A Zoom G2 "rouba" sinal? Quanto?

Autor Mensagem
Varajão
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Ceeerto. Boa sorte então ae na sua empreitada. Depois conta como ficaram as latinhas e não deixe de por umas fotos ae no fórum. Bacana essa brincadeira.
Se der faz um review do vibe do efx.
Até mais.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


Leblues
para de falar besteira cara, no loop o sinal vai passar pela pedaleira do mesmo jeito.

"o som puro dos analógicos"... mais besteira. Pegue um analógico VOXMAN e vai ver a "pureza dos analógicos".
Qualidade é qualidade, independente de ser digital, analógico, TBP ou não.

"misturar efeitos de modulação zoom com distorção analógica na mesma cadeia de sinal fica um nojo"
jesus... perdoa, ele não sabe do que tá falando.
você usa um behringer no set e vem falar de qualidade?

Leblues
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leblues
· votar


DotCom

para de falar besteira cara, no loop o sinal vai passar pela pedaleira do mesmo jeito.

no loop do ampli? aff não mesmo, o sinal vai se misturar no ampli e não ser comido na metade no caminho!


"o som puro dos analógicos"... mais besteira. Pegue um analógico VOXMAN e vai ver a "pureza dos analógicos".

me refiro a analogicos bons, não se faça de sonso!

Qualidade é qualidade, independente de ser digital, analógico, TBP ou não.

pra mim essa é a maior merda que alguem que tem pedaleira pode dizer, o dia que a pedaleira mais foda tiver o som de um jcm800 ou de um tubescreamer eu compro na hora e vendo todo meu set!

jesus... perdoa, ele não sabe do que tá falando.
você usa um behringer no set e vem falar de qualidade?


sim , uso um behringer e um dd3 da boss e o behringer fica muito proximo da boss em qualidade e é muito melhor que o delay da minha zoom g7, amigo na boa, pra mim quem fala que digital tem mesma qualidade de analógico só pode ser surdo!

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


Leblues
No loop o sinal se mistura? Como é que ele se mistura? Explica aí.

Depois:
DD significa Digital Delay. (Cadê o analógico? depois sou eu que tô falando besteira.)

Leblues
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leblues
· votar


DotCom
não se mistura, mas o sinal dos pedaleira se mantem intacta entre o pré e o power do seu ampli sem precisar ser processado pelo pre da pedaleira, sendo processado no pre do ampli e não atrapalha o sinal dos teus pedais de booster que virão depois do pré no ampli, se fossem ligados no imput normal passariam pelo pre da pedaleira e cagaria o som!

sim o dd é digital, idai? estamos falando de pedaleira multiefeitos com 300 coisas embutidas! O dd3 é um pedal específico e não tem um circuito como os de um multiefeito!

Agora deixa eu te fazer uma pergunta: Voce sabe uma das coisas que diferencia a zoom g9 da zoom g7 e g2?? A g9 tem loop na pedaleira que faz com que voce coloque seus pedais no pré sem intervenção digital da cadeia na pedaleira utilizando assim a distorçao antes do efeito, assim você não perde nada no timbre dos seus pedais, isso faz com que ela seja quase o dobro do preço somado a outro pedal de expressão e mais efeitos etc... se a zoom não comesse sinal me diz ai então pra que ter um loop na pedaleira?

Leblues
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
vamos fazer o seguinte, grava alguma coisa ai com um analógico plugado numa zoom g2 e eu gravo usando um set analógico e vamos ver como que sai o timbre!

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


se fossem ligados no imput normal passariam pelo pre da pedaleira e cagaria o som!


d3 é um pedal específico e não tem um circuito como os de um multiefeito!


Olha ai pessoal, to falando... presta atenção nesses comentarios...

A g9 tem loop na pedaleira que faz com que voce coloque seus pedais no pré sem intervenção digital da cadeia na pedaleira utilizando assim a distorçao antes do efeito, assim você não perde nada no timbre dos seus pedais, isso faz com que ela seja quase o dobro do preço somado a outro pedal de expressão e mais efeitos etc... se a zoom não comesse sinal me diz ai então pra que ter um loop na pedaleira?


Veja isso!

