"Completar" set com mais pedais ou uma pedaleira ?

    Autor Mensagem
    David Gilmour
    Veterano
    # mai/09


    Sei que já fiz um tópico relativamente parecido há 3 anos atrás, bem como existem vários parecidos, mas de lá pra cá mta coisa mudou: nunca mais toquei com banda, mudei de cidade, praticamente parei de tocar (de lá pra cá se toquei guitarra 10, 15 vezes foi mto), tive uma crise ferrada de tendinite ano passado (tocar foi o menor dos motivos dela), tenho que me cuidar até hoje por causa disso.

    Porém, atualmente, com mais tempo, tenho voltado a brincar (sim, pq não sou músico e nem toco guitarra muito bem, apenas o necessário pra me satisfazer) e ando pensando seriamente em fazer um "upgrade" no meu equipamento no quesito pedais... Mas estou em dúvida...

    Meu set de efeitos é totalmente de pedais... Nunca tive pedaleira... Porém, nunca completei o set que queria também... Atualmente, tenho:
    Reverb do Amp (Hughes & Kettner – tem distorção nele também, mas nem a utilizo)
    Distorções: Jackhammer Marshall e Tubescreamer TS-7 Ibanez
    Chorus/Flanger – CF 7 Ibanez
    Delay/Echo – DE 7 Ibanez
    Wah Wah Morley Bad Horsie
    Compressor CS-2 Boss
    Pedal de Volume Onner
    Noise Supressor Boss

    Gostaria da opinião de vocês no seguinte...
    Compro um Whammy Digitech, troco meu Delay da Ibanez pelo Delay DD-20 Giga Delay da Boss e mais um pedal de Equalizador ou compro uma GT8 (usada) da Boss, economizando uns trocados, que me ofereceram?

    Está fora de cogitação vender ou trocar meus pedais por uma pedaleira... No caso, acrescentaria a GT8 a eles... Pensei nesta hipótese, tendo em vista que possui os efeitos que pretendia comprar separadamente (e que juntos ficariam até mais caros que ela), além de vários outros que não possuo... Vou avacalhar meu equipamento se juntar a GT8 com meus pedais atuais ?

    Desde já, obrigado.

    Nycolas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    David Gilmour
    Bem... a GT8 por si só já te satisfaria... Não vai avacalhar porque a GT8 é uma pedaleira muito boa, é quase uma TOP de linha. Você iria avacalhar se metesse uma X-Vamp no meio do Set, ai tu ia ferrar tudo.
    Você tem um set legal cara. Pensa bem... você precisa mesmo de um Whammy? Esse Delay não ta te satisfazendo ou é a pura G.A.S berrando pra você comprar um Delay mais "potente"?
    De repente é muito mais viável e melhor pra você dar um upgrade na guitarra, ou comprar um Amp melhor (você não especificou qual o seu amp)...

    David Gilmour
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: David Gilmour
    · votar


    Nycolas
    Obrigado por postar rápido...

    Bom, primeiramente quanto aos pedais... Sim, o Whammy é um efeito que sempre quis ter, mas devido ao seu alto preço, até hoje não o comprei... Com o preço dele, dá pra comprar 2, 3 pedais bons... Mas sempre fazia falta qdo tinha banda...

    Qto ao Delay, sinceramente é G.A.S ... vi esse Delay em uma loja e achei ótimo, mas segundo plano...

    Parar de tocar foi bom pra uma coisa... Comprei outras coisas fora dessa área hehe... Na época, o dinheiro do estágio ia quase tudo em música hehe...

    Qto ao resto... Estou satisfeito com meus amps e guitarras... não são tops de linha, mas estão longe de ser qualquer coisa...
    Tenho uma Ibanez RG com caps Seymour Duncan e Di Marzio HS-2...
    A outra é uma Crafter Convoy com caps Seymour Duncan JB e 59...

    Tenho ainda outras duas... uma delas, Strato, mas q nem costumo tocar mais... Foi minha primeira guitarra, meus pais que a deram, tem valor sentimental hehe... uma Strinberg...

    Quanto aos amplificadores... Tenho dois... Um Hughes & Kettner de 50w e um Peavey Studio Pro 112... Muito Satisfeito com os dois também...

