Personalidade no set

    Autor Mensagem
    Igor Fediczko
    Veterano
    # ago/09


    Opa...

    Depois de muito tempo, acho que cheguei numa configuração de set em que me deixa satisfeito por um bom tempo.

    Vou falar um pouco sobre a personalidade de cada efeito... Aliás, para mim essa é a maior diferença dos pedais e pedaleira: a personalidade. Os pedais te dão mais possibilidades de explorar cada efeito, chegando a resultados mais profundos.

    A ordem dos efeitos é a ordem que eu coloco na cadeia:

    Fuzz - MG Lexotone - O Fuzz me soa como uma distorção com personalidade... É um bom fuzz empurrando um ampli valvulado que ajudam a caracterizar um guitarrista. Uso o lexo mais para solos, principalmente os em que a banda secam mais o arranjo, para o fuzz aparecer mais.


    Vibe - MG Monovibe - O vibe as vezes é confundido com chorus, mas na verdade é bem diferente... O vibe tem MUITO mais personalidade que o chorus. O vibe é uma tentativa de reproduzir a caixa leslie que nao deu certo, mas aí Jimi Hendrix resolveu usar mesmo assim e imortalizou a parada, no modo CHORUS com oscilação lenta. Depois veio Stevie Ray Vaughann e mudou para o modo VIBRATO com oscilação rápida e usou em Cold Shot e afins. Eu geralmente uso mais no modo CHORUS, com oscilação média. É bom também para quando tem poucos instrumentos, arranjo mais seco. Não gosto de usar em solos, mas muita gente usa.


    Wah - MG Stax Rocks - Wah é fácil de comentar, mas o segredo é usar o wah também de formas diferentes do que aquele tradicional "tap tempo" em solos... Fazer ambiências com o delay, simular tremolo/vibratos. Também vi o Fernando Catatau usando o wah para dar boost de agudo em solos, funciona legal e dá personalidade para o som


    Drive - MG Creamy - Além de drive para solos, gosto de usar drive para bases... É o caso desse, um pedal mais leve, que dá aquela "esquentada" no som. Diferente do fuzz, o drive nao dá tanta personalidade ao som... Soa MUITO bem, mas soa natural, como um bom valvulado, como um bom BASSMAN. É quase requisito básico para um som bom de rock.


    Drive - Fulltone OCD - Não é a toa que é uma das maiores marcas de pedais do mundo... O OCD é pra solos em que a banda tá fazendo muito barulho, hit hat aberto e tal... Ele sempre se sobressai, muito bom... E baixando o drive, fica um belo drive quente.


    Delay - Boss DD20 gigadelay - Tem guitarrista que acha essencial (the edge, gilmour, noel), tem guitarrista que nao usa nem a pau (srv, angus, jack white), mas eu sou do tipo que gosto muito de delay. Uso o dd20 pois tem tap tempo e bancos para mais de um delay. Gosto muito dele, e uso muito na opção de colcheia pontuada, preenche MUITO bem os espaços vazios, sempre salva os arranjos...


    Tremolo - EH Pulsar - Dificil de ser entendido, mas o tremolo também é essencial para mim... Uso para alguns climas, sempre quando o arranjo tá mais contido, e sempre com som limpo ou com o drive mais fraco. Soa bem pra caramba.


    Delay - MG That Echo Folks - Tenho esse pois é analógico e dá para fazer alguns barulhos interessantes... Uso quando o delay vai pintar e para solos, geralmente e 300 ms. Muito bom o timbre, para estúdio nao tem concorrentes !

    Drifter
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Igor Fediczko
    Boa review.

    Sempre tive interesse no MG Lexotone, porém como não tenho tocado com frequência não comprarei o pedal para deixá-lo dentro de casa.

    Vc usa o modo "Octave" deste pedal?

    ogner
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Igor Fediczko

    Muito bacana o set, enxuto e eficaz!!

    Tenho um MG Monovibe tb...Gosto muito!! Costumo a dizer que a
    cereja do bolo...O detalhe no timbre...

    Costumo a deixa-lo ligado direto...Só variando a regulagem dependendo da ocasião

    Gosto da combinação FUZZ > Drive(tipoTS), fica uma granulação bem interessante o resultado final do drive...

    O ponto entretanto é q não toco em banda no momento, então tento fazer um timbre pra mim e entendo que numa banda é importante que o timbre sirva a musica!!

    Igor Fediczko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Drifter

    Vc usa o modo "Octave" deste pedal?


    Uso sim... Não muito, como o Hendrix usava, mas uso sim... Principalmente quando vai da casa 12 pra frente, aí ele pinta mais e fica com mais personalidade... É um dos pedais com mais personalidade o set, junto do delay analógico e wah wah.




    ogner
    Gosto da combinação FUZZ > Drive(tipoTS), fica uma granulação bem interessante o resultado final do drive...



    Cara, o meu problema é que eu percebi que se ficar enviando muito sinal pro ampli (fuzz + drive), as válvulas dão uma comprimida no som indesejada, então eu tento sempre usar um pedal de drive só, pois o drive das valvulas já fazem o resto... Para mim, parece que soa melhor assim.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Set muito bom cara!!!
    No caso de dois delays eu usaria um pedal pra delay longo e outro pra delay curto, se é que você não faz isso né rs.. Com isso se não precisa de mais nada =).
    Parabéns.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarHome

    No caso de dois delays eu usaria um pedal pra delay longo e outro pra delay curto, se é que você não faz isso né rs.

    Cara, o DD20 tem 5 bancos de delay... Eu uso o Echo Folks para solos e altero manualmente em múisicas que tem delay ritmico (delay em 250ms).

    Já o DD20 eu uso os 4 bancos dele, um para delay em colcheia pontuada com modulação no feedback e 4 repetições, um em colcheia pontuada e 6 repetições, um em 200 ms com uma cacetada de repetições de fita e um em reverse delay...

    Mas pra solos mesmo, nada supera o delay analógico, não tem jeito... Ele dá um peso no som que é fenomenal.

    Aqui tem um tópico que eu falo sobre isso:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/175771/#4794716

    Abçs

    mammb2000
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Belo set!!!

    Rapaz ...


    Eu faço parte dos guitarristas q não vive sem delay.
    Não gosto de depender muito dos pedais, mas um delay é minha alma.

    E o THATS ECHO é fantástico!!!

    Igor Fediczko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    mammb2000

    Eu também sou fã de delay... Sempre usei muito... Aí acabei ouvindo bastante Raconteurs, que é tudo extremamente seco, e percebi que as vezes um fuzz cai melhor sem delay.

    Mas ainda assim, sou do time do delay.

    Drifter
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Igor Fediczko

    Eu também sou fã de delay... Sempre usei muito... Aí acabei ouvindo bastante Raconteurs, que é tudo extremamente seco, e percebi que as vezes um fuzz cai melhor sem delay.

    Mas ainda assim, sou do time do delay.


    As vezes, DELAY é questão de costume. Vicia usar direto, e chegamos a certo ponto de tocar com o pedal ligado o tempo todo.
    Só acho que se usado o tempo todo (não o seu caso), acaba encobrindo o verdadeiro som da guitarra e trazendo uma falsa impressão do instrumento...

    mammb2000
    Veterano
    # set/09
    · votar


    é verdade ...
    eu uso muito mesmo.

    mas é gostoso demais.

    O que seria de David Gilmour sem delay?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Personalidade no set