Pois bem Leblues a minha g2.1u não come porra de sinal nenhum... uso ela com um MT-2, um GE-7 e um DD-3 (quase não uso mais esse) e G2.1u, e a porra do sinal que tenho no fim das contas é o mesmo que teria se ela não estivesse na cadeia, o que já disse e torno a repetir é que é muito importante respeitar os niveis de entrada e saida desse aparelho e existem recursos pra isso voce não precisa sobrecarregar a entrada com a saida de um pedal ligado à ela e nem sobrecarregar a entrada de um ampli ou qualquer outra coisa que receba o sinal direto dela... isso faz muita diferença no resultado final... se voce não gosta do efeito da zoom (parece que isso ficou claro) então tudo bem, mas o loop da g9 não faz diferença alguma pois ainda assim, pra chegar no loop o pre da g9 recebeu o sinal e se voce acha que a g9 tem melhor resultado que as outras (que tem praticamente o mesmo design interior) então esta provado o que falei anteriormente sobre respeitar o I/O do produto, basta ter inteligencia pra utilizar adequadamente...

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


Ah! E a zoom g9 tem loop justamente pra não se sobrecarregar a entrada da pedaleira com sinal acima do que ela suporta, deixando entradas apropriadas pra tal intuito!

Rafa-Ban
Veterano
# nov/08
· votar


olha eu tinha duas g1 :uma comum e a outra com expressão(g1x),eu troquei a g1x por um tch 21 sans amp tri od,eu ainda não experimentei(na verdade,falta tempro pra ir buscar outra fonte..) mas to mto curioso pra ver como vai ser combinar esses dois...

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


Leblues

Olá, tenho uma G9, ela não come nada de sinal... O sinal que eu ouço do amp plugado diretamente na guitarra é o mesmo de quando a pedaleira está em bypass... Uso Um compressor no loop dela, justamente para poder armazenar minhas configurações favoritas nos patches e pelo fato de poder posicioná-lo antes da distorção, como disse o amigo acima. Isso nada tem a ver com roubo de sinal.

Duas coisas interessantes:

-Não existe nada, realmente nada no mundo eletrônico que não disperse ao menos um pouco de energia(nesse caso o sinal), não existe circuito ideal, com 100% de eficiência, por isso mesmo os aclamados True-by-pass tem a sua perda de sinal

-A linha G da zoom possui taxa de amostragem muito superior aos aclamados pedais da boss, inclusive alguns mais novos, é só vc pesquisar que vai ver que é verdade. Agora não venha comparar com analógico... Não é justo, mesmo a G9 que é até bem cara, é mais barata do que 3 ou 4 Pedais análogos de boa qualidade...

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


Rafa-Ban

A dica ta dada ai... sobrecarrega a entrada da g1 com o tch21 ou a entrada do ampli com o sinal de saida da g1 e venha depois aqui dizer que a zoom g1 come o sinal do sansamp...

Bog
Veterano
# nov/08 · Editado por: Bog
· votar


Leblues
a diferença de usar o efeito no loop é que o teu sinal não passa pela zoom e sim vai direto pro pré amp conservando o som puro dos seus analógicos

Sim, vai direto para o preamp, sai do preamp, passa pela Zoom, come o sinal que tiver que comer, volta para o amp com quaisquer alterações no sinal que a Zoom porventura possa ter feito.

Eu citei 2 coisas que também poderiam ser as "culpadas" pelo teu som ter ficado ruim, e que não são "perda de sinal". Você chegou a considerá-las?

dd3 da boss
pra mim quem fala que digital tem mesma qualidade de analógico só pode ser surdo!

Aaaahhh, analógico, sei, claaaaro. ;)

estamos falando de pedaleira multiefeitos com 300 coisas embutidas! O dd3 é um pedal específico e não tem um circuito como os de um multiefeito!

Sinceramente cara, você não parece ter a menor noção sobre como é o circuito de um equipamento desse tipo. No quesito "perda de sinal", o número de efeitos e "coisas embutidas" não é o problema; a qualidade da conversão ADA é que é o ponto crítico.

g9
se a zoom não comesse sinal me diz ai então pra que ter um loop na pedaleira?

Serve para você não jogar modulações no preamp. Serve para você não colocar a distorção do preamp por cima de reverb e delay. Fazer uma pedaleira com loop não tem absolutamente NENHUMA relação com perda de sinal, e sim com a ordem dos efeitos na cadeia, com entradas e saídas, e afins.

Aliás, note que eu também colocaria uma G2 no loop do amp, e não no input. Mas isso não tem a ver com perda de sinal também. Você tem certeza que sabe O QUE é "engolir sinal"?

Agora olha só o que disse o I.Nosferatu:
é muito importante respeitar os niveis de entrada e saida desse aparelho

... que tem tudo a ver com o que eu falei lá no começo.

Zero Zen
Veterano
# nov/08
· votar


Como disse o Leblues:

Use um pedal de Loop.

É a melhor maneira de testar os equipos e os ouvidos. (para ver se faz tanta diferença assim) heheheh

O Loop Selector do Hobbertt é excelente. Eu uso.

