A Zoom G2 "rouba" sinal? Quanto?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia


Pessoal,

Tenho lido aqui no FCC sobre a questão de utilizar a Zoom G2 na cadeia de pedais, (após os analógicos) somente para modulações. Muitos dizem que há perda de sinal e não vale a pena utilizá-la desta forma.

Porém, já fui informado aqui no FCC que a perda de sinal, por sua tecnologia recente, é pouca e que o timbre poderia ser facilmente corrigido na equalização do ampli.

Gostaria da opinião do pessoal mais experiente e tirar essa dúvida de uma vez!

Obrigado!

Leblues
Veterano
# nov/08
· votar


sim! ela vai abafar teu som e comprimir tua distorção analógica, use-a no loop, ou compre um pedal de loop e ligue-a em outra cadeia, porque os efeitos da zoom são muito bons e podem ser muito bem utilizados, mas pra meter no meio de distorçoes analógicas e usar os efeitos tudo junto ela não presta!

Bog
Veterano
# nov/08 · Editado por: Bog
· votar


MauricioBahia

Rouba menos sinal do que 3 pedaizinhos (analógicos) Behringer! :)

Sinceramente, não é um negócio que qualquer um ouve de longe. Mas não faz sentido corrigir com a equalização no amp - o que se perde, já era.

Leblues
use-a no loop,

Hein!? Mas que diferença faz? Se um equipamento rouba sinal, quer dizer que qualquer coisa que você coloca na entrada será modificada de acordo com uma função não-linear (indesejada, diferente de um efeito "legítimo"), e sair diferente do outro lado. Normalmente, você perde volume e um punhado de frequências, e ganha ruído. Mas não importa se você coloca no loop ou no input, a função é a mesma.

Acho que o teu problema pode ter tido algo a ver com o volume na entrada da pedaleira. Eu usava uma G2, e ela ficava ruim com a minha Les Paul, mas era só baixar o volume que melhorava. Com e sem pedaizinhos analógicos, funcionou tranquilamente.

O problema também pode ter sido que você jogou modulações no preamp, e ELE acrescentou a sua coloração ao que não devia. Mas neste caso, a culpa não é da pedaleira, e sim do preamp (qualquer preamp de guitarra que se preze colore o sinal).

Grimc
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Equipamento qualquer que nao seja true bypass rouba sinal. Fato comprovado ontem... PRINCIPALMENTE pedaleirinhas baratas.

Agente se apresentou e o kra usou o meu ampli(pois eu so toquei duas musicas), pra nao ter que ficar mudando os sets o tempo todo agente ligou tudo em linha resultado. Guitarra dele ou minha -> Pedaleirinha Alesis dele-> Minha Digitech Rp 50 e um pedal de volume dele pra controlar a digitech. Agente espetou um delay groovin mas o som ficou tão alien q tivemo que tirar. Resultado. Mesmo colocando a pedaleira dele em bypass quando eu ia usar e vice versa, houve uma degradação de sinal gigante, sendo que o ao vivo foi gravado mas p/ equalizar nuss.... Sorte que o amp foi microfonado pq se fosse em linha...
Shures SM57 fazem milagres as vezes.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Grimc

A G2 possui o modo "bypass" e funciona apenas o afinador neste modo. Agora, se é "true" eu não sei. Sabe se existe algum modo simples de verificar se o circuito é true bypass?

Abs

ogaitnas
Veterano
# nov/08
· votar


a pergunta: para que usar pedaleira se vc quer deixar no bypass, aí
é melhor não usar.. simples.. pedaleira nenhuma é true by pass, pelo
simples princípio de funcionamento delas, é tudo eletrônico, não tem
dpdt ou 3pdt para fazer tbp, mas nmho usando ela só para efeitos, a
menos que vc deixe a g2 com volume baixo vc não terá perda de som que
vá afetar sua performance... nmho o que é ruim nela são as distorções,
que tenho ganho exagerado e som comprimido demais.. mas os efeitos
são bem decentes, como disseram lá em cima, bem melhor que comprar
uma dúzia de pedais baratos e se achar o foda...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas
para que usar pedaleira se vc quer deixar no bypass, aí
é melhor não usar.

Lógico. A idéia é usar apenas modulações.

