GAS x Realidade = enxugando o set até quando?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


erico.ascencao
Eu microfonei. Ao vivo é que fica bacana.
Abs

edalko
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

Exatamente... eu a parefernália e as paredes...
Agora tenho que ver com o conjunto hahah

velhote
Veterano
# jul/09
· votar


Fiquei pensando sobre o assunto depois do que postei e me dei conta de outros detalhes...
Não podemos esquecer que equipamentos remetem ao som, timbre, pegada... e o som é claro remete a determinado musico e sendo assim os musicos sao nossos parametros...

Ate porque essas caixinhas magicas em uniao com a as caixonas magicas e as guitarras super magicas, nos fazem creer que alcançamos o alem quando tocamos... mas por vezes nao passa de ilusao e acomodaçao auditiva...
Vcs com certeza passaram por isso...

" Vc regula seus pedais, seu ampli, sua guitarra, e começa a tocar... dai vc liga seu som e convida aquela banda muito f*pra te acompanhar numa jam, e de repente, vc esta lá com seus idolos tocando todos juntos em seu quarto... sua guitarra fala por vc tudo aquilo q muitas vezes vc nao consegue expressar em palavras... nao existe tempo... preocupaçoes... nada so vc, sua guitarra e o som a seu redor...

Fulanooooo, vai passear o dog que ele ta aqui pedindo pra sair!!!!!!!

pronto tu acorda do transe ...
desliga tudo e vai fazer o que te "mandaram" rrssssss

no dia seguinte...

tu vai seco pra ligar tudo...

nem precisa se preocupar ja ta tudo regulado... ontem o som tava irado!!!!

começa a tocar...

Caraka, cade aquele timbre??? Aquele som de ontem???
Entao... foi embora....

Entao tu regula tudo de novo e com sorte tu acha o verdadeiro timbre... aquele de ontem era legal, mas hoje sim ta f*...
E assim se repete a historia...

As vezes com mais personagens (pedais) e as vezes com menos"



O que eu faço hoje é tentar ser simples, e nao me torturo com buscar determinado timbre... sei o que me agrada, uso um mesmo padrao sempre, bass 3h, medios 1h, agudos 9h, e dai e so tocar... sem noias... so curtir...
Sei la...

Abz

GUGALOO
Veterano
# jul/09
· votar


edalko
Pois é, um dia essa hora chega mesmo. Apesar de eu ser um pouco mais novo q vc, essa situação já chegou pra mim tem um tempo. Confesso q vez ou outra a GAS bate de novo, mas consigo me controlar, pois como vc disse, tenho q pensar no coletivo (eu, mulher e filha). Ja tive bastante coisas (nada se compara com o q vc tem) mais de um ampli, pedais q comprava, testava e depois nunca mais ligava e etc.. Botei na cabeça q queria fazer algo simples e eficiente, e estou conseguindo. Mandei fazer o ampli que eu queria e comecei a vender o q não usaria mais.

Confesso q estou satisfeito com o meu timbre, aquela fase de gurizão de querer o timbre de fulano ou beltrano passou, hoje quero tirar algo que me agrade.

Hoje em dia fica bem difícil de poder tocar, eu mesmo faz 15 dias q não consigo tocar (peguei hoje a guitar desplugada mesmo só pra matar a vontade), pois estava trabalhando numa feira q me tomava o tempo das 10 as 23 hs.

Minha GAS hoje é numa telecaster e num violão legalzinho, nada muito espetacular, mas depois de casado, o orçamento fica mais complicado.

Mas é isso ae, legal vc ver a sua real necessidade e se adequar a ela. Até pq vc tem um puta equipamento, que a mairia dos guitarristas que tem suas bandas e ganham grana com a música, não tem. Com seu set, só o soldano, um boost, wah e delay já ta muito foda. Eu mesmo ainda acho q tenho bastante coisa, mas não consigo me desfazer de mais nada..

Abraço.

Deji
Veterano
# jul/09
· votar


meu set é enxuto por causa da pobreza mesmo, mas acho que você de fato não precisa de tudo isso mesmo não, hehe, se eu fosse você concentraria meus esforços encontrar uma banda relamente legal pra tocar.