Quanto à utilização do FX Loop dos amps, não sei até que ponto pode reduzir os malefícios de um by-pass de pedal vagabundo.

É verdade que a entrada fontal dos amps são adequadas para trabalhar com as altas impedâncias dos pickups das guitarras (High Z). O Send e Return dos Effects Loop, por sua vez, são projetados para trabalhar em nível de "sinal de linha", tipo áudio.

Se você ligar sua guitarra no FX return verá que o timbre é uma bosta. abafado e sem brilho.

Cada um escolhe o que agrada aos seus ouvidos. Pelo sim e pelo não, acho o true-by-pass preferível, mas admito que existem bons pedais com by-pass ruim (Boss e MXR).

T+.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Repetindo, para deixar bem "marcado" neste tópico, o que pretendo fazer nos próximos dias. Estou aberto para qualquer sugestão com relação ao teste descrito, por alto, abaixo.

Para enriquecer o assunto, neste tópico pretendo postar "samples" de áudio e suas respectivas imagens do espectro da onda, com o sinal da cadeia de pedais passando e não passando pela Zoom G2. Assim, todos podem tirar suas próprias conclusões ouvindo e vendo como o sinal se comporta.

A idéia é fazer os experimentos da seguinte forma (visão macro):

1)
Guitarra > ZOOM G2 > PC
Guitarra > PC

2)

Guitarra > BOSS SD-1 > ZOOM G2 > PC
Guitarra > BOSS SD-1> PC

Junto com os experimentos, postarei o tipo/marca de cabo utilizado, nível de volume, placa de som e outras variáveis, no sentido de criar parâmetros e minimizar as dúvidas que possam surgir.

Nada melhor que experimentos. A teoria agora vira prática e faz jus a pergunta no título do tópico: "Quanto?".

Abs a todos!

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Heheheh, acho um teste interessante. Se puder variar alguns dos parâmetros (ex: ir aumentando o volume), pode ser esclarecedor. Também sugiro que, em vez de tocar normalmente, faça também testes onde você toca uma corda solta e deixa ela soando, para ficar bem "limpinho".

Mas note que, da minha parte, não estou dizendo que a pedaleira rouba 0 de sinal. A discussão com o Leblues é sobre se o que ele encontrou foi realmente "perda de sinal" ou outra coisa.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Legal, boas dicas! Estou anotando na minha prancheta! hehhe

Vou detalhar tudo que usei nos teste do cabo até a palheta. É sério.

Abs

Zero Zen
Veterano
# nov/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Repetindo, para deixar bem "marcado" neste tópico

Siga minha dica. Use um pedal de Loop.

O procedimento de ligar um pedal, desligá-lo em seguida para ligar outro, ou o mesmo em outra posição, impõe que você tenha que abaixar o volume do amp, condição que esculhamba com sua memória auditiva.

Para confrontar pedais a única saída é um pedal de Loop, um duplo Loop, em que você coloca um pedal em cada Loop, ou um Loop simples, para testar se um pedal modifica ou não o timbre quando está em by-pass (adicionado na linha, mas não acionado)

É a única comparação justa. hehehehe

T+.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen

Vou ligar direto no micro. Sem G2 e com G2 na cadeia, bem simples, com o mínimo de elementos. A perda vai aparecer de qualquer forma.

O teste com loop parece uma boa, mas seria outra etapa.

Mas, estou anotando sua recomendação! ;-)

Valeu!!

emaniox
Veterano
# nov/08
· votar


Leblues
vamos fazer o seguinte, grava alguma coisa ai com um analógico plugado numa zoom g2 e eu gravo usando um set analógico e vamos ver como que sai o timbre!


É melhor entao vc mandar a gravação através de fita k7 ou LP, porque senão o computador vai digitalizar quando transformar em mp3 ou wav e alterar o timbre.

Flw.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


Zero Zen
Ele não falou pra usar um pedal de loop, e sim usar no loop do ampli.

Leblues
Cara, não fala do que você não entende, por favor. Sério mesmo.
Melhor pra os membros que estão lendo esse tópico para aprender, e melhor pra você que não fica sendo sacaneado pelos membros que sabem do que estão falando.

O loop da G9 pode ser ligado ou desligado (tal qual o loop de um Mesa Boogie Mark IV), sendo assim você consegue jogar 2 pedais na cadeia de vez.

Ah, outra: O loop dela é depois da simulação de pré da pedaleira, logo o sinal sofre, além da conversão A/D/A usual da pedaleira, mais duas conversões: D/A, para passar pelos pedais, e outra A/D, para voltar para ser processada pela pedaleira.
Sendo assim, o loop é outro "destruidor de timbres".

