pedal artec analog delay

    Autor Mensagem
    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08


    Para os que ainda não viram, existe no Brasil uma nova opção de pedais de efeito, na qual a condor do Brasil traz, trata-se dos pedais da Artec www.artecsound.com e ontem comprei um modelo delay http://www.artecsound.com/effect/index.html acessei o site e ouvi alguns samples, me agradaram muito, mas como sou um mineiro desconfiado fui em uma loja testar, acabei comprando, pois o som do pedal supera os dos samples do site!
    O primeiro ítem que me agradou foi o fato do pedal ser True Bypass e também possuir um buffer que quando acionado não dá aqueles famosos "estralos" assustando os ouvintes. Outro fator foi a construção, um stomp box pouco maior que os MXR com um chassi de metal com knobs estilo Boss antigos e uma ótima grafagem e pintura, os plugs eram presos com porcas metálicas o que garante uma robustez maior ao conjunto.
    Na sonoridade o pedal foi muito convincente, com seus 440ms faz basicamente aquilo que se preza: repetições, para os mais exigentes e fãns de delays digitais terão uma ponta de decepção, pois o pedal não possui os recursos de hold, reverse, ping pong etc, estes que o dl4 e o dd6 e derivados tem de sobra.
    Este é para a praia mais vintage, promete sons analógicos e cumpre muito bem, apesar do CI (ou chip) não ser BBD. Colocaria este pedal no posto do já consagrado dan echo da danelectro, que vem com a mesma proposta, digo isto pois tenho um dan echo e ví neste artec as mesmas virtudes, basicamente um pedal para ambientação, um hard rock, um solo mais cheio, blues, jazz, gilmour e todo tipo de uso objetivando simular um tape echo, tem sons quentes e degradam conforme a repetição, coisa muito apreciada por aficcionados por sons vintages (como eu).
    E agora o principal: preço... paguei á vista a bagatela de 158,00 R$, então imagino que como o pedal de delay é sempre o mais caro, imagino que os distortions e overdrives da marca não passarão de 120,00R$, ou seja, mais uma marca com ótima relação custo benefício no mercado.
    No mais, se alguém já testou ou até já comprou ou tem dúvida, fica livre para deixar suas impressões e opiniões!

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    Se as dist forem mesmo 120,00 vou esperar eles chegarem antes de comprar outro pedal (to louco pra comprar um groovin heavy metal, clone do metal zone). Mas tipow, ñ toquei em muitos pedais, apenas o groovin heavy metal, boss metal zone (o original hehe) e o boss turbo distortion (ñ curti, e acabei nem testando o mega distortion...)

    DENNYS_GJA
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    ai cara onde vc compro ele?

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Cara se voçê curte um pedal mais barato, vintage e que não seja uma cópia dos Boss, acho legal esperar o ver se tem uma loja na sua cidade e testá-lo, na boa me surpreendi com tamanha qualidade! Quem sabe vai te agradar!


    DENNYS_GJA
    Em Sampa, na Santa Efigênia, tinha visto na Teodoro Sampaio mas acabei comprando lá mesmo. Acredito que em pouco tempo terá em todas as lojas, pois este pedal é muito bom!

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    Eh, acho que os boss e groovin ñ são True Bypass neh...
    melhor esperar os artec pra testar mesmo.
    Mas achei o groovin com uma carcaça bem robusta, mais que os da boss.

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Os groovins são bons, são uma boa cópia dos boss, todo em metal, mas como voçê comentou o artec é true bypass e além de tudo é pequeno vai bem em qualquer pedalboard, e tem um preço bem legal, acho que vale a pena testar e ver se adequa as suas necessidades.

    CaioPrimo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    cara pode me dizer aloja que comprou? e em qual loja vc viu da teodoro?

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    CaioPrimo
    Na teodoro não me lembro o nome de qual loja, sei que era uma que também vendia bastante instrumentos de sopro....só lembro disto hehehe...
    A loja que comprei foi na santa efigênia, na Status, aliás todas aquelas lojas pertencem a um mesmo grupo a Macedo Music, então desceu a esquina da ponte, é só pedir em qualquer uma que se não tiver naquela loja eles trazem da outra, louco ne?

    Koisa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER

    Eu gostaria de ouvir o som destes pedais:

    http://www.artecsound.com/effect/se-oe3.htm

    http://www.artecsound.com/effect/se-ptn.htm


    Só que eu não estou conseguindo.. Realmente não tem no site ou que estou cego e tenho que aprender a procurar melhor??

    Koisa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eh, ja vi que realmente não tem..

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Koisa
    Hehe...

    powerguitar10
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Nossa...achei que esse delay chegaria na casa dos 350...por ser tbp e vintage...

    Creio que esta a frente dos outros delays de mesma faixa de preço. O som é melhor, tbp, puta construção...

    Chegou mais barato que o Landscape ainda...

    Vou comprar alguns concerteza!!!

    Valeu!

