Existe a possibilidade da invenção de novos efeitos?

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # ago/09


    Acho que a pergunta ja define o tópico.. Acho não, tenho ctz..


    Abrass..

    fill.zanchez
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Koisa
    Existe a possibilidade da invenção de novos efeitos?
    Há como achar novos timbres sim, claro, porém esses provavelmente já se encaixariam dentro de determinada classificação... Pois os principais efeitos já foram inventados e definidos.

    SK8Boy
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    É claro q sim...mas acredito q chega uma hora q alguns efeitos vão ficar meio parecidos com outros q ja existam....
    Isso sem falar na possível mistura entre dois ou mais, o q pode ate msm resultar em um terceiro som diferente dos dois anteriores.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Koisa
    Bela pergunta!!!

    Igor Fediczko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Na minha opinião, sim...

    O slicer, por exemplo, é um efeito mais recente que o delay e reverb...

    A diferença é que novos efeitos serão situações criadas, diferente dos atuais efeitos, que são situações "recriadas".

    wppereira
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: wppereira
    · votar


    A diferença é que novos efeitos serão situações criadas, diferente dos atuais efeitos, que são situações "recriadas"

    "Iu nu itendi uq ele falô!"

    Snakepit
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Cara, existe e com certeza serao criados muitos efeitos novo ainda.

    Mas é claro que eles só vao "pegar" se alguem conseguir encaixa-los em uma musica boa e fazer sucesso, daí vai virar moda e todo mundo vai querer.

    Mais ou menos como o foi o Whammy, uma "bobagem" sem tamanho, até que o Satriani botou pra quebrar em "Cool #9" dai todos aspirantes a fritadores já compraram ou sonham em comprar o seu. Mas quem realmente ensinou como se usa foi o Gimour em Marooned. (:

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Há como achar novos timbres sim, claro, porém esses provavelmente já se encaixariam dentro de determinada classificação... Pois os principais efeitos já foram inventados e definidos. [2]

    Nitefly
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Koisa

    Com certeza, e a maneira mais fácil de criar um efeito novo é errar na implementação de algum efeito que já existe ;)

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Bom dia!!!

    Koisa
    Pra mim, Boss e Digitech estão aí pra provar que existe esta possibilidade.
    Valeu!!!

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Penta_Blues

    Outro exemplo é o FM4 Filter Modeler da Line6, boa parte dos efeitos contidos nele são proprietários, criados a partir de idéias do tipo, como soaria se a gente misturasse efeito X com efeito Y. E assim se criou uma série de efeitos de "Filtro/Synth" que até pouco tempo vc precisaria de verdadeiros malabarismos e uma fortuna de equipamentos pra ao menos ousar pensar em tirar um som desses.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Analisando de maneira bem superficial, é muito difícil criar um efeito novo de fato, pois a maioria dos efeitos se encaixa ou na classificação "modulação" ou "reverb/delay". As modulações existentes (chorus, flanger, phaser, tremolo, etc...) são bem parecidas entre si, pois se baseiam no mesmo princípio - no caso, a introdução de uma onda "sobre" o sinal da guitarra.

    Acho que uma vertente a ser desenvolvida é a parte de síntese e simulações. A Roland desenvolveu há alguns anos o sintetizador de guitarra, mas ainda há o incômodo de usar aquele captador hexafônico. E na parte de simulações temos tanto a Roland VG-99 (que também depende do captador hexafônico) quanto as Variax (que dependem dos piezos). Uma evolução interessante seria pedais de síntese/simulação para serem usados com guitarras de captadores normais.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    As modulações existentes (chorus, flanger, phaser, tremolo, etc...) são bem parecidas entre si, pois se baseiam no mesmo princípio - no caso, a introdução de uma onda "sobre" o sinal da guitarra.

    Cara, o principio basico de todo efeito de "Filtro" e Sintetizador analógico é muito parecido com o de modulação, pois os dois trabalham com LFO e/ou Delay, a diferença é a forma que trabalham, e pra mim é a unica grande fronteira pouco explorada dos efeitos de guitarra. Pra algo que existe desde os anos 60, muito pouca coisa foi adiante nesse tipo de efeitos, entre os poucos que andam soltando novidades nesse mercado estão a EHX e a Z.Vex.

