Ok, mais um que montou o Supper Fuzz (Bertola)

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogner
· votar


Victorblues

eu comprei os componentes em loja fisica mas acredito que aqui na
http://www.soldafria.com.br/index.php vc encontra tudo e entregam ae na sua casa.

EDIT:
SOM DO FUZZ low gain, depois gravo um com mais drive

http://www.4shared.com/file/119644373/e2195ab0/Fuzzga_Master.html

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


ogner

Humm o bahia já tinha me dito dessa loja mas nunca comprei nada com ele....acho que vou tentar!! Valeu

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


Victorblues

Acabei de comprar umas tranqueiras lá, primeira vez. Vamos ver.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Acabei de comprar umas tranqueiras lá, primeira vez. Vamos ver.
ogner
Já comprei umas 3x lá. Perfeito!
Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Victorblues
Legal, manda ver. Lembrando que eu uso os transístores BC109.
Abç

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Como eu tinha dito vai ae o som do Fuzz com drive dos infernos!!!
Hehehehe, eu não sei usa-lo assim ainda, só o Jimmi sabe!!!

Estou usando ele junto (antes) com o TS e controlando a distorção no pot da guita!!

Comecei com o ganho em 12 horas q é quando fica mais drive mesmo e depois fui subindo até o talo!! hehehe. Tone 12Hrs.

Só o Fuzz e amp sem firulas!!

SOM DRIVEZÂO FUZZ!!

Zero Zen
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola


BC 109 ? E os 2N3904 ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
Eu nunca usei os 2N3904, isso que colocou no projeto foi o Plautz. Sinceramente, com o BC109 fica melhor (eu acho...).
Abç

Zero Zen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Talvez pelo fato de ser mais difícil de achar esses transistores em caneca de metal. hehehe

Viva os substitutos !

Mas falando em Super Fuzz, estive lendo que você se baseou no Fuzz Face e procedeu a substituição do pot de 500K por um de 100K no controle de Volume, seguindo o exemplo do EJ.

Então pergunto:

Foi para domar um pouco dos agudos excessivos?

Você chegou a experimentar pot de outros valores, por exemplo 250K? Seria um meio termo?

Um abraço.

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
Não, foi para "domar" os graves excessivos na saída.
Eu não testei com pots de 250K, até porque, se vc mudar o "pot", terá que mudar o resistor que vem antes dele (como foi feito - veja o esquema original do FF).
O esquema do FuzzFace (que é o que o SuperFuzz é), é menos sujeito a mudanças "livres" que o do MiniFuzz (até por conta da simplicidade do mesmo), então, as modificações de um componente tem que ser acompanhadas por outras. Creio qu as modificações mais importantes são os capacitores de 100pF entre os coletores dos transístores (para "cortar" o excesso de "ardido" da distorção) e o uso de um "trimpot" de 10K no lugar do resistor de 8K2 original, com ele vc pode "casar" melhor o "bias" entre um transístor e o outro (tem que regular "de ouvido" mesmo).
Se vc achou o SuperFuzz muito agudo, altere para mais o valor do capacitor de entrada e use "pot" de 500K e o respectivo resistor original.
Abç

Zero Zen
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu !

Não montei não! Foi apenas uma associação de idéias errônea.

Supus que se nas guitarras os pots de maior valor liberam a passagem de mais agudos, o caso seria o mesmo no seu projeto.

Aproveitando a gentileza e a oportunidade...

Vi no Handmades que um dos foristas montou o Fuzz Face com um Pot normal no lugar do Trimmer.

Haveria vantagem em colocar este ajuste no lado de fora do pedal, permitindo uma maior flexibilidade no ajuste?

Neste caso, já que os trimpots são lineares, ele seria substituído por um Pot Linear.

Pergunto isso em razão do fato de possuir dois pedais de fuzz que tem controle de bias com trimpot "exteriorizado" (MI Audio Neo Fuzz e SubDecay Flying Tomato Fuzz 2.0).

T+

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
Sim, tanto faz usar trimpot ou pot normal, a questão é de espaço.
Abç

Zero Zen
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É que as vezes a faixa de utilização do Trimmer é muito limitada. Neste caso o investimento e o trabalho com mais furos a fazer, knobs e outros não se justificam.

Obrigado.

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
Pergunto isso em razão do fato de possuir dois pedais de fuzz que tem controle de bias com trimpot "exteriorizado

Boa!! Vou aproveitar que o S. Fuzz ainda não esta na caixa e implementar isso!!

Boa dica!! Sou meio muito noob em eletrônica e nem imaginava isso!

