Timbrar Simulador de amplis pra ter som de pedais (TS-9, DS-1, SD-1, BigMuff, etc)

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fernando de almeida


    Timbrar Simulador de amplis pra ter som de pedais (TS-9, DS-1, SD-1, BigMuff, etc) ...

    Bom, devido a febre ods simuladores de amplis, vários guitas tem um, nem que seja um handmade clone do GT-2 ou ainda tem uma pedaleira que simule amplis ...

    Ok, e seu produtor (ou qq outra pessoa) chegue pra vc e fale "regula um som de TubeScreamer" (aconteceu comigo) ou seja lá qual outro pedal clássico for, fica difícil regular na hora sem ter referencias ....

    Bom, proponho que peguemos nossos Simuladores de Amplis (GT-2 original ou clones, Argos, Triac, POD, pedaleiras com simulação, etc) e montemos uma listinha de regulagens para ter timbres de pedais clássicos ... (sei que há diferenças de um modelo para o outro, mas a partir de uma regulagem, é só cada um moldar o som com o modelo que vc tiver disponível.

    Timbres de amplis é legal ... Mas não menosprezemos os timbres das caixinhas (ao menos as clássicas), elas tb são muito legais ...

    Podemos tentar preencher as regulagens da lista (depois podemos incluir mais itens na lista):
    Boss OD-1
    Boss OD-3
    Boss SD-1
    DOD 250
    Ibanez TS-808
    Ibanez TS-9
    Marshall Guv'nor
    Marshall Shredmaster
    ProCo Rat
    Boss DS-1
    Boss MT-2
    Big Muff
    MXR Distortion Plus
    Dunlop Fuzz Face

    ABR a todos

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ninguém curtiu a idéia?????

    Zero Zen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Acho que os Amp Simulators não dão conta disso tudo não. hehehehe

    Além disso, para copiar o timbre de determinado pedal, você precisa ter a referência. Negócio um tanto complicado.

    De qualquer forma é um trabalho que vão permitir ao usuário conhecer melhor seu simulador de amps. Neste aspecto é um apendizado bastante válido.

    Vamos aguardar. T+.

    edalko
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Pelo que sei só o OD-20 dá conta... mas com os demais, vc não consegue essa façanha

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Zero Zen
    Acho que os Amp Simulators não dão conta disso tudo não. hehehehe
    VC acha que não chega nem perto???? Algo próximo????
    Pq se formos analisar, num GT2 (e clones), tem uma vasta opção de qtidade de saturação e uma boa Range de equalização ... Sei que perfeito não dá, mas srá que não chegaríamos em um resultado satisfatório???

    edalko
    Pelo que sei só o OD-20 dá conta... mas com os demais, vc não consegue essa façanha
    Então ... é que o OD-20 é um simulados de pedais ... Assim como o Line6 DM-4 ... Ambos simulam pedais de saturação clássicos ...

    Bom se formos ver é uma pesquisa interessante de se fazer:
    - Pegar simulador de amplis (GT2 e clones, POD, etc) e buscar regulagens que chegue próximo a timbres de pedais clássicos.
    - Pegar simulador de pedais de saturação clássicos (OD-20, DM-4, etc) e buscar regulagens que chegue próximo a timbres de amplis.

    Creio que seja um estudo legal, pra quem tem só um ou só o outro, para ao menos saber, se um dia for necessário ....
    Eu mesmo estou precisando regular o ARGOS com um timbre de TS-9 para uma das músicas da banda ...

    Zero Zen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Se não fui bastante claro, explico...

    Acho a busca, a tentativa, a disposição de conhecer os limites do equipamento, uma decisão louvável e produtiva. Benéfica para o interesado. Ele vai conhecer melhor os parâmetros do seu equipo.

    Porém, creio que acabará sendo um tanto frustrante, pois não acredito que ele conseguira obter algo bem próximo de todos os pedais indicados. Não dá para a gente tirar leite de pedra.

