Solução para timbres em diferentes amplificadores/caixas

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08


    Acho que tem muita gente que tem esta dúvida: é possível ter uma solução para adaptar o seu setup em condições diferentes da normal (ou seja, tocar em outra fonte sonora a não seu ser amplificador)?

    Já vi muita gente por aí que timbra seu setup no seu amplificador em casa, mas vai num estúdio e tem o seu timbre transformado, mesmo que esteja tocando num amplificador melhor que o seu. Tem também muita gente (principalmente os que tocam em igreja) que ligam a pedaleira na mesa de som, aí a situação é mais crítica ainda...

    Um pedal de equalização resolve? Ou seja, você timbra o seu som no seu ampli do jeitinho que você quer, aí pra tocar no estúdio de ensaio naquele amplificador que você já sabe qual é, você espeta a pedaleira num EQ e do EQ no amplificador, de modo a obter um timbre o mais próximo possível do timbre que você consegue em casa?

    kurtv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    NUNCA vc vai conseguir tirar o mesmo timbre em outro ampli, retorno etc..
    pq eles lá tem suas caracteristicas sonoras
    vai de vc equalizar o cubo em uso, ou a mesa ligada
    e se conformar com isso
    ou levar teu cubo de casa
    ^^

    El Mariachi
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: El Mariachi
    · votar


    erico.ascencao

    Nestes casos, na minha opinião vai muito do ouvido e da percepção do músico. O cara que conhece seu próprio timbre vai buscar o melhor resultado possível dentro de qualquer situação, fuçando na equalização e quaisquer recursos disponíveis. Pedais e derivados não resolvem muito nessa hora.

    El Mariachi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    kurtv
    ou levar teu cubo de casa

    Isso também não rola porque o espaço físico com certeza será diferente. O som que se ouve num quarto nunca será o mesmo de um bar, por exemplo. São tamanhos físicos diferentes.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O problema mais próximo deste que eu enfrento é pra gravar. Gravando em linha no PC, mesmo usando simulação de cabinets da pedaleira, dá um timbre bem diferente do timbre do ampli. Daí a minha sisma com ampli: ou ele é muito grave ou ele é normal e o fato de gravar em linha é que prejudica um pouco o timbre.

    PS.: Vale lembrar que eu escuto o resultado da gravação em monitores de estúdio, que possuem uma resposta o mais flat possível. Escutando a guitarra por eles, sinto um brilho excessivo (ou uma falta de graves).

    El Mariachi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao

    Com certeza será diferente, cara. O fator "acústica" não está a seu favor, nesse caso. Grave o som do amp microfonado pra esse problema.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao
    Um pedal de equalização resolve?
    Sim, um equalizador pode resolver a vida de muitos guitas que estão sempre tocando em diferentes lugares em diferentes equipamentos.
    Com um equalizador vc pode sempre que mudar de equipos usa-lo para corrigir seu som de acordo com seu gosto ...
    Conheço um guita que usa 2 equalizadores em seu set ...

    Mas equalizador não é a única solução, se vc tiver uma bom pedal de pré-amp, esse também pode ser usado para corrigir seu timbre a cada mudança ...
    Outra solução é usar simulador de amplis (sem distorção, só o clean) para fazer a mesma função ...

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    El Mariachi
    Fernando de almeida
    De acordo com meu problema, vale a pena pegar um pedal de EQ pra tentar corrigir a regulagem do timbre do ampli para gravação em linha? Tipo um EQ da Behringer mesmo, R$100.

    Varajão
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao
    Para gravação em linha não sei dizer, mas vale a pena ter um eq no set sim. Principalmente se você tocar em estúdios de ensaio por aí. Ajuda muito. Costumo deixar qualquer ampli que encontro nesses lugares em equalização flat e equalizo pelo pedal até ficar o mais parecido possível com as regulagens que faço no meu ampli. Igual nunca fica, mas ajuda sim. Fora isso, quando estou tocando no meu ampli, uso o eq como um treble boost ou mesmo clean boost. Funciona muito bem pra isso!
    Só que é o seguinte: recomendo o ge-7 da Boss (tenho um desse e não sai do meu set) ou o mxr (não lembro o modelo). O Behringer é muito frágil e difícil de controlar. Faz um chiado do kct!!! O Boss também pode apresentar esse problema, mas é bem mais fácil de controlar os pots e encontrar sua equalização ideal. Vale a pena pagar mais caro pelo boss.

    MatheusFarage
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DIZEM q o equalizador da groovin e igual o da boss

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solução para timbres em diferentes amplificadores/caixas