    Os Sintetizadores analogicos são outra fronteira pouco explorada, já que além da função de sintetizar instrumentos como é comum nos digitais, vc pode crar efeitos do outro mundo com pedais como o Micro-Synth ou o POG da Electro Harmonix.

    Enfim, possibilidade são muitas aí, o problema é que esses efeitos são uma dor de cabeça de usar, e muito específicos.

    Uma evolução interessante seria pedais de síntese/simulação para serem usados com guitarras de captadores normais.

    Eles já existem há mais de 30 anos, alguns exemplos disso são o Micro-Synth, POG, os Moog, o BOOS Bass Synth entre outros. Existem também os novos pedais de simulação de amps em pedal como a série Fender da Boss.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nichendrix
    Muitas das simulações de sintetizador são um pouco limitadas, tem algumas que não aceitam acordes. Quando falei, pensei algo na linha do Roland GR-20, só que sem o captador hexafônico.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    Muitas das simulações de sintetizador são um pouco limitadas, tem algumas que não aceitam acordes. Quando falei, pensei algo na linha do Roland GR-20, só que sem o captador hexafônico.

    Cara, eu já usei um bocadinho o GR-9, na época que o Prof. Evaldo foi pros USA fazer o doutorado dele e eu fiquei cuidando do home-studio dele.

    Ao menos no GR-9 o grande lande de simulações que não aceitam acordes, são as que os intrumentos originais não aceitam acordes. Por exemplo o sinth de violino dele não aceita acorde, da mesma forma um violino normal também não aceita e por aí vai.

    Um dos motivos de eles dependerem de piezo é porque para sintetizar os sons corretamente eles tem que captar a frequencia tocada em cada corda independentemente. Isso dificilmente vai mudar, já que essa é uma das limitações dos Sintetizadores Analógicos, que por não captar independentemente as frequencias de cada corda, o circuito também não processa corretamente o sinal.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    Só pra explicar melhor o funcionamento de um Sintetizador tipo o GR ou os VG.

    Eles funcionam por amostragem, nesse você grava varios intrumentos, nota a nota, e joga no computador pra analisar como é o comportamento de onda do som dele. Depois que o conputador analisa isso, ele consegue gerar os algoritmos praquele tipo de instrumento.

    Quando você usa um teclado ou um VG ou GR desses, o sinal vai pro computador do sintetizador, que compara com o da onda pre-programa pro instrumento que você quer sintetizar. Assim se você toca a Corda A de uma guitarra e quer com som de violino, ele vai e procura na memoria como é o som do violino e altera o a onda da guitarra de forma a ficar igual ao que existe gravado na wavetable dele. Obvio ele faz isso ajustando diversos parametros de onda.

    Um dos problemas de sintetizadores analogicos, é que por eles não serem terem captação individual pra cada corda, fica muito dificil vc ajustar padrões de onda como , tipo de onda, VCO, LFO, Sub-oitava e por aí vai.

    Já é bem complicado alterar esses valores para um sinal geral por uma corda/tecla só, imagine que na maioria dos Sintetizadores Analógicos esse era o grande problema, a dificuldade de chegar a um resultado satisfatório em um sinal que está com várias cordas (portanto com vários padrões de frequencia), misturados.

    Se vc capta o som de somente uma corda, você tem apenas uma frequencia no sinal, o que torna muito mais fácil de interpretar e modificar os parametros de onda.

    Nos sintetizadores polifonicos, é possível fazer acordes, mas nem todos os instrumentos sintetizados vão funcionar desta forma. Isso porque via de regra pra interpretar os acordes já existem alguns parametros na wavetable, então se vc toca piano em um GR, sai o acorde porque ele tem a referência de acordes polifonicos no wavetable, alguém foi lá e analisou o comportamento do piano quando se toca um acorde e o computador "sabe" como mudar a onda. Agora um violino não tem como vc fazer o acorde (ao menos não usando o arco), se vc toca o acorde, ele vai procurar na wavetable, e não vai achar nenhuma referência, e portanto não vai conseguir reproduzir aquele som.

