Review (análise) EFX Vibe

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia


Bom, galera, não tenho muito experiência com pedais de efeito mas vou tentar dar uma parecer sobre o Vibe da EFX, já que algumas pessoas tem me preguntado sobre esse pedal. Pelos samples de áudio, quem conhece vibratos e chorus, pode tirar conclusões e, quem sabe até enriquecer este tópico com opiniões. ;-) Os depoimentos na página do Vibe batem com o que percebo e vale a penas conferí-los.
Antes de tudo, é importante realçar o profissionalismo do Eugênio da EFX. O cara é atencioso, honesto, presente (ele mesmo responde e-mails), cumpridor de prazos e tenho certeza que ele está melhorando a cada dia, pela que tenho lido. Inclusive, si que investiu no visual do pedais e em novo site recentemente, o que mostrando que o Eugênio, além de talentoso, tem faro empresarial, o que o torna, na minha visão, um sério candidato a ser um dos líderes do mercado handmade nacional com a EFX Pedais.


***********************
CONSTRUÇÃO
***********************

- 2 Modos: Vibrato e Chorus
- Controle de velocidade e profundidade dos efeitos
- True Bypass
- Plug de fonte (padrão Boss)
- Clip de bateria
- Caixa de aço carbono
- Fundo anti derrapante
- Dimensões(CxLxA): 10cm x 8cm x 6cm

Fotos: (sem parafuso pq estava abrindo para fotografar internamente)
- Frente
- Lateral
- Detalhe1
- Detalhe2
- Placa de circuito

Prós: Muito sólido realmente, de acordo com o que as especificações do site diz. É até bem pesadinho o Vibe. Como podem ver nas fotos, assim que chegou eu abri o pedal para ver a qualidade e me agradou bastante. O design do Vibe é bem legal. Aliás, todos os pedais da EFX tem excelente design!

Cons: Tive problema com um dos jacks o qual dava mal contato e acabou quebrando internamente e tive que trocar*. Como não fico tirando e colocando os plugs, fiquei com uma impressão de fragilidade deste tipo de jack. A solda nos jacks também apresentava certa fragilidade. Mas pelo que fui informado por uma usuário do FCC, esses tipos de jacks de plástico por fora, nem sempre são usados. Aí entra uma questão controle de qualidade...
*eu mesmo fiz a troca


***********************
SONORIDADE
***********************

Prós: Como disse, não sou expert em pedais Chorus ou Vibrato, mas a minha impressão é a melhor. A sonoridade é muito bonita. Pode ser levada para o lado psicodélico com facilidade ou mesmo sendo usada sutilmente para dar aqulela "molhada" no som. Fica sensacional. O pedal não tem qualquer chiado. Um excelente pedal vintage.

Cons: No modo Chorus, os agudos são acentuados e isso não me agrada muito já que modifica bastante o som orginal. Mas se for usado com criatividade e junto com outros instrumentos, pode fica bem legal. Confesso que não uso nunca o modo Chorus, apenas o Vibrato.

Samples: Gravei samples nos modos Vibrato e Chorus. Caso alguém queira ouvir mais, posso gravar outros. Aceito sugestões.
Modo Vibrato: http://www.4shared.com/file/113266154/a2e7ff4c/EFXvibeVibratoMode.html
Modo Chorus: http://www.4shared.com/file/113266622/18ada3b/EFXvibeChorusMode.html

** Demo bacana do site da EFX



***********************
CONCLUSÃO
***********************

Bom pedal, com uma linda sonoridade. Se usar em doses homeopáticas produz um efeito bem tênue e agradável. Está no meu set desde que o comprei, no final do ano passado. Eu adoro esse pedal! Só fiquei preocupado com os jacks de entrada e saída, que são importantes serem de qualidade, por isso não posso dar nota 10.

