Imposto Abusivo de Importação - E-Bay

Autor Mensagem
Andy Viper
Veterano
# abr/09 · Editado por: Andy Viper


Olá galera, boa noite!

Comprei um pedal qualquer pelo E-bay para testar e ver se o troço era seguro mesmo. Peguei um Behringer FX600 (que aqui deve custar uns R$ 170,00), pagando US$ 29,90 + 12,40 de frete. Resultado = US$ 42,30, ou seja, dentro do limite de US$ 50,00 para não sofrer tributação. OK.

Passaram-se 30 dias, o pedal chegou. Perfeito, normal, sem problema algum.

Aí um amigo meu gostou e pediu para eu comprar o mesmo pedal, do mesmo vendedor, da mesma forma. Vi que o negócio era seguro, e fiz a compra. Até aí tudo certo.

O problema é que este segundo pedal (idêntico ao primeiro, mesmo preço, mesma forma de pagamento e de envio) foi tributado pela Receita Federal em (pasmem) R$ 201,00!!!! No documento da aduana consta valor do produto: US$ 150,00. É um absurdo!
Com base nisso, pergunto: Qual critério esses caras da Receita usam? Fiz a compra para me assegurar que podia ser um negócio seguro, mas vi que não é! Vou tentar ligar lá e argumentar, mas alguém já viu ou já passou por alguma experiência parecida?

Grato e abraços a todos.


________________________________

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]


Favor postar no tópico fixo:

【FIXO】 Tópico Oficial Sobre Ebay - Poste suas dúvidas/relatos de compras, rastreamento
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/240929/

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


acho que se usou o mesmo endereco eles fizeram isso de proposito pra voce nao comprar mais. Essa gente é um tipo de gente azeda que sentem prazer em complicar a vida das pessoas para se sentirem poderosas. Aonde elas conseguem se infiltrarem de alguma forma para se sentirem mandonas de alguma forma elas penetram. O numero delas é muito maior no Brasil.

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper

critério nenhum, eles taxam conforme da ná telha, uma bolha de automodelo de um colega meu foi taxada como peça de automóvel certa vez e ficou por uns 3 meses retida na receita aguardando averiguação ainda por cima...

É a bananalândia... fazer o que :(

janick
Veterano
# abr/09
· votar


O problema é que este segundo pedal (idêntico ao primeiro, mesmo preço, mesma forma de pagamento e de envio) foi tributado pela Receita Federal em (pasmem) R$ 201,00!!!! No documento da aduana consta valor do produto: US$ 150,00. É um absurdo!
Com base nisso, pergunto: Qual critério esses caras da Receita usam? Fiz a compra para me assegurar que podia ser um negócio seguro, mas vi que não é! Vou tentar ligar lá e argumentar, mas alguém já viu ou já passou por alguma experiência parecida?


COM certeza, essa corja foi procurar no computadorzinho deles la, behringer, e botaram o primeiro modelador que viram no caminho, mesmo nao sendo o seu, pimba. Tentaram fazer isso comigo quando me extorquiram uma quantia absurda por bens de uso PESSOAL que eu tinha comigo a 8 meses ja, de minha morada no exterior. Ô raça.........

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper
Teoricamente, vc tem a nota do produto, tipo aquele documento da transportadora com o valor declarado do produto, se tiver é só chegar e ir lá, tem todo um tramite de processo administrativo, mas se o produtor tiver nota, não é nada de muito complicado, mas demora um bocadinho pra resolver.

Se não ele vai pelo imposto do primeiro produto similar que tiver nos bancos de dados deles.

Tentaram fazer isso comigo quando me extorquiram uma quantia absurda por bens de uso PESSOAL que eu tinha comigo a 8 meses ja, de minha morada no exterior. Ô raça.........

Se você tivesse esperado mais 4 meses não pagava imposto, mas para pessoa fisica até 12 meses após a compra está sujeito a tributação, depopis disso vc tendo as notas pra provar que tem há mais de 1 ano, pode trazer até a casa no container que não tem problema, só paga depois disso se for trazendo como PJ.

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


bem vindo ao mundo de porcos fascistas em que vivemos =/
zona do caralho... lamentavel

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Andy Viper

Dúvida similar e elegantemente respondida em outro fórum por um amigo, que é grande importador e comprador no e-bay.

