Ok, mais um que montou o Supper Fuzz (Bertola)

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogner


Opa, mais um tópico da lendária saga.

Um pedal de fuzz nada mais nada menos!
Esse projeto do Bertola tem controles de intensidade, volume, tone e um trimpot interno que não consegui saber exatamente oq ele faz. Ele parece dar mais ganho ao pedal mas junto a
isso ele modifica tonalmente um pouco tb. Enfim, ele tem uma variedade de timbres considerável.

Usei o layout do próprio Bertola que peguei em http://plautz.atspace.org/, com uma diferença.
Usei um capacitor de 100nF ou invés de 2nf como no projeto. No inicio tive problemas, até identificar que o Potenciômetro de 1K estava danificado. O pedal não funcionava, troquei o Pot e... Maravilha!!

Como sempre nos projetos que faço uso as caixinhas conduletes de metal, elas tem 8,3cm x 5,5cm x 4,0cm.
Usei o esquema da Millenium para o Led e uso 1K ( resistor) pra ficar mais brilhante

Ahhh, vale lembrar tb que esse foi meu primeiro projeto por transferência térmica
Muito bom. Imprimi numa folha normal alguns layouts, comprei papel couché e pedi pra tirar copias(xérox) no papel couché, fiz o precesso e prontoapenas uma trilha lateral saiu um pouco falhada que retoquei com a caneta. Muito bom.

É isso, algumas fotos e logo alguns sons psicodélicos Hendrixianos!!!

E claro agradecer pela milésima vez o grande Bertola por toda sua dedicação e camaradagem tanto aqui no fórum quanto em outras esferas musicais por aí!
Valeu Bertola!

Foto dos componentes na placa

Foto trilhas e soldas

Millenium

Furando a caixa-projeto

Foto final externo

Foto final interna

Foto final arte xexelenta[url=null]null[/url]

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


ogner
esses pedais q vcs fazem da mto ruido, digo, ele chia mto, come sinal???

sera q é dificil fazer um fuzz face??

qq dia eu vo criar coragem e montar um desse!

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


ogner
Cara, muito obrigado. Fico feliz quando alguém monta um dos meus projetos e fica satisfeito.
jigo__
Ele é um Fuzz Face cara. Mas eu coloquei alguns "aperfeiçoamentos" à mais.
O trimpot entre o Q1 e o Q2 é para "casar" um transístor com o outro, e vc deve regulá-lo "de ouvido" e onde a sustentação das notas for maior e mais "musical".
Abçs

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


jigo__

Montei com muito cuidado as soldas ficaram muito boas, as trilhas tb, esta bem "aterrado" a caixa de metal ajuda bastante, o ruido só quando ta tudo no "talo" mesmo oq acho normal até...Não come sinal, é true bypass...

O trimpot entre o Q1 e o Q2 é para "casar" um transístor com o outro, e vc deve regulá-lo "de ouvido" e onde a sustentação das notas for maior e mais "musical".
Abçs

Uhmm, saquei...

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
Porra! Acabamento pro Led, transferência térmica... Próxima vez, desenha logo a millenium na placa principal! É molinho e fica show!

Cara, parabéns. Tá muito bem feito!

Abs

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Valeu, velho, caprichei nessa montagem...comprei uns aneis de borracha pra colocar entre as porcas da DPDT pra diminuir o atrito tb...Verniz na placa pra nao oxidar as trilhas...

É que tenho montado umas 5 milenium aqui!! hehehehe...

Felipe90
Veterano
# jul/09 · Editado por: Felipe90
· votar


Iae Ogner , já tentou timbrar igual o eric johnson com esse pedal ? Quero só ver hauhauhauha


Valeu e parabéns pela montagem , vou colocá-lo na lista !