Em suma, todo pedal rouba sinal.

Valeu!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/08 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


ogaitnas

bem melhor que comprar
uma dúzia de pedais baratos e se achar o foda...


sei nao...digamos que vc tenha um show pra fazer. Pifa teu delay behringer. Tudo bem, vc se vira neh? nao eh o fim do mundo.
Agora...vc tem um show pra fazer, e pifa tua pedaleirinha zoom. ai sim, serios problemas hahauhauha
*nao to comparando pedais fodas com pedaleiras fodas e blah blah, to falando de coisas baratas*

E os dois tem suas desvantagens. Zoom é essa coisa artificial. Os pedais vagabundos podem ser legais se ligados tipo sozinhos, ou uns 2 sei lá. Agora bote um monte desses ligados juntos em linha, ae sim vai ter perda de sinal bem feia

sei lá, minha opiniao neh!

abraço

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O De Ros disse aqui no FCC, que que usa o Zoom G2 então eu presumo que não deve ser algo tão "tenebroso" usar o G2 para um efeito.

Ele disse:
Mas se tu quer saber bem a verdade, hoje em dia, a única coisa que estou usando que não sou endorser é um pedal da Zoom (que já fui endorser a muitos anos e acho o pessoal super gente boa, não tenho problema de citar a marca deles). É um G2, que utilizo como compressor e afinador e noise gate. As vezes uso o reverb também, mas em doses homeopáticas.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197646/p2

Eu entendo que ele usa na cadeia de pedais, normalmente.

Abs

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Sabe aquele povo que diz que "zoom é lixo" sem ao menos testar? (pra pagar de fodão)
Pois é. É isso aí. Aí acabam cagando pela boca.

A galera mitifica demais as coisas. Bom é pedal analógico (aí o babacão compra um bocado de pedal behringer, liga com cabo fuleiro, compra uma fonte de camelô, e depois abre um tópico "ajuda - ruídos")

E vou repetir o que o colega disse acima:
Rouba menos sinal do que 3 pedaizinhos (analógicos) Behringer! :)

Ah, ela não é true bypass. Claro que não.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom,

Estou concluindo que não é "pecado" deixar a Zoom G2 para efeitos. Eu abri este tópico pois muita gente troca um G2 por exemplo por um bando de pedais de efeitos e gasta uma grana, quando na verdade, poderia manter o G2 no set de pedais e tirar, mesmo assim, um som de qualidade.

O meu set é esse:
http://img113.imageshack.us/img113/8764/pedaismauriciobahiaif3.jpg (apenas troquei o Wah da foto por um BOSS PW-10).

Abs e obrigado pelas respostas.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Cara, você mesmo pode fazer o teste da "tremenda perda de sinal"... Toca com ela e sem ela. Depois diz aqui se perde esse sinal todo.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom

Eu já fiz! Mas como estava sem tocar há 10 anos e estou voltando agora (apenas 1 ano), estou inseguro e certas pessoas falam com tamanha propriedade que estou errado, que achei por bem abrir um tópico, até para esclarecer, ou pelo menos dar uma "luz" para outras pessoas de que o "timbre não está perdido" tendo uma G2 para ser usada como modulação/afinação no set de pedais!

O próprio Fernando de almeida me disse:
"perde mas não muito por seu zoom ser dos novos e a tecnologia dele não deixa perder muito o timbre ... "

Abs.

edalko
Veterano
# nov/08
· votar


Olha...

Vou dizer uma coisa, esse negocio é muto relativo.

Acho que o importante, no final das contas, é manter intacto o timbre da guitarra, de modo que vc perceba nitidamente a troca de posição de caps e haja atuação significativa no som quando usado o botão de volume e o de tonalidade da guita.

Já vi pedal TBP que era lixo, pois ferrava com o som original da guita, assim como já vi pedais com buffer com excelente qualidade sonora.

Só pelo fato de ser TBP não quer dizer que, quando acionado - ligado-, não interfira negativamente no som original.
O pedal tem que acrescentar efeito e não transmudar totalmente o som vindo da guitarra.

se há perda de volume, isso pode ser compensado com um booster no final da cadeia.
Se há alteração de graves ou agudos, até um equalizador resolve.
Mas se a mudança se dá no timbre original, aí não tem como arrumar.