Deji
Veterano
# jul/09 · Editado por: Deji
· votar


Ah.. sobre drive, por incrivel que pareceça estou me virando MUITO bem com um só, o Barber DD... e não estou sentindo nescessidade de pegar outro.
Até desisti de pegar um drive mais pesado, depois que acertei legal a configuração de caps da guitarra!
Pobreza faz a gente extrair o máximo do GEAR :p

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
edalko

Putz...esse tópico foi demais!
Também andei pensando assim nas últimas semanas. Fora que também sou casado e com uma filha e hoje em dia não tenho coragem de gastar dinheiro como já fiz. Porém tenho um bom set...
Hoje em dia tenho:

SG 400 Epiphone (antiga), Condor CLP II(com Seymour Duncans) e Gtsalme By Seiji.
Ampli > Piggy Back Hartke
Pedais > Pro Drive II, TS9, MXR Zakk Wylde, Chorus Boss e V-Amp 2
Eu tenho banda e uso meus pedais, que não são muitos...porém em uma GAS, justificada pelo meu aniversário, comprei o MXR Zakk Wylde na intenção de usá-lo como um boost mais pesado e fechado que o Ts9...porém raramente usei...e sinto falta de um Delay e Wah Wah que não tenho, porém não irei comprar agora pois tenho prioridades...depois desse tópico reforço minha vontade em me desfazer dele...
Repito...muito bom o tópico...seria bom todos os possuidos pela GAS lerem...
Obs: A próxima geração de guitarristas será quase exclusiva de mulheres...percebi que quase todos têm filhas...rsrs

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Esse efeito dá para conseguir com um delay depois do pedal de volume, ou mesmo sem ele, com o botão de volume da guitarra.

velhote

O que eu faço hoje é tentar ser simples, e nao me torturo com buscar determinado timbre...

Simples ou complexo, não importa ! No momento em que a busca por uma sonoridade se torna algo torturante ou frustrante, é sinal que há algo errado. Para mim guitarra, gear e música são sinônimos de conhecimento, diversão e prazer, não busca de auto afirmação. Gosto de Gear pois sou curioso e quero ver com meus olhos e ouvir com meus ouvidos o equipamento para poder ter a minha opinião suficientemente embasada.

Infelizmente o acesso aos bons equipamentos para teste e escolha é um tanto difícil aqui no Brasil. Então a solução é (se possível) comprar.

Se o prazer de tocar e descobrir coisas se torna motivo de frustração e neurose por não obter tal timbre ou não conseguir executar determinada frase mais difícil... Para mim não serve!

Deji

Ah.. sobre drive, por incrivel que pareceça estou me virando MUITO bem com um só, o Barber DD... e não estou sentindo nescessidade de pegar outro.
Até desisti de pegar um drive mais pesado, depois que acertei legal a configuração de caps da guitarra!
Pobreza faz a gente extrair o máximo do GEAR


Grande verdade ! Mas é mais verdade, ainda, que o Barber DD é um pedal extremamente flexível, de grande adaptabilidade.

Com um Boss Heavy Metal você não teria tantas alternativas tímbricas. Isso nos mostra que o pensamento simplório de 1 guitarra qualquer, 1 amp qualquer e 1 pedal qualquer é um tanto enganoso. A busca por GEAR continua, seja para achar o menor equipamento, o mais flexível, ou seja para lapidá-lo ao extremo.

edalko

Se colocarmos como critérios de escolha a utilização adequada, melhor retorno financeiro na venda e, por que não, o espaço doméstico...

Lamento dizer, mas numa visão absolutamente racional e lógica... Apesar de você ter achado "seu som" no Soldano, acho que é ele um dos que tem de ser passado nos cobres. Tem potência excessiva para ser usado em casa. Você não tem banda, logo será sub-utilizado. É o mais caro dos seus amps, logo, o que representa maior retorno financeiro e, além disso, exige uma caixa com falantes, ocupando bastante espaço (e + verba).

Pelas mesmas razões e mais outras (não é o "seu som"), o Giannini também !

Para uso doméstico você está muito mais bem servido (até exageradamente) por um amp de 15 Watts.

Eu não venderia! Mas eu não estou com surto anti-G.A.S.

Se você está se sentindo um pouco egoísta pelas despesas excessivas em Gear, ou se a patroa tá enchendo a sua paciência, tente justificar suas aquisições como um investimento para o futuro (produtos vintage, N.O.S.) ou, em último caso, procure não adquirir mais nada.

Já é um passo e tanto !

PS. Você também pode partir para o ataque acusando a cara-metade de colecionar coisas inúteis como bolsas caríssimas, baton e esmaltes em profusão, desperdício injustificado de dinheiro suado, no shopping, em maquiagem, shampoos e outros produtos de beleza !