    Felipe90
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Felipe90
    · votar


    caramba outra vez ví aki no centro de Vitória-ES um reverb onner surrado por 500 reais .... patético

    rankfussa
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: rankfussa
    · votar


    Amigo,

    Uma GT-8 é superior a quase todos os seus pedais. Gostei apenas dos seus drivers.

    Whammy, vc tem que ver se vai utiliza-lo. Eu tenho um Whammy 4, e estou usando apenas para tocar RATM.
    Voce constroe muitas melodias? Só neste caso eu te indicaria um Whammy 4, isso se vc gostar de inovar.

    Porque se tocar cover, nao vale a pena ter um Whammy da Digitech. Vai por mim.

    Dá uma olhada no meu setup, e vou lhe dizer, uso pouca coisa disso tudo.

    http://img33.imageshack.us/my.php?image=setupu.jpg

    Meu Amp:

    http://img41.imageshack.us/my.php?image=ampn.jpg
    Posta suas dúvidas aqui, que te ajudo.

    Vou te dizer uma coisa hoje:

    Se fosse pra montar outro setup de novo, teria um Delay, Drive, Chorus, Phase e WahWah.... Mais nada.

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Liro_Points
    · votar


    caramba outra vez ví aki no centro de Vitória-ES
    Felipe90
    Legal, moro perto daí.

    David Gilmour
    Bom cara, creio que vc está num nivel de pedais(quantidade) muito avançado para mesclar com pedaleira hehe, vai dá uma embolada... Compre só o Wammy por enquanto, ja que nao toca mais em banda.

    AHERDY
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Na minha opinião, compre o Whammy. Vc quer ter o pedal, não está fazendo cover nem tocando em banda. Quando enjoar vc vende. Esse pedal tem um bom valor de mercado, acho difícil desvalorizar. A GT8 ou qualquer pedaleira desta categoria (xtlive, zoom 9 e outras) tem vários efeitos legais, mas desvalorizam muito rápido. Outra coisa: eu daria um upgrade nos pedais e deixava a pedaleira e o delay pra lá.

    rankfussa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Todo esse povo que tá comentando, com certeza nao tem o Whammy para comentar. Eu tenho, e sei do que estou falando.

    Vai torrar 800 pratas, em um pedal que vc irá usar 1 vez a cada 40 musicas.

    David Gilmour
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: David Gilmour
    · votar


    Obrigado a todos que estão opinando...

    rankfussa
    BELO set... Pelo que vi, vc tbm não usa pedaleira, certo ?
    Vendo o povo postar e vc tbm, to quase desistindo de tudo praticamente haha... Mta grana... Em algo supérfluo talvez...

    Vc falou do restante dos meus pedais.. O Delay eu até curto, pra ser sincero, na época testei ele e o da Boss (não lembro o modelo, não era o Giga Delay) e acabei ficando com ele...

    Dê uma opinião pessoal sua... Esqueça as coisas que falei no primeiro post...
    Gosto de um set versátil de pedais, mas que seja o ideal principalmente pra tocar as coisas que gosto... Hard Rock principalmente... E fora disso um Pink Floyd, Rush, até Metallica....

    Tem algum pedal meu ali que seja tão ruim assim ? Ou é questão de gosto pessoal... Oq vc me recomendaria ?

    rankfussa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Amigo,
    Antes eu era um aficcionado em pedais, e hoje percebi que a simplicidade é o mais interessante para sair um som até mais bonito, limpo.

    Invista no óbvio:

    Wah-Wah
    Drivers de sua escolha
    Chorus
    Delay

    Se gosta de bandas diferentes, procure saber qual drive se assemelha.
    O velho e bom Overdrive SD-1 é um otimo pedal. DS-1 é outro classicos. E Drivers existe acho eu que mais de 50.000 diferentes marcas, Barber, Dunlop, Tech, etc...

    Tem o Dr. Drive da Meteoro, que tem um Crunch bom, e uma distorcao boa tambem....

    Drive é o que vc lhe diferenciar do seu som. O resto é maquiagem apenas.

    Vou repetir para vc amigo: Nao caia nessa do Whammy e outros efeitos sobrenaturais, que dificilmente vc usará.

