Review: Zoom B2.1u

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# dez/08 · Editado por: erico.ascencao


Pessoal, após certa indecisão entre pedais e pedaleiras para meu set baixístico, acabei decidindo pela Zoom B2.1u. Nem tanto pelas vantagens de uma pedaleira frente a um set de pedais, mas sim pelo recurso de gravação via USB, que eu testei na Zoom G9.2tt e gostei pra cacete. Seguem minhas impressões sobre ela.

Construção
É um brinquedo bonitinho, viu?!! Muito bem montado, robusto, tem aquelas laterais emborrachadas bem diferentes...

Recursos
Os recursos que mais chamam atenção nesta pedaleira são: saída balanceada, saída USB e pedal de expressão. A saída balanceada faz a Zoom B2.1u funcionar como um DI, o que é de extrema utilidade pra quem se apresenta sem amplificador, usando só o PA. A saída USB torna a pedaleira uma interface de áudio, com saída de som para monitoramento (a mesma saída que geralmente é usada para se conectar a pedaleira ao amplificador). E o pedal de expressão pode ser usado para controlar diversos parâmetros de diversos efeitos, ou simplesmente o volume.

No geral, a pedaleira apresenta simuladores de amplificadores/caixas/pedais, modulações, reverb/delay, compressor/limiter, noise reduction e EQ, além do afinador.

Simuladores
Acho que o foco das atenções fica neste módulo da pedaleira. Ao contrário das pedaleiras de guitaras, nas quais se tem diversos simuladores com timbres totalmente diferentes uns dos outros, nesta pedaleira de baixo temos um número menor de simuladores e estes são mais semelhantes entre si. Isso até se justifica pois o baixo não é um instrumento de grande variação timbrística neste quesito - ou seja, raramente se usa mais de um patch numa mesma música. Assim, eu classifico os simuladores em 4 grandes grupos:
- Simuladores "macios" (Ampeg, SWR, Acoustic, Tube Preamp): são simuladores que têm um timbre mais puxado pro grave, proporcionando um som mais "macio" e encorpado, com uma "textura" agradável, legal pra músicas mais lentas que precisam de preenchimento.
- Simuladores "agressivos" (Marshall Super Bass, Hartke, Fender Bassman, Sansamp): são simuladores com timbre mais médio-agudo, combinando mais com baixos Jazz Bass (pelo menos combinou muito bem com o meu SX SJB 75) e sendo provavelmente o preferido dos slapeiros.
- Distorções (MXR, ODB, Tube Screamer, Fuzz Face): estes são distorção mesmo, pros metaleiros de plantão. Não inclui o Sansamp aqui pois ele não chega a ser uma distorção com d maiúsculo como estas.
- Synths (Standard Synth, Synth Talk, Mono Synth): são meio exóticos e limitados. Nem cheguei a brincar com eles desta vez, mas quando testei a B2 junto com meu amplificador numa loja eu achei que um dos synth que tinha quatro variações parecia ter duas a duas idênticas.

Vale lembrar que um dos parâmetros da seção pre-amp é o parâmetro caixa, que tem as opções off, 1, 2 ou 3. A cada simulador de amplificador corresponde uma caixa a ser simulada, e os números 1, 2 e 3 correspondem a algoritmos diferentes, que ao meu ver tendem a um timbre mais encorpado conforme se aproxima do 3. Só com estas regulagens de simulador de amplificador/pedais e simulador de caixa já dá pra conseguir timbres bem diferentes uns dos outros, inclusive considerando simuladores dentro do mesmo grupo que eu defini anteriormente.

Compressor/Limiter
Eles funcionam bem. O limiter é bem interessante pra evitar as pancadas excessivas durante slaps.

Equalizador
Junto com as simulações, são uma poderosa arma para obter timbres diferentes. São seis bandas (3 de low EQ e 3 de high EQ) com as quais dá pra fazer muitos milagres.

Noise Reduction
Funciona bem, porém lembre-se que só funciona quando o nível de sinal for menor que o limite mínimo que você seleciona no parâmetro threshold. Se seu baixo apresenta ruídos, quando tiver tocando ele vai aparecer.

Modulações
A partir de agora as coisas começam a ficar exóticas. Testei pouco as modulações, só dei uma olhada com mais cuidado no Chorus, no Flanger e no Phaser. O Chorus responde mais se você exagerar nos parâmetros. O Flanger fica legal com distorção, só que fica com um timbre bem guitarrístico. O Phaser fica legal tanto em timbres limpos quanto sujos.

Reverb/Delay
O Delay cumpre o seu papel. O reverb é um caso de se pensar, pois ele é um efeito que serve pro som "ocupar mais espaço". Como o baixo é um instrumento grave, que naturalmente ocupa bastante espaço, deve-se ter cuidado ao usar reverb pra não embolar o som em conjunto.

