Quais handmakers fazem pedais personalizados (talk box)?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: erico.ascencao


    Há algum tempo venho interessado em montar um talk box handmade. O melhor que eu achei foi este aqui:



    Minha primeira idéia era fazer deste jeitinho aí, só que no meu futuro amplificador novo. Depois que comecei a pesquisar sobre handmades, passei a pensar numa personalização do painel que possibilitasse a conexão do talk box no amplificador ao estilo que se faz com um footswitch para troca de canal, mas este tipo de projeto foi desconselhado pelo Pedrone. Então ele me sugeriu de fazer um amplificadorzinho SS dedicado apenas ao talk box, só que usando o driver de corneta ao invés do auto-falante.

    A idéia agora é fazer um pedal com uma entrada para guitarra, uma saída para o amplificador de guitarra, uma saída para a mangueira e um footswitch para selecionar o destino do sinal de entrada (para o circuito de amplificação do talkbox ou bypass direto para a saída do pedal).

    Vamos às dúvidas:
    1) Vocês conhecem algum handmaker que faz este tipo de projeto? Seria quase como desenvolver um pedal junto com o handmaker...
    2) Lendo sobre o Dunlop Heil Sound Talk Box (que sai pela bagatela de R$1000), vi que há duas formas de ligá-lo:
    - Usando dois amplificadores de guitarra: um deles é o amplificador para tocar guitarra normalmente, e o outro (podendo ser um combo ou só o head) serve como "amplificador" do talk box - logicamente, ainda será necessário um A/B box para selecionar entre o amplificador para a guitarra e o amplificador do talk box.
    - Usando um amplificador de guitarra: deste modo você conecta o talk box entre o amplificador e o falante (bem semelhante com o que é feito no vídeo do youtube).
    Fica o questionamento: porque esta porra é tão cara? O que é que tem dentro da carcaça deste Dunlop, se ele faz a mesma coisa que o interruptor de luz do vídeo do youtube? Me parece que quem amplifica as coisas é o próprio "segundo amplificador" (na primeira ligação) ou o próprio amplificador de guitarra (segunda ligação). Só pode ter um driver de corneta de ouro lá dentro...

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    up...

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Bruno_GF
    · votar


    Eu fiz um talk box ontem...é bem assim mesmo, sem segredo. Mas é aquela história, fazer um talk box é fácil, agora um talk box BOM são outros 500...

    Deve-se atentar pra máxima potência suportada e a impedância do driver. Eu usei um falante de caixinhas de PC, por sorte era 8 ohm e estou ligando ele em um ampzinho aqui que deve ter 0,5W.

    Manda e-mail pra alguns handmakers e vê quem topa fazer...a solução mais compacta é usar 2 caps de pvc branco p/ isolar o driver dentro da carcaça do pedal...e dá pra embutir um A/B Box tranquilo (já que consiste somente na DPDT e jacks).

    edit: ligar um talk box entre o amp e falante é fatal p/ valvulados...mais fácil montar um mini-amp, já que não é necessário tanta potência. Lembra que o volume do talk box tem que ser igual da voz.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria
    O Rocktron Banshee usa um amplificadorzinho de 6W, e deve ter um esquema semelhante ao que eu quero fazer. O driver fenólico da Selenium (o driver usado no vídeo que eu postei) suporta até 75W, então acho que é de boa.

    Estava pensando se dá certo pegar o circuito de amplificação de um amplificadorzinho de 15W e trocar o falante pelo drive. Aí eu colocava toda a parafernália numa latinha (na verdade, seria uma latona). Poderia sem um Fenderzinho Frontman, ou até um Meteoro Atomic Drive.

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    É uma boa idéia sim! Dá pra fazer isso aí embutido no mesmo lugar tranquilamente...só lembrando de isolar o falante separadamente dentro da caixa do talk box.

    Eu to usando um ampzinho meu daqueles portáteis (de prender no cinto). Se for usar um Atomic Drive (tenho um aqui), vai ser uma bela latona, o circuito dele é grande.

    Abraços!

    GuitarUser
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Quais handmakers fazem pedais personalizados (talk box)?
    Bruno Faria

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarUser
    Ôôôôôôôôôôôôô, valeu!

    Zedin
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu fiz um tmb, e concordo: talk box bom são outros 500! No máx quebra um galho esses q fizemos, mas sai bem barato. Só tive q comprar um pedal (também handmade por $55) pra acionar ele.