    Sobre os seus pedais, Compressor era o que eu venderia ou trocaria por um drive. O resto é vc avaliar:

    Se acha que nao está bom, troca. Simples. Ou vende e compra o que vc acha melhor. DD-3 da Boss é um classico. Com esse vc nao erra.

    Vai postando aí as paradas.....

    AHERDY
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ok, já que não posso falar mais do Whammy, porque supostamente não o possuo, sugiro que modifique seus drives. Tente um Rat2 que tem um som bem característico de PinkFloyd e veja se gosta.

    Suicidal_Joe
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    rankfussa
    David Gilmour
    Cara! eu adoro o Whammy, indispensavel no meu pedal board....depende do que você pretende. Se vc quer ser um musico de banda e sair por ai tocando direto, acho que vale um set mais economico como disse o rankfussa, pela facilidade e tal. Mas se é pra tocar em casa, fazer experiencias, ou até tocar algum estilo especifico(em banda) acho que vale muito o Whammy. Tenho e recomendo, é um pedal dificil de começar a usar, mas depois que vc pego as "manhas" é muito legal...
    Quanto ao seu set David Gilmour, eu diria pra você investir nesses pedais...o Whammy tem que ser digitech mesmo, o delay é ótimo, impossivel reclamar, talvez você poderia pesquisar outras opções tipo o da Line 6...

    lugaque
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    David Gilmour, concordo plenamente com o rankfussa, porém só com o tempo vc olha o quanto gastou com uma quantidade de efeitos q vc não usa !!! minhas crises de G.A.S hoje, digamos que são mais "conscientes" hehehe ! no seu lugar, faria o seguinte: pegaria a grana e investiria em qualidade e não quantidade. Ex: trocaria Delay/Echo – DE 7 Ibanez em um boss dd-3 (simples, mas de ótima qualidade), o pedal de volume no equalizador da boss ge-7 e assim por diante. Mas... minha opinião. Abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    David Gilmour
    Gosto de um set versátil de pedais, mas que seja o ideal principalmente pra tocar as coisas que gosto... Hard Rock principalmente... E fora disso um Pink Floyd, Rush, até Metallica....
    Sua situação é um tanto quanto complexa. Se você estivesse partindo do zero, sugeriria uma pedaleira e pronto. Mas você está com o bolo pronto, e está procurando a cereja, saca?

    Analise se o whammy é indispensável. Você pretende usá-lo pra tocar músicas em tons diferentes, pra tocar músicas que de fato têm whammy ou é para experimentar? Se você está consciente que vai usá-lo, vai fundo. Se acabar não usando ou se não gostar, como a galera disse, vende.

    Uma sugestão que eu dou é procurar pedais de distorção diferentes. Conheço um pouquinho do som do Tube Screamer, mas não manjo muito do Jackhammer. Procura os OD-1, DS-1, Metal Zone, etc...

    Sioux
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Sioux
    · votar


    David Gilmour

    Saudações e meus parabéns pelo gosto musical (vide nick).
    Permita-me chamar-lhe de amigo.

    Amigo, vou lhe dizer em breve resumo a experiência que tive mas antes devo me apresentar. Meu nome é André e tenho 29 anos de idade. Faço parte de uma banda cover de Pink Floyd no qual sou guitarrista/vocalista.

    No final de 2008 tomei corajem e troquei meu setup de pedais. Eu fiquei interessado em uma boa pedaleira devido a praticidade de transporte e de se ter em um só stompbox todos os efeitos que eu necessitava.

    A princípio a idéia parecia maluca (Aonde já se viu? Eu? Trocar meu set de analógicos que tanto deu trabalho pra conseguir por uma pedaleira? Nãão.. Nãão...) no set eu tinha procorat, ts9 etc e apesar de ter bons pedais eu nunca conseguia timbrar ao meu gosto... Talvez porque nunca tive um amp AllTube (Valvulado)... mas ai é outra história....

    Foi então que decido testar 2 modelos de pedaleiras que estavam ao meu alcance financeiro naquele momento. A BOSS GT-10 e o POD XT LIVE.

    Ambos com preços parecidos: GT-10 R$1700,00 e POD XTL R$1600,00 (preço sugerido para compra à vista).