Bertola

Não seria necessário um Diodo de germânio para ele soar feito o Fuzz Face não ?

fica aí minha dúvida !

abraço

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


já tentou timbrar igual o eric johnson com esse pedal
Nossa, chegar naquele timbre para mim é impossivel hehehe, eu particularmente acho do caralho!

ogner
Parabéns brother! Te invejo, ficou bom o trabalho.
Eu acho que deve ser bem legal montar um pedal e ainda depois poder usar (obvio). Deve ser um trabalho divertido, uma pena que eu não manjo nada.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GuitarHome
Em Novembro de 2008 eu não manjava nada... Já montei 6 pedais até então! (quase 1 por mês) :-) Basta começar. É muuuuito gratificante, divertido e vc vai gastar R$50,00 mais ou menos. Comecei com o Minifuzz, que é "o pedal" fundamental para o aprendizado, na minha opinião.
Abs

Felipe90
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome

Cara , eu já comecei e montei meu primeiro pedal e assim como você nao entendia bulhufas de eletrônica (continuo sem entender ), mas fui persistente e la no Handmandes e aqui mesmo aprendi o suficiente pra começar as montagens . Depois quando você vai montando você vai aprendendo e vão surgindo mais dúvidas que você vai sanando e apredendo, até que chega um ponto que você começar a entender um pouquinho da coisa . Eu sugiro que você compre o kit e comece por um projeto fácil !

Meu primeiro foi um Fulltone Fat Boost , muito maneiro , num toco sem ele mais ahuahuahua

Boa sorte , espero que você comece de verdade e vai ver que é legal , consome muito tempo pra sair um serviço bem feito mas é um tempo gasto com uma coisa prazerosa pra si mesmo !

Ainda chego lá no patamar do Mauricio ou do Ogner !

ogner
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogner
· votar


Felipe90

Nem toquei com ele direito ainda, Só coloquei tudo no maximo junto com o Monovibe e fiquei brincando de Jimmi Hendrix fazendo barulhada!! huehauhue.

GuitarHome
Cara, é muito bom ver o bixinho funcionando e usando ele. Eu gosto de fazer as coisas e me sentir um pouco auto-suficiente ( mesmo que seja ilusão) hehehe...

É mole velho!!! Não tem segredo, comecei do nada tb, só vendo u2b e foruns, começe com projetos mais simples que é muito prazeroso!! Passo madrugadas aqui soldando e quebrando a cabeça e esquecendo do mundo.

O guitarrista dessa banda é meu amigo, dei um Clone do TS808 pra ele de aniversário, o doido se amarrou tanto que ta usando no set dele, esse final de semana fui assistir um show deles aqui no Bleecker em SP e ele tava usando o Óg Screamer, hehehe.
E o maluco só tem Fulltone, Barber e etc, tem grana o safado!

http://www.youtube.com/user/banda3steps

EDIT: Foi esse show aqui, e nessa musica ele ta usando ele direto!!! hehehe

http://www.youtube.com/watch?v=b2zrda6Nlbo

Henrique S.
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

amigo bertola, uma pergunta

esse seu super fuzz seria entao de alguma forma baseado no Axis Fuzz (vulgo FF de silicio) ?

http://fuzzcentral.ssguitar.com/axisface.php

abc

ogner

muito bom bixo!

transferencia termica é algo hehee

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


EDIT: Foi esse show aqui, e nessa musica ele ta usando ele direto!!! hehehe

http://www.youtube.com/watch?v=b2zrda6Nlbo


ogner

huauhah. Que maneiro cara!

Abs

ps. guardou bem o segredo dos componentes??? ;-)

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Mais o dele tem uma MOD mesmo, graças a competência da TCtech que me mandou um capacitor errado e eu montei sem ver!!! ahuheuhaua....E Claro eu tampei com a gosma verde!! ahuehuahuehua....

GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


MauricioBahia
Felipe90

Horra galera valeu o apoio hehehehe! Com três falando assim acho que vou comprar meu kitzinho amanhã mesmo huahuahua! Valeu galera!!!

ogner
Bacana a banda em xD

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Henrique S.
Não, só fui conhecer esse esquema aí depois, mas se vc perceber ele também é um Fuzz Face um pouquinho diferente do original, mas o princípio é o mesmo.
Abç

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


quem ta afim de fazer um TS por caridade pra mim!??
hauahauhauahua
ta xegando meu niver Ogner
hauahaua

abç

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


jigo__
Nossa, bem que você deu uma idéia pro forúm! Aniversário agente podia ganhar algo em??
Cada um doava 2 reais ou então um pedalzinho handmade! boa!!!

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


Felipe90
GuitarHome

Galera, qual musica serve de referencia pra esse timbre ae do Eric Johnson que usa Fuzz??? podem linkar um u2b aqui ou falar uma musica???