Outra dica que posso dar é: Porque gastar dinheiro com artigos de decoração doméstica, tais como vasos chineses, quadros e pinturas de qualidade e gosto duvidoso, móveis de madeira não ecológica.

Seja politicamente correto. Assegure a sobrevivência e os empregos dos irmãos chineses, coreanos e indonésios, comprando guitarras destes países e pendurando-as nas paredes. Elas efeitam, dão estilo à uma residência e você ainda pode utilizá-las. E muitas vezes são mais baratas do que certos "enfeites" e artigos de decoração que pululam no comércio.

T+

Deji
Veterano
# jul/09 · Editado por: Deji
· votar


Zero Zen

Concordo com vc, pra mim o DD é "O" drive!

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen
PS. Você também pode partir para o ataque acusando a cara-metade de colecionar coisas inúteis como bolsas caríssimas, baton e esmaltes em profusão, desperdício injustificado de dinheiro suado, no shopping, em maquiagem, shampoos e outros produtos de beleza !

hahaha...assim vc vai causar a discórdia no casamento do cara!

Zero Zen
Veterano
# jul/09
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla

Não... PelamordeDeus !

Eu disse: Você também PODE...

O guitarrista deve conhecer bem sua esposa e deve saber o que pode fazer ou não fazer.

Além disso, o homem (e a mulher também) precisam saber marcar sua posição dentro da relação conjugal. Impor limites. Dizer como "Dolores Ibarruri" - Não Passarão !

Por acaso o marido não ouve freqüentemente um não da esposa.
Aliás, dizem as más linguas que é na cerimônia de casamento que o homem ouve o último "SIM" da mulher ! Quando ela ainda é noiva. hehehe

veneno destilator tabajara off

T+.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen
precisam saber marcar sua posição dentro da relação conjugal. Impor limites. Dizer como "Dolores Ibarruri" - Não Passarão !

Por acaso o marido não ouve freqüentemente um não da esposa.
Aliás, dizem as más linguas que é na cerimônia de casamento que o homem ouve o último "SIM" da mulher ! Quando ela ainda é noiva. hehehe


hahah..verdade!

Com a minha não tenho problemas....afinal a CLPII e o TS9 foram presentes dela...

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Esse efeito dá para conseguir com um delay depois do pedal de volume, ou mesmo sem ele, com o botão de volume da guitarra.
Zero Zen
Eu sei que dá para fazer com pedal de volume. Até com o knob de volume da guitarra é possível. A questão não é o efeito em si, mas a ligação estéreo que fiz com um cabo Y e 2 amps. Coisa que nunca tinha feito antes. Esse foi o motivo pelo qual postei aqui com tanta alegria. Acho que você não viu esse post.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/213893/#6173408
Entendeu?
Abs

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

As 2 pontas do Y vc liga em 2 amplis diferentes ou nas 2 saídas do pedal?
Pergunto isso pq meu Chorus da Boss te 2 saídas, então para fazer como vc, seria somente eu ligar as 2 pontas no pedal e uma no ampli.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


As 2 pontas do Y vc liga em 2 amplis diferentes ou nas 2 saídas do pedal?
Thiago Salme - Banda A Marilla
Uso as pontas de saída em 2 amps diferentes. Esse cabo Y que comprei é estéreo, compatível com a saída da G2. No seu caso, acho que bastaria ligar 2 cabos normais de guitarra na sua Boss à 2 amps. Se não ligar em 2 amps, o efeito estéreo não funciona legal pq não dá pra perceber o estéreo, ou seja, o som "trocando" de uma amp pro outro que dá uma audiência sensacional.
Abs

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Piggy Back Hartke
Este é aquele mini stack (mini cabeçote mais mini caixa)?

MauricioBahia
Eu costumo fazer o slow attack do jeito que o Alex faz no comecinho deste vídeo:


Eu coloco um delayzinho pra encorpar, e só. O foda é fazer várias notas em seguida, doi o pé pra caralho.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Uma coisa também que serve como argumento (mixuruca, é verdade) para muitos ataques de GAS é a dificuldade pra testar. Pra quem costuma comprar pedais deve ser foda porque o pedal deve reagir diferente de acordo com o que você já tem no set, de acordo com o amplificador... enfim, testar na loja não é muito válido, pra ser válido seria necessário um teste de uma tarde inteira, o que muitas lojas não permitem.

Felipe90
Veterano
# jul/09
· votar


edalko

Como ficou o som da Semi Hollow no seus testes de equips ?