    Fui então na playtech e passei uma tarde inteira (dás 14hs até 17hs e uns quebrados testando as duas da maneira que eu isa usar. Ou seja, no Return do amplificador. Eu pude testar estas duas pedaleiras por um tempo satisfatório e exatamente no esquema de ligação que eu pretendia usar. Claro que antes de ir pra loja dei uma olhada no manual (baixei do site de cada uma) e no manual vi a maneira correta de configuração de saída. Estas pedaleiras atuais vem com algumas confugurações para cada aplicação, por exemplo usando em linha ou plugada em um ampli... enfim....

    Após exaustivos testes minha escolha foi a POD XT LIVE.
    Mesmo sendo pouco mais antiga que a GT-10 ela (pra mim) se saiu melhor acredito que pelo fato das simulações.

    Com ela eu tive exatamente o que faltava pra poder ficar plenamente satisfeito em termos de timbre pra tocar pink floyd. Ou seja, a simulação de Hi-Watt (muito fiel) e o Whammy.

    A GT-10 é uma senhora pedaleira claro mas a proposta dela é outra. A minha escolha foi o POD pela qualidade das simulações e a facilidade de encontrar timbres. Ah tá bom vai, acho a XTL mais bonita que a GT-10 tb estéticamente uahuahuah mas isso não tem nada a ver e não foi fator decisivo na minha escolha.

    Amigo, te aconselharia antes de qualquer decisão ir até uma loja boa de instrumentos aonde os vendedores lhe deixam à vontade e teste o POD XT LIVE. Se não tiver problemas com R$ teste o POD x3 Live.

    Importante caso tenha a oportunidade de testar o POD seria ele estar atualizado para versão 3.0 para que vc possa desfrutar e conhecer o Whammy muito bem modelado que a Line6 implantou nesta atualização.

    Espero ter colaborado pelo menos um poquinho.
    Um grande abraço e boa sorte na escolha.
    Cya.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    David Gilmour
    Já que o Sioux te sugeriu testar a POD XT e a POD X3, vou te dar umas dicas de um usuário de POD X3.

    A X3 é basicamente a mesma coisa que a XT em termos de efeitos e simulações. A X3 leva vantagem nos quesitos conexões e proximidade de um setup de pedais. Eu digo que ela tem uma arquitetura próxima a de um setup pois além de ter um footswitch para ligar/desligar cada módulo de efeitos dentro de um patch (isso a XT também deve ter), ela tem duas cadeias de efeitos totalmente independentes disponíveis em cada patch. Isso é lega pois você pode colocar um som limpo com pouco delay numa cadeia e um som mais sujo com muito delay na outra. Quanto às conexões, além da entrada para guitarra ela tem entrada XLR para microfone e uma entrada P10 auxiliar. E em cada patch você pode configurar qual cadeia será utilizada para cada entrada - eu uso bastante uma cadeia para guitarra e outra para violão.

    Outra sugestão de pedaleira é a Zoom G9.2tt. Já tive uma por alguns meses e gostava muito dela. Ela tem dois pedais de expressão, e um deles se move tanto na vertical como na horizontal - na prática, é como se você tivesse 3 pedais de expressão. Cada um dos "três" pedais de expressão pode controlar 4 parâmetros de qualquer efeito, e inclusive dá pra regular o valor mínimo e máximo. Mesmo ela não tendo footswitches dedicados a ligar/deligar módulos de efeito, você pode usar os pedais para controlar um parâmetro que "mate" o efeito (por exemplo, zerando o mix do reverb). Só troquei esta pedaleira pela POD X3 porque os resultados de gravações via USB com a Zoom foram ruins. E também acabei encontrando na POD uma ferramenta para multi-instrumentista, já que ela tem recursos pra guitarra, baixo e violão.

    É isso cara. Procura meu review sobre a Zoom G9.2tt, caso queira saber mais sobre ela.

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Liro_Points
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, aproveitando o tópico, eu não entendi o "sistema" que a POD X3 usa, ela além dos botões "manuais" de liga/desliga os efeitos separados ela tem os botões para cima e para baixo para mudar os bancos e cada banco tem 4 patchs (A,B,C,D)? Pergunto isso porque tenho uma GT-8 e estou interessado a trocar ela pela X3... e como estou acostumado com ela( e bota acostumado nisso! 4 anos já) queria saber se ela tbm funciona assim...

