Como modificar chavinha de 6 pólos p/ simular uma de 3 pólos?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jan/09


Pessoal,

Aqui está a imagem. Preciso fazer algum tipo do curto?

http://img145.imageshack.us/img145/2427/chave6polosbh9.jpg

Obrigado

Zero Zen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Em princípio seria usar só uma linha de três polos.

Mas é melhor você tentar descobrir o tipo de chave que você precisa e qual a que você tem, pois as ligações podem variar ou mesmo se tornar impossíveis.

Dá para perceber que a sua é uma chave de 6 terminais, mas resta saber quantas posições tem a alavanca e quais são elas:

Duas ou Três posições ?

On/Off ou On/On ?

On/Off/On ou On/On/On ?

Estas informações podem ajudar a quem realmente conhece, o que não é meu caso !

T+.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/09
· votar


Zero Zen
Exatamente.
Se for uma de on-off, usa-se apenas um lado, no mais, basta conferir com um multímetro.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É igual aquela que deixei com vc quando peguei a Hondo!

Mauricio Luiz Bertola
Zero Zen

É um chave/alavanca 6 polos ON/OFF

Qualquer lado serve?

Abs

ps. o Henrique S. já havia me dado uma dica de usar apenas 1 lado, mas hoje fui refazer o pedal aqui e fique na dúvida se havia diferença de um lado para o outro...

Zero Zen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Meu caro. Como eu disse acima, não sou o mais capacitado a lhe socorrer neste assunto. Ainda por cima não sei o que você pretende fazer com o chave.

De qualquer forma, se você tem um multímetro, dá para descobrir como o chave funciona e quais os terminais você deve utilizar.

Eletrônica também é fisica (fazer contatos). heheheh

Este post também pode servir como um "up" mascarado.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
huauauha.

Até fiz, mas não estou percebendo diferença no som. Eu quero fazer isso aqui. No Tube Screamer vc coloca um diodo "A" e ele faz uma clipagem "X", se vc fecha o circuito ele faz um "Y". Sacou?

http://www.handmades.com.br/images/stories/Modificacao_de_Projetos/Tub e_Screamer/Distorcao_Simetrica_Assimetrica/chave_TS.pdf

Valeu!! ;-)

mjcmello
Veterano
# jan/09
· votar


Pra mim isso é uma chave de 2 pólos 2 posições.

mjcmello
Veterano
# jan/09
· votar


ps. o Henrique S. já havia me dado uma dica de usar apenas 1 lado, mas hoje fui refazer o pedal aqui e fique na dúvida se havia diferença de um lado para o outro...

Não há diferença. Pode usar somente um lado.

Zero Zen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Acho que o que você pretende é acrescentar mais um diodo, com a opção de usá-lo ou não.

Pelo que entendi, você pega a saída do diodo 2 e manda para o terminal do meio da chave ( ou aquele que, segundo a movimentação da alavanca direciona o sinal para os outros dois).

Depois, cada um dos terminais você liga na placa, onde deveria seguir o sinal de saída do D2. Mas num dos terminais, antes de ir para a placa, você acrescenta um novo diodo, o D3.

No desenho do link o fio (linha) vermelho que sai da chave aparentemente se junta com a outra perninha do D3. Não sei se isso ocorre de fato, ou se o criador do sistema usou este recurso para ter de soldar apenas um fio na placa.

Acredito que não deva haver nenhum problema se tocar, pois o sinal não vai atravessar o diodo. É apenas uma suposição, heheh.

Boa Sorte.

PS: E quanto a posição do diodo D3, anodo e cátodo estão corretos ?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra mim isso é uma chave de 2 pólos 2 posições.
mjcmello
6 polos 2 posições

Acho que o que você pretende é acrescentar mais um diodo, com a opção de usá-lo ou não.
Usá-lo ou fechar o circuito, como no jumper, à esquerda da foto (desconsidere a seta). Com o jumper eu tenho uma clipagem X. Como diodo no lugar do jumper, clipagem Y.
http://img179.imageshack.us/img179/5351/res56kqg9.jpg

Valeeuuuuuuuuuuuuuu!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Não há diferença. Pode usar somente um lado.
mjcmello
Cara, eu usei, mas não ouço diferença no som do pedal!!! Serão meus velhos ouvidos que estão comproblema??? ;-)
Abs

mjcmello
Veterano
# jan/09
· votar


6 polos 2 posições

São 6 terminais. Mas são somente 2 polos. O vendedor da foto que você colocou se enganou também. Uma chave de 6 polos é um troço imenso.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


São 6 terminais. Mas são somente 2 polos. O vendedor da foto que você colocou se enganou também. Uma chave de 6 polos é um troço imenso.
mjcmello
Achei que polo significasse terminal... Saquei. ;-)
Obrigado!

Zero Zen
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

Acho que o mjcmello tem razão. Uma chave de seis polos teria seis fileiras de três terminais, logo 18 terminais.

Ia complicar bastante seu projeto. uahauahauahua

FCC também é cultura !

T+.

Zero Zen
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

Cara, eu usei, mas não ouço diferença no som do pedal!!! Serão meus velhos ouvidos que estão comproblema???

Ou os ouvidos ou a montagem ! Alguns dos pedais da H.B.E. Homebrew (Big D e Power Screamer) possuem sistemas (chaves) de seleção/combinação de diodos e a diferença é bem perceptível.

Confere aí !

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Ou os ouvidos ou a montagem !
Zero Zen
hehe. Podem ser os dois até!
Bom eu fiz assim (foto), seguindo aquele esquema do PDF que postei.
http://img142.imageshack.us/img142/551/ligaomodts808lo1.jpg

Valeu d+++++++++

Henrique S.
Veterano
# jan/09
· votar


põe um desse logo hehhee

http://www.storm-software.co.yu/diy/index.php?project=flexi_clip

Zero Zen
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

Como dizia Hardy para o Lippy: Isto não vai dar certo !

