Ok, mais um que montou o Talk Box

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


janick
Este projeto parece ser bem parecido com o vídeo que eu postei no post inicial deste tópico.

para que serve o capacitor nesse esquema todo?

O capacitor serve para filtrar as frequências mais graves (ou seja, faz o famoso filtro passa-alta). O driver de corneta é usado como tweeter em sistemas de som, ou seja, ele não aguenta frequências graves. Se você não colocar o capacitor o diafragma do driver pode se romper.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Hm! entendi! Bacana! E aqui cara, o esquema da DPDT, tu acha que funciona?

Pra alternar os speakers?
Dai eu montaria um footzinho na patola, sacou?

erico.ascencao
Veterano
# jul/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


janick: o esquema da DPDT, tu acha que funciona?

No projeto no qual me inspirei o cara usa um interruptor de luz mesmo. Se a DPDT funciona mecanicamente do mesmo jeito, acho que a sua idéia deve funcionar.

Só para te lembrar, não vá fazer este bagulho num valvulado. Num valvulado, o falante deve sempre estar conectado ao circuito. Se o circuito de um valvulado não estiver conectado ao falante, ele não "enxergará" nada e vai querer enviar mais corrente para este "nada" que ele não está enxergando, o que vai aumentar a tensão nas válvulas e vai foder os trafos. Só se pode fazer este chaveamento de falantes em amplificadores SS.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Hm! Eu vou fazer num ampzinho de 15W transistor da Condor, é tranquilo velho?

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


janick: Eu vou fazer num ampzinho de 15W transistor da Condor, é tranquilo velho?

Aí é tranquilo.

Eu não vi o vídeo que você postou pois aqui no trampo não tenho acesso. No vídeo que eu postei no primeiro post o cara usa o interruptor de luz para selecionar se o sinal do amplificador vai para o falante do próprio amplificador ou para o driver de corneta. No vídeo que você postou é a mesma coisa? Estou perguntando isto pois, se você for fazer seguindo o vídeo que você postou, o seu amplificador de guitarra terá que ser este Condor, entendeu?

Agora, se você quiser seguir o projeto que eu fiz, você terá um amplificador de guitarra só para a guitarra e o Condor só para o talk box, mas aí você vai precisar de um AB box pra chavear o sinal da guitarra.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Ou não cara! Pq por exemplo, eu tenho um AB Box. E tipo, se eu fizer esse chaveamento, é massa que da pra brincar em casa com os dois, mas nada me impede de usar um outro amplificador junto fazendo assim:

GRIG - TALKBOX - PA CANAL1
GRIG - PA CANAL2

Sacou?
Só alternando entre eles via AB Box. A chave é mais pra não inviabilizar o amplificador mesmo.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


E aqui cara, o driver de corneta, precisa ser Selennium mesmo?
Pq eu to meio curto da grana e tem um que ta a metade do preço:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147046165-driver-c-corneta-ou-s uper-tweeter-rcv-110w-rms-muito-forte-_JM

Dá pra usar?

Abçs

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


janick: precisa ser Selennium mesmo?

Cara, Selenium é Selenium, saca? Quando eu fui comprar, um maluco pensou que eu estava comprando pra som automotivo e foi logo comentando: "este é bom!".

O driver é igual a falante: se tem alta sensibilidade, dá mais volume, logo é mais caro.

A princípio dá pra usar qualquer um. Você só deve tomar cuidado com o lance da impedância e com a potência que o driver aguenta - por exemplo, se você ligar este driver aí num ampli de 150W, CABUM no driver.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Mas tipo, é um ampzinho de 15W, vo ligar um driver de 110W, então é bem tranquilo né?

E ORRA! Fui olha aqui o capacitor, baratinho né?
Dai vi o frete, os caras querem cobrar 15 conto de frete num capacitor de 2 reais, vai se fuder! A mesma coisa com a DPDT! uma chavinha de 10 reais por 20 reais por causa do frete!
A única coisa que eu vou comprar mesmo pelo ML é o driver que aqui deve ser carinho. Mas po, esse ai tem a sensibilidade de 108db, é bem alta tbm cara heheheh

Tu acha que fica legalzinho, ou tem que ser o Selenium mesmo? pq eu to curto da grana nesse mês...

