Drive... hehehehhehe

Soul Wyx
Veterano
# set/09
· votar


Caramba!
;D

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


Pq aqui gente falando de equipamentos top tem no meio da canela, ai tu pergunta pro cara o que ele tem, e ele diz: uma Strinberg com um clone "handmade" do TS e do OCD e um Meteoro Nitrous Drive... hehehehhehe

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mais do que verdade!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/09
· votar


nichendrix
The German Dude

Não seria 'The Gearman Dude'?

Se for, é o Jack Black! =P

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian Não seria 'The Gearman Dude'?

Tá, vendo, o cara não saca nada... heheh

Abs

http://www.youtube.com/user/gearmanndude

Bombastik
Veterano
# set/09
· votar


Não seria 'The Gearman Dude'?

Se for, é o Jack Black!


esse mesmo... famoso esse maluco...

nichendrix
Veterano
# set/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Christhian
Não seria 'The Gearman Dude'?

É isso mesmo, na hora digitei errado, o The Gearman Dude e o blondegraemey, são alguns dos caras que mais tem videos no youtube comparando pedais, entre eles muitos "clones atuais" com os originais vintage.

Se for, é o Jack Black! =P
Quem é Jack Black???

EDIT: Ah! o cara do School of Rock, é eles mesmo??? Se for é um caso digno do "que onda"... hehehehhe

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


nichendrix

Só esse mês que percebi era Gearman Dude! E só percebi pq no histórico do Firefox eu digitava "ger" e não vinha nada...

Abs

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


nichendrixpedia
Minhas dúvidas sobre colocar uma pedaleira no set estão se acabando. Acho que o grosso mesmo é escolher a pedaleira. Esta escolha vai depender muito do quanto de grana vou conseguir vendendo minha bateria. Se eu conseguir vender tudinho, dá pra pegar a Line6 M13 (ganhando de pouco da Zoom G9), as latinhas de distorção e pedais de volume e wah.

MauricioBahia
Não toco profissionalmente, longe disso. Sou um guitarrista de quartinho dos fundos como você, mas (ainda) não tenho banda. Sou um audiófilo, gosto de ter equipamentos que me deem o melhor timbre possível.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao: Sou um guitarrista de quartinho dos fundos como você, mas (ainda) não tenho banda.

Então, como amantes do bom som e eternos caçadores de timbres, hehe, eu diria que não há parâmetros pra seguir. Sendo assim, o céu (e o grana) é o limite.

A primeira coisa que faria, sem qualquer sombra de dúvida seria comprar um valvulado. Aí, experimentar com diferentes pedais, incluindo a POD numa amp com loop.

Eu fiz o caminho inverso por falta de experiência! Hoje, sem dúvida teria feito o que falei.

Aviso logo que estou botando meu equipo na sala! hehe

Abs

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

A primeira coisa que faria, se qualquer sombra de dúvida era comprar um valvulado.
Ah, isso já está previsto. 80% de chances de ser um Pedrone Super Clean, quem sabe até 2x12".

Aviso logo que estou botando meu equipo na sala!
Tá faltando espaço no quartinho? Eu também estou com este problema. Sábado passado montei todo o set no quartinho pra tocar meu repertório (violões, guitarras, amplificador e "PA", estante para o violão e talk box), ficou tudo apertadinho. Quando a double neck entrar pra família em 2011, fudeu tudo!

GUGALOO
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Tenta pensar pela praticidade. Se vc ja tem uma X3, ótimo, fique com ela e ligue no loop, mas se os efeitos dela não te agrada, como vc disse, talvez troque-a por outra.

Outra coisa é: Vc vai utilizar todos esses efeitos?? Caso vc use, fique com a pedaleira, pois comprar pedal (flanger, phase, reverb, delay, tremolo, chorus, pitch, filter e etc... ) irá gastar uma nota preta.

Na minha opinião, e o som q eu gosto de tocar, meu valvulado e um boost está ótimo, não preciso de mais nada, mas, lógico, deixo meu delay, wah e etc.. sempre a postos.

Se vc quer fazer o TEU timbre como vc mesmo citou, invista num bom valvulado, faça-o do jeito q vc quer e pronto, seja feliz. Apesar de eu achar interessante ainda assim, ter uns 2 drive low gain pra usar junto, fica show.

ogner
Veterano
# set/09
· votar


GUGALOO

Sou desse time, Valvulado + 3 drives + 1 fuzz + delay + wha + uma modulação qualquer pra ficar doidão as vezes...hehehe...
E claro reverb de mola do próprio amp!!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
Minhas dúvidas sobre colocar uma pedaleira no set estão se acabando. Acho que o grosso mesmo é escolher a pedaleira. Esta escolha vai depender muito do quanto de grana vou conseguir vendendo minha bateria. Se eu conseguir vender tudinho, dá pra pegar a Line6 M13 (ganhando de pouco da Zoom G9), as latinhas de distorção e pedais de volume e wah.