Acho que não é a mesma coisa que o diagrama, pois o cátodo do diodo D3 não toca o terminal. Mas sei lá !

Se funfar avisa, pois pelo menos o diodo fica bem firme !

T+.

Zero Zen
Veterano
# jan/09
· votar


Henrique S.

Que simplicidade ! heeeeeeeeeeeeeeeeeeee

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Henrique S.
põe um desse logo hehhee
WOWWW!!! Uma dipswitch de 6 pinos eu tenho!!! uahhua

Zero Zen
Como dizia Hardy para o Lippy: Isto não vai dar certo !
uhauhauhauhauha. Achei que teria o mesmo que no esquema do PDF. Fiz assim para ficar firme mesmo. Mas como disse, não ouço diferença quando viro a chave... Bem, vou fazer como no esquema original... Sniff...
Mas pra testar farei uma ligação direta....
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, a resposta foi dada. Basta usar um dos lado desta chavinha de on/off de 2 polos e 6 contatos! Que á a descrição correta para ela.
Aliás resposta que havia sido dada pelo Henrique S. no tópico do TS, mas com não funcionou (provavelmente por minha causa), fiz este tópico para tirar a dúvida e deixar claro para quem tiver a mesma dúvida que eu.

Srs.: Posso fechar o tópico?

Zero Zen
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia

Melhor que os futuros leitores fiquem sabendo se funcionou, como funcionou e com qual ligação. Serviço completo !

Assim, voce deve postar os resultados.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Zero Zen
Melhor que os futuros leitores fiquem sabendo se funcionou, como funcionou e com qual ligação. Serviço completo !
Claro!!! Perfeito... Quando funcionar, postarei aqui. Devo fazer daqui a pouco...

Agradeço a todos pelos esclarecimentos e paciência!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Henrique S.
Zero Zen
Acho que tá funcionando pois, hoje ouvindo num volume mais alto, percebi uma diferença no som ao utilizar a chavinha. Porém, aqui parece ser algo muito sutil... Parece que varia nos médios... Se lá...

Vou tentar a ligação direta mais tarde...

Abs

mjcmello
Veterano
# jan/09
· votar


Achei que polo significasse terminal... Saquei. ;-)
Obrigado!


Sinceramente eu já tinha desistido. Afinal o nome não importa.

Cara, eu usei, mas não ouço diferença no som do pedal!!! Serão meus velhos ouvidos que estão comproblema??? ;-)

O que eu entendi é que a única coisa que essa chave faz é curto-circuitar o diodo do TS. Agora, a questão é saber se realmente este diodo faz alguma diferença no som.

O que ainda não ficou claro na sua foto é se o diodo não ficou invertido. Para isso é necessário conferir a montagem do diodo na chave e ver se os terminais dele (anodo e catodo) estão sendo ligados na posição correta na placa.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mjcmello

Sinceramente eu já tinha desistido. Afinal o nome não importa.
Não entendi...

Agora, a questão é saber se realmente este diodo faz alguma diferença no som.
Olha, faz sim, tanto que há 2 opções de montar o TS-808. A versão com clipagem simétrica ou assimetrica, justo o qeu estou tentando fazer com a chavinha pata ter as 2 opções. Sinti muito pouca diferença de uma clipagem para a outra quando testei ainda pouco, mas isso pode ser o correto...

O circuito da MOD é esse:
http://www.handmades.com.br/images/stories/Modificacao_de_Projetos/Tub e_Screamer/Distorcao_Simetrica_Assimetrica/chave_TS.pdf

O que fiz foi isso (para firmar o diodo)
http://img142.imageshack.us/img142/551/ligaomodts808lo1.jpg

Os fios amarelo e verde está indo para o local correto na placa.

Abs e obrigado!!!!

mjcmello
Veterano
# jan/09
· votar


Sinceramente eu já tinha desistido. Afinal o nome não importa.
Não entendi...


É que você falou com tanta ênfase que a chave era de seis polos que eu decidi não "brigar" por causa disso. rsrs


Os fios amarelo e verde está indo para o local correto na placa.

Então: o fio amarelo tem que ir no mesmo lugar do fio vermelho do desenho. Se não for, está invertido.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mjcmello
É que você falou com tanta ênfase que a chave era de seis polos que eu decidi não "brigar" por causa disso. rsrs
hauahh. Que isso! ;-) Sou novato em eletrônica e estou aprendendo. É que na descrição da loja que comprei está assim:
http://www.milcomp.com.br/fotos2/abrefoto.asp?codigo_produto=1502228&n ome_produto=CHAVE%20MINI%206%20POLOS%20ON%20/%20OFF%20-%206A%20ALAVANC A&preco_unitario=1,2&cfd=005172

Então: o fio amarelo tem que ir no mesmo lugar do fio vermelho do desenho. Se não for, está invertido.
ôpa!!! Vou verificar!

Valeuuuu!

mjcmello
Veterano
# jan/09
· votar


Depois conta aí.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mjcmello
Então: o fio amarelo tem que ir no mesmo lugar do fio vermelho do desenho. Se não for, está invertido.
Acho que tá acerto sim. O vermelho do esquema é o amarelo na foto, veja: http://img142.imageshack.us/img142/551/ligaomodts808lo1.jpg

Há uma alteração de som quando mudo a chavinha de posição. Mas é algo sutil.

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como modificar chavinha de 6 pólos p/ simular uma de 3 pólos?