À vista: R$ 189,00

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09
· votar


ahahahaha muito bons os sons :D
Belo review, parabéns ae pela aquisição.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


The Root Of All Evil
Valeu! Eu comprei ano passado... :-)
Abs

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Bom review e bom pedal, usado como vc disse homeopaticamente, dá um efeito bem legal no som :)

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


ogaitnas
Vlw!!! Tem um som bem bonito. Bem orgânico.
Abs

jigo__
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
kra, bem legal o seu review...

só achei q o tremolo embola mto, qdo colocado no maximo, isso procede ao vivo??

o chorus ta legal, ele come um pouco de grave mais é natural!

abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


só achei q o tremolo embola mto, qdo colocado no maximo, isso procede ao vivo??
jigo__
Embola geral. Pra usar no máximo, não dá pra usar acordes. Mas, pro meu gosto fica muito agudo...
Muito doido esse pedal. É legal pra explorar a criatividade.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Up pra quem não viu... o review. ;-)

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Ouvi teu demo dele... To pensando tb em entrar no mundo dos moduladores, chorus/delay. Será q compensa um danadinho desse?
abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


erá q compensa um danadinho desse?
rafamoraes
Pra mim compensou. Eu o uso direto. Mas é um efeito vintage, não esqueça disso! ;-)
Ans

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Esses pedais da EFX são bem bonitnhos! [/emo]

Falando sério, fui atacado por uma crise existencial depois de ver o Faiska tocar no fim de semana. O cara estava tirando um timbrão com uma Zaganin, um stackzinho da Meteoro e umas latinhas da Boss. Comecei a fuçar sites de fabricantes de pedais, entre eles o da EFX. Até fiz as contas de quanto sairia um setup só da EFX com o que eu acho necessário...

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Mas e o rebot delay, q achou do q vc fez? É muito difícil de fazer? Como te disse, eu so fiz o mini fuzz ate hoje, ne... Ainda não sou um craque em hand mades.

Abraço

guitarclub
Veterano
# jun/09 · Editado por: guitarclub
· votar


MauricioBahia
hahaha!! obrigado pelo review!!

ótimo review!!

abraços!!


obs: quando eu perguntei pra vc se dava pra soar semelhante ao chorus do Boss CE-2 e do phase do Phase 90, eu nao quis dizer me referir ao timbre (mesmo porque nao consigo diferenciar o timbre nem de uma B.C Rich plugada num Mesa/Boogie de uma Fender num Fender), e sim ao ganho do efeito...
queria saber se dá pra soar um chorus só dando uma "molhada" no som, e se dava pra soar um phaser bem "rotativo"...

obrigado novamente!!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Mas e o rebot delay, q achou do q vc fez? É muito difícil de fazer?
rafamoraes
Mesma dificuldade do Rat, TS, BBreaker.
Abs

PedroShinzato
flw!

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
O lance é q aumenta bastante o nº de componentes em relação ao Mini Fuzz. A dificuldade maior deve estar aí, fazer zilhões de soldas de n componetes, achar os valores de cada um e por no lugar certo, etc. O resto deve ser a mesma coisa, ne, desenhar e corroer a placa, conectar plugs, DPDT, furar caixa, etc.? Assim q eu me animar eu tento um desses.

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fazer zilhões de soldas de n componetes, achar os valores de cada um e por no lugar certo, etc.
rafamoraes
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_wrapper/I temid,98/
Com o site acima, a primeira coisa que faço é separa todos os resistores e separar por grupos. Aí o resto é mole...

O resto deve ser a mesma coisa, ne, desenhar e corroer a placa, conectar plugs, DPDT, furar caixa, etc.?
Isso, fora que nos tópicos que fiz tem tudo o que é preciso, pq criei os tópicos enquanto aprendia.

Ok, mais um que montou o Tube Screamer - Cifra Club
Ok, mais um que montou o ProCo Rat - Cifra Club
Ok, mais um que montou o BluesBreaker - Cifra Club
Ok, mais um que montou o Rebote Delay - Cifra Club

Abs

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Hum. Botei fé. Acho q vc me convenceu a empreitar um delay... Ou um Rat, rsrs.

Agora q o site da TCTech ta de volta, vou ver uns kits prontos pra encomendar, assim fica mais facil.

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ainda sobre o Vibe da EFX:

Ele tem um "problema"! Ligando numa mesma fonte com outros pedais ele gera um interferência no som pois os leds internos continuam oscilando mesmo com o pedal em off. Fica uns estalos no som de acordo com a freqüência que o Vibe está configurado nos knobs. Isso é muito chato quando vc aumenta o ganho na cadeia de pedais ativando uma distorção por exemplo.
Então, pelo que li, tem que usar uma fonte dedicada pro Vibe pra resolver isso. Em suma, tirei do meu set de pedais.
Abs

guitarclub
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Em suma, tirei do meu set de pedais.
Abs

aceito doaçoes, pago frete!

