Conselho da galera sobre meu set de pedais

Autor Mensagem
jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia
blz qdo vc postar eu baixo pq aquele eu ouvi no 4shared

posta ae q to no aguardo!!!!

MauricioBahia
Moderador
# mar/09
· votar


jigo__
Hoje vai ficar ruim pra gravar pq eu não posso fazer barulho. Amanhã vou gravar e aí eu posto....

Vou fazer um jogo de adivinhação! uhuheuhe. Colocar 5 samples na sequência pra galera adivinhar se tá com ou sem a G2!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


2 samples!!! Sem G2 e com G2. Tentei tocar o mais igual possível...

http://www.4shared.com/file/94397162/153f39b6/testeG2_1.html
http://www.4shared.com/file/94397054/d6b3a577/testeG2_2.html

DsL-Hard Rock
Veterano
# mar/09
· votar


Eu chuto que a segunda tá com a G2.
Mas não ouve diferença perceptível.

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aliás... é melhor baixar e ouvir. Pelo 4Shared eu acho que não tem a mesma qualidade.
Abs

ogaitnas
Veterano
# mar/09
· votar


acho que o 2o está com a g2, mas nmho vc engasgou um pouco na tocada na 2a heeh

essa paranóia do bypass nmho, 99% das pessoas não percebe, o que não pode é vc não regular o volume dos patches e reclamar de perda de sinal, e isso acontece bastante...

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


engasgou um pouco na tocada na 2a heeh
hehe. Daqui a pouco eu revelo quem é quem... Mas é muito parecido mesmo... Agora, acho que há diferença sim. Não sei se é o volume da G2 que sai mais baixo no amp... Eu não sou profissional, então prefiro "acreditar" no Christian do que em meus ouvidos. :-)
Abs

ps. o 1o. sample é com a G2

bahhhh
Veterano
# mar/09
· votar


Para mim o primeiro é com a G2

MMI
Veterano
# mar/09
· votar


jigo__

Alguem sabe se alem dos pedais existe alguma outra boa alternativa, axo foda ficar carregando um mundo de pedais!

Claro que há opções. Eu penso que tudo o que alguém precisa é um bom ampli valvulado, com boas distorções e um TC Electronic G-Force ou G-Major, que são efeitos de rack, além de um pedal midi para controlar. Falo de equipamentos profissionais. Além disso, talvez apenas um pedal de volume e wah.
Outra opção em rack, aí bem mais cara, é o Voodoo Lab Ground Control e GCX. Aí controla pedais, amplificador, pré-amp, tudo na pedaleira do rack. É minha próxima aquisição...

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A verdade é que cada vez mais eu diminuo meu set. Se continuar assim, em breve terei só o amp Condor GX35R, que tem reverb, o Boss PW-10, o EFX Vibe e o Boss SD-1... Menos é mais! :-P

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia
Menos é mais! :-P

Amém J.J. Cale... ehehehehehehhehehe

Marverick
Veterano
# mar/09
· votar


ajuda ae no tópico pliese
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/206851/p0#5919701

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Estou buscando otimizar meu set. É uma tarefa que estou achando hiper difícil pq tenho uma apego grande aos pedais, principalmente os handmade que fiz. Se pudesse usava tudo no set, mas percebi que muitos pedais juntos só trazem problemas, como ruído, interferências, alteração de timbre, peso... etc.

Agora tenho no set oficial:

- Zoom G2 (modulações + afinação + noise gate + equalização)
- Rocktron Tri-Wha
- Argos (distorções variadas + booster + footswitch + timbragens diversas)
- Proco Rat (distorção com timbre característico)
- Amp Condor GX35R (ótimo reverb de mola e ótima distorção).
- EFX Vibe (Chorus e Vibrato vintage)

Comprei ainda 2 Buffer da EFX pra ver se evita a alteração do timbre, que fica clara quando não ligo a guita direto no amp. Há perda de médios e agudos. Isso é fato!