    Esses simuladores, originais e genéricos se saem bem em faixas de alto ganho e boa dose de compressão. Timbres redondos como os da família Tube Screamer e OD-1 são muito difíceis de obter com eles. Da mesma forma o "sag" (embolação) que é característico do Big Muff e das Fuzzes não é uma sopa no mel.

    Mas vale tentar e o "tweaking". A gente sempre aprende alguma coisa e pode ater descobrir outros timbres interessantes.

    edalko

    E então. Como está indo o Bad Monkey nos seus testes ? Estou curioso para saber.

    T+.

    Na moral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida Muito bom o tópico, dah o ponta peh inicial ai, ateh pq vc jah teve/tem esses simuladores. Eu tenho o triac, mas meu amp tah queimado, dai nem rola fazer isso por fone de ouvido.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Esses simuladores, originais e genéricos se saem bem em faixas de alto ganho e boa dose de compressão. Timbres redondos como os da família Tube Screamer e OD-1 são muito difíceis de obter com eles.

    Já tive uma pedaleira (Zoom B2) que tinha simulação de TS. Era até legal, dava pra usar na guitarra, mas não tinha a mesma sonoridade do pedal não.
    Um colega testou a Boss GT-8 e disse que a simulação é boa, mas ainda assim não se compara ao pedal.

    Na moral
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ah, outra coisa, nessa lista poderíamos incluir o som básico dos pedais, o que tb gera um certa dúvida. Como regular som caracteristico de:

    Drive/clean

    Marshall
    Mesa boogie
    Fender

    Leblues
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida
    tava pensando nisso esses dias. em abrir um tópico pra a galera postar as regulagens que usam no GT2( não necessariamente imitando pedais).

    Zero Zen
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Zero Zen
    · votar


    edalko

    Bem não houve jeito da máquina de recados funcionar, então respondo à você o que me agrada nele, aqui mesmo:

    Em verdade a sua pergunta já traz no bojo a resposta. Como você afirmou, o Bad Monkey é sonicamente parecidíssimo com o TS-9. O que você não disse é que ele custa uma fração bem pequena do preço do original. Ponto para ele. heheheh

    Se já não era motivo suficiente para gostar do pedalzinho, aponto outros:

    - Possui uma secção de equalização superior (dois pots ao invés de um só), na qual você pode minimizar os médios excessivos do pedal, coisa que o da Ibanez não permite.

    - By-Pass mais durável que o do clássico da Ibanez (tive um TS-9, há 20 anos que estragou), além de não colorir tanto o timbre quando desligado.

    - Se ele não é mais transparente que o PD-01 na função de Boost, tem a vantagem de ser menos comprimido com o ganho próximo ao máximo.

    Quanto às características da família TS-9 que ele também possui, acho que entramos num terreno de preferência pessoal, pois embora não agradem a todos, elas me agradam muito, assim como os timbres do Robben Ford e Joe Bonamassa, os quais o pedal consegue emular com relativo (é claro) sucesso.

    A preferência por timbre mais aberto, "scooped" e cintilante é uma opção pessoal. Eu prefiro os timbres com médios mais ricos.

    Gosto muito da combinação BBE Opto Stomp + Bad Monkey + um Humbucker com o tom meio capado e um toque de Delay e Reverb. Totalmente excelente !

    T+.

    HellAangel
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Tenho um DriveStation da Mroxy e um GDI21.
    Vou testar as configurações que se equiparam ao TS e Bluesbreaker.

    Posto os resultados em breve.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    Fernando de almeida
    Cara, eu posso responder pelo que eu uso: Hobbertt Simulamp e Boss SD1...

    Acredito que são 2 pedais extremamente úteis pra mim, o SD1 faz algo que o simulamp não dá conta de fazer: um drive bem leve e crunch. Pra ter o som rasgado do sd1, obviamente, preciso regular o simulamp no modo marshall (british). Bem, o ganho desse modo é absurdamente alto... Em qualquer uma das regulagens de chaves, se eu ponho ele com drive no mínimo, já dá pra tocar AC/DC, Deep Purple... com mais ganho e com som bem mais cheio do que o SD-1 no talo.