-------------

"Mas e se você pega uma liquidação lá nos EUA? Ainda mais com essa crise!
Outro exemplo é você vencer um leilão no Ebay por um preço bem abaixo ou até mesmo comprar um produto blemished!
O cara pode alegar que não vale isso? "


Não não ... isso é simples !! Como disse abaixo, é só juntar o anúncio do site + comprovante do cartão e/ou do invoice do PayPal e pedir revisão de imposto !! Em coisa de 2 semanas eles resolvem pra você e nunca vi casos como esse darem treta ou demorarem mais do que isso !!

Eles taxam arbitrariamente quando sentem que é sacanagem e se vc não tem como provar pq realmente é sacangem, ai vc dançou, agora se estiver tudo certinho, é tranquilo !!

Mas ai tb depende do valor do imposto a ser cobrado !! Se for uns trocos, nem compensa a briga ou a demora pra pegar o produto (embora vc tenha direito e ganhe facilmente).


----------

Bem fácil de resolver.

janick
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Eu sei cara =P
Mas po, é uma sacanagem do cacete, tudo com marca de uso, surrado ja, e os caras querendo enfiar a mão no bolso da gente...

Eu tinha que voltar ja do intercambio, ja tava matriculado em faculdade e tudo, nem tinha como esperar mais 4 meses... coisa que me deixou bem fulo com isso.

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Christhian

Era exatamente isso, quando é por PJ é mais complicado, porque tem todos os outros problemas tributário, mas um processo de revisão de imposto é bem simples, mas já vi demorar bem mais que duas semanas, mas nunca vi passar de 1 mês, talvez porque os produtos que vem pra cá passam por outras cidades antes.

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Andy Viper
caralho, até fiquei com raiva por vc.. é foda esses filhos da puta

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


macaco veio
Essa gente é um tipo de gente azeda que sentem prazer em complicar a vida das pessoas para se sentirem poderosas.

Vc conhece toda "essa gente"?? Vc acha que o objetivo de vida dessas pessoas é fuder com a vida alheia?? Meio autocentrista isso, não??

André Arraiano
bem vindo ao mundo de porcos fascistas em que vivemos =/
zona do caralho... lamentavel


Da qual vc faz parte e, além de não fazer nada pra mudar, ainda contribui com ela...


Andy Viper

Peça a revisão do imposto. Simples!!
Essa possibilidade existe simplesmente porque existe a possibilidade de alguém lá errar. Se for do seus direito legal, provavelmente você vai conseguir a isenção. Agora, ficar só reclamando que a receita isso, a receita aquilo, não vai te ajudar em nada.

É como o Christhian postou! Acontece, e tem solução!!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD

Cara é por aí, eu trabalho em um orgão de fiscalização, no caso de contas pública, o Tribunal de Contas do Estado e meu pai é auditor fiscal da Fazenda do Município, o que dá pra dizer com certeza é que a maioria das pessoas nesses orgão é honesta, é certo que muitos estão bem acomodados por conta da burocrácia e da estabilidade. Existem sim corruptos, mas minha experiência diz que apesar de ser muito mais do que deveria (já que não deveria ter nenhum ou no máximo uns gatos pingados), eles não são a maioria.

E se você for educado com a pessoa que te atender lá na Receita, a pessoa muitas vezes fica tão contente (já que em geral quando o pessoal chega lá é soltando os cachorros), que faz é tentar resolver teu processo da maneira mais rápida possível.

janick
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Cara é por aí, eu trabalho em um orgão de fiscalização, no caso de contas pública, o Tribunal de Contas do Estado e meu pai é auditor fiscal da Fazenda do Município, o que dá pra dizer com certeza é que a maioria das pessoas nesses orgão é honesta, é certo que muitos estão bem acomodados por conta da burocrácia e da estabilidade. Existem sim corruptos, mas minha experiência diz que apesar de ser muito mais do que deveria (já que não deveria ter nenhum ou no máximo uns gatos pingados), eles não são a maioria.

Bem que eu desconfiava.