Bon, acho que finalmente cheguei numa conclusão... Ufa

Deixei na reserva por enquanto:

- Boss SD-1
- Blues Breaker
- Rebote Delay
- Minifuzz
- EQ-700
- Boss PW-10

Abs

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Faça 2 sets, foi o que fiz com meus pedais, 2 sets, interligados com aby/box (mais de uma) e tudo interligado com gt6 e na semana que vem tudo interligável com loop do ampli valvulado, com as ab-box dá para otimizar bastante o trajeto e acabar com perda de sinal e ruído na boa, e sem se livrar de pedais.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Faça 2 sets, foi o que fiz com meus pedais, 2 sets
ogaitnas
Né muita tralha não?
Aliás, acabei de tirar substituir o PW-10 pelo EFX Vibe no meu set, pois o Vibe tem modulações vintage. Acho que será mais útil.

Ficou assim:
http://img13.imageshack.us/img13/6504/setmauricio2009.jpg

Abs

Zero Zen
Veterano
# jun/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

A melhor maneira de testar se um pedal é um TONE SUCKER é a utilização de um bom pedal de Loop. Você insere o pedal sobre o qual tem dúvidas no loop e verifica as diferenças de timbre e transparência no ato. Basta pisar numa DPDT ou 3PDT, dependendo do modelo.

De qualquer modo, acho que dá para condenar antecipadamente (pelo histórico de reclamações nos fóruns) o Rocktron Wah e a Zoom. A fama deles como comedores de timbre é bem grande.

T+.

ogaitnas
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Eu separei os sets pq levo um ou outro, para usar em casa qdo eu ligo tudo e quero ficar procurando timbres diferentes aí uso as traquitanas todas hehe é legal ter mais de um set, fica enxuto e com um backup sempre...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Rocktron Wah e a Zoom. A fama deles como comedores de timbre é bem grande.
Zero Zen
Esse Wha é truebypass. Tem um 3PDT lá dentro. Ou seja, altera o timbre como qualquer outro true bypass (perda de médios e agudos). Então, sobre este pedal ser Tone Sucker, é lenda.
Sobre a G2, eu já testei exaustivamente e há uma alteração de médios e agudos também, mas equalizando na equalização extra (Extra Eq/Cabi&Mix - posição Et) da própria G2 é possível ajustar de forma que o timbre fique bem próximo de guitarra plugada direto no amp pois vc regula Lo Mid, Presença e Harmonicos! Até me surpreendi com esse ajuste eficaz, que pouca gente deve usar eu acho.

Valeu!!!

ogaitnas
Saquei! Obrigado!

Zero Zen
Veterano
# jun/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Se o seu Rocktron Tri Wah é original, não creio que seja TBP, pois o fabricante não o anuncia como tal e, convenhamos, se fosse TBP ela certamente o faria. Olhe o site:

http://www.rocktron.com/frameset1.html

The Tri-Wah includes Rocktron's easy access battery compartment which makes changing batteries during a gig a breeze.

The Tri-Wah, as with all Wah Wah pedals, should normally be put in the beginning of your signal chain. Although you may place your wah at any place in your signal chain, it usually sounds best at the beginning – directly from your guitar (or bass).

Specs:
• Maximum Input: +10dBu
• Input Impedance: 1M ohm
• Output Impedance: 1K ohm
• Wah frequency Range: 400Hz (Heel Down) to 2KHz (Toe Down)
• Current Consumption: 35ma
• Power Requirements: 9VDC / 300ma


Outra informação que colhi na net (Harmony Central), também dá conta da necessidade de MODs para tornar o pedal TBP. Veja o segundo review:

http://reviews.harmony-central.com/reviews/Effects/product/Rocktron/Tr i-Wah/10/1

Product: Rocktron Tri-Wah
Price Paid: 1995
Submitted 04/10/2007 at 09:20am by Indrek Haav

Ease of Use : 10
Standard wah pedal w/ on-off switch, bright blue LED indicator (easily outshines the rest of my pedals), adjustable tension (hex wrench included), three selectable modes. It's about as easy as it gets, really.

I've recently swapped the 4PST switch in my unit for a 3PDT one, and upgraded it to true bypass.


Talvez o seu já seja Modded.

Com relação à Zoom e a muitos pedais que não são TBP, o problema não se resume ao fato de comer graves e/ou agudos, mas também pela "esmagadinha" que eles dão no som, ou seja, uma "leve compressão". Ela muda tudo, timbre, dinâmica, clareza e articulação.