Cara, pra mim a maior vantagem dos Line 6 e Boss GT-? da vida é justamente porque elas são uma mão na roda pra te dar um norte para compras futuras. Você mais na frente pode até não querer o multi-efeitos, mas muito provavelmente vai ser porquê descobriu quais os que realmente interessam e a quantidade já não vale mais a pena. Ainda assim eu acho uma grande besteira hoje em dia eu não ter mais um, porquê as vezes vem só a vontade de pirar, testar algo diferente, e fazer isso comprando latinhas é caro pra dedéu.

As vantagens do M13 em relação aos POD XT e X3 Live pra mim são justamente o fato de que tanto a qualidade dos efeitos é melhor, pois usam 4 processadores semparados, um de cada modeler em seu circuito, tem também o fato de que ele ainda tem mais opções de configuração, e pra fechar com chave de ouro, custa menos que um Floor Pod. Ao menos pelo preço dele no Dodô Audrin.

Não toco profissionalmente, longe disso. Sou um guitarrista de quartinho dos fundos como você, mas (ainda) não tenho banda. Sou um audiófilo, gosto de ter equipamentos que me deem o melhor timbre possível.

Mais um motivo pra sempre ter um multi-efeitos, pra nos momentos de piração, não sentir falta de nada... hehehehhe

MauricioBahia
A primeira coisa que faria, sem qualquer sombra de dúvida seria comprar um valvulado.

É nesse ponto a coisa é realmente séria, porque embora a tecnologia de emulação já esteja bem avançada e dê resultados satisfatórios, ainda está longe de ser a mesma coisa.

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


ogner
GUGALOO
Acho que um set bom pra qualquer guitarrista eh:

Valvulado + Wha + 2 drives + 2 pedais de Mod + Delay e ja era! da pra tocar de tudo com isso.

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


GUGALOO
BaseGuitar
Liro_Points
O problema não é usar delay, tube echo, ping pong delay, chorus, flanger, u-vibe, phaser, stereo chorus... o problema é usar diferentes tipos do mesmo efeito. Em Time, o delay é de 1s, o que pode ser muito para dar uma ambiência. Em Always (Bon Jovi) usa-se um tremolo/chorus bem "molhadinho" (ui!). E por aí vai...

O barato da pedaleira é poder salvar estas configurações esotéricas (preferencialmente com um nome que seja de mais fácil associação do que um "C6" que aparece em pedaleiras pequenas), fora a economia.

nichendrix
Ao menos pelo preço dele no Dodô Audrin.
Bem lembrado. Comprei minha X3L com ele por R$2000.

PS.: Acho mais fácil usar sublinhado pra citar, dá mais destaque...

erico.ascencao
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Hum tá R$1900 no Dodô, mesmo preço da Made in Brazil.

ABATANGERINA
Veterano
# set/09
· votar


erico.ascencao
cara, tô pensando seriamente na M13 tb. o fato de vc poder colocar 12 modulações/reverb/delay ao msm tempo, pra mim pouparia um trabalho do cão, já q esses são os efeitos q me interessam. as distorções pra mim seriam quase q totalmente dispensáveis, já q gosto bastante do resultado q consigo só com as distorções/crunch do meu amp + chavinha da guitarra. sou viciado em chorus. o problema pra mim está nas modulações dela, em especial o chorus, já q em tudo quanto é fórum de fora o pessoal diz q é fraco. dando uma olhada no manual, notei q nenhum dos modelos apresenta o controle de pré-delay, o q limita um pouco. Fico com medo de pegar a M13 e só usar REVERB e DELAY.
Pensei na RP500 q todo mundo fala maravilhas dos efeitos, mas que não têm um terço da versatilidade da M13 (só dá pra colocar uma MOD por path por exemplo).
Agora estou cogitando seriamente a NovaSystem ou GSystem da TCEletronic. Os drives dela (q só são 2) são totalmente analógicos. Os efeitos são pra quem entende msm, é uma porrada de parametros. O chorus por exemplo, têm filtro de agudos, tempo (q não é speed), pré-delay, etc.

Agora é q vêm a merda: Nunca experimentei nenhuma dessas!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


ABATANGERINA

Vc pensa memso em comprar uma G-$$$$$$? hehe

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Distorções analógicas e pedaleira para efeitos