Mas ter que pagar um valor ABSURDO, por mercadorias que comprei la e usei e uso até hoje, surradas, de uso pessoal como preve no folheto que entregam no voo internacional, que eu suei e comprei com meu dinheiro, pra chegar nessa pocilga e ter que pagar um imposto absurdo pra alguem que não teve nada haver com essas minhas aquisições e em tese está me paratisando e a tantos outros e ainda com esse protecionismo antiquado que é o imposto nesses casos? Ridículo... deviam fazer um projeto de lei acabando com estes impostos para pessoas fisicas. Você vai, compra uma guitarra e um notebook pra você por exemplo,e tem que pagar imposto além dos impostos pelos quais passam os produtos em seus paises? Tudo bem, la é na questão dos impostos que as empresas pagam pra ter suas fabricas, produzir e tudo mais até o produto chegar nas prateleiras... e aqui? O imposto serve pra que hein?

Taqueopariu...

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


janick
brasil é o país do imposto.. as vezes penso em me mudar mas meu curso de ingles vai servir praq? :D

janick
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarUser
hahahahah
Man, nesses tempos de crise, ainda é melhor ficar por aqui eu acho... lá fora ta uma bagunça que só!

Cara, só acho que podiam extinguir esse tipo de pratica aqui, acho muito absurda, ao extremo.

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


janick
Bem que eu desconfiava.

Cara, é o seguinte, eu não tenho nada com suas frustrações com a receita, meu trabalho inclusive não tem nada com fiscalização em sí, apesar de trabalhar em um orgão que faça fiscalizações, justamente de como o governo gasta os impostos abusivos que cobra.

Não fiz nada para vc começar tentando me atacar, na verdade nem defendi ninguém, no máximo constatei uma realidade, a maioria desses caras é honesto, mas eles pagam pelos que não são, e justamente por gente como você chegar com um tratamento como esse, que o cara trabalha na maior má vontade.

Já trabalhei em banco como supervisor de atendimento, e é a mesma coisa, o escriturário não tem nada a ver com os problemas do cara com o banco, mas já chegam com as 4 pedras na mão, quantas vezes vc acha que eu vi caixa atendendo bem devagar só pq ouviu desaforo de cliente estressado e depois disso decidiu fazer operação tartaruga???

Como supervisor de atendimento, quantas vezes você acha que um cliente desses depois veio pra cima de mim e só não me bateu porque sabe que arrumar briga com um cabra de quase 1,90 é pior pra ele???

Então é o tipo da coisa, que forma um ciclo vicioso, o governo manda o cara cobrar abusivamente, ele cobra, tu fica puto com ele e trata ele mal, ele vai fica puto contigo e segura teu processo de revisão de imposto o máximo que puder só pra te deixar ainda mais puto e o ciclo começa todo de novo.

Ridículo... deviam fazer um projeto de lei acabando com estes impostos para pessoas fisicas.

Cara, cai na real, a gente vive no Brasil, o país do jeitinho, o dia que fizerem uma coisa dessas, no outro dia tem muambeiro trazendo um 737 como compra pessoal. E com certeza quando você foi morar fora sabia ou pelo menos tinha como saber que ia pagar imposto, quanto ia pagar de imposto, e quanto tempo tinha que ficar pra ter essa isenção, então cara, se tu não prestou atenção nisso e não se planejou antes de ir, é porque merece o imposto que pagou.

GuitarUser
janick

brasil é o país do imposto.. as vezes penso em me mudar mas meu curso de ingles vai servir praq? :D

ocê vai, compra uma guitarra e um notebook pra você por exemplo,e tem que pagar imposto além dos impostos pelos quais passam os produtos em seus paises?

Imposto de importação pra pessoa física, quota de importação pra pessoa fisica, todo país cobra isso cara, não tenha ilusão de que não cobra, porque cobra, alguns cobram mais, outros cobram menos, uns cobram na lata, outros deixam pra cobrar depois, mas sempre cobram, então esse argumento é meio sem lógica, até pq o imposto que o produto pagou no país em que foi vendido ou produzido é pro benefício do país de orígem e não no de entrada, ou você tem a ilusão que as Gibsons compradas no Reino Unido não pagaram imposto pra entrar lá? Que se um inglês compra algo em NY, não paga nada de impostos quando volta pra Inglarerra???

Cai na real imposto vc paga em qualquer lugar, país de primeiro mundo cobra tanto imposto quanto aqui. É só ver o Reino Unido, Suécia, Alemanha, Canadá, todos tem uma carga tributária pra pessoa física bem maior que aqui. Você não vê eles reclamando tanto porque felizmente o governo deles reverte isso em benefício da população, aqui no Brasil, infelizmente, o buraco é bem mais embaixo. É algo que se tem que lamentar, e trabalhar duro pra mudar, então em vez de descontar sua raiva em quem não tem nada haver, da próxima vez que for votar pega e presta atenção nos deputados e senadores que tu bota lá, que quem cria os impostos são eles e não o semi-analfabeto da vez, muito menos o pessoal da receita que só tem a atribuição de cobrar aquilo que o deputado corrupto que tu ajudou a eleger aprovou no congresso.

