Ok, mais um que montou o Mini Fuzz

Autor Mensagem
Nerferus
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia

olá
mauricioBahia

poderia me add no msn pra tirar umas duvidas com vc??
alysson_oc@hotmail.com????

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Nerferus

Velho, não uso MSN. Manda MP. ;-)

Abs

adrianno54
Veterano
# dez/10 · Editado por: adrianno54
· votar


EDIT: problema resolvido

adrianno54
Veterano
# dez/10 · Editado por: adrianno54
· votar


idem

fabãorenato
Veterano
# dez/10 · Editado por: fabãorenato
· votar


Fala ae Mauríciobahia beleza?
Cara tenho que compartilhar com vc uma parada. Fiz um controle de tone para o minifuzz que achei muito bom e fácil de fazer. O controle é composto por 2 capacitores de cerâmica ou poliéster + 1 capacitor eletrolítico, 2 resistores e um potenciômetro.

Como se estivesse olhando o potenciômetro por tráz, os polos são 1 2 3 right?
Soldar no polo 1 uma perninha de um capacitor 4,7nF(472) e no polo 3 um resistor de 56k e juntá-los pelas outras perninhas soltas. Eles ficam em série. Nesta junção soldar um fio e ligar este fio ao polo NEGATIVO do capacitor de entrada do circuito (c1). Isso seria o IN.

Soldar agora novamente no polo 1 um resistor de 2M2 e no polo 3 um capacitor de 10nF(103). Juntá-los para que fiquem em série. Nessa junção soldar um outro fio e ligá-lo ao TERRA!!! Se não aterrar não sai som!!!

Agora para tirar a virgindade do polo 2 soldar neste o polo NEGATIVO do capacitor de 0,1uF eletrolítico e o polo positivo soldar na plaquinha como se fosse o próprio polo positivo do capacitor 1. Eu soldei um fio e fiz com as perninhas dos capacitores e resistores bem curtas o que não fez necessário colocar na plaquinha que é bem pequena.

Este esquema serve para qualquer pedal sem tone control. É baseado no controle de tonalidade do Big Muff mas com os capacitores menores para que fique menos grave.

Não sei se dá para batizar. Quem sou eu para isso? Mas se alguém quizer eu coloco como

GAMBIARRATONE

Lembro-me de algumas "aulas" do professor Bertola sobre som, resistor e capacitância. Quanto maior a capacitância mais grave. Qunato maior a resistência mais agudo.

Fabão

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


fabãorenato

Legal! Nestas férias vou me deleitar com meu pedais e montagens.

Já viu esse treco aqui?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/249695/

Vlwwwww!

Romário Lima
Veterano
# dez/10
· votar


Desculpem a burrice,
Pretendo fazer o Mini Fuzz do Bertola, mas como compro a placa de circuito interno. É só eu levar o modelo que tá no PDF do Bertola?
Eles fazem na hora ?

vlw

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Romário Lima

Cara, há uns 2 anos atrás, tinha um loja virtual chamada TCtech. Ela fazia o kit completo pra você motar. Eram vários pedais, incluindo o Minifuzz. Mas, aparentemente, essa loja se enrolou tanto com os pedidos que acabou fechando.

O que a gente aqui faz, assim com no site http://handmades.com.br é.... tudo!!!!!!! A gente encomenda os componentes, desenha a placa em fenolite, queima no ácido, fura e solda! Parece algo difícil, mas nas verdade é quem fazer uma receita de bolo! Depois da primeira ou segunda, sai no xixi! :)

Habilidades necessárias:

- Saber soldar (fundamental)
- Paciência
- Capricho

Abs

Romário Lima
Veterano
# dez/10 · Editado por: Romário Lima
· votar


MauricioBahia
Mais no caso, essa tal placa "virgem" que eu vi no handmades.com.br
vende em qualquer loja de eletrônica né? Tipo no mesmo lugar onde eu compro os resistores, o potênciometro e taals ?
Já que você falou de outros pedais, existem outros com circuitos simples de montar assim?

Vlw pela ajuda !!

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Romário Lima: Mais no caso, essa tal placa "virgem" que eu vi no handmades.com.br
vende em qualquer loja de eletrônica né?


Vende. Eu compro na www.soldafria.com.br

Já que você falou de outros pedais, existem outros com circuitos simples de montar assim?

Sim. Tube Screamer, Rat e Blues Breaker são super simples. O Minifuzz eu considero "o começo".

Cara, se cadastra em www.handmades.com.br e pesquisa em busca de conhecimento. Eu uso meu Rat direto! É muito legal fazer seus próprios pedais!

Enfim, usa a busca do FCC que também tem muita informação.

