Aos Handmakers - Software PCB

    Autor Mensagem
    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08


    Ai pessoal, queria saber de quem monta pedais ai, se alguem utiliza softwares para confecção propria de PCB (e assim, tornando mais viavel a utilizaçao de certas caixinhas)

    eu to *tentando* utilizar o OrCad, é bem completo, mas bem dificil de domar ao mesmo tempo heheheh

    to vendo se me adapto com o Eagle, que parece ser mais simples e mais pratico..

    Diino
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Diino
    · votar


    OrCAD cara, é o melhor!
    é o mais difícil tb...
    :S
    (na minha opiniao)

    ele é bom pq vc faz o esquema e ele ttranforma (roteia) pro layout, é perfeito, so vc ter os footprints na mao q ja era!
    e nao tem limite de tamanho...

    abç!

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Diino

    verdade cara, mas diga-me, onde se encontra os footprints? to a dias tentando converte do Capture pro Layout ehuahuea =pp

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    um up

    Diino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Henrique S.
    aoiehaieuhaeiuhaeiaueh
    eu me bati tb!!!
    fikei um finde inteiro tentando aprender.
    cara vo te lançar uns links. ve se tu acha util:

    http://www.ee.pucrs.br/~terroso/html/cursos.html
    esse ai é bem util pra começar tme mta coisa ai, so seguir a "receita do bolo!
    :)

    http://cnx.org/content/m11676/latest/
    (se tu manja english)
    :P

    http://www.getec.cefetmt.br/~bene/downloads/orcad/Orcad%20Layout.pdf
    basico tb...

    so te liga q seguint: todas medidas sao em "mils" (milésimos de polegada) ou seja:

    2,45cm = 1000mils = 1pol = 0,03937mm
    ;)

    dps q tu pegar a manha bah, da ate gosto de fazer
    o/

    sugiro dps q vc aprender meu, faz uma biblioteca c teu nome e poe la os footprints q vc ira mais usar:

    CI 8 pinos
    CI 14 Pinos
    resistor1/8w
    resistor1/4w
    resistor1w
    resistor5w
    capacitores (diversos espaçamentos)
    transistores
    bornes.
    etc etc...

    exclui akele monte de treco pra loko la (as bibliotecas c/ ci's e plugs com mais de 50 pinos)
    :S

    nesse ultimo link ta bem explicadinho o esquema dos espaçamentos...

    abç, boa sorte e PACIÊNCIA!!!
    :P

    o/

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Diino

    cara, valeu MESMO, eu nao tava achando onde era o Create netlist (o tutorial que tenho é do Orcad 9 e o meu é o 9,2 e algumas funçoes tao diferentes)

    sim, paciencia nesse programinha é fundamental! aehueahuaehuea

    brigadão!

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Diino

    mano, tu é meu conterraneo ainda! aehueuahaehuhueauhaeuhhuae

    Diino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Henrique S.
    aehoieahoiaeuhiaeuhaeiuh
    bahhh pior, nem tinha visto!

    so q eu moro em Viamao. :P
    boto POA so p causa do formesuabanda, q viamao ninguem procura nada.
    :P
    aoehiaeuheiouaheae

    abç!

    Soulface
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Soulface
    · votar


    Henrique S.
    http://www.altium.com/Community/Support/Downloads/

    Lá em baixo tem 2 programas freeware. O AutoTrax e o EasyTrax.
    Eu não sei como são. Mas pelo q andei vendo nos sites aqui, a japonesada usa bastante.
    Por serem freeware, acho q não custa (literalmente) dar uma olhada.

    E tem um tal de KBAN que parece ser bem simples de usar tb. (outro freeware).
    Dá uma olhada aqui: http://h8300-hms.sourceforge.net/kazu/kban/
    (site/programa velhão. Não sei se fununcia ainda)

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface

    valeu cara, freeware é sempre bom

    o KBAN parece ser legal tmb, mas TALVEZ seja mais na onda do TANGO (que é em DOS, mas tem muito engenheiro macaco veio que só usa ele huehehheuhue)

    Ah, cara, tava pensando daquele esquema do amp, utilizar um pre limpo (talvez se eu conseguir entender como funga, o do Triamp)

    só q com 2 canais, o 2o canal seria um Dr.Boogie imbutido no amp, acionado por footswitch, ia ficar foda hein!? aehuehauhuaehu

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Henrique S.

    uso o eagle a algum tempo, mas fora ele não tenho experiência com outros, a muuitos anos vi o orcad, mas simplesmente vi.
    outro doi o tango, já nao mexo a muuito tempo tb, mas ainda fico com o eagle, que tb tem uma versao free com algumas limitações que no caso apenas a limite de tamanho de placa eh consideravel, mas de resto .. o resto tu nem percebe!!

    qqer duvida ou interesse me procure ..

    abrax!