Abçs

janick
Veterano
# jul/10
· votar


E outra manolo, tem certeza que com a DPDT da pra fazer essa malandragem de alternar entre os falantes?

Eu ligaria

- -
- -
- -

Nas 2 de cima o + - de um speaker
Nas 2 do meio o + - do fio do amp que eu ligaria nos falantes
Nas 2 de baixo o + - do outro speaker

Dai assim que funcionaria a chave DPDT?

Se for assim eu ja to com a ideia do processo inteiro.

Vou precisar comprar:

DPDT
Driver
Capacitor
Mangueira
Fios para ligações
Estanho
e uma patolazinha pra fazer a caixinha da chave dpdt, tipo um footzinho.
conexão tigre
e aquela pecinha de metal que eu não sei o nome, para conectar na conexão e depois na mangueira

algum silicone ou selante para fixar isso tudo

Acho que é isso!

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


janick: Mas tipo, é um ampzinho de 15W, vo ligar um driver de 110W, então é bem tranquilo né?

Sem problemas, está bem folgado.

E ORRA! Fui olha aqui o capacitor, baratinho né?
Dai vi o frete, os caras querem cobrar 15 conto de frete num capacitor de 2 reais, vai se fuder! A mesma coisa com a DPDT! uma chavinha de 10 reais por 20 reais por causa do frete!


O capacitor é barato, você acha em qualquer lojinha de componentes eletrônicos. A DPDT é mais chatinha de achar e o preço é mais ou menos este mesmo.

Tu acha que fica legalzinho, ou tem que ser o Selenium mesmo?

Teoricamente não precisa ser Selenium. Mas eu aconselho, vale a pena o investimento. Comprei um D250-X (vê lá no post inicial o modelo certinho).

tem certeza que com a DPDT da pra fazer essa malandragem de alternar entre os falantes?

Como eu falei, a DPDT me parece ser uma chave que faz a mesma função do interruptor. Você precisa descobrir quais os pinos corretos usar, este tipo de coisa.

Tem um tópico do MauricioBahia no qual ele explica como fez um AB box. Ele usou uma chave deste tipo, então você pode aproveitar boa parte das informações de lá.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao
Hm! Interessante! hehehehe
Cara, eu vou fazer o seguinte, usar o tópico do Bahia, e vou comprar esse driver mais barato. Se ficar bacana, legal, senão, já era.

MaicolBrevia
Veterano
# jul/10
· votar


janick

uma DPDT é simples.

São 6 pinos, os dois pinos do meio são os que fazem ligação com os pinos das pontas.

Essa é a chave:
- - -
- - -

Conforme vc pisa, ela fica nessa posição/ligação dos pinos:
- -
- -
Os outros dois pinos que estão do outro lado(os pinos que não coloquei no diagrama), são os pinos que estão sem contato com os 2 pinos do meio.
Se vc pisar de novo na DPDT, a situação muda:
- -
- -
Os outros pinos do qual estavam sendo ligados, são desconectados, passando para os outros dois pinos da outra ponta.

Os pinos do meio fazem esse tipo de contato.

- <- - -> -
- <- - -> -

É bem facim de entender como funciona.

janick
Veterano
# jul/10 · Editado por: janick
· votar


MaicolBrevia
Hm! Agora entendi!

Então eu posso fazer a ligação da forma que eu pensei mesmo né?

Conecto a saida do amp que iria para o falante nos dois pinos do meio
- (-) -
- (-) -
Conecto um falante nos 2 pinos de cima:
(-) - -
(-) - -
E por fim conecto o outro falante nos pinos de baixo:
- - (-)
- - (-)

Certo?

MaicolBrevia
Veterano
# jul/10
· votar


janick

Correto!!!

Lembre-se de cuidar sempre as polaridades, sempre preste atençao no fio que vc estiver ligando.

- - - >> nesses vc somente liga o que é positivo.
- - - >> nesses somente os negativos.