Fala pra nois !

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu costumo fazer o slow attack do jeito que o Alex faz no comecinho deste vídeo:
erico.ascencao
Não deu pra ver ali no vídeo. Eu uso os knobs de volume pra fazer isso. Muito mais fácil que que usar a Zoom. O que te passei foi um exemplo qualquer pra tentar demonstrar o EFEITO ESTÉREO, simplesmente pq a Zoom tem saída estéreo. Só isso.
Bom, chega de desvirtuar o tópico! ;-)
Abs

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Desconheço como funciona o efeito na Zoom ou os parâmetros que ele possui, mas dois pedais (BOSS Slow Gear e Guyatone Slow Volume) que exercem funções semelhantes não permitem muita flexibilidade quanto à ouvir ou não as palhetadas, ou o quanto de palhetadas.

O controle pelo botão de volume pode ser cansativo e mais trabalhoso, ainda mais se você usa, por exemplo, uma Strato e uma Les Paul. A posição do pot é bem diferente numa e outra.

O uso com o pedal de volume, o qual prefiro, é mais homogêneo, mas como disse o erico.ascencao cansa o pé. hehehe

No que tange ao efeito estéreo, certamente é um acréscimo e tanto, seja na ambiência e ou no timbre, principalmente nas gravações. Com um chorus ou leslie então... Espacialidade total !

O problema é o peso de mais um outro amp. Esse é difícil de engolir ! Quando o cara tem "roadies", tudo bem, mas de outra forma...

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Zero Zen
Pra ser sincero, nunca usei Slow Gear/Attack/Volume na minha vida. Só pra firulas caseiras!
Abs

ps. agora parei de desvirtuar mesmo!

edalko
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen

Opa

Então, o Soldano por ter maior valor economico pretendo deixar para meus filhos, depois de eu cansar de usa-lo.

Estamos em fase de busca por um maldito vocalista (parece ser masi fácil conseguir uma noite amorosa com a Mulher Samambaia e a Flavia Alessandra juntas!!!).
Mas a princípio estou com duas bandas, uma de covers e outra de som proprio.
Daí que o Soldano, apesar de boa potencia, é bem vindo...

O Peavey Classic 20 de 15W tá no pareo ainda, porque em algumas ocasiões ele é super transportável... mas não me queixo de carregar o head e a caixa 2x12, que já fiz com dimensões mais reduzidas, no estilo Carvin, para auxiliar no transporte.

Com relação à dona patroa, ela não é do contra não... muito menos enche o saco pela aquisição de coisas (um pouco só) porque geralmente compro e acabo vendendo... daí ela sabe que o $$$ volta pro caixa.

E outra: discutir aquisição do bolsa e sapatos?????? Vc bebeu????
É impossível um homem ganhar essa discussão hahahahaha

Em verdade quero ter um set simples, eficiente, e que eu possa utilizá-lo na sua totalidade.

Felipe90

Po... nem levei a PRS no teste já que estou com ela anunciada.
Fiquei tocando só com a DiCastellis, que pra mim é a guitarra no. 01.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


edalko
Estamos em fase de busca por um maldito vocalista (parece ser masi fácil conseguir uma noite amorosa com a Mulher Samambaia e a Flavia Alessandra juntas!!!).

Então quando você encontrar um vocalista você me empresta a Flávia Alessandra?

Zero Zen
Veterano
# jul/09
· votar


edalko

Então, o Soldano por ter maior valor economico pretendo deixar para meus filhos, depois de eu cansar de usa-lo.

Boa justificativa ! Para a patroa e para você mesmo. heheh

Decerto fui eu que entendi mal, supondo que você estava sem banda ao afirmar:

Toco por hobby, contudo, esse hobby tava começando a ficar carinho por uma GAS incontrolável... De repente, me vi cercado de guitarras, amps e pedais sem que ao menos tivesse um mísero ensaio com banda para colocar eles à prova.

"Lucky Man" - Se sua consorte é tão compreensiva quanto à sua G.A.S., você pode vender todo o equipo, mas não se desfaça dela. Vai ser difícil achar uma tão tolerante. hehehe

E outra: discutir aquisição do bolsa e sapatos?????? Vc bebeu????
É impossível um homem ganhar essa discussão hahahahaha


Não me compreenda mal. Nestas discussões ninguém ganha ! O que não dá é para ser o único perdedor !