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pro bixo ficar bom mesmo, é usar bons componentes e caprichar na montagem...o mais difícil mesmo é a caixa. A mangueira recomendo procurar em lojas que mexem com aquários.

    E dá-lhe isolamento! Vai ficar perfeito se vc tampar a ponta da mangueira e não ouvir som nenhum quando tocar.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    eu fiz um igual como este ai que tem no video.

    se vc notou, o cubo que ele está usando é Atomic Drive 20W, que é o mesmo cubo que eu tenho, eu gastei em torno de 90R$ pra faze-lo, simples e facil, só que eu nao deixei aquele cabo com a tomada para fora, fiz ele curto e deixei dentro do cubo, tenho dois ampli, quando eu for usa-lo pra sair som no cubo eu so vou lá e mudo a chave, ai depois pode-se fazer(ou compra-lo, em ultimo caso) um A/B box para alternar sinal da guita ora no cubo com talkbox ora no ampli da guita.


    no mais é isso, acho que não vale a pena mexer na fiação de um ampli maior do que um cubo, melhor ter um dedicado só para o talkbox.

    qualquer duvida pergunte!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MaicolBrevia
    Então você nem fez aquele interruptor lá... só substituiu o falante pelo driver. O bom é que deste modo você tem uma equalizaçãozinha no amplificador do talk box, o que ajuda na hora de consertar alguma cagada no som.

    Tenho uma dúvida: como é o volume do som que sai pela mangueira? Sei que dá pra ouvir bem, mas quanto é que você usa de volume no amplificador pra ter um bom volume?

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Um cara da Fuhrmann acabou de me responder um e-mail que eu mandei. Ele disse que está com o projeto na gaveta há algum tempo. Vou ver se aproveito a oportunidade pra ficar de tocaia neste projeto, pois servindo de cobaia eu posso economizar um poquinho.

    Rconduru
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sou amuito afim de comprar um tak box.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao
    Então você nem fez aquele interruptor lá...

    fiz sim, eu só deixei ele dentro do cubo, vc é obrigado a essa chave para alternar entre o som do ampli e o som do talkbox.

    o talkbox tem de sair som somente no drive da corneta, ou seja, não pode sair nenhum som no ampli enquanto estiver usando o talkbox.

    abraço

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Tenho uma dúvida: como é o volume do som que sai pela mangueira? Sei que dá pra ouvir bem, mas quanto é que você usa de volume no amplificador pra ter um bom volume?

    assim, o talkbox tem que ter um microfone(ligado em outro ampli) com a mangueira fixa do lado dele, para que o som que saia pela mangueira e o microfone vai faze a parte dele que é amplifica o volume do talkbox, pq o volume que sai da mangueira não eh alto(o som não está se dispersando), por isso tem a necessidade de estar com um microfone junto. entendeu?

    da uma olhada nesse video do Foo Fighters.




    nele mostra como eu te falei..

    abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MaicolBrevia
    OK. A minha dúvida é: qual deve ser a potência do amplificador do talk box para que eu não tenha que ficar socando o volume do microfone para o som aparecer? Não adianta usar um amplificadorzinho de 0,5W (só chutei este número) e ter que aumentar pra caralho o volume do microfone, o que resultará em problemas de microfonia e etc.

    GuitarUser
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: GuitarUser
    · votar


    MaicolBrevia
    Talkbox não é necessariamente um efeito de guitarra então?
    :P
    não entendi como ele interage com o som da guitarra se o som dele sai pelo microfone..

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarUser
    O talk box é como se fosse um amplificador com um cone que isola o som do falante. Na ponta do cone fica a mangueira, pela qual sai o som da guitrra. Você usa a boca pra dar formato ao som da guitarra, semelhante ao que o wah-wah faz. O microfone serve pra captar o som que você controla com a boca.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarUser
    O talk box é como se fosse um amplificador com um cone que isola o som do falante. Na ponta do cone fica a mangueira, pela qual sai o som da guitrra. Você usa a boca pra dar formato ao som da guitarra, semelhante ao que o wah-wah faz. O microfone serve pra captar o som que você controla com a boca.


    Correto.

    o som que vc tocar na guitarra vai ser direcionado somente para a mangueira que estará na boca do guitarrista(sem ofensas), ai conforme vc abri-la o som que estará ressonando na boca mais aberto, se vc fecha-la um pouco o som fica mais abafado, se vc gesticular com a boca como se estivesse falando, sai exatamente o que vc iria falar com a sua voz normal, só que sai com o efeito do talkbox (voz cibernética).

    markolino
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tem um da rockttron que da 250 dolares..
    ele funciona como um pedal...

    voce deixa ele no set e quando aciona é só "meter a boca na mangueira"!