Há que se ficar atento a isso, e esquecer essa briga de TBP x Buffer

ogaitnas
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Se vc ficar na paranóia do equipo que pifa hj, vai acabar levando 3 sets
de analógicos, 30 baterias e 2 gt10 para o show.. heeh

acho que tenho um pouco de zelo com o equipo, as coisas não vão sair
pifando sem mais nem menos, mas vc pode por exemplo ligar um a/b
box e levar sei lá um delay reserva por exemplo e em emergência ainda
te sobra alguma ambiência, coisa que eu acho sempre bom ter a mão é
cabo, se alguém torce, pisa entorta um cabo e fica com mal contato,
isso sim vai roubar sinal e avacalhar com o som...

sobre sinal, tome cuidado para não confundir perda de sinal com
equalização com corte exagerado de frequências ou com noise gate
no meio do caminho, eu qdo usava só as modulações da g2 no loop
do meu ex-lv200, desligava o noise gate dela pq senão fica totalmente
avacalhado o som... mas btw, seu set é legal. tem muito recurso ali
para explorar.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogaitnas

Valeu pelas dicas!
Uso a G2 muito de leve, apenas reverb/chorus/delay e ajudar na afinação. Por falar em "reservas", tenho um delay analógico (Greatone), mas nunca lembro de colocar na bolsa, heheh.
Sou cuidadoso e tenho bons cabos e palhetas. ;-)

A questão em jogo aqui é a "neura" do G2 no set de pedais como sendo ele o carrasco do timbre, que na verdade, pros meus ouvidos, não interfere.

Obrigado!!!!

mjcmello
Veterano
# nov/08
· votar


Eu gostaria de resumir essa questão toda com apenas uma pergunta: o resultado final está bom?

Essa questão de zoom é um lixo ou zoom é bom não tem sentido algum. Gosto é gosto. Se no final tá bom então deixa como está. rsrs

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Cara eu acho que isso é paranoia (quase coletiva)... só por saber que a pedaleira não é true bypass.

Então voce imagina que o cara pensa que ao passar pelos circuitos da pedaleira (mesmo em modo bypass, ou com todos os efeitos em off) o sinal vai se degradar, porém no caso da zoom G2 (eu tenho uma) que é de uma precisão muito boa, se existe perda é mediocre e nem vale a pena se preocupar com isso.

Já vi topicos por aqui sugerindo perca de sinal mesmo em true bypass... paranoia feia!

O que pode acontecer é que como voce usa: a pedaleira por ultimo ela recebe sinais mais elevados, inutilizando algumas funções e certos controles, bem como sua saida é bem superior à de pedais comuns (diferença gritante em potencia) o que pode ocasionar a sensação dela estar engolindo sinal ou outro incoveniente citados em varios topicos por aqui, então preste atenção aos niveis e tente equilibrar (casar ou chegar proximo) as impedancias e sensibilidade de entrada e saida do produto (existem meios pra isso), pois como voce mesmo afirma: "pros meus ouvidos, não interfere."

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


I.Nosferatu
Cara eu acho que isso é paranóia (quase coletiva)
É por isso que fiz este tópico! Não só pra mim, mas pro pessoal tem Zoom G2 (e tem muita gente) fica na paranóia! A G2 usa a mesma taxa de oversampling* D/A (128x) e A/D (64x) das top da ZOOM, que por sua vez é igual a de um Roland MV-8800!!! Por isso a degradação do som é mínima e como disseram, a perda de sinal é normal!
Valeu!

*a taxa de oversampling A/D da G1 é diferente (128x) da G2 e superiores. Isto implica em maior degradação do sinal analógico devido a maior quantidade de vezes que o sinal analógico passa pelos filtros para digitalizar o som, tornando-o menos realístico. Portanto a G1 não se aplica a este tópico.

mjcmello
o resultado final está bom
Sim, eu não sinto diferença. Se eu gravar sem a G2 ou com a G2, ainda mais no micro, que é digital, não há diferença perceptível. É aquela coisa: vc perceberia 1 mm de diferença sem uma régua? E pior, na metragem ainda têmos parâmetros definidos! E no timbre? Cada ouvido é um ouvido!