Zero Zen
Veterano
# nov/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


DotCom

Zero Zen
Ele não falou pra usar um pedal de loop, e sim usar no loop do ampli.


Não meu caro DotCom. Ele mencionou as duas modalidades, o uso do FX Loop do amplificador e o uso de um pedal de loop.

Leia o segundo post deste tópico, na página 01. Este que reproduzo:

Leblues

# Posted: 17/Nov/08 20:41
Quote Votar Denunciar

sim! ela vai abafar teu som e comprimir tua distorção analógica, use-a no loop, ou compre um pedal de loop e ligue-a em outra cadeia, porque os efeitos da zoom são muito bons e podem ser muito bem utilizados, mas pra meter no meio de distorçoes analógicas e usar os efeitos tudo junto ela não presta!



Como você pode ver, as duas modalidades/possibilidades foram levantadas. Eu me manifestei sobre as duas, indicando que o pedal de loop serviria para incluir na corrente de efeitos o pedal com by-pass ruim, apenas quando ele fosse efetivamente utilizado.

Com respeito ao uso do FX Loop, informei sobre as minhas dúvidas na utilização, salientando que o FX Loop, diferentemente da entrada dos amps, foi projetado para trabalhar com menor impedância. As entradas de amps de guitarra devem ser High Z, para acomodar a alta impedância de um pickup passivo.

Talvez no FX Loop, os maléfícios de um by-pass ruim de um pedal sejam menos perceptíveis. Isto não é uma afirmação, mas a admissão de uma possibilidade, ou seja, não concordo nem discordo dos argumentos expostos, pois não verifiquei pessoalmente as possibilidades. OK

Acho que minha opinião ficou bem clara, assim como o fato de você não ter compreendido as sugestões do Leblues na totalidade.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
Acho que seria interessante para o tópico se fosse postado um link ou algum tipo de exemplo (em exemplo visual seria perfeito eu creio) de como são feitas as conexões de loop discutidas.

Neste site aqui http://guitargeek.com/rigview/594/ deve ter algum exemplo.

Poderia fazer isso, pois eu tô por fora?

Obrigado.

Deji
Veterano
# nov/08
· votar


rouba 22,45%

Zero Zen
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Então aí vão. Explore toda a página.

Loop Simples:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84942730-_JM


Loop Duplo:

http://www.hobbertt.com.br/loop_selector.htm

São pedais bem simples, o primeiro com um Loop apenas, ou seja, você escolhe entre passar direto na chave DPDT ou acrescentar o pedal ou pedais que estão no LOOP.

No segundo caso, ou segundo pedal, são dois LOOPS, "A" ou "B", sendo possível alternar entre eles.

OK ?

Zero Zen
Veterano
# nov/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Ainda, contribuindo para o tópico.

Embora a discussão seja quanto à eventual prejuízo pela não utilização de TBP pela ZOOM G2, acho que dá para ir um pouco mais longe na "neurose".

O vídeo cujo link se encontra abaixo se trata de uma comparação entre dois pedais Lovepedal Eternity, ambos true-by-pass, com diferenças na forma de construção, sendo um deles com componentes montados numa placa enquanto o outro é pelo sistema point-to-point.

Como ambos são TBP, o uso de loop é desnecessário.

Testem seus ouvidos. heheheheh

http://www.youtube.com/watch?v=IiwAMf7Ct80

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
Adicionei a string "&fmt=18" à URL que postou para melhorar o áudio.
http://www.youtube.com/watch?v=IiwAMf7Ct80&fmt=18
Valeu!

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


Zero Zen
ah certo, tinha passado batido nessa parte. valeu pelo esclarecimento.

Leblues
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leblues
· votar


I.Nosferatu
Veja isso!

Pois bem Leblues a minha g2.1u não come porra de sinal nenhum... uso ela com um MT-2, um GE-7 e um DD-3 (quase não uso mais esse) e G2.1u, e a porra do sinal que tenho no fim das contas é o mesmo que teria se ela não estivesse na cadeia, o que já disse e torno a repetir é que é muito importante respeitar os niveis de entrada e saida desse aparelho e existem recursos pra isso voce não precisa sobrecarregar a entrada com a saida de um pedal ligado à ela e nem sobrecarregar a entrada de um ampli ou qualquer outra coisa que receba o sinal direto dela... isso faz muita diferença no resultado final... se voce não gosta do efeito da zoom (parece que isso ficou claro) então tudo bem, mas o loop da g9 não faz diferença alguma pois ainda assim, pra chegar no loop o pre da g9 recebeu o sinal e se voce acha que a g9 tem melhor resultado que as outras (que tem praticamente o mesmo design interior) então esta provado o que falei anteriormente sobre respeitar o I/O do produto, basta ter inteligencia pra utilizar adequadamente...