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Pois eh, as pessoas só sabem reclamar, mas sequer procuram os seus direitos ou tentam saber o que fazer. É sempre mais fácil colocar a culpa no outro, que é ladrão, corrupto e salafrário...
Desse jeito não dá!!

janick
GuitarUser

Se vcs acham ruim as leis, busquem mudança! Cobre do cara que vc votou que ele apresente um projeto de lei pra mudar isso!!
Faça protestos, bombardeiem a caixa de email dos politicos com reclamações, façam uma revolução e instaurem o governo que vcs querem, mas por favor, parem de chorar e esperar que tudo caia do céu!!

Abraços!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD

E pra quem acha q a lei deveria mudar, existe a possibilidade de entrar com o projeto de lei por iniciativa popular, é complicado que só, mas é possível. A Glória Perez conseguiu entrar com um que resultou na lei de crimes hediondos, a lei Marinha da Penha também foi criado assim. Então a própria lei dá meios para quem se achar lesado de tentar mudá-la.

Agora, tem aquela coisa, no caso do tributo (imposto, taxa ou contribuição), eles só podem ser criados e extintos por lei, então nem o executivo, nem o judiciário tem esse poder, muito menos o pessoal dos orgãos de fiscalização. Então se quiser culpar alguém, vá culpar o seu vereador, deputado estadual, deputado federal ou senador, que é um poder que só eles tem.

oliviojunior
Veterano
# abr/09
· votar


Já comprei alguns produtos pelo ebay quando o dólar ainda estava à R$ 1,65 e ainda valia a pena. Mesmo que o produto fosse taxado, ainda assim saia mais barato do que comprar aqui no Brasil. Comprei tarrachas, captadores, guides strings, ponte, etc, toda a ferragem original fender para reformar uma guitarra, não foram taxados, provavelmente por se tratar de peças. Animado com o resultado, resolvi comprar um relógio Citzen ( modelo que existe no Brasil, mas é muito caro e no ebay saía metade do preço com frete e tudo ), qual foi minha surpresa! Taxaram e fiquei no prejuizo! Era o tipo de produto da categoria especial, que sofrem incidência com tarifas elevadas, que constam na tabela FOB. Acredito que o seu pedal, também conste dessa categoria.

Andy Viper
Veterano
# abr/09 · Editado por: Andy Viper
· votar


Christhian

Beleza cara, era exatamente isso que eu estava precisando, alguém que já tivesse passado por situação semelhante.

Deixo bem claro a todos que não sou o tipo de cara que apenas gosta de reclamar, ficar dizendo que todos no Brasil são incompetentes e/ou ladrões e não fazer nada para tentar mudar isso. Apenas peço que entendam a minha revolta e surpresa ao visualizar a "módica" taxa de liberação.

Como o BaNdAiD também citou, é só questão de conversar, argumentar, explicar os fatos e apresentar os comprovantes.

Agora, se mesmo assim eles mantiverem essa taxa (o que acho difícil), aí sim será um belo motivo de revolta.

Postarei aqui a conclusão. Abraços a todos.

Andy Viper
Veterano
# abr/09
· votar


oliviojunior

Era o tipo de produto da categoria especial, que sofrem incidência com tarifas elevadas, que constam na tabela FOB. Acredito que o seu pedal, também conste dessa categoria.

Não, não. Pedais estão dentro da categoria de equipamentos eletrônicos, sofrem taxa de 60% quando o valor total (produto+frete) ultrapassar US$ 50,00. A dúvida aqui é que comprei dois: Um não foi tributado, corretamente, e o outro (igualzinho, mesmo valor, mesmo vendedor, mesmo tipo de frete) apresentou uma taxa de liberação de valor extremamente alto. O problema foi a falta de critério em 2 produtos exatamente iguais.

Abs.

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD
??? estranho, axo q vc nao lembra de mim hahaha cara eu comentei isso com vc ateh no msn, minha revolta eh fruto dos problemas q eu tive na alfandega retornando de portugal com coisas q eu havia LEVADO daqui pra la!