Se inverter, pode queimar seu ampli, falante, etc.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


MaicolBrevia
Hm! entendi!
Mas como eu vou saber qual é positivo e negativo? tem indicado?
Pq pelo desenho, girando a chave em 180 graus ambos lados pode ser positivos! hehehe valeu aí!

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


Ressucitando pra postar um vídeo do mestre do talk box, Peter Frampton:



PS.: O talk box que ele usa é o Framptone, desenvolvido para ele e que custa míseros US$399.

erico.ascencao
Veterano
# set/10
· votar


E aí pessoal,

Voltei de NYC ontem e trouxe um Epiphone Valve Junior Head para fazer o upgrade no meu talk box. É um cabeçote valvulado de 5 W, classe A e com um simples controle de volume.

Vou ter que construir um tipo de "gabinete" para o driver de corneta e aí o projeto deve ficar tinindo.

janick
Veterano
# mar/11
· votar


Opa pessoal, UP!
Resolvi comprar o drive de corneta e o capacitor!
Hoje devo montar o esquema la em casa, mas sem a DPDT! Rola né?
Masnem preocupo pq to com outro amp ja, dai nem preciso alternar falante do combinho, que vai ficar apenas pra talk mesmo. Alguem ainda tem a imagem do esquema do talk pra postar aqui? Eu perdi =P

Abçs!!

janick
Veterano
# mar/11
· votar


E outra: Como faço pra acoplar a mangueira do meu talkbox antigo da danelectro no drive de corneta? A boca do drive é grandinha em comparação à mangueira :P

janick
Veterano
# mar/11
· votar


Ah, perguntas respondidas no primeiro post

Agora é usar a criatividade MESMO para acoplar a mangueira a boca do driver :P

Floyd N Roses
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
CAraa...QUE ESQUEMA...QUE ESQUEMAA!!! MUITO BOM!!! :DDD


Agoraa fiquei ansioso aqui pra fazê o meu!!! =PPP ...rsrsrsss


Só tenho umas dúvidas aqui...

- Vc disse que é pra usar um combinho de 15 à 20W pra colocar o driver. Eu tenho um combo multi-uso aqui...mas eu não sei a potência dele...ele é mais ou menos do tamanho de um Atom Drive mesmo (falante de 8" e talz)...mas o volume dele é BEM alto!!! Será que se ele tiver muita potência pode dar algum problema com o driver?! o.ô

- Eu ví que o driver D250X da Selenium que vc disse tem 75W RMS. Esse AQUI diz que tem 120W RMS. Será que esse serve também??!!! Por 20 PILA era uma boa né!!! :P ...sauhUHAsuhas


VALEU MESMO caraa!!! Além do esquema ainda foi o ÚNICO que me fez entendÊ [...FINALMENTE] 'Como Funicona Um Talkbox'!!! =]]] ... \m/




Abraçoo!!! o///

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


janick: Hoje devo montar o esquema la em casa, mas sem a DPDT! Rola né?

Pode ser aquele interruptor de luz mesmo, como o cara do vídeo do Youtube. Se você for usar um outro ampificador, assim como eu fiz, tem que tomar os cuidados com relação à potência e impedância de saída e aí um AB box serve para ligar/desligar o efeito.

Floyd N Roses: Vc disse que é pra usar um combinho de 15 à 20W pra colocar o driver. Eu tenho um combo multi-uso aqui...mas eu não sei a potência dele...ele é mais ou menos do tamanho de um Atom Drive mesmo (falante de 8" e talz)...mas o volume dele é BEM alto!!! Será que se ele tiver muita potência pode dar algum problema com o driver?!

No painel trasiero do amplificador deve ter alguma informação a respeito da potência e da impedância do falante. Se não tiver nenhuma das informações, eu acho que não há muito problema arriscar porque um amp com falante de 8" dificilmente tem 50 W e dificilmente terá 16 ohms de impedância pra queimar o driver. De qualquer forma, a impedância você consegue medir com um multímetro.

Eu ví que o driver D250X da Selenium que vc disse tem 75W RMS. Esse AQUI diz que tem 120W RMS. Será que esse serve também??!!! Por 20 PILA era uma boa né!!!