Pode ser que o guitarrista aprecie o resultado final. Mas esta compressão é um efeito colateral.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen
Talvez o seu já seja Modded.
Vc tá certo, não é uma 3PDT! Porém, quando desligo o pedal da da energia, o sinal continua passando. Então, conclui que era True Bypass... Bom, eu não percebi perda de timbre, mas vou rever isso!

Fotos do circuito:
http://img15.imageshack.us/img15/4553/triwha1.jpg
http://img196.imageshack.us/img196/3986/triwha2.jpg

Pode ser que o guitarrista aprecie o resultado final. Mas esta compressão é um efeito colateral.
Tenho lido que mesmo nos truebypess há alteração no timbre. Eu percebi claramente ligando a guita direta no amp e depois através de um truebypass.

Com relação à Zoom e a muitos pedais que não são TBP, o problema não se resume ao fato de comer graves e/ou agudos, mas também pela "esmagadinha" que eles dão no som, ou seja, uma "leve compressão". Ela muda tudo, timbre, dinâmica, clareza e articulação.
Vc diz isso pq já testou isso que disse numa G2 ou foi pq leu aqui no FCC ou em outro lugar?

Muito obrigado pela ajuda!!! ;-)

ps. passei um e-mail pra Rocktron! :-)

Zero Zen
Veterano
# jun/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

É ! Aquela chave não parece uma 3PDT. hehehehehe

Bom, eu não percebi perda de timbre, mas vou rever isso!

Acho que isso é o mais importante ! Se você está satisfeito com o pedal, pouco interessa o by pass.

O problema com pedais que não são TBP, é que, ainda que mudem só um pouquinho (de forma quase imperceptível), quando você começa a usar mais alguns na pedaleira, há uma diferença mais sensível.

Porém, quando desligo o pedal da da energia, o sinal continua passando.

Boa pergunta ! Eu não sei responder. Minha capacidade não chega a tanto. Então me valho do conhecimento alheio. kkkkkk

Ele funciona tempo integral ou apenas até que se esgote a energia que está no circuíto ?

Tenho lido que mesmo nos true by pass há alteração no timbre. Eu percebi claramente ligando a guita direta no amp e depois através de um truebypass

Num verdadeiro pedal TBP não pode haver coloração ou modificação do timbre da guitarra quando o pedal está em by pass. O sinal passa diretamente pelos contatos da 3PDT. Qualquer alteração é anômala é pode ser causada por cabos excessivamente longos ou ruins, soldas imperfeitas ou outra razão qualquer. É uma questão mecânica, de troca de contatos e destino do sinal.

Se o pedal estiver com o efeito acionado, é outra história, pois o sinal estará sendo desviado pela chave 3PDT para o circuito do efeito. Neste caso o importante é a transparência e fidelidade do circuito, que deve manter o timbre bem próximo do original, sem adicionar ou cortar frequências. Existem pedais TBP que são transparentes, outros não.

Vc diz isso pq já testou isso que disse numa G2 ou foi pq leu aqui no FCC ou em outro lugar?

A G2 nunca testei pessoalmente, mas testei várias outras pedaleiras da Zoom. Minha impressão é que comprimiam bastante o som da guitarra.

Aliás, minha experiência com produtos Zoom é bem satisfatória, pois todos os pedais desta marca que possuo ( PD-01, HL-01 e UF-01), da linha analógica, tem um by pass bem razoável.

Embora sejam anunciados como TBP na caixa, isso não corresponde à verdade, pois ao tirar o fornecimento de energia ele morrem.

Mas o By Pass é muito bom, com pouca coloração vinda do pedal. Plenamente aceitável. Mas eram, na época de seu lançamento, produtos bem caros, concorriam com pedais de boutique.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen

Resposta da Rocktron sobre o Rocktron Tri-Wha:

Yes, it is a true bypass pedal. And explain to your friend if you use to many true bypass pedals together that's when the tone is de-graded. So you are better off to have at least one pedal that has a buffer when using a large pedal board system.

Jim


Esse "your friend" é vc! hehe

Coincidentemente, acabei de comprar 2 Buffers da EFXPedais!