Mas de quanto seria esse POT Linear!!?? de 10K como o Trim??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
Exatamente (10K).
Abç

ogner
Veterano
# ago/09 · Editado por: ogner
· votar


Sons do Supper Fuzz

Gravei mais um som!! Era pra ser vídeo mas não microfonei legal.
Preguiça de refazer.

E tb os outros 2 que eu já estavam no tópico aqui:

Som drive leve, controlado no pot de volume!!

Drive dos infernos, sem controle algum, hehehe!![i][/i]

Mais um som!!

OBS: Não sei tocar Red House, nunca tirei, fui tocando oq me lembrava na musica e fui pelo rumo!!! hehe.

Felipe90
Veterano
# ago/09 · Editado por: Felipe90
· votar


ogner

Ei Ogner , não tem essa millenium que você usou aí ? No PDF dela tem , na ligação da DPDT , um resistor de 100k conectado ao terra ligado à saída do efeito , você o colocou ?

Valeu !

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


E entao ?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felipe90
Eu nunca usei esse resistor aí. Aliás, o papel do resistor (se não me engano) é eliminar o estalo que dá ao ligar/desligar o pedal. Eu acho que fazendo a Millenium 2 não precisa do resistor pq ele já está no circuito.
Abs

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


Obrigado Maurício.

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
ogner

Ein , fiz uma millenium ( primeira ) e estou usando o layout da Millenium 2N com BS170 , o efeito funciona a DPDT também , só que não consigo fazer o LED acender ... estou usando resistor de 1k . Algum palpite ?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


só que não consigo fazer o LED acender

Felipe90

Tá tudo bem soldado? Checou as ligações? O LED tem polaridade, tá sabendo né?

Cara, liga o efeito e mexe no cabinho que vai pro Control e vê se acende.

Isso aconteceu comigo algumas vezes. Mas era minha solda mal feita e outra vez era o Led que tinha queimado!

Abs

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


O problema eh que no forum do handmades eu vi mais pessoas com problemas com o BS170 , voce ja o usou com sucesso ? Se sim , eu vou rever as ligacoes , o problema eh que ta tudo tao embolado por falta de fio que eu fico com medo de mexer...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Felipe90
Eu uso o 2n7000.
Abs

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


Ein Maurício , será que você não teria fotos reunidas das suas montagens ? O que eu estou tendo muita dificuldade é na fiação no que diz respeito à qual tipo de fios usar ( estou usando cabinhos flexíveis mas não os achei grande coisa ) e na hora de encaixar o pedal na caixinha tá um inferno , sempre meus fios pocam e eu tenho que ressoldá-los e isso tá me irritando demais ... me dá umas dicas aí de o quê enfiar primeiro nos buracos da caixinha e o tipo de fios. Meu primeiro pedal quando eu estava enfiando na caixa ele pocou uns fiozinhos aqui outros alí mas tive sorte e consegui colocá-lo sem problemas , agora estou apanhando demais. Fios de menos ou fios demais ?

Falow

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felipe90: sempre meus fios pocam e eu tenho que ressoldá-los e isso tá me irritando demais ...

Os fios dos pots? Eu prendo com uma fita isolante.
http://img5.imageshack.us/img5/7646/bluesbreakemilleniumiu8.jpg

Sobre os fio, o ideal é medir de acordo com o projeto do pedal, antes de cortar. Ou seja, tem que sobrar um pouquinho. O Blues Breaker tem fios pra cacete, em excesso!
http://img527.imageshack.us/img527/6999/tudonacaixa.jpg

Já no Rebote (eu já estava mais experiente)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/206848/p4#6165110

Cara, tem que pensar! Não tem jeito. A montagem tem que ser inteligente pra não ficar fio atrapalhando.

As soldas nos pots e jacks tem que estar muito bem feitas e presas com um fita isolante ou algo parecido pra diminuir forçar os contatos soldados.

Abs

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


E qual foi o fio usado nas suas montagens ? Gostei dessa parada de colocar fita isolante !

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Felipe90
Uso os fios vagabundos que vem nos Kits da Tctech mesmo. Pintei aquele vermelho com marcas pretas pra não me confundir com os outro vermelho.
Abs

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia


Na solda dos pots, vc costuma a fazer onde??
Passa o fio dentros dos buraquinhos ou solda na perninha que sobra
dos 3 contatos do Pot??

Na foto parece ser na ponta dos contatos?? É??

Ando queimando pots, acho, por soldar dentro dos buraquinhos e esquentando demais o Pot.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

Soldo na ponta. Nada de buraco.

Passo solda na ponta dos contatos do pot e na ponta do fio antes de soldá-los. Depois sento o ferro nos dois! ehhe

Aliás, só não faço esse procedimento pros componentes.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Supper Fuzz (Bertola)