The Edge - compressor?

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # jan/09


    Nunca usei compressor na minha vida. Às vezes que tentei achei uma merda.
    Tenho tentado tocar umas coisas do U2, mas o foda é conseguir ficar ao menos parecido sem ter que investir muito em equipamento.
    Comprei um DD20 da Boss (coloquei lado a lado com um Nova Delay da TC e sinceramente o preço do Nova não se justifica). Só isso que to usando.
    Alguém aqui usa compresor pra tocar u2??
    Melhora?

    Zero Zen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone

    A questão primordial é saber o que você pretende obter com o uso do compressor. Sustain, equilíbrio de volume entre as cordas, uma dinâmica mais equilibrada na digitação ou mesmo um timbre percussivo ?

    Cada uma destas utilizações pode demandar uma regulagem diferente, assim como um momento de uso oportuno para cada uma das "setagens" (perdão pelo neologismo/anglicismo, hehe).

    De forma sutil, a compressão é usada em quase tudo, resta saber o que você pretende.

    Tente ser mais específico a respeito da compressão.

    Fica mais fácil de se dar um palpite.

    T+.

    brandfbr
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    depende MUITO da música...

    Tem umas músicas que a dist vem do amp dele (ac30) e as valvulas tem a sua propria compressao, o que pode dar este tipo de efeito...


    Abraços

    Eduardo Cad
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Também nunca consegui usar compressor sem que o timbre ficasse uma merda :S

    EduJazz
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone

    Eu nao usaria!

    A maioria dos sons do Edge é um staccato bem definido, para que o delay apareça bem! A função do compressor é exatamente o oposto, notas com mais sustentação!!

    A única utilidade do compressor pra sons do Egde, a meu ver, é nos momentos em que ele usa slide... aí sim seria interessante! Eu ja aproveito e recomendo o ED1 da Marshall, que eu tenho e é excelente!

    Victorblues
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone

    O brandfbr falou muito bem, o VOX AC30 que o the Edge usa tem por natureza agudos acentuados e médios e graves comprimidos, dando um efeito parecido com compressor.

    Ele usa compressor sim, se vc ñ gosta dos compressores normais te aconselho a usar um DynaComp da MXR ele é bem "suave" e vintage, é um dos que o David Gilmour usava antigamente.

    Naloxone
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Zero Zen

    Isso.. equilibrio entre as cordas... acho a digitação dele bastante redonda e pme pergunto se não teria um compresor ali.. difícil acreditar que não tenha...

    Brown
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone
    Para mim, compressor é um dos pedais mais inúteis que tem.

    Se você quer o timbre do U2, olha os vídeos deste tópico e começa a comprar todos os pedais que esse cara tem.

    Abraços

    Zero Zen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone

    Bem... Se você procura equilíbrio de volume entre as cordas é importante estar atento que muito disso vem de tocar com amps em volume razoável, proporcionando boas respostas de frequência. (infelizmente isso é o mais difícil, hehe)

    Essa é a utilização que eu gosto de fazer no compressor. Corrigir minha mão direita errática e insegura. Então uso o compressor com o LEVEL no mesmo volume do "bypass" e o COMP entre 10 e 12 horas. No caso um pedal BBE Opto Stomp, que é bastante sutil em termos de compressão. Outros modelos podem ter outros controles (O Barber Tone Press, por exemplo, é um compressor voltado à obtenção de "sustain").

    Essa regulagem sem exageros permite a permanência de um pouco da dínâmica de volume e timbre. Por exemplo, quando você toca as cordas com mais força, o volume ainda é maior que o de uma palhetada sutil. Mas a diferença fica atenuada. Para que isso ocorra é importante que o compressor também seja do tipo "soft knee" (compressão gradual, de curva arredondada).

    T+.

    markolino
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Zero Zen
    que aula !

    Naloxone
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Zero Zen
    Valeu, cara...
    Além do BBE que outros poderiam se enquadrar nessa caracteristica??

    Zero Zen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Naloxone

    Existem bons compressores no mercado. Acho que você precisa testar uns deles para ver como funcionam. A diferença que eles fazem pode ser bem sutil, mas perceptível.

    Marcas como Keeley, Diamond, TRex, Homebrew, TC Eletronics são bons exemplos de pedais.

    Ainda tem os racks, alguns deles algo mais caros, como os Alesis e Samson ou muito mais caros como os DBX. Mas neste caso vai depender do seu amp, se ele tem FX loop e se o nivel de sinal que o loop e o compressor trabalham é o mesmo. (-10 ou +4 db).

    Eu também tenho e uso um Alesis 3630 Stereo no loop sem problemas, pois você pode selecionar o nivel de sinal nele (home audio ou proaudio). É um equipamento bem satisfatório, ainda mais pelo que custa. Mas um tanto mais complexo em seus controles, o que pode ser positivo, pois te obriga a aprender. hehehe.

    Este aqui: http://www.alesis.com/3630

    Pesquise. T+.

    Diho
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Diho
    · votar


    Um compressor não vai te ajudar muito.

    Para cada música existe algo bem especifico. Se você puder especificar melhor aonde você deseja chegar, fica mais fácil ajudar.

    Só pra adiantar: 50% do timbre dele vem do AC30.

    edalko
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: edalko
    · votar


    Naloxone

    Ahhh não brinco mais... o Zero Zen estragou tudo.
    Não sobrou mais nada pra se falar hahahaha

    Não dá pra esquecer tbém da compressão gerada pelos próprios amps em volumes pauleiras.
    EU já usei alguns compressores e vi que eles não se adaptavam em nada no meu som.
    COntudo, li maravilhas sobre o Tone Press da Barber.
    Vc que importa direto as latinhas, pega um pra ver qual é...!
    Depois posta os resultados...

    Legal ter gostado do DD-20... eu acho um baita delay.
    Não sei porque o pessoal menospreza ele frente ao DL4 (argh) e ao TC...

    Naloxone
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    edalko
    Não sei porque o pessoal menospreza ele frente ao DL4 (argh) e ao TC...



    Pois é... não achei que houvesse superioridade nenhuma.
    Esse DD20 é muito bom e o bypass é muito bom sim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a The Edge - compressor?