pedal com componentes de lâmpada fluorescente

    Autor Mensagem
    Johnny Thunders
    Veterano
    # nov/08


    no site do Aron Nelson tem equemas de efeitos usando componentes de lâmpadas fluorescentes. Entre no campo da busca com a palavra: Bulb.
    www.aronnelson.com/gallery/main.php

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mjcmello
    · votar


    Eu, particularmente, acho que pedais feitos com este tipo de transistor (chamados de BJT) são meio toscos. Pra fazer em casa por hobby ou por aprendizado, até acho válido.

    Este tipo de transistor tem uma curva característica (quem saca de eletrônica vai entender o que eu estou dizendo) próxima da região de corte que gera tudo quanto é tipo de harmônicos. Estes harmônicos "embolam" o som.

    Já os pedais mais elaborados, usam um amplificador operacional montado com FETs. Estes FETs possuem uma curva de transferência igual a das válvulas (isso é pros puristas que só gostam de válvulas) e só geram os harmônicos ímpares. Deixando aquele som mais agradável.

    Só a título de curiosidade (de repente vale a pena abrir um tópico para discutir transistorizado x valvulado), a única desvantagem que eu vejo nos transistores (os FETs), é que numa aplicação que requeira potência (nos amplis, por exemplo) eles esquentam muito e podem queimar.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    Cara, vários pedais famosos foram feitos com BJTs, ou amp-ops baseados em BJTs...

    Além do que, em vários pedais de saturação, quem ceifa o sinal não são os transistores, e sim diodos (de junção...), então não tem como culpar os transistores por um som ruim.

    Tem muito além do modelo do componente na sonoridade do pedal. O projeto é muito mais importante. (Só pra citar um exemplo, o JRC4558, famoso por causa dos TS, é um amp-op com BJTs)

    A vantagem (técnica) dos FETs é conseguir uma impedância de entrada bem alta, fácil se consegue 2 Mohms, ao passo que com BJTs valores acima de 500 K podem dar um pouco de trabalho pra se obter.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Johnny Thunders
    Vi os projetos.
    Apesar de serem componentes eletrônicos comuns, bem legal o que o cara fez com "sucata"...
    Vou passar a prestar mais atenção nelas, hehehe.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mjcmello
    · votar


    DotCom
    Além do que, em vários pedais de saturação, quem ceifa o sinal não são os transistores, e sim diodos (de junção...), então não tem como culpar os transistores por um som ruim.

    A questão não é o ceifamento e sim a região próxima do corte no BJT, quando a tensão é menor que 0,6V. É ali que, por exemplo, os estágios de saída dos amplis de potência que usam BJT geram os harmônicos que levam às pessoas a preferirem os valvulados.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    A questão não é o ceifamento e sim a região próxima do corte no BJT, quando a tensão é menor que 0,6V. É ali que os estágios de saída dos amplis de potência que usam BJT geram os harmônicos.


    Isso não tem nada a ver com o BJT e sim com a operação em push-pull.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    Essa região existe quando o amplificador é operado em classe B.
    Porém, valvulados sofrem do mesmo problema se operados nessa classe. Por isso, a classe de saída é AB, com um pouco de polarização nas válvulas, pra evitar essa distorção de "crossover".

    O que atrai nos valvulados, pelo que vejo todo mundo falar, é a leve compressão que as válvulas de saída dão quando operadas próximo ao limite, e à forma como elas saturam, bem mais suavemente que os transistorizados (que "ceifam" de forma abrupta) a onda.

    Mas aí já não estamos falando nem da região de 0,6V, e nem de distorção "usável".

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    shoyoninja
    DotCom

    Eu usei o estágio push-pull para poder exemplificar a região não linear dos bjts.

    O que atrai nos valvulados, pelo que vejo todo mundo falar, é a leve compressão que as válvulas de saída dão quando operadas próximo ao limite, e à forma como elas saturam, bem mais suavemente que os transistorizados (que "ceifam" de forma abrupta) a onda. Mas aí já não estamos falando nem da região de 0,6V, e nem de distorção "usável".

    Sim, isto é outra coisa. Quando você ceifa a onda de forma abrupta (ela fica "quadrada") também temos geração de harmônicos (série de Fourier).

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    shoyoninja
    DotCom

    Acho que estamos falando da mesma coisa. Só não estamos conseguindo nos fazer entender aqui. rsrsrs

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Já entendi a causa do mal entendido.

    Eu quis dizer que não gosto muito de projetos para áudio com BJTs por causa da região não-linear dele. Para chamar a atenção para isso acabei usando um exemplo que acabou "misturando" as coisas. Ainda por cima tentar se fazer entender "por escrito" não é muito fácil.

    Não conseguimos transmitir para o "papel" exatamente aquilo que estamos pensando no momento. O mesmo vale para quem lê.

    Mas certamente estamos falando da mesma coisa.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    Bom distorção de ceifamento de BJT realmente é tosca, concordo com você. Mas ele tem seus usos e não foi feito para trabalhar no ceifamento, fala assim deles não. :P

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    shoyoninja
    fala assim deles não. :P

    Tá bom. Pra acender LED é uma maravilha. HUAHUAHUA

    Brincadeira...

    Existem muitas coisas que dá pra usar os BJTs tranquilamente. Inclusive para áudio. Eu não sou tão exigente assim (inclusive porque a grana não dá). Mas esses pedais montados com BJT, cruz-credo!!!

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    o fuzz face (feito famoso pelo hendrix) é ceifamento por BJT (por sinal, é um dos poucos circuitos que eu vi o BJT ceifar).

    porém, nos outros, repito, são usados diodos no ceifamento.
    não vejo ninguém saturar BJT pra conseguir distorção.

    só por curiosidade, cite 3 bons pedais de overdrive/fuzz/distorção, na sua opinião.
    depois olha se eles não usam BJTs (ou amp-ops baseados em BJTs) para dar ganho no sinal.

    apesar de para várias aplicações eles já terem bons substitutos, em áudio eles ainda tem bastante lugar.

    Johnny Thunders
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Caramba! Quando iniciei este tópico não pensei que ia gerar um congresso! Legal! Estou aproveitando para aprender um pouco.
    Quanto a ceifar onda, que tal usar isso como algo a mais. Em tempos de digital, um som assim pode ser difícil de ser assimilado em um primeiro momento mas, pode gerar um som original se combinado com outros fatores como a própria guita, o ampli e os outros pedais. É uma questão de experimentar.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mjcmello
    · votar


    DotCom
    só por curiosidade, cite 3 bons pedais de overdrive/fuzz/distorção, na sua opinião.

    A maioria deles usa o 4558 que são feitos com BJT. Concordo com você.


    Johnny Thunders
    Caramba! Quando iniciei este tópico não pensei que ia gerar um congresso

    Nem eu. rsrs

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DotCom
    depois olha se eles não usam BJTs (ou amp-ops baseados em BJTs) para dar ganho no sinal.

    Trabalhar com o BJT na região linear não tem problema algum.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    é que fora um ou outro fuzz, a maioria não satura BJTs. usa diodo.
    então não dá pra condenar eles assim, eles ainda tem sua utilidade.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DotCom
    é que fora um ou outro fuzz, a maioria não satura BJTs. usa diodo.
    então não dá pra condenar eles assim, eles ainda tem sua utilidade.


    De qualquer foram eu prefiro trabalhar com fets.

    Johnny Thunders
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Galera me dê uma força no tópico Tremolo com CMOS 4016!
    No endereço tem uma explicação do funcionamento deste CI:
    www.doctronics.co.uk/images/4016_01.gif

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pedal com componentes de lâmpada fluorescente