Cara, sobre a Zoom G2, há sim uma compressão, como vc disse. Eu percebo a alteração no timbre, mas é algo similar a aletração de um true bypass e regulando na G2 numa Equalização Extra que se chama "Harmônicos", a coisa muda de figura incrivelmente. Inclusive no manual, esta função é tida como fundamental para timbrar pedaleira no amp. Parece que ali vc ajsta freqüências de modo que parece até que a dinâmica melhora.

Mas é algo que só é perceptível mesmo se vc ficar naquele teste comparativo que é como se fosse um "tira-teima" da Globo que detecta um impedimento de 1cm... hehe

Abs

Zero Zen
Veterano
# jun/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Vivendo e Aprendendo. kkkkk

Mas sejamos justos, foi você que anunciou que o pedal possuia uma 3PDT e depois "puxou o carro"! kkkkkk

Outro detalhe, considerando o que lhe narrei quanto ao pedais ZOOM que possuo, anunciados na embalagem como true by pass, erroneamente, mantenho minhas reservas.

Com todo mundo desejando e valorizando o TBP, acho, no mínimo estranho, a Rocktron omitir a informação, que certamente ampliaria a desejabilidade do pedal. Não é verdade ?

Afinal, eles tem que decidir. Muitos pedais TBP degradam o som? Então porque optaram por este sistema ?

TBP é um sistema bom o suficiente para equipar o TRI WAH ? Então porque eles omitem esta informação no site?

Você não acha muito estranho ! hehe

Quando a analise técnica do pedal, deixo para os entendidos !

Devo lembrar, também, aquilo que afirmei no meu post anterior, uma matéria em que o Rocktron preferiu não adentrar:

Quando o efeito é acionado, desviando o sinal para o circuito de modo a produzir a modificação no som desejada, ele deixa de ser TBP. Neste caso todos os pedais sofrem com a capacitância entre as trilhas, cabos e o escambau. Não apenas os TBP. É verdade que os sinais de baixa impedância, bufferizados, sofrem muito menos.

Mas com o efeito não acionado, não há a capacitância das trilhas da placa, somente a dos cabos e soldas. Nem há alguns buffers em sequencia.

Por fim, acho que a frase da resposta da Rocktron está correta, mais ainda se fosse assim grafada:

And explain to your friend if you use TOO many true bypass pedals together that's when the tone is de-graded.

TOO MANY = DEMAIS

Com Pedais Demais, como quer a Rocktron, qualquer timbre fica ruim. heheheheh

Mas não me julgue um radical, pois possuo vários pedais que não são TBP, como Boss, MXR, Digitech, Zoom e mesmo um Rocktron Austin Gold, o qual gosto o suficiente para manter numa pedaleira.

Eu evito os problemas de muitos pedais em sequência ligando-os em loops, com três pedais na linha, na pior das hipóteses.


Bom findi !

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Zero Zen

:-)

Cara, mesmo o true bypass altera o timbre. Basta ter 1 pedal na linha. Pode testar ligando a guita direto no amp e com apenas 1 pedalzinho truebypass. Bom, vc já deve ter feito isso algum dia. Sem algum tipo de buffer, já eram os médio e agudos...

Abs e obrigado!!!

Zero Zen
Veterano
# jun/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


MauricioBahia

Meu caro. Tudo altera o timbre, desde a palheta utilizada, a força aplicada, a umidade do ar e o tecido das cortinas.

Mas não vá rezar pela cartilha do fabricante dos pedais NIG. Ele está defendendo o peixe dele.

Quanto à informação do link fornecido (o outro tópico), mercece destaque:

1) TRUE BYPASS: é a forma mais antiga e simples de chavear. Justamentepor ser a mais antiga, acabou consagrada pela tradição e por ter sidousada por grandes gênios. É um bom marketing, mas há um erro implícito que contradiz o nome (altamente marketeiro): o sinal SOFRE SIM perdas,especialmente nas frequências agudas. Isso acontece porque os cabos e os próprios componentes de um pedal true bypass (a chave, as trilhas naplaca, etc.) oferecem uma capacitância que, em resumo, mata frequênciasmais altas.

Dizer que um pedal em sua chave, jacks ou componentes oferece capacitância, logo gera perda de sinal é uma verdade, mas que tem relação com todos os tipos de pedais, TBP ou não.