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Liro_Points
    Na X3 você tem como ligar/desligar os efeitos do patch pelos "pedais" da parte superior, e na inferior você troca os patches.

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom
    Opa, que bom então, era isso que eu pensava. Obrigado!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Liro_Points
    A POD tem dois conjuntos de botões: os quatro botões de baixo servem pra selecionar o patch (de A a D) de um bank, e os de cima servem pra ligar/desligar um módulo de efeitos do patch atual (stomp, mod, delay e comp). Além disso, ainda há os botões bank up e bank down e o botão para alternar entre as duas cadeias de efeitos.

    E mais um detalhe: dentro de cada patch, você pode configurar duas cadeias de efeitos totalmente diferentes. Você pode tocá-las individualmente ou ao mesmo tempo.

    Sioux
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    uma entrada P10 auxiliar.

    Muito útil diga-se de passagem!
    Sinto falta deste detalhe na minha XT Live.
    Toco com 2 guitarras + 1 violão, Se tivesse 3 entradas seria perfeito. Mas na XTL só tem 1.

    ;)

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Liro_Points
    · votar


    Sioux
    Nossa uma pedaleira com 3 entradas seria muito bom mesmo, principalmente pra quem usa (precisa) de mais de um instrumento no palco. Mas 2 já é um grande passo...

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Liro_Points
    · votar


    erico.ascencao
    Obrigado pelo esclarecimento. Cara estou muito curioso, vou testar a X3, pelo que todos falam ela simula melhor que as Boss, então vou dar uma conferida. Eu adoro as modulações da GT-8, tem muita qualidade, mas as simulações e distorções não é muito o forte dela, tipo eu não acho ruim, tem quase 5 anos que faço shows com ela e sempre gostei, mas falta alguma coisa nas distorções sei lá, poderia ser melhor. Vamos ver na X3...

    Sioux
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Liro_Points
    erico.ascencao
    DotCom

    Estou agora neste momento imaginando um adaptador p10....
    Assim, um adaptador p10 com 3 saidas por exemplo aonde vc pluga ele na entrada input da pedaleira e saem 3 saida pra conectar instrumentos, seria isso possivel? Creio que sim pelo fato de ser analógico correto?

    Sacaram a idéia? Tipo isso: -[ (mas com mais uma saída no meio)...

    Será que isso existe?

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Liro_Points
    · votar


    Sioux
    Sim. ABC Selector existe pra isso.

    Nacional:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96032551-abc-black-snake-novo-c aixa-em-metal-_JM

    Importado:
    http://www.morleypedals.com/dabc.html

    Sioux
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Liro_Points

    Sim mas o ABC é mais complexo, eu digo isso aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89645845-adaptador-duplicador-p 10-x-2-j10-estereo-ou-mono-_JM

    Porém MONO e com mais uma saída P10.

    Será que daria certo por na pedaleira e usar pra 3 guitarras por exemplo? Mas não pra serem tocadas ao mesmo tempo. Penas pra poder trocar de instrumentro entre 1 cançaõ e outra sem demora e usar a mesma pedaleira....

    =]

    Liro_Points
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Será que daria certo por na pedaleira e usar pra 3 guitarras por exemplo? Mas não pra serem tocadas ao mesmo tempo. Penas pra poder trocar de instrumentro entre 1 cançaõ e outra sem demora e usar a mesma pedaleira....

    Sioux
    Isso dá certo, porém os instrumentos irão ficar ligados sempre, além de dividir a força do sinal de cada instrumento, ficando mais baixo e sem algumas frequencias(mesmo que vc zere o knob de volume). Já fiz isso algumas vezes e fica muito ruim e gambiarrento! Bom foi o que ei achei... mas vc pode comprar um duplicador mono desses, colocar em uma das entradas da POD e testar pra ver se vc gosta do resultado...

    Sioux
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Liro_Points

    Entendi, é se perde sinal não compensa!

    Vou ver sobre o ABC...

    Gde abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Completar" set com mais pedais ou uma pedaleira ?