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Corrigindo: o meu ampzinho tem 3w e usava no talo pra ficar no mesmo volume que a voz...então creio que algo entre 15-20w vc conseguirá usar com folga.

    Digo que usava pq coloquei uma mangueira menor e o volume está mais baixo...vou tentar achar algum projeto de ampzinho 9v pra fazer pra ele.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria
    Você usa o falante do ampzinho mesmo, né? Até seria uma boa pegar o circuito de um ampzinho desses, mas eles têm no máximo 3W de porência, o que eu acho que deve ser pouco. Fora a impedância que não bate com a impedância do driver (nem amps de 15W têm impedância de 8 ohms igual o driver).

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Bruno_GF
    · votar


    erico.ascencao
    Então, eu usei um falante de caixinha de PC, que por extrema coincidência é idêntico ao do ampzinho.

    Quanto ao volume, eu tava usando uma mangueira de +- 3/4" (daquelas de jardim) e o volume ficava no mesmo nível da voz (com os 3w no talo). Agora to usando uma bem menor (+- 3/8", de aquário) e o volume tá bem baixo.

    A impedância, acho que não tem problema não. O atomic driver por exemplo tem 8 ohms (e 20w). Edit: meu 3w tbm tem 8 ohms (pelo menos tá escrito isso no falante dele).

    GuitarUser
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    doidera, difícil de entender. muito interessante.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria

    não é aconselhavel usar mangueira com diametro menor do que 1/2", senão a mangueira corta uma boa parte do som.

    acho que quem pretende fazer para poder usar em ensaio ou em show mesmo, tem de ser como o que eu fiz (ligado junto com o cubo) baseando pelo video que o erico postou.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria
    Eu tentei fazer este com a caixinha de PC (é o Getho Talk Box, tem no U2B também), mas ficou muito fraquinho.

    É, o negócio é tentar ver esta parada com a Fuhrmann. Queria fazer algo que lembre um pedal, pra não fazer gambiarra.

    Bruno_GF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MaicolBrevia

    É que eu não to acostumado com essas coisas grandes na boca hehehe. Enfim, vou ver se arranjo uma mangueirinha de 1/2".

    erico.ascencao

    Então, acho perfeitamente viável com a Fuhrmann. Usando um driver potente, um amp com potencia razoável e o acabamento que esses handmakers tem, dá pra fazer algo caprichado. O complicado seria alimentação 9v.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bruno Faria
    Ah, quanto à alimentação, não tem problema. Pode ser 110V, a não ser que isso traga problemas de esquentar demais o circuito e etc.

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Ressucitando o tópico...

    Não tive mais resposta dos caras da Fuhrmann, portanto cheguei a conclusão que terei que fazer sozinho mesmo.

    Caso faça um talk box sozinho, terá que ser usando um amplificador extra, substituindo o falante deste amplificador pelo driver de corneta. O acionamento seria por um AB Box. Pesquisando modelos diversos de amplificadores de 10 ou 15W, descobri que todos eles têm impedância de saída de 4 ohms. Usando o driver (que tem impedância de 8 ohms), eu perderia metade da potência. Portanto, tenho dois problemas:
    1) Usando estes amplificadores de pequeno porte, terei no máximo 7,5W (só para dar uma referência, o Rocktron Banshee tem um amplificadorzinho de 6W).
    2) Para obter uma potência razoável, terei que deixar o volume do amplizinho no talo, o que pode não ser bom do ponto de vista da durabilidade.

    Gostaria de algumas opiniões de vocês. Considerando um projeto no qual eu gaste no máximo uns R$500 (R$90 do driver, R$55 do AB box e o resto pro amplizinho), qual amplificador seria legalzinho para esta aplicação? Eu tenho um puta receio de pegar um Meteoro pra usar no talo, então estava considerando um Fender Frontman 10G (10W, o que é pouco). Amplificadores mais potentes saem mais caro - uns de 15W já chegam nos R$500.

    MaicolBrevia
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    erico.ascencao

    vc não precisa pegar um ampli bom para isso.

    eu tenho meu meteoro atomic drive de 20W (8ohms), ligado com o drive para o talkbox e não é necesssario colocar o volume dele no maximo pra usar o talkbox.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais handmakers fazem pedais personalizados (talk box)?