Cara, eu comprei Selenium porque é bom, até quem mexe com som automotivo prefere Selenium.

PS.: Porra, escreve direito. Você está conseguindo reinventar o miguxês com este monte de itálicos, sublinhados, negritos, minúsculas e maiúsculas.

Floyd N Roses
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
No painel trasiero do amplificador deve ter alguma informação a respeito da potência e da impedância do falante. Se não tiver nenhuma das informações, eu acho que não há muito problema arriscar porque um amp com falante de 8" dificilmente tem 50 W e dificilmente terá 16 ohms de impedância pra queimar o driver. De qualquer forma, a impedância você consegue medir com um multímetro.

Ah...a impedância tem escrito sim [é de 8 Ohms mesmo]...só o que não tem é a potência. Mas como vc mesmo disse...acho difícil ter mais que 50W!!! \m/


Cara, eu comprei Selenium porque é bom, até quem mexe com som automotivo prefere Selenium.

Não...isso é claro! Se eu tivesse uma grana sobrando a mais eu iria de selenium na certa!!! ;D ...Mas agora o máximo que dá pra pegá é esse aí q eu postei mesmo. Como ele tem 8 Ohms e 120 RMS...tá sussu [serve também] né??!!! o.ô


PS.: Porra, escreve direito. Você está conseguindo reinventar o miguxês com este monte de itálicos, sublinhados, negritos, minúsculas e maiúsculas.

Olha aqui...miguxes é O CARALHO viu!!! Se eu tivesse uma ARMA eu matava 20 emo......POR DIA!!! õ.Ô ...usahUASHSHAUASHUAHSUHHuhsuass

Só o que eu faço é escrevê de um jeito 'Artisticamente Expressivo'...pronto...é isso!!! xP ...kkkkkkkkkkkkkkkkk




...o///

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Floyd N Roses: Como ele tem 8 Ohms e 120 RMS...tá sussu [serve também] né??

Neste quesito, está ótimo. Isso significa que você pode ligá-lo num amplificador com impedância de saída 8 ohms e potência de até 120 W.

janick
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
!! E as roscas para acoplar a mangueira ao driver, como tu fez???

erico.ascencao
Veterano
# mar/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar


janick: E as roscas para acoplar a mangueira ao driver, como tu fez?

É aí que está a maior carga de talento necessária pra fazer este "pedal", hehehhee! Como o padrão de rosca do driver é específico para as cornetas, você não vai achar por aí uma peça que encaixe perfeitamente. O negócio é ir numa loja de material pra construção com o driver de corneta a tira-colo e testar o encaixe de algumas peças. No post inicial eu sugeri duas peças da Tigre - gostaria de frisar Tigre, pois comprando peças da Tigre você ajuda a pagar o meu salário... hehehhee.

Floyd N Roses
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Neste quesito, está ótimo. Isso significa que você pode ligá-lo num amplificador com impedância de saída 8 ohms e potência de até 120 W.
Ahhh...então tá belezaa!!! Depois que eu montá o meu eu falo aqui se deu tudo certo!!! ;D


P.S.: Pra rosca...vô tentá usá 'PEÇAS TIGRE'!!! :P ...suaHUHAUhas




...o///

janick
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Então essas conexões tigre, deve ter alguma que enrosque beleza na boca do driver, e outra interna para "afunilar" o som para a mangueira?

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


janick: Então essas conexões tigre, deve ter alguma que enrosque beleza na boca do driver, e outra interna para "afunilar" o som para a mangueira?

Exatamente. Conseguindo encaixar a mangueira firme mecaniamente, já está feito. No começo eu pensava que teria que fazer um puta isolamento pra não vazar som, mas percebi que não era necessário.

Dica:
Experimente uma mangueira de silicone ao invés da mangueira de vinil. Acabei de conversar com o técnico de ar condicionado que está consertando o aparelho da minha sala e ele disse que o silicone não pega "memória" ao enrolar. A mangueira de vinil pega memória fácil, tornando-se um estorvo na hora de desenrolar. Por outro lado, já testei com conduite e o som ficou uma bosta, parece que o som "vazava" e ficava muito fraco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Talk Box