No fim das contas, a Zoom B2.1u é uma boa pedida pra quem gosta de experimentar novos sons com o baixo, para quem precisa de um DI embutido na pedaleira e para quem faz gravações em casa. Se você não tem este perfil e apenas procura uma pedaleira com simulações, com alguns efeitos e com as praticidades de uma pedaleira, a melhor opção deve ser a B2, que é bem mais barata mas não vem com o pedal de expressão, nem com saída balanceada nem com saída USB.

Em breve eu gravo uns sons pra vocês - preciso resolver uns problemas de ruído com meu baixo...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Muito bom review!!!!
Parabéns.
Abs

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Em breve postarei um sonzinho que eu gravei (mesmo com o baixo ainda chiando um pouquinho). Só preciso descobrir como exportar o arquivo do Cubase... grrrrrrrrrrrr!!

Intrueland...
Veterano
# dez/08
· votar


VC vai usar o pedal?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Intrueland...
Sim, sim... ainda estou lutando contra o Cubase. Eu exporto o arquivo, mas ele não roda no Media Player.

Zeh666
Veterano
# dez/08
· votar


Tenho a B2 e estou satisfeito, mas acho que vou comprar um pedal de expressão handmade.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Segue o som que eu estava devendo. Trata-se da versão bem crua de Bravado, do Rush, sem edição nenhuma. Como o baixo está no meio da bateria e guitarras, o chiadinho dele pode passar desapercebido, então por enquanto está valendo. Aproveitem para dar pitacos sobre técnica, feeling e afins - como sou relativamente begginer no baixo, qualquer opinião pode ajudar.
http://www.4shared.com/file/77838214/ed2d4486/mix.html?dirPwdVerified= 8702fbf2

Setup de gravação:
- baixo SX SJB 75C
- Zoom B2.1u usando saída USB e simulação Trace Elliot com cabinet ativado

ph43lix
Veterano
# dez/08
· votar


ganhei a B2 de presente :D

não deu pra testar muito bem por enquanto, mas to bem feliz com ela... consegui o timbre que eu procurava há muito tempo, também fiquei impressionado com a variedade de opções que ela oferece.

o som dela também é muito bom, sem chiados...

por enquanto, to adorando ela :D

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


ph43lix
Que baixo você tem?

ph43lix
Veterano
# dez/08 · Editado por: ph43lix
· votar


tenho um lb-70 da crafter... é um baixo só pra estudos, apesar de ter um som e acabamento muito bons para o preço dele.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


ph43lix
O meu SX teve um ganho nos ruídos usando a Zoom. Vou mandar no meu luthier pra ver se é aterramento ou se é só o chiado tradicional de singles.

ph43lix
Veterano
# dez/08
· votar


um pouco de ruido, principalmente quando o baixo não é top de linha sempre tem né cara...
o fato do pedal não ser analógico também deve contribuir pra alguma coisa; com o meu tem um pouco de ruido sim, mas é muito pouca coisa, deve ser algum problema de blindagem ou aterramento no seu.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao
ph43lix
Já experimentaram fazer um patch limpo (sem qualquer efeito) na Zoom, plugar o baixo e trabalhar só nos volumes do baixo e da pedaleira para sentir se há chiado? As simulações de AMPs da Zoom, quando ativadas, costumam apresentar chiado.
Então é fazer o patch limpo e colocar uma simulação de cada vez e analisar... Gasta um tempo, mas assim, vc conhece melhor a pedaleira.

Abs

ph43lix
Veterano
# dez/08
· votar


o chiado que sai do meu amp é culpa do baixo mesmo, muito pouco ou nada do pedal.

quanto à simulação de amp.. é verdade, eu uso o 'SA' (Sansamp), dá uns agudos muito bons e não tem chiado, já com um outro lá, se não me engano o da fender, é mais chiado do que som.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Boa idéia. O primeiro patch que eu montei foi um a la Fender Jazz Bass: soquei os médios e usei uma simulação de Marshall Super Bass; e foi justamente este patch que ficou mais chiado. Depois montei um patch com o Trace Elliot, e ficou mais legalzinho o som, memo com um chiadinho ainda presente.

O que tá fudendo neste chiado é que quando eu toco com as cordas soltas (principalmente a mizona solta), o som começa a embolar com o chiado.

ph43lix
Veterano
# dez/08
· votar


pode ser a sua pegada também...
se tocar a corda com muita força fica com bastante ruído, principalmente na mizona. tenta tocar com menos força e mais perto do braço (se tive tocando na ponte)

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao
ph43lix
Na G2 o que faz a diferença são as simulações mic/amp para gravação em linha ou ao vivo (amp) e suas equalizações extras. Não sei se já viram o tópico que fiz analisando a G1 x G2. Ali, eu acho que tem uma dicas legais e que podem servir pra B2.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/200555/
Abs

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


ph43lix
Eu costumo tocar próximo do braço. Eu tenho unhas grandes, mas acho que isso não dá ruído, só dá uma pegada mais "martelada" mesmo.

