Fuzz como Eric Johnson ou David Gilmour

    Autor Mensagem
    r.castro
    Veterano
    # mai/08


    Fala Gente!

    Td beleza?

    Cara, estou querendo começar a me aventurar com pedais fuzz, mas em busca de timbres como os do Eric Johnson, David Gilmour e Hendrix quando usam esses pedais. Brinquei com um 15min uma vez, e a impressão que tive é que o som muda muito (mesmo, mais que outros tipos de ditorção) em função da guitarra, captadores e amp. Já vi uns vídeos curtos de uma galera usando fuzz no canal sujo de um amp (soando overdrive/crunch sem o fuzz) e rolando o maior sonzão, ou usando antes do fuzz um overdrive, que tb achei interessante. Como a grana tá curta, vc´s recomendam algum pedal pra experimentar em específico ou alguma forma de usar pra chegar nesse tipo de timbre? Gde

    Abaixo o link de um video no you tube de um cara que mostra seu setup, onde tem um 3 fuzz da Fulltone, um `69, um `70 e um Soul Bender. Achei muito legais os timbres que ele tirou, mas acho que nenhum vai direto em um ampli limpo... a sequência dos pedais dele é um pouco complicada. Parece que ele passa todos por um B.k. Butler Tube Driver (q alíás tb tô querendo saber se alguém sabe mais sobre o timbre desse pedal quando usado pelo canal limpo de um amplificador).

    http://www.youtube.com/watch?v=66Ror-0nB98&feature=user

    Abraço, e obrigado!

    Rodrigo.

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Opa!
    Para o som fuzz do Gilmour, vc precisará de um Big Muff Russo. Mas so ele nao fica bom. Tem que ter um pedal de overdrive junto, tipo o SD-1 da Boss. Tenho os dois e tiro um som bem parecido - como o solo de On The Turning Away do Delicate Sound Of Thunder.
    Mas cuidado ... o Big Muff do Gilmour é modificado pelo Pete Cornish. Nao sei o que, mas da pra vc tirar um som parecido com o Big Muff.
    Mais informações: www.gilmourish.com
    Abraços

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    r.castro

    Pra tirar o fuzz do Hendrix acho q não tem mto mistério, ali é fuzz face + cunch do marshall plexi. Uma coisa que dá pra vc fazer é baixar um guitar rig da vida e ir brincando com essas combinações, acho que é a maneira mais barata de experimentar esses timbres que lhe chamam a atenção.

    Agora o timbre do Guilmour já é mais complicado, já li até que tem tipo um atenuador de ganho no meio desses pedais, ou depois do Muff, mas dá pra chegar parecido como o colega ali falou.

    abçs

    r.castro
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Valeu gente! Como imaginava o som do Fuzz como quero tem q ser misturado a algum outro drive pra funcionar. Obrigadão!

    edalko
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    r.castro

    Cara, não dá para colocar os fuzz tudo num mesmo balaio e achar que soam todos iguais.
    Por ex, o Ultra Fuzz da Zoom tem uma sonoridade mais "elegante" e vc consegue vários timbres excelentes com ele. Estou usando praticamente com ganho mínimo e numa regulagem masi modeste e obtenho sons muito legais, próximos de um bom marshall saturado
    Já o Fender Blender chuta o pau da barraca e vira um inferno sonoro. AInda mais porque ele tem uma espécie de oitavador que atua quando vc utiliza acima da 12a. casa. É muito interessante.
    O Fuzz face e o Muff tem uma sonoridade distinta e creio que em regulagens menos enfurecidas consiga-se tirar ótimos sons.

    Mas acho bom vc testar vários modelos até encontrar o qual o seu ouvido mais curta.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    r.castro
    Cara, como disseram acima, cada fuzz tem um tipo de sonoridade e vc tem que experimentar mesmo. Muitas vezes nem precisa ligá-lo com outro pedal. No caso do Gilmore, recomendo que vc assista ao antológico "Live at Pompei", no qual ele toca com um som fuzz mais clássico, somado a um wah-wah e à uma Echoplex, o pedal em questão é um Fuzz Face. Agora o legal mesmo é que, se vc estiver à fim, vc mesmo pode construir o seu fuzz! Basta vc acessar o site www.handmades.com.br e "baixar" os tutoriais (e ler as discussões) sobre os meus projetos: Bertola's SuperFuzz (um FF aperfeiçoado), e MiniFuzz, este estudado para ser um pedal simplíssimo, para "handmakers" iniciantes. Garanto que vc vai ficar surpreso e satisfeito.
    Abç

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    So para lembrar:
    Se quiser tirar som do Gilmour de 1977 pra frente, só com o Big Muff RUSSO + pedal de overdrive.
    Nos albuns mais antigos, até perto do Dark Side, utilize o Fuzz Face, ou se você nao quiser gastar muito dinheiro e tiver tempo, siga a dica do Mauricio.

    r.castro
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fala Gente!

    Olá Bertola! Olá Bruno!

    Só pra relatar... no amplitube 2 fiz uns testes de um fuzz face no som crunch de um marshall, e regulando cheguei meio que no som que eu procurava. Tb testei usando um overdrive junto com um fuzz face em um amp limpo, e rolou... na primeira opção ficou melhor, mas rolou. Aliás, me pareceu realmente muito válido fazer esse experimento no Amplitube. Valeu pela dica Geooginho.

    Aqui eu uso um meteoro V8 que um valvulado de 25w , 1 canal, e responde bem a pedais. Tenho um overdrive legal aqui, e penso que pode ser que fique bom usar o Superfuzz do Bertola com ele.

    Agora Bertola, por acaso vc não teria um SuperFuzz, ou até o um Minifuzz perdido aí pra vender? Sou um fracasso com circuitos e solda rsrsrs

    Se alguém tiver dá um alô pra rodrigo.castro.foto@gmail.com.

    Enorme abraço, e mais uma vez valeu!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    r.castro
    Não tenho não, mas vc pode comprar as peças, baixar os tutoriais e pedir para um técnico fazer, sai bem barato.
    Abç

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    r.castro

    qm não possui pedaleira rola mesmo fazer esses testes em programas assim. Agora só falta ver qual o timbre de fuzz que vai te agradar mais entre os "fuzzes" de verdade (muff russo/ americano, fuzz face da dunlop, fuzz da boss).

    Nunca testei os pedais reais, mas pelas simulações de pedaleira e guitar rig, apesar de serem todos fuzz, os timbres são bem distintos.

    Qquer coisa estamos por aí!

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fuzz como Eric Johnson ou David Gilmour