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    maykow_torres
    O que achei mais legal nestes artec foi que a proposta destes pedais é qualidade e bom preço, porém ví que são feitos seguindo esta nova onda (sonoridade) "vintage", sobre o landscape já testei e ví que são bons pedais e além de tudo são nacionais! Pra quem não se importa de ter um pedal somente bypass é uma ótima opção.
    Agora o que ví de mais interessante é que de uns tempos pra cá nossa oferta de equipamentos aumentou, e com isto não temos que nos restringir somente aos Boss, nada contra, são pedais que nem precisa comentar, porém agora temos escolhas de qualidade superiores, iguais e inferiores, para gostos e bolsos diferentes.

    powerguitar10
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER

    Legal sua visão cara...meu unico pedal que não é tbp de fabrica é o DM-4 da line 6...o resto é tudo assim...tenho alguns de "boutique" nacional, e alguns consagrados...se esses artec me atenderem, vou adquirir alguns concerteza!

    =)

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    maykow_torres
    Sempre tive esta dúvida sobre estes line 6, alguns me dizem que esta série (DM-4, DL4 etc) são true bypass, outros dizem que não, no seu manual diz alguma coisa a respeito?

    CaioPrimo
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    a ta saquei man =), vlw eu nao costumo comprar na St efigenia, La é 1 Mafia só ehehe

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    CaioPrimo
    Pois é, mas como eu estava de viagem em SP (estou morando em MG) não tive tempo de voltar na teodoro, então comprei nos mafiosos mesmo, digo, santa efigenia!

    powerguitar10
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DENNYSRENGIER
    Sempre tive esta dúvida sobre estes line 6, alguns me dizem que esta série (DM-4, DL4 etc) são true bypass, outros dizem que não, no seu manual diz alguma coisa a respeito?


    Não são não...

    Não sei os outros...mas os foot dele tem umas funções que acho que não rola tbp...tipo tap tempo...loop...

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    maykow_torres
    É uma dúvida que sempre tive e agora seu comentário faz sentido, pois pelas funções não rola mesmo...
    mesmo assim estes line 6 são muito fodões!!!

    DENNYSRENGIER
    Veterano
    # out/08
    · votar


    up!

    Ornitorrinco
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Ornitorrinco
    · votar


    Acabei de comprar esse analog delay da artec e acho que fiz o melhor negócio da minha vida!!! Cara esse é o som de delay que eu sempre sonhei em ter!!! Eu tenho um delay analógico vintage da DOD que é bom, aliás tem muita gente que adora esse tipo de pedal de delay antigo feito com CIs do tipo BBD, e eu achava que os melhores delays eram esses mesmo, pois os delays digitais sempre vêm acompanhados de um ruído de fundo nojento... Na verdade, eu queria um delay para tocar junto com a distorção, que fosse analógico (para não adicionar aquele maldito ruído ao meu som), e eu não precisaria de um tempo de delay muito grande, para ser usado como se fosse um reverb... Pq eu não comprei um pedal de reverb (vc deve estar se perguntando)? Simples: todos os pedais de reverb (salvo os de mola, que são raríssimos e muito caros) são digitais e muito mais artificiais do que os delays digitais!!! Parecia que a única saída seria usar um analog delay ou um eco de fita... Bom, um eco de fita Echoplex ou algo do tipo custa algo em torno de 2.000 reais (ou mais)... só sobrou o analog delay... comprei o DOD que é analógico e não acrescenta aquele ruído de fundo, MAS tem um incômodo (pelo menos para o tipo de som que eu queria): tem aquele "calor" típico dos delays analógicos, formado por uma gradual desafinada no sinal original a cada repetição executada pelo BBD, que interferia um pouco no timbre final, mesmo com o MIX do pedal bem baixo. Abri o pedal e vi que existiam dois trimpots e comecei a ajustá-los, e consegui diminuir o tal "CALOR", mas o efeito perdeu um pouco de presença. Ou seja, eu tive que deixar ele bem sutil para o "calor" não aparecer. Ainda não estava satisfeito... eis que eu passei por uma loja para testar o behringer vintage delay e o vendedor me mostrou esse pedal... cara, foi inacreditável: esse pedal é 100% analógico mas usa CI Hybrid ASIC, que não degrada o sinal. Sem falar que ele é true bypass, coisa que a maioria dos delays não é. A chave não dá nenhum tipo de pop quando acionada. A carcaça é muito parecida com a da MXR, quer dizer, é um tanque... Parece que esse pedal foi feito sob medida pra mim. E o melhor: eu paguei 192 reais!!! Tomara que esse seja o padrão dos delays daqui para frente: nada de digitais, nem BBD, este é o som perfeito! Quem não está procurando um delay com o tempo muito alto (esse tem 440 ms), e também não liga para esse negócio de "hold"(que aliás pouca gente usa...), esse delay é o melhor que existe no mercado. Não tem cabimento mais comprar um DM-2 ou DM-3 usado e todo arranhado por 650,00 quando vc pod comprar um pedal zerado e com um som muito melhor por 192 reais! Taí meu recado...

    jigo__
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ornitorrinco
    onde comprou!???