MauricioBahia
Na B2, na seção pré-amp, um dos parâmetros é o cabinet. Dá pra regular de 1 a 3, onde cada número é um algoritmo diferente, ou pode-se deixá-lo desligado. Eu uso a simulação nos dois patches que eu fiz.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Vou olhar no manual da B2... Pera aí.
Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cara, vi na pg 21 do manual da B2:

"HINT
• The DRIVE/SYNTH module has a "CABINET" parameter that controls how the speaker cabinet characteristics are reproduced. This allows you to match the cabinet character effect to various requirements of a live performance or of direct recording."

Então, na B2 a simulação pode ser usada tanto para gravar em linha quanto no amp.

Sobre a a regulagem de 1-3, eu li isso no manual da B2, pg 25:
"With the "oF" setting, only the head amp characteristics are applied. A numeric setting adds cabinet sound of differing intensity as well. "
Não entendi bem, mas acho que a numeração se aplica a potência do amp simulado.

Abs

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Aumentando o número deve ser como se fosse usar um cabinet maior, ou aumentando os falantes e o número de falantes.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


erico.ascencao
Isso!!! No manual da G2 tem explicando o que deve ser similar na B2:

CABINET & MIC
Este efecto simula las características direccionales de un recinto acústico y de un micro; resulta adecuado para la grabación directa en un multipistas. La características son ajustadas automáticamente a Combo (12"x 1, 12" x 2) o a Stack (12" x 4), dependiendo del tipo de distorsión elegida. El estado on/off de este efecto activa el algoritmo de modelado adecuado para el módulo DRIVE (→ p. 21).

Abs

ABATANGERINA
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
tenho essa pedaleira e tô gostando muito.
eu num acho o hartke agressivo não cara, é bem macio. com um pouquinho + de ataque. o ampeg sim pode ficar + agressivo.

em relação as modulações dá pra usar bastante sim, o chorus (principalmente), o vibrato, o pich shifter e o oitavador achei bem legais, principalmente pra controlar no pedal de ao vivo. se tiver gosto e criatividade dá pra fazer um monte de coisa.

delay - o delay CURTO e com POUCO feedback é bem útil pra dar + peso as músicas.

tú só esqueceu de falar do auto-wah e do ressonance filter. tb achei eles bem úteis se forem usados no momento certo e com moderação. pra músicas pop americana dos anos 80 num têm coisa melhor.

a pedaleira tb é MUITO silenciosa.

agora vamos as críticas a pedaleira:
1. pedal de expressão muito curto, mas realmente quebra um galhão;
2. alguns synths são podres, pq comem notas.
3. a simulação de fretless é bem tosca.
4. as distorções são + ou menos, mas dão bastante trabalho pra timbrar junto com o EQ. e se o seu baixo num tiver muito grave acho q deve ficar complicado ter peso.

o lance é q eu já estava ciente das críticas acima, e msm assim quis comprar por causa das MUITAS qualidades e excelente custo/benefício da pedaleira. em relação a distorção, eu já pretendia comprar um pedeal analógico separado msm.

sendo assim, pra quem busca ótimos timbres, bons efeitos e versatilidade, recomendo a pedaleira.

ABATANGERINA
Veterano
# jan/09
· votar


4. as distorções são + ou menos, mas dão bastante trabalho pra timbrar junto com o EQ. e se o seu baixo num tiver muito grave acho q deve ficar complicado ter peso.
consegui uma distorção bem razoável msm usando a simulação do BO da boss. não sabia, mas dentro do módulo ZNR/DRIVE têm + parâmetros de controles dos drives, de modo q dá pra ter alguma distorção com peso. parabéns zoom!!

thiaguinho.g
Veterano
# out/09
· votar


eae pessoal !
eu queria saber vcs que ja tem a pedaleira da zoom b2.1u
em media quantos vcs gastaram para comprar ela?E se vale a pena comprar essa pedaleira?

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


thiaguinho.g
Vê o preço no ML. Quanto a valer a pena, é aquela coisa: se você quer várias simulações/efeitos, vale a pena. Se você quiser um tibre mais seu, pode ser que um pedalzinho tipo Sansamp Bass Driver (ou o BDI, sua cópia mais barata) já dê conta do recado.

thiaguinho.g
Veterano
# out/09
· votar


E ligar um pedal da groovin beq 200 junto com a peadaleira sa zoom b2.1u sera que ficaria legal?

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


thiaguinho.g
A Zoom já tem um equalizador. Ou usa a Zoom ou um set de pedais separados, usar as duas coisas é desperdício.

thiaguinho.g
Veterano
# out/09
· votar


vc sabe me diver quanto eu vou gastar em media para comprar um zoom b2.1u? se tiver algum site comfiavel para indicar agradeço.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


thiaguinho.g
No ML tem alguns vendedores com boa reputação, pesquisa por lá.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Zoom B2.1u