Alex Vaughan
Veterano
# abr/09
· votar


Faz como foi sugerido: junta o anúncio e o comprovante do cartão ou paypal, e pede revisão do imposto.
Uma amigo meu compra guitarra e ampli direto e só teve problema uma vez, mas, foi resolvido com comprovante.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


André Arraiano

Cara isso acontece pq você precisa levar nota fiscal, se não tiver a nota, você pode ir no posto da receita e tirar uma segunda via, da ultima vez que precisei paguei 5 reais, então, acho que tudo é dependente de o quanto você se informa, sobre esses possíveis entraves, antes de fazer a viagem.

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
como eu ia tirar nota de uma guitarra que foi feita a mao pelo meu tio? ai eu levo a guitarra pra la tudo bem, e na volta, pimba, vamo cobrar desse cara com uma guitarra toda escafiada

André Arraiano
Veterano
# abr/09
· votar


BaNdAiD
parem de chorar e esperar que tudo caia do céu!!
velho ngm ta "chorando", isso eh um forum, serve pra compartilhar, e tipo, ninguem falo q nao vai resolver q nao vai procurar saber como se resolve nem nada, so se esta conversando sobre, alguns como eu com certa indignação porque nao concordam com como a coisa funciona. eu entendo seu ponto de vista que ficar parado indignado nao adianta, mas axar normal eh impossivel, eh um imposto absurdo e sem nexo, e nao eh nada normal vc ter q esperar duas semanas pra pegar o que eh seu da mao dos outros.

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


André Arraiano
Cara, você deveria ter declarado o instrumento quando saiu do Brasil. Mas é realmente estranho eles terem te cobrazdo imposto em um instrumento feito no Brasil. Esse é um caso claro de revisão de imposto de importação...Vc não correu atrás de reverter essa cobrança indevida?

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


André Arraiano
Como eu disse, vc vai no posto da receita federal mais próximo, diz que pretende levar tais bens e eles te fazem uma nota com o bens que você levou e os valores declarados por eles, isso serve pra 2 propósitos, um deles é obvio, não pagar imposto na volta, o outro é o seguro que toda companhia aérea tem contra problemas e acidentes com as cargas/bagagens que levam, assim se vc tem a nota provando que levava a aquilo e valia tal valor, pode pleitear o resarcimento de forma mais fácil.

Da ultima vez que viajei, estive na mesma situação, de ter levado uma guitarra que eu mesmo fiz (bem ruizinha por sinal), e por ter essa nota/declaração da receita, me custou uns trocados e não tive problemas nem na ida e nem na volta.

alguns como eu com certa indignação porque nao concordam com como a coisa funciona

Cara o problema não é esse, eu também não concordo com isso, mesmo meu pai que trabalha como auditor de tributário não concorda, o problema é o cara se achar que porque está indignado pode falar a merda que quiser sobre o assunto e ofender todo mundo que trabalha com isso, sem se importar que assim como tem os corruptos ou que desempenham sua função de forma arbitrária, existem também os que trabalham honestamente e que fazem tudo do jeito que é pra ser. Outra é que esse "poder" de cobrar o imposto não é do cara, a lei manda ele cobrar, ele cobra, se a lei é injusta, não é culpa do funcionário da receita, é culpa do legislador.

janick
Veterano
# abr/09
· votar



Se vcs acham ruim as leis, busquem mudança! Cobre do cara que vc votou que ele apresente um projeto de lei pra mudar isso!!
Faça protestos, bombardeiem a caixa de email dos politicos com reclamações, façam uma revolução e instaurem o governo que vcs querem, mas por favor, parem de chorar e esperar que tudo caia do céu!!


Vai te catar cara. To reclamando um direito meu, uma coisa que achei absurda, que eu trabalhei pra conseguir minhas coisas, ninguem me deu nada, e dai um filho da puta me cobra um imposto. Esperar que caia do céu... melhor me conter nos comentários, porque de comentário infeliz já basta o seu aqui.

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


janick
Vc acha absurdo pagar imposto?
Mermão, não existe um metro quadrado nesse planeta onde não se pague imposto (tá..talvez a Antártida...). Sinceramente não entendi toda sua revolta. Você pagou imposto de importação sobre equipamentos que trouxe do exterior. O que há de errado nisso!??

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Imposto Abusivo de Importação - E-Bay