    Abç

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: ogaitnas
    · votar


    Pela descrição o artec é um rebote delay... assim como n outros que tem que usam o mesmo circuito, isso não desmerece, é um bom delay, eu tenho um na lata de sardinha que usa o mesmo esquema, bem legal.

    Apesar de no site da artec ter lá que eles usam outro chip para controlar o tempo e ser mais analógico.. anyway, parece um delay legal.

    Ricardo CB
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ornitorrinco

    comprei um a duas semanas, paguei 200,00 em Recife, e assino em baixo de tudi que vc falou.

    Alias o preço ate intimida um pouso, vc pensa se é barato assim para um deley, não deve prestar (pensamento equivocado)

    To afim de pegar o TWH-1 Twinhead
    http://www.artecsound.com/effect/index.html

    jigo__
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ogaitnas
    esse lata de sardinha é legal???
    corta sinal da ruido???

    o q vc me diz dele??

    abç

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    jigo__

    é legal, não corta sinal (pelo menos não percebo), e tb não dá ruído, dada a simplicidade do pedal, achei bem legal, delay baratinho e honesto.

    Drifter
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    DENNYSRENGIER

    Bem interessante...

    Ornitorrinco
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Ornitorrinco
    · votar


    jigo__

    eu comprei aqui no Rio de Janeiro, na rua da Carioca numa loja nova, em frente à Av. Chile.



    ogaitnas

    Eu revirei toda a internet para saber se o chip digital "PT2399" (usado no Rebote Delay, que é copiado à vontade pelos fabricantes caseiros e/ou artesanais) era similar ao usado pela ARTEC - aliás eu vi muita gente afirmando que o pedal é DIGITAL e NÃO é true-bypass, tanto no Brasil quanto nos EUA... eu pude constatar é que o tal "Hybrid ASIC" é um circuito integrado de sinal misto, ou seja, ele utiliza circuitos analógicos e circuitos digitais combinados em um só semicondutor... CIs desenvolvidos para processar som podem ser analógicos, digitais ou mistos (segundo o wikipedia)... obviamente: se o Hybrid ASIC é "misto", ele não é analógico, mas também não pode ser enquadrado como somente digital. O próprio site da ARTEC é bem ambíguo quanto a isso. Vejamos:
    "O SE-ADL revive o "feeling" de um DELAY ANALÓGICO dos anos 80. Ao contrário do DIGITAL DELAY normal, este efeito produz o som quente e amigável de um CIRCUITO ANALÓGICO. Também tem RESOLUÇÃO variável por TIME and REPEAT como um tradicional delay analógico e máquina de eco de fita."

    Abaixo, acima da foto dos dois CI's, está escrito:

    "Chipset (circuitos integrados que trablham em conjunto) Customizado Hybrid ASIC ARTEC"

    E abaixo da foto está escrito:

    "Chip ASIC de controle de tempo analógico (Não um chip BBD)"

    Quer dizer:
    - "revive o feeling analógico" não quer dizer "é analógico";
    - "Ao contrário do digital delay normal", já indica algum tipo de processamento digital por parte do pedal;
    - "Controle de tempo analógico" não significa que não haja algum tipo de conversão digital em algum ponto do processo.

    Continuo gostando do som e achando que eu fiz um grande negócio, mas o site da ARTEC tem a nítida intenção de confundir o consumidor, como o site da Fuhrmann, por exemplo, que coloca o nome de "Analog Delay" no pedal, e usa um texto tão confuso quanto o da ARTEC...

    Quanto a ser true-bypass, eu acredito 100%. Aliás, outras pessoas já testaram à exaustão e não detectaram nem um pentelhésimo de delay vazando quando o pedal está desligado.

    Pena que não dá para editar o que escrevi acima para esclarecer as coisas! Mas espero que todos leiam isto!

    P.S.: Valeu pela observação!

    Randy78
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    outro pedal deles uito bom e pouco conhecido é o EQUALIZADOR que tem 8 bandas mais volume e ainda tem um AFINADOR embutido.

    quem for de Curitiba se tiver afim de vir conhecer a linha artec, tem aqui na Rexsom, inclusive tem aquele ampli pequeno de 5W que parece um radinho que é muito bom de distorção e ainda vem com um afinador primitivo rrss

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: ogaitnas
    · votar


    Ornitorrinco

    Interessante, bem esclarecido, tb não duvido do truebypass, pq é fácil de fazer, não teria pq dizerem que tem quando não tem, ia ser queimar a cara à toa, eu falei do pt2399 pq os controles, a construção tudo faz parecer um delay feito com ele, mas com o esquema híbrido e talz, deve ser algum outro ci, anyway se o pedal é bom é o que interessa :)

    Randy78

    Legal saber que tem em algum lugar o amplizinho deles, desde que vi fiquei curioso para ver o som que sai dele hehee

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pedal artec analog delay