Abs

Romário Lima
Veterano
# dez/10
· votar


MauricioBahia
Ja tem uns 3 meses que eu tenho cadastro aqui, sempre uso a busca, e ela sempre me tirou todas as duvidas, só que esse tópico me impressionou, ja tinha ouvido falar em pedais handmade, li sobre em outros topicos, mais pensei que eram complicados de fazer, mais tomei vergonha na cara e entrei no site e no link baixei o arquivo e percebi que é tão simples, vou fazer esse e vê o que dá, depois posto uns resultados.
Vou me cadastrar sim, me interessei no assunto.

Obrigado pela ajuda!

fabãorenato
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio que doidera aquele joystick...cara não ha mais o que inventar...ah! tem sim: freio de mão para guitarra como um cidadão aqui do FCC chamou a alavanca.

Romário

Romário é como o Maurício falou, vai se informando primeiro...eu já montei um tubscreamer um fuzz face e um mini fuzz que foi meu primeiro e já modifiquei pacas o circuito hehehe (olha o Bertola sabe das minhas experiências). Montei tb um guv'nor mas n funcionou e desisti...dá um certo trabalho soldar os componentes...compre um ferro de solda de 20w não mais que isso.

Romário Lima
Veterano
# dez/10
· votar


Algum de vocês ai sabe se existem projetos de Chorus e outros tipos de efeitos?
tipo, não querendo abusar mais ja abusando
hehehe

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Romário Lima
Algum de vocês ai sabe se existem projetos de Chorus e outros tipos de efeitos?
tipo, não querendo abusar mais ja abusando


Tem sim. Então cara, olha lá no handmades.com.br, como falei. Tem a tonepad.com também e muitos outros!

Nesse post eu explico um monte de coisas pra iniciantes, indico sites e lojas onde comprar peças: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603

Abs

patudodi
Veterano
# dez/10
· votar


Galera preciso de ajuda.
Eu tava interessado no projeto do minifuzz do bertola, porque vou começar curso profissionalizante em eletronica ano que vem, que estou fazendo exclusivamente para fazer pedais ou amps.
Soh que todos os links dao servidor nao encontrado =(
Alguem pode me passar o projeto por aqui, ou me falar quando esse site volta ao ar?

MauricioBahia
Moderador
# dez/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


patudodi: Soh que todos os links dao servidor nao encontrado =(

Deve ser uma falha momentânea. O projeto tá aqui:

http://plautz.atspace.org/

Tutorial do Handmades: http://www.4shared.com/document/pTANW0rf/MiniFuzzHandmades.html


Abs

patudodi
Veterano
# dez/10
· votar


Deve ser uma falha momentânea

Ainda bem, todos os topicos eram de no minimo 2 anos atras aí pensei que o site poderia ter parado de funcionar...

Valeu Mauricio =D

Prometo que no ano novo vou fazer o minifuzz do bertola *--*

Romário Lima
Veterano
# jan/11
· votar


MauricioBahia

Acho que você pode me ajudar. Bom, fiz o Minifuzz. Sóóóó queee.. não funcionou(ainda). Eu fiz naquela placa de circuito impresso universal que tem varios furinhos. Primeiro eu fiz os caminhos com solda, só que ficaram muito zoados, dai, fiz novamente, só que agora a trilha eu fiz (não dê risadas) com corda SOL (no mesmo dia que começei o minifuzz troquei o encordoamento da guitarra), e coloquei também solda pra fixar as partes de corda na placa. tudo do mesmo jeito. A solda pra mim ficou perfeita, agora não sei se existe algum problema de eu ter feito assim, ou se eu errei nas ligações externas. E a minha outra dúvida é se, como um jack é estereo(entrada) e mono(saida) existe algum problema se eu, fizer assim (foi o jeito que eu fiz, agora que eu percebi que pode estar errado): Jack de entrada só usei 2 pontas, as mesmas que usei no mono. E o GND vai direto pra uma delas desta mesmo sai uma para a bateria, simplificando, TODOS OS FIOS PRETOS(GND) SAEM DA PLACA E VÃO DIRETO PRA 1 PONTA DO JACK DE ENTRADA E DALI VAI UM PRA SAIDA E UM PRA BATERIA, TA ERRADO ? aquela terceira nem usei, isso influencia algo?

MauricioBahia
Moderador
# jan/11
· votar


Romário Lima: TODOS OS FIOS PRETOS(GND) SAEM DA PLACA E VÃO DIRETO PRA 1 PONTA DO JACK DE ENTRADA E DALI VAI UM PRA SAIDA E UM PRA BATERIA, TA ERRADO ?