Trata-se apenas de imposição de limites, de mostrar que todos gostamos de nossos brinquedos e que, se um pode manter os seus, o outro também pode.

Elas acabam aprendendo que... para evitar recriminações, um maior controle sobre as despesas da predileção delas, ou mesmo uma eterna discussão sobre prioridades, elas vão precisar aturar a G.A.S, alheia.

"As simple as that"

Quanto a ter um set simples e eficiente, acho que é um desejo de todos. O problema é achar um equipo flexível o suficiente para reproduzir a gama de timbres e sons que a gente deseja !

Infelizmente o timbre não está nos dedos, nem na pegada ! como muita gente supõe.

T+.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Zero Zen
Uma pequena correção...

Infelizmente o timbre não está nos dedos, nem na pegada ! como muita gente supõe.

Tive que fazer esta correção depois de ver o bandolinista Armandinho Macedo (um dos criadores do trio elétrico na Bahia) tocando ontem no Sr. Brasil. O cara é destruidor, até um som de cuíca ele tirava do bandolim.

Zero Zen
Veterano
# jul/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


erico.ascencao

Embora seja um preciosismo, acato a correção.

Mas lembro:

O Bandolim, cavaquinho e cuíca são instrumentos acústicos.

A Guitarra Elétrica é ELÉTRICA ! Cruncheada, com Drive, Distorção ou Fuzz é um assunto muito diferente ! Muitos outros fatores interferem no contexto, além dos dedos, cordas e do corpo do instrumento.

T+.

Lord Sigis
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, tenho a música como hobbie e não não não... não sou profissional. Toco quando o tempo me dá um tempo. Quando eu era adolescente e tinha muito tempo, tocava em bandas e tal.
Me resta hoje o prazer de tocar aqueles covers que foram da minha geração ou bem perto da minha geração.
Minha maior dor de cabeça é tentar diminuir meu set.
Não toco hoje em banda, mas de vez em quando me junto com uns amigos para tocar e da última vez tive muita raiva, pois levei muita coisa.
Minha coluna já não aguenta mais.
Além do que gostava de tocar de ACDC a U2 e dessa forma a lista de pedais era infindável.
Hoje, na maior parte das vezes, ligo minha guitarra (em casa) num tube amp de 15w numa caixa 2x12 com apenas um delay e um wah. Mais nada... e na boa, estou me sentindo satisfeito.

Curly
Veterano
# jul/09
· votar


Há uns anos atrás, influenciado pelas reviews maravilhosas que a gente lê na internet, comecei a comprar muito gear, torrando uma grana preta nisso, a ponto de não ter mais onde guardar as coisas aqui em casa...

Apesar disso não acho que meu timbre seja melhor do que antes, fora que perdi muito tempo e esforço 'pesquisando' essas coisas, tempo que poderia ter sido usado para atividades musicais.

Me lembro que perdi uns 6 meses batalhando para aprender a gravar com qualidade, testando placas, softwares, drivers... Aí pensei: "para que, quem vai ouvir isso ?!" Aí larguei de lado, o dia em que precisar gravar algo para valer vou em um estúdio e pago alguém para fazer isso...

Conversando com músicos profissionais (não os carinhas que "têm uma banda e tal" e sim os que tocam na noite e sustentam a família com isso) a gente vê que eles têm uma visão diferente sobre gear, o cara procura explorar o máximo o equipamento que tem. Uma vez, vendo um OD-2R no set de um guitarrista profissional, questionei o cara dizendo que o pedal era muito abelhudo e o cara me falou: "toco com ele há anos e ninguém nunca reclamou..."

respeito quem gosta de colecionar instrumentos, afinal, colecionar qualquer coisa é uma grande curtição mas não estou mais nessa.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Curly e seu testemunho de que é possível vencer a GAS.

Curly
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil

hehe, apesar de ter comprado muita coisa acho que eu não cheguei a sofrer de GAs pra valer...

Agora, se vc quiser uma "cura" para isso, ao invés de ficar muito tempo em foruns e comunidades de guitarra, comece a garimpar no MySpace os músicos de verdade, aqueles que têm um trabalho sólido para mostrar e comece a trocar idéia com eles sobre gear, música...

Quando nego fica polemizando muito sobre pedais, amps, madeiras, caps e tal, me dá vontade de falar: mostra aí o teu trabalho, mostra aí o que vc já fez de bom com esses brinquedos incríveis.... É claro que eu nunca falo isso né, mas que dá vontade, dá...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a GAS x Realidade = enxugando o set até quando?