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


ogner
Sobre exatamente esse timbre do Johnson eu não sei, mas sobre os timbres bacanas dele tem a dessa música que eu particulamente gosto:

http://www.youtube.com/watch?v=aGI2zUsDkHw&feature=PlayList&p=93CC10B6 BCD54788&playnext=1&playnext_from=PL&index=13

No final os solos matadores com feeling e com puta timbre ( eu gosto ).

E tem as classicas Cliffs Of Dover e Manhattan.

Felipe90
Veterano
# jul/09
· votar


ogner

Ué , pega Manhattan na parte que começa a guitarra distorcida , c vai ver que tem um fãzz ali no meio !

e tem um vídeo no Musician's Friend que ele mostra todo o set dele , procura no google : Eric Johnson seeking tone

Se não encontrar eu posto o link aqui .

sobrevivente
Veterano
# jul/09
· votar


ogner
Parabéns cara, ficou muito bem feito! Eu também queria tomar coragem e fazer uns handmades. Mas tenho algumas dúvidas quanto ao seu projeto:

- Onde que você comprou essa caixa-projeto?
- Não entendi o esquema do led... esquema da millenium? O que é isso?

Guita Ibanez
Veterano
# jul/09 · Editado por: Guita Ibanez
· votar


ogner

Tô cheio desses tópicos: Ok, mais um que montou ...

Felipe90
Veterano
# jul/09
· votar


sobrevivente

Procure pelos tópicos , ok , mais um que montou...

Leia-os e você vai tirar todas essas dúvidas !

A caixa é um condulete comprada em lojas de material de construção e Millenium é uma plaquinha que você monta ( um circuitinho ) que através dela você pode adicionar um LED no seu projeto pra saber quando ele está ligado ou desligado.

Falow

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


Felipe90
GuitarHome

Valeu, vou caçar, escuto Eric mas não lembro dele com fuzz!!!

sobrevivente
Milenium é uma plaquinha/projeto que habilita a colocar Led (luz) no pedal...

Isso, é conduete, compro na loja C&C aqui em SP.

ogner
Veterano
# jul/09 · Editado por: ogner
· votar


Agora a parte BOA!!!!!! Puta merda!!! Timbra bem, nunca gostei de fuzz to pegando as manhas..
hahhehauheua....40,00 o projeto todo!!!!

O controle no pot de volume da guita é fenomenal....Não gosto muito de Fuzz no talo não, mas pra dar uma sujada na guita é perfeito. O timbre aqui em casa ta muito melhor que isso pra vcs terem uma idéia!!!!!

Gravei microfanando, usando um GPA57 e um Shure58, gravando stereo e sem usar nada, só a gravação mesmo, nem coloquei mais ganho....Gravina direto mesmo...

SSTSX62 (caps GFS) > Óg Suppa Fuzzga-Monovibe- ReverbLandscape > amp > fast trackpro > amplitube e pronto.

Vai um sonzinho ae...

http://www.4shared.com/file/119644373/e2195ab0/Fuzzga_Master.html


ogaitnas
Veterano
# jul/09
· votar


Guita Ibanez

monte um pedal vc tb e pare de choramingar por aí hauahauaua

ogner

mini fuzz rocks, quero montar o meu em alguma caixinha com um algum adesivo ou pintura bem cool hehe

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Agora a parte BOA!!!!!! Puta merda!!! Timbra bem, nunca gostei de fuzz to pegando as manhas..
hahhehauheua....40,00 o projeto todo!!!!

ogner
Volúpia!


Tô cheio desses tópicos: Ok, mais um que montou ...
Guita Ibanez
hihihihihihihhh

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Felipe90
De modo nenhum.
Não confunda-o com o MiniFuzz, que tem outro tipo de esquema.
Abç

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


Guita Ibanez

Tô cheio desses tópicos: Ok, mais um que montou

É concordo em partes com vc....adoro os tópicos pq também sou um handmaker, mas tá na hora de criar uns novos títulos para estes tipo de tópico.

Mas já virou tradição aqui da moçada, pensou em projeto handmade aqui pensou em (ok mais um que montou...) então tradição não se muda.

Mauricio Luiz Bertola

Montei a plaquinha do seu supper fuzz a mão faz um tempo já, mas acabei não concluindo o projeto e desanimando pq não encontrei aqui em ctba as peças para termina-lo... =(
me empolguei novamente a terminar esse projeto para testar o som desse bixo!!
abracos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Supper Fuzz (Bertola)