    A grande vantagem dos Sintetizadores digitais pros analogicos é que enquanto no analogico pra vc vai modificar a onda na base da tentativa e erro, parametro por parametro. No digital a converçao A/D transforma o sinal em numeros, então o computador só tem que comparar esses numeros e ajustar para que fique igual ao outro (dentro das limitações do processador de audio), dessa forma você ajusta todos os parametros de forma muito mais precisa e rapida, pois ajusta todos ao mesmo tempo, algo impossível com um sintetizador analógico.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Claro que há a possibilidade de inventarem novos efeitos! Agora a questão mesmo é: seria útil?

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Curiosidades:

    Phaser: Final do anos 60
    Flanger: ~1966
    Delay: Década de 50

    Ou seja, imagino que quase todos os outros são de meados do século passado e os grandes músicos/bandas, como Beatles não os tivessem experimentados nem saberíamos que eles existem!

    Portanto, concluo que devem haver "n" efeitos por aí, só que ninguém ousou (ou não permitiram) usá-los em gravações e portanto não emplacaram.

    Abs

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    nichendrix
    criados a partir de idéias do tipo, como soaria se a gente misturasse efeito X com efeito Y.
    Cara, vc tem toda a razão! A Line 6 é outra empresa que se não reconhecerem como inovadora, sem sombra de dúvida é renovadora.

    erico.ascencao
    Analisando de maneira bem superficial, é muito difícil criar um efeito novo de fato, pois a maioria dos efeitos se encaixa ou na classificação "modulação" ou "reverb/delay".
    Acho que não deixa de ser um ponto de vista, mas se considerarmos agrupamentos, não teríamos tantas raças caninas por exemplo. Cães do tipo Molosso podem ter várias características semelhantes, mas dificilmente alguém confunde um Dogue alemão com um Rottweiler.
    Existem inúmeros Drives, mas certamente podemos diferenciar um TS 808 de um MT 2.

    Hard_Guitar
    Agora a questão mesmo é: seria útil?
    A utilidade de um determinado equipamento não está em seu projeto, mas sim na criatividade de quem faz uso deste equipamento.

    Valeu!!!

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MauricioBahia
    Phaser: Final do anos 60
    Flanger: ~1966
    Delay: Década de 50


    Cara, na verdade todas essa modulações foram criadas pelo Les Paul, essas datas correspondem ao uso comercial delas, até a decada de 60 era quase impossível reproduzir as viagens dele com delay de fita fazendo Phaser, Flanger, Chorus, Advanced Double Tracker, e outras viagens em termos de modulação baseadas em delay.

    Só bem mais tarde que vão aprecer os "Filtros" que são efeitos de modulação baseado em alterações de frequência e de onda, LFO, VCO, Sub-Oitava e por aí vai.

    Penta_Blues
    Cara, vc tem toda a razão! A Line 6 é outra empresa que se não reconhecerem como inovadora, sem sombra de dúvida é renovadora.

    Cara eu gosto muito da Line 6, mesmo as emulações normais dele, que se propõe a emular fielmente um efeito ou pedal, tem um algo mais, como no Tube Screamer que pode ter um EQ completo, ao invés de só o tone. E essas misturas malucas de efeitos e amps que vez por outra eles inventam e quase sempre é algo bem utilizável.

    Enfim eles não só copiam por emulação, eles sempre dão um jeito de botar algo novo alí.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Penta_Blues
    A utilidade de um determinado equipamento não está em seu projeto, mas sim na criatividade de quem faz uso deste equipamento.

    Acho que você entendeu errado... talvez eu tenha dado a impressão de que novos efeitos são inúteis, e não foi bem isso. Na verdade acredito que novos efeitos devem surgir às centenas, mas só alguns poucos emplacaram por um motivo simples: combinam com a guitarra.
    Já vi guitarra MIDI, por exemplo, há alguns anos atrás e até hoje não conheço uma alma que utiliza, apesar das milhares de possibilidades de som que ela proporciona.
    Sinceramente, eu acho que guitarra tem que ter som de guitarra.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sinceramente, eu acho que guitarra tem que ter som de guitarra.