Cara, não entendi muito bem a ligação que fez. Parece estar ok. basta seguir o esquema de ligações externas da Tonepad, por exemplo, ou este aqui: http://www.beavisaudio.com/techpages/StompboxWiring/

Abs

Romário Lima
Veterano
# jan/11 · Editado por: Romário Lima
· votar


MauricioBahia

É, lendo eu vi que emobolei tudo mesmo, foi mal.
Tipo, na entrada é um jack estéreo, na saida um mono, eu tinha colocado os dois como mono, só que ja arrumei, Agora estou com outro problema, eu ouço o som da guitarra saindo só que sem sustain algum e sem distorcer, ai aumento o pot, conforme estou aumentando o som só aumenta, não distorce nada e fica um chiado desgraçado no fundo. A placa ta uma belezura pelo menos é o que eu acho !!
HUAUHA.
A DPDT fiz aquela de caixinha de som porque por aqui não encontrei a footswitch, futuramente, se o minifuzz dé certo eu compro e ja faço mais algum pedal.

Basicamente, acho que é isso, o som sai com o chiado e baixo e com pouquíssima diferença em relação a nives de distorção quando desligo a DPDT o som sai limpo e mais alto (obs. eu fiz as ligaçoes diretas pra testar porem, nem som saia, dai fiz as devidas modificações e o som saiu, então coloquei a chave pra verificar está tudo beleza, só que ele não da distorção e chia, mais o chiado como é pouco acho que quando colocar na caixa para.

Para que possa me ajudar vo posta umas fotos aqui do esqueleto do meu mini fuzz.

OBS.: Não reparem no meu dedo estranho, por isso toco canhoto, HAHUAUHAHUAHUAHU.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Obs. fiquei nervoso nas ultimas horas e arranquei algumas coisas, E a raiz do problema não está nos fios que estão faltando ali não.

E desculpa pelo tamanho do post. hehehe..

ogner
Veterano
# jan/11
· votar


Romário Lima

Nao li nada, mas dou uma dica:Diminui BASTANTE o comprimento desses fios, pode cortar muito ae, quanto menos fio menos chance de ruido, interferencia e etc. E muito fio é ruido a mais na certa.
Deixa bem justinho de acordo com o projeto da sua caixa/montagem.

Romário Lima
Veterano
# jan/11 · Editado por: Romário Lima
· votar


ogner

Valew, ainda não soldei os fios, por equanto só testes. Ainda bem que você falou, ja estou ficando louco por aqui, vou deixar pra depois, se não vou pirar com esse chiado e com esse som que não sai distorcido !

Obrigado por ajudar!

brendonmetal
Veterano
# jun/11
· votar


se alguém ainda estiver ai eu modifiquei o mesmo projeto
botei um led vermelho no lugar do diodo o som ficou como um overdrive nas configurações mínimas de ganho e o efeito ficou mais baixo que o som limpo
queria pedir ajuda de qual led usar se o tamanho influencia se a cor influencia no som o que muda em relação a infinidade de tipos de leds que tem por ai
se alguém souber o porque que o som distorcido ta saindo mais baixo do que o som limpo
se alguém tiver lendo ai por favor me ajuda

tisth
Veterano
# jun/11 · Editado por: tisth
· votar


Liro_Points
cara, posta uns sons ae pra ver como fica (:
ficou muito massa ai, parabens!

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/11
· votar


ja que uparam, eu ainda não desisti da idéia da valvula, ja to com a valvula, preciso arrumar um soquete e bastante tempo pra isso.

e breve vou soltar uma surpresa legal pra galera que gosta de montar amp aqui

SpectrosGuitarman
Veterano
# jun/11
· votar


brendonmetal
cara, não deveria cair, pela minha simulação, a diferença no coletor e na malha de realimentanção é insignificante. Da uma olhada nesse seu led. Os de autobrilho (neon) consomem menos corrente, tente eles.

Liro_Points
Veterano
# jun/11
· votar


tisth
Rapaz, nem sei onde deixei ele... deve estar pelas minhas coisas. Faz tanto tempo...

leo2505
Veterano
# dez/11
· votar


Resolvi que vou tentar montar esse fuzz, já que ha uns 3-4 anos atrás meu ts handmade foi um desastre uhasddhuasuhdas

Alguém consegue me indicar um site que eu possa comprar todos os componentes de uma vez só (junto com a placa)?

Obrigado.

jpdiman
Veterano
# dez/11
· votar


leo2505

Na Multcomercialmultcomercial.com.br tem, e tem também a placa virgem, não sei se voce procura uma placa montada já, mas aí você consegue comprar todos os componentes e a placa virgem também, além de já poder escolher uma caixinha também pra colocar o pedal.

leo2505
Veterano
# dez/11
· votar


jpdiman


perfeito cara!
vlw pela dica, vou dar uma olhada... eu tenho um GDI-21 e gosto de usar ele como "equalizador" pra tirar um som bem clean, daí precisaria de um pedal low-cost (por enquanto) pra solo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Mini Fuzz