Se as partes que antecedem o ingresso do sinal no circuito provocam perda de agudos, elas existem também nos pedais Non-TBP, até que o sinal seja "bufferizado".

A comparação que deve ser feita, é aquela com o efeito não acionado, quando, num pedal TBP, o sinal não ingressará na placa do pedal, mas apenas atravessará os jacks e a chave 3PDT, mantendo sua integridade, alta impedância, inclusive.

Pode haver perdas no caso de utilização de cabos muito longos, soldas de má qualidade, etc...

Com o efeito acionado, regularmente o sinal de saída será de baixa impedância, com todas as vantagens de um pedal Non True-By-Pass.

A verdade é que os pedais TBP são os que menos interferem no binômio guitarra/amplificador, mantendo (com o uso de cabos razoáveis) a integridade do sinal quanto à timbre e impedância.

T+.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Meu caro. Tudo altera o timbre, desde a palheta utilizada, a força aplicada, a umidade do ar e o tecido das cortinas.

Tô sabendo...

Mas não vá rezar pela cartilha do fabricante dos pedais NIG. Ele está defendendo o peixe dele.

Não nasci ontem né? ;-)

A verdade é que os pedais TBP são os que menos interferem no binômio guitarra/amplificador, mantendo (com o uso de cabos razoáveis) a integridade do sinal quanto à timbre e impedância.

Discordo, há alteração do timbre sim, pelo menos em TODOS o meus pedais TBP. E se vc pesquisar artigos pela internet, vai ver que há consenso nisso que digo e atestei.

Valeu!

Abs

Zero Zen
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Mas não vá rezar pela cartilha do fabricante dos pedais NIG. Ele está defendendo o peixe dele.

Não nasci ontem né? ;-)


Pelo seu perfil eu acho que não, emborar matemática nunca tenha sido meu forte.

Porém, os argumentos citados foram colhidos de uma explicação do responsável técnico da NIG, justificando o by-pass escolhido pela empresa.

A verdade é que os pedais TBP são os que menos interferem no binômio guitarra/amplificador, mantendo (com o uso de cabos razoáveis) a integridade do sinal quanto à timbre e impedância.

Discordo, há alteração do timbre sim, pelo menos em TODOS o meus pedais TBP. E se vc pesquisar artigos pela internet, vai ver que há consenso nisso que digo e atestei.


Você é livre para discordar. Mas não naquilo que concordamos !

Ora se afirmo que tudo altera o timbre e que os pedais TBP são os que menos interferem ..., me parece evidente que admito uma alteração, embora julgue esta menor nos TBP.

Quanto à consenso, acho que dificilmente vou encontrar, no que se refere a esta matéria . Existem puristas que afirmam que a existência de LED indicador de funcionamento do efeito altera o timbre.

Eu vou dizer o que? kkkkkkkkkkkkkk

Meus ouvidos e minha experiência não me permitem acompanhar esta opinião.

T+.

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Depois de anos (uns 10) sem tocar


10 anos sem tocar???? que houve meu???

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Você é livre para discordar. Mas não naquilo que concordamos !
Geraria, no mínimo, discórdia! hehe

Zero Zen
Vc é muito Zen! hehe
Vlw!!!!

10 anos sem tocar???? que houve meu???
Chico Tripa
Isso, me dediquei a outras coisas pra sobreviver, heheh, ou seja, o trabalho. Então, deixei de lado a guitarra, até pq o violão era . e é, um instrumento prático e que gostava mai que guitarra. Comprei minha guita em 1988, e ficou anos com um amigo meu. Só fui ter pedaleira e amp, ano passado! De pois que me separei da minha esposa, ano passado, aó foi o impulso maior pra guitarra, já que não tenho quem reclame do barulho... hehehe.

Mas sempre ouvi música pacas e meus primos são músicos. Bom, tá sangue. ;-)

Anb

Norton Junior
Veterano
# jun/09
· votar


Alguem sabe me informar se o pedal afinador Behringer TU-300 também serve como buffer? Sei que a chave do pedal, na teoria, segue o mesmo principio dos pedais BOSS, mas nao encontrei nehuma informação precisa sobre esta questao na internet, pois estou precisando colocar um buffer no inicio da cadeia para da uma aliviada na perda de timbre.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Conselho da galera sobre meu set de pedais