Abs!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Para enriquecer o assunto, neste tópico pretendo postar "samples" de áudio e suas respectivas imagens do espectro da onda, com o sinal da cadeia de pedais passando e não passando pela Zoom G2. Assim, todos podem tirar suas próprias conclusões ouvindo e vendo como o sinal se comporta.

Pretendo fazer os experimentos da seguinte forma (visão macro):

1)
Guitarra > ZOOM G2 > PC
Guitarra > PC

2)
Guitarra > BOSS SD-1 > ZOOM G2 > PC
Guitarra > BOSS SD-1> PC

Junto com os experimentos, postarei o tipo/marca de cabo utilizado, nível de volume, placa de som e outras variáveis, no sentido de criar parâmetros e minimizar as dúvidas que possam surgir.

Nada melhor que experimentos. A teoria agora vira prática e faz jus a pergunta no título do tópico: "Quanto?".

Abs

I.Nosferatu
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

E pior, na metragem ainda têmos parâmetros definidos! E no timbre? Cada ouvido é um ouvido!

Sem contar que cada um tem um tipo de produto pra reproduzir e mesmo gerar isso e ai a opnião individual sempre prevalece... cada caso é um caso!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


I.Nosferatu
Sem contar que cada um tem um tipo de produto pra reproduzir e mesmo gerar isso e ai a opnião individual sempre prevalece...

Sim!

Valeu!

Fábio Goll
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia

Só para servir de consolo, o Edu Ardanuy usa os efeitos da Zoom G2.1u no set mais "ralo" dele, nos workshops, etc.

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fábio Goll
Só para servir de consolo

Não entendi! ;-)

Abs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/08 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Fabio Goli

Isso se chama CONTRATO hehe. Duvido que ele iria querer tocar com uma zoom dessas.

"Ok, a gnt te patrocina. Mas vc tem que fazer workshop usando uma G2"
-ardanuy baixa a cabeça
"Sim, senhor".

Varajão
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Boa idéia essa do teste.

Independente disso, se no resultado final, vc está gostando do timbre, mesmo que haja alguma perda - o que é até previsível, inclusive em outros equipamentos - deixa como está.

Ainda é provável que no futuro você exclua do set, substituindo por modulações individuais (pedaizinhos com ou sem tbp, analógicos ou digitais, como queira) mas mantenha a g2 no acervo, para finalidades como estudo, gravações, etc, o que inclusive vc apontou em outros tópicos.

abç

Leblues
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leblues
· votar


Bog
como assim que diferença faz? ta louco? a diferença de usar o efeito no loop é que o teu sinal não passa pela zoom e sim vai direto pro pré amp conservando o som puro dos seus analógicos, e sim zoom come muito sinal, tenho um delay behringer e não tem nem comparação o quanto a minha g7 comia de sinal comparado com o dd400, ela acabava com o som do meu sd-1 boss,sem contar o chiado..... noto uma diferença significativa de timbre comparado ao meu timbre antes!

ps: misturar ainda mais efeitos de modulação zoom com uma distorçao analogica na mesma cadeia de sinal fica um nojo!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Varajão
Boa idéia essa do teste.
Acho que o teste será útil. No mínimo, como curiosidade! hehe
Ainda é provável que no futuro você exclua do set
É verdade. Eu adoro pedais, inclusive estou com 3 handmades aqui para montar e encomendei 2 no Eefxpedais (G.A.S.). A tendência natural é que eu altere a configuração do set de pedais.
Abs!

Varajão
Veterano
# nov/08
· votar


Legal velho, falam muito bem dos efx. Quais encomendou? Esse lance de montar pedais? Já fez isso antes?? Também sou fissurado nas latinhas!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra montar: Bertola Mini Fuzz, Orange Squeezer e o Tube Screamer.
Do EFX, um Vibe e uma A/B Box.

Tudo que quebra aqui em casa eu abro e conserto (ou tento...), monto meus computadores. Então sou um curioso de natureza. Já montei um video-game (3 jogos) e um rádio há décadas atrás! hehehe. Basta saber soldar, ter paciência e cuidado. Começarei pelo Mini Fuzz que é simples e depois passarei pros outros dois. Eu trabalho com design gráfico, então já estou viajando no "look" das caixinhas! Diversão garantida!

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A Zoom G2 "rouba" sinal? Quanto?