    Só um adendo, antes que alguém fale: tem alguns guitarristas que vão além disso, como o Steve Vai e seus sons malucos de cavalo, de voz humana, e outras loucuras que ele faz na guitarra.
    Não digo que é ruim! Adoro Steve Vai. Mas meu comentário foi de uma maneira geral.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Penta_Blues
    Quando eu li o título do tópico, o que eu entendi foi se há a possibilidade de ser inventado um efeito novo. O que eu entendo por novo é algo que escape deste padrão de modulações e reverb/delay. O whammy é um efeito que escapa um pouco desta linha, mas de modo geral os efeitos da mesma "classe" tem uma pitadinha de diferença, tanto que muita gente usa um chorus pra fazer um tremolo, e etc.

    Uma coisa que estive pensando seria uma modulação controlada por pedal de expressão, ao invés de deixar a onda moduladora sempre variando senoidalmente. O controle teria a mesma idéia do wah, porém a inovação seria controlar a onda moduladora - por exemplo, controlar a onda moduladora do phaser ou do flanger, de modo a criar um efeito tipo "sweep" movendo o pedal de expressão gradativamente.

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Hard_Guitar
    Já vi guitarra MIDI, por exemplo, há alguns anos atrás e até hoje não conheço uma alma que utiliza, apesar das milhares de possibilidades de som que ela proporciona.
    Acho que muito disso se deve ao tradicionalismo que guitarristas de maneira geral se apegam. Veja por exemplo a enorme diferença se comparados aos tecladistas.

    erico.ascencao
    O whammy é um efeito que escapa um pouco desta linha,
    Acredito que ele possa ser enquadrado numa família de outros pedais como um PS ou um OC da Boss, por exemplo.

    Uma coisa que estive pensando seria uma modulação controlada por pedal de expressão
    Se não me engano já existe um Phaser em formato de pedal (como um Wah Wah) do Van Halen.

    Valeu!!!

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    erico.ascencao
    whammy
    Whammy sob muitos aspectos é uma modulação, a maioria dos efeitos de harmonização é baseados em delay também.

    erico.ascencao
    Uma coisa que estive pensando seria uma modulação controlada por pedal de expressão, ao invés de deixar a onda moduladora sempre variando senoidalmente. O controle teria a mesma idéia do wah, porém a inovação seria controlar a onda moduladora - por exemplo, controlar a onda moduladora do phaser ou do flanger, de modo a criar um efeito tipo "sweep" movendo o pedal de expressão gradativamente.

    Cara isso já é velho, todos os modeler da Line 6 tem suporte pra isso, muitos dos Boss tb, certo que nada mais doido que os Lovetone que além do pedal de expressão, tu pode usar um sensor de luz pra controlar a modulação de acordo com a luminosidade do palco.

    A MXR tem o Phaser e o Chorus/Vibrato em forma de pedal, no caso o Variphase e o Rotovibe.

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    nichendrix
    A MXR tem o Phaser ... em forma de pedal, no caso o Variphase ...
    Nada com quem sabe né?...rsrs
    Valeu!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nichendrix
    Mas estes pedais que você citou funcionam do jeito que eu falei? Hum, interessante...

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    Funcionam, em geral vc controla um dos parametros da onda com o pedal de expressão, um dos grandes laces dos Lovetone é que as modulações e filtros dela vc podia escolher qual parametro controlar, como em uma pedaleira.

    Basicamente toda pedaleira ou pedal de modulação digital e muitos analogicos tem a opção de usar o pedal de expressão pra controlar algum dos parametros de onda da modulação, seja level, speed, rate, depth, e por aí vai.

    Como eu disse o Variphase é um Phaser em forma de pedal de wah wah que tem um circuito similar ao Phase 90, mas ao invés de um knob Speed, vc controla isso com o pedal, como um Wah. O Rotovibe é a mesma coisa só que com chorus/vibrato, ele simula o efeitos de chorus e vibrato criado por um falante rotatório (mais ou menos como o Uni-Vibe Stereo Chorus), e vc controla a velocidade com o pedal.

    Da mesma forma pedais digitais de modulação fazem isso já faz um bom tempo, eu lembro que a RP-10 da Digitech (uma pedaleira de uns 15 anos atrás) bem como todas as Digitech que vieram depos, já fazia isso, todas as Boss da série GT também, toda a linha Pod XT e Live, Vetta e Modeler também fazem, igualmente os Eventide Timefactor, Modfactor e Pitchfactor... e virtualmente todo pedal digital e muitos analogicos atuais podem ser controlados via pedal de expressão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe a possibilidade da invenção de novos efeitos?