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


******* UPDATE DO REVIEW *******

Falei como Eugênio por e-mail e há alguma incompatibilidade com os jacks que ele e outros usam em projetos de pedais. Parece que alguns cabinhos Hayonik tem um formato menos abaulado. Falei com ele por e-mail e ele me disse que vai rever a questão dos jacks.

Uma foto da questão dos jacks. O laranja é o Hayonik e outo, Sto. Ângelo. Veja a diferença:

http://img187.imageshack.us/img187/1151/cabosplugshayonickstosa.jpg

**********

Mais fotos internas do EFX Vibe. Muito bem construído por sinal:

http://img291.imageshack.us/img291/65/vibeinterno2.jpg
http://img213.imageshack.us/img213/9274/vibeinterno1.jpg
http://img441.imageshack.us/img441/521/vibeplaca1.jpg

Abs

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia

Bahia me diz uma coisa esse Vibe da EFX é clone de qual pedal?? Univibe??

abraços

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bahia me diz uma coisa esse Vibe da EFX é clone de qual pedal?? Univibe??

Victorblues

Sim. É isso aqui:



Fica psicodélico se usado com maior intensidade. O som fica muito bonito. Aliás, voltou pro meu set!

Abs

Edington
Veterano
# ago/09 · Editado por: Edington
· votar


Desenterrando... Não rola de usar o vibrato e o chorus simultaneamente?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Edington: Desenterrando... Não rola de usar o vibrato e o chorus simultaneamente?

Não, é um ou outro...

Abs

Edington
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Que eficiencia heim... 6 minutinhos... Vou trocar uma ideia com o Eugenio sobre isso, mas valeu!

Abraço

Mark 03
Veterano
# set/10
· votar


Ressucitando o tópico:
MauricioBahia
Como você o usa? Em que músicas, por exemplo?

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


******* UPDATE DO REVIEW *******

Falei com o Eugênio e ele tem usado jacks mais resistentes (iguais aos do Marshall Valvestate) em seus projetos. Como comentei aqui, os antigos projetos usavam jacks que não encaixavam em alguns plugs, entortando ou mesmo quebrando a lingueta metálica destes jacks. Então, essa questão foi resolvida! \o/

Ponto pra EFX!

Mark 03: Como você o usa? Em que músicas, por exemplo?

Uso pra dar uma molhada no som, literalmente uma "vibe" diferente. Mas é algo muito sutil e raramente uso. Na verdade eu nunca usei o Vibe no meu set pq comprei a Modfactor um tempo depois e aposentei o pedal. Na Modfactor eu uso os efeitos do Vibe, com o Chorus direto em muitas músicas com um som mais limpo. Chorus com violão, pra mim, fica perfeito. Não desligo nunca!

Abs

Mark 03
Veterano
# set/10
· votar


Eaí cara, mais uma duvida sobre o Vibe da EFX, não é bem um dúvida. Como você se aventurou pelo mundo handmade (eu estou começando e estou lendo umas "coisinhas") achei que pudesse perceber o que eu acabei de perceber. Bem, não posso testar pedais , pois minha cidade carece disso )=, um dos motivos pra eu querer me aventurar nesse mundo, aí adorei o som dos vibe's, e no tópico que você abre essa belezinha aí... notei uma coisa, eu "conhecia " aquele layout, acho que o Eugenio se baseou no Easy Vibe, aquele que tem no Geofex, que é mais distante do Uni Vibe do que outros clones. E eu me interessei no Vibe da EFX, e tbm me interessei em montar o Easy Vibe... Entendeu onde quero chegar? Qualquer coisa te passo o layout se não o possuir
Abç

Mark 03
Veterano
# set/10
· votar


Obs.: Quanto mais layouts vejo , mais layouts de pedais que o eugenio copia eu acho o.o, só não sei se ele usou os que eu achei

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mark 03

Saquei... Vou dar uma olhada no Easy Vibe. ;-)

Abs

ps. aqui uma foto do placa do Vibe: http://img443.imageshack.us/img443/7906/efxvibe.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review (análise) EFX Vibe