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Henrique S.
    Cara, a idéia é ótima!
    É mais ou menos oq eu estou qrendo (por não poder pagar um Triamp).

    Ah! Peguei o meu livro lá!
    Estudei direitinho como faz para passar o desenho para o PCI sem precisar de impressora à laser, ferro de passar roupa e o escambau.
    Só q precisa de uns produtos específicos, e eu tenho q ver como se chamam aí no Brasil! hehehehehehe
    Se for pra fazer 1 pedal ou 2, não compensa pq é um pouco trabalhoso. Mas se forem vários, vale a pena.

    Diino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    silkscreen?

    cara, pra mim, eu acho q da o msm resultado do q com a transferencia térmica.
    como vc disse, se for fazer bastante, em escala ta valendo a pena.

    silkscreen é legal pra fazer a legenda em cima do pedal, ao invéz de adesivos.
    :S
    mas tb, so se for produzir em escala.

    Henrique S.
    tu ta montando pedais pra ti ou pra vender?
    conseguiu usar o OrCAD?

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    _BLACKMORE_

    to vendo o Eagle tmb, tenho aquela versão free, tem alguma diferença de funcionalidade pra outra versão?

    Soulface

    triamp e outro sonho né!? eauhaehuaehuaehueuah

    Diino
    o Soulface ta com um metodo diferente mas é interessante, com transferencia via raios UV

    ah, to meio sem tempo pra mecher no OrCad, to vendo o esquema dos codigos la e talz

    ah, to fazendo pedais pra mim mesmo, até posso vender sei la, mas nao "oficialmente" nao tenho tempo nem materia prima (DPDT aqui é mosca branca) pra uma demanda grande...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Henrique S.

    to vendo o Eagle tmb, tenho aquela versão free, tem alguma diferença de funcionalidade pra outra versão?

    bixo a versão free tem várias limitações, uma delas, a quantidade de layers, limitada em 2 apenas para o free e a versão paga tem 16 no total .. quanto a otimização de trilhas (auto roteamento) ... acho q no free eh limitado a 4 ou 5 .. no pago existem calculos complexos q faz chegar a 50 opções diferentes ...
    quanto a livraria, o pago tem um .exe q atualiza automaticamente as bibliotecas de componentes que vc fique procurando lah no site, é algo automárico, e bixo .. tem uma pá de outras coicitas bacanas ... e como eu não uso a versão paga eu não sei dar mais exemplos ... infelizemente.

    abrax!

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    _BLACKMORE_

    ahh tu usa o Free tambem?

    entao, tipo, tem alguma maneira de "otimizar" quando escolhe um componente? tipo, no Orcad a vantagem nesse ponto é que fica um "favoritos" (só aparece as bibliotecas de componentes ja usadas) dai facilita bastante

    o que eu achei bacana no eagle é que ja tem os tamanhos dos componentes e tal...

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Depois que aprendi a usar o Ultiboard, não saio mais dele!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Henrique S.

    entao, tipo, tem alguma maneira de "otimizar" quando escolhe um componente? tipo

    dah sim ... eu conheço um camarada que cria a propria biblioteca, pois ele teve um problema com o invólucro de alguns componentes, então ele cria cada um de seus componentes, mas poxa isso é difícil demais ... hehe ... então lah na janela principal do eagle basta selecionar os balõezinhos verdes (deixando-os cinza) que esta biblioteca não aparecerá mais qdo tu tiver criando algum schematic ... isso limpa bem aquela janema indecorosa! :)

    que eu achei bacana no eagle é que ja tem os tamanhos dos componentes e tal...

    eu gostei da facilidade, é muito intuitivo, e uma outra coisa que os outros devem fazer tb mas nesse é sussa demais ... fazer plano terra ou depois de rotear um schema em modo automático para tu modificar o q quer é super simples, tu arrasta, dobra, muda forma basicamente com 3 clikes, um em change... outro no tipo de mudança e outra na mudança específica ... espessura de trilhas por exemplo ...

    abrax

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos Handmakers - Software PCB