tu é o tipico nervosinho "mamãe não mexa com meu equipo", em NENHUM momento eu disse que a g2 é ruim, eu tinha uma g7 e achava ela FODA! MASSSSSSSSSSSSSSSSSSS, se você quer usar as modulaçoes dela etc ela fica muito boa usada no loop do ampli porque o teu sinal não passa pelo pré ampli dela e vai direto pro pré ampli, assim a zoom fica muito boa, os efeitos dela são muito bons, classe A pra um multiefeitos! E SIM eu acho que a G9 tem um melhor resultado quando usado pedais analógicos ligados diretamente no loop dela sabe por que? porque você pode escolher a posição que vai colocar o pedal dentro da cadeia dela, diferente da g2 e g7 onde o sinal passa por todo processamento da pedaleira!

pasb2006

Olá, tenho uma G9, ela não come nada de sinal... O sinal que eu ouço do amp plugado diretamente na guitarra é o mesmo de quando a pedaleira está em bypass... Uso Um compressor no loop dela, justamente para poder armazenar minhas configurações favoritas nos patches e pelo fato de poder posicioná-lo antes da distorção, como disse o amigo acima. Isso nada tem a ver com roubo de sinal.

é isso que eu to falando amigão, no loop a G9 não come sinal, o som fica classe A, experimenta colocar o pedal compressor no input da pedaleira e fala aqui pra essa cambada de teimoso se o som fica o mesmo! É isso que quero dizer aqui, no loop não perde sinal , já no input se perde sim!

Bog
Serve para você não jogar modulações no preamp. Serve para você não colocar a distorção do preamp por cima de reverb e delay. Fazer uma pedaleira com loop não tem absolutamente NENHUMA relação com perda de sinal, e sim com a ordem dos efeitos na cadeia, com entradas e saídas, e afins.

Aliás, note que eu também colocaria uma G2 no loop do amp, e não no input. Mas isso não tem a ver com perda de sinal também. Você tem certeza que sabe O QUE é "engolir sinal"?



EXATO! isso que eu quis dizer até agora, mas você soube explicar o que eu quis dizer, na zoom g7 ou g2 o teu sinal vai ficar posicionado antes da pedaleria e vai passar por todas as modulaçoes e isso vai deixar o som um nojo, se você coloca o teu pedal no loop da pedaleira você escolhe onde vai colocar o tue pedal e não pasa atropelado por meio de todas as modulações, delay, compressores etc.... agora me diz aew, o som fica ou não ruim com pedal plugado direto no imput???
minha resposta: fica horrivel....... as modulaçoes ficam nojentas!

Leblues
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
le aqui o que eu disse, galera não le o topico inteiro e dai fica pegando bonde na janelinha, eu mencionei o pedal de loop como você viu.

bem, resumindo o que eu quero dizer é o seguinte:
Zoom g2 é boa, é muito boa, mas ligar outro pedal direto no input dela não vale a pena, você não pode posicionar o teu pedal em relação as modulaçoes e isso ferra o timbre, porque vai ficar tudo atropelado e as modulaões não soarão como soariam se voce tivesse usando uma distorção da pedaleira, elas soarâo emboladas, e eu sei disso porque tive uma zoom g7 por um ano, eu tentava por meu boss no input como boost e matava o timbre, o que eu fazia? tirava meu pedal e usava distorçao da pedaleira que é muito boa também, mas não estou questionando a qualidade da pedaleira por si só, a pedaleira é muito boa, eu estou questionando a perda de qualidade no som quando utilizado um pedal no input, só!

minha ponto é: mil vezes a distorçao da pedaleira sozinha do que um pedal analogico ligado no imput e a pedaleira só como modulaçao!

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


Leblues
agora me diz aew, o som fica ou não ruim com pedal plugado direto no imput???

Fica, especialmente se o amp tiver uma puta distorção. Distorcer o reverb é bem diferente de reverberar a distorção. Mas o problema aí é a ordem dos efeitos - no caso da guitarra, a ordem dos fatores altera, e muito, o produto. Isso não quer dizer que a pedaleira come sinal, e sim que colocada em certos lugares ela soa bem pior. Se você colocar o melhor wah wah no mundo lá no finalzinho da cadeia, no loop, depois do delay, também vai ficar esquisitíssimo.

Mas acho que estamos mais esclarecidos agora. Pelo menos, em um ponto concordamos: o melhor lugar para uma pedaleira dessas é DEPOIS do preamp.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A Zoom G2 "rouba" sinal? Quanto?