    Pra regular o Simulamp com um som mais cruncheado, só no modo Fender (tweed), que não tem aquele som tão quente. Como o SD-1 é bem rasgadão mesmo, não fica nada parecido.

    Minha opinião sobre o assunto: São dois pedais que se completam (e não que se equivalem). Se o cara virar pra mim e pedir pra regular por exemplo um DS-1 no simulamp, eu simplesmente diria: "Pegue o melhor dos amplis marshall, mesa ou fender e tente tirar o som do ds-1" Simulador de amplis é bem versátil, mas não é o coringa das distorções...

    Faca na Caveira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Esqueci de dizer, ja tive também um ds-2, que no modo 1 lembra muito o ds-1 (se não for igual mesmo, acho que não é). Bem... é outro pedal que tem uma característica bem diferente, bem fora do raio de alcance do simulamp. Usava o DS-2 no modo 1, com um equalizer, pra cortar aqueles médios from hell, e até hoje não consegui repetir aquele som no simulamp. Ainda bem, a intenção era mudar mesmo!!!

    No modo 2 do ds-2, por ser mais rasgado, talvez seja mais fácil timbrar algo PARECIDO no simulamp. O problema talvez esteja nos médios, que o ds-2 tem bastante e o simulamp não tem controle de médios. Agora já vendi o pedal, infelizmente não tenho mais como fazer esse comparativo...

    diego gr
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Tópico interessantíssimo!
    Mas pra regular o simulador pra ficar com som de pedal tem q conhecer bem o pedal e ter um ouvido lazarento pra não se confundir hahaha
    Tenho um GT2 clone e ultimamente tenho usado ele no modo Fender Hot direeeeeto
    Amei a distorção desse modo, parece um som meio Richie Kotzen, meio Van Halen no CD de 1995, com pouca compressão

    kairi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Eu estou criando uma 'plataforma' para publicação e compartilhamento de bancos, patchs e presets...

    Agradeceria muito se pudessem esperar até a próxima semana, pois esta está muito corrida, e não posso me dedicar à nada que não seja meu trabalho.

    Abraços.

    slash_web
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    -_-

    kairi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    slash_web
    ...?

    O que quiz dizer?

    kairi
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: kairi
    · votar


    Gente, preciso saber quais são os seus equipamentos e dados que vocês pussúem ou que gostariam de ter.

    O endereço é esse:

    http://allandavidson.com.br/patch/

    Com o tempo, isso ai vai ficar cheio, uhuahuahuahaua

    OBS.: Não sei porque, não funciona em IE. Só FF, Safari e Opera. \o/

    GustavoYCB
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    e no Google Chrome o/

    Jim Marshall
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    kairi


    Eu estou criando uma 'plataforma' para publicação e compartilhamento de bancos, patchs e presets...


    Tentei acessar mas não mostra os hiperlinks e/ou conteúdo. Vou tentar depois com outro navegador.

    Você conseguiu finalizar o banco ?


    Abraço,

    See ya!

    kairi
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jim Marshall
    Eu tinha até me esquecido desse banco, pois como ninguém havia dito nada, eu até perdi o site.

    Vou re-fazer e ponho no ar esse FDS.

    Abraços.

    vitor_rock
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: vitor_rock
    · votar


    eu acho isso ai meio inutil...

    pedais de distorção e overdrive foram criados para simular analogicamente a saturação das válvulas dos amplificadores all tube.

    pra que fazer um Simulador de amps, que foi feito pra mesma coisa praticamente, simular um pedal?

    só porque os pedais acabam também tendo um som particular? eles não são melhores que os amps mesmo ué.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbrar Simulador de amplis pra ter som de pedais (TS-9, DS-1, SD-1, BigMuff, etc)