Pedal para um bom reggae!

Autor Mensagem
paolobruno
Veterano
# mai/08


Estou começando uma banda de reggae agora, Gostaria de saber quais pedais bons p/ um bom reggae, Estilo Roots, Bob MArley, The Abyssinias, Peter Tosh, Gladiators enfim..predreiras...
Um Wah wah simples ja faz aquele estilo do Stir Up do Bob Marley?
é melhor um pedal simples de wah wah ou uma pedaleira estilo zoom?

vlw vlw
abraço

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


paolobruno
não sou guitarrista (toco violão e baixo, guita só eventualmente), mas sugiro um cry baby, um delay, e um drive leve.....bem, se estiver errado, algum guitarrista me corrija por favor

Juliguitar
Veterano
# mai/08
· votar


paolobruno
wahwah tenque ser Crybaby, porém o mais simples custa uns 350.Se vc nao tiver essa grana pega um shelter dai. Acho legal um wahwah, od, e um chorus eu acho.

Kamus23
Veterano
# mai/08
· votar


paolobruno

Um bom wah wah, um drive para solo se quiser...

Na verdade mesmo para reggae só uma guitarra clean já é o suficiente...

Falo isso pois toco violão tambem, e não sinto falta de efeitos no reggae...

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


paolobruno
Creio que um Wah, um overdrive, um phaser e um delay. Esses eram os efeitos que o guitarrista do Bob Marley usava (e usava bem!).
Abç

ABATANGERINA
Veterano
# mai/08
· votar


paolobruno
já ia esquecendo, cai muito bem uma ambiência tb. ou seja, um reverbizinho razoável.
mas vc não mencionou: quanto pretende gastar?

Robinson
Veterano
# mai/08
· votar


Caramba!
Só recentemente que voltei a postar após muito tempo mesmo de ausência.

Bom ver o Bertola por aqui ainda!

Bem, eu adoro reggae e toco muito neste estilo, apesar de não ser o único.
E tal qual o nosso amigo Bertola, os efeitos mais usados são mesmo OVERDRIVE, PHASER, WAH-WAH e DELAY.

Mas isto varia muito conforme o músico e banda. Eu, além dos efeitos já citados, uso muito AUTO-WAH (Envelop Filter serve), REVERB, CHORUS e DISTORÇÃO.

O Guitarrista do "Pato Banton" usa muito Chorus nas bases e Distorção nos solos além de Reverbers.
Para um "Black Uhuru" Delay é indispensável, já o "The Skatalites" usa apenas guitarra clean e amp em qto que o "Steel Pulse" usa muito Phaser e Distorção bem carregadinha em solos.

Abç!

Robinson
Veterano
# mai/08
· votar


Áhn!!!

Esquecí do grande "Alpha Blondy"!!!

Nos diversos discos deste músico se pode observar que guitarras tradicionais até as mais Hi-Tech estão presentes.

Mas vou fazer um breve alcance:
No reggae a guitarra base é essencialmente percussiva, logo os efeitos que propiciam muito sustain (Distorções e Drives chéios) são desnecessários. O ideal é mesmo contribuir para o andamento rítmico e a cadência do reggae, então um COMPRESSOR ajuda, Wahs , Chorus ou Phaser dão uma cor ao som.
No ritmo ainda fica legal o uso de Delays com muita repetição para dar aquela "onda viajante" do reggae, principalmente no fim de compassos.

Para os solos no reggae já é possível caprichar a gosto e um bom Overdrive ou mesmo uma distorção com Reverb e mais algúm outro tempero caem bem, de acordo ao contexto é claro.

Há uma outra guitarra que acompanha o ritmo e faz dobradinha com a primeira guitarra rítmica sem ser solo apenas nem ritmo apenas, mas neste caso eu guardo o dado pq é mánha minha... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Robinson
Boa volta!
Reggae sem aquele delay cheio de repetições de um acorde só, não é Reggae!
Abç

GUGALOO
Veterano
# mai/08
· votar


paolobruno
o q eu uso pra tocar reggae na minha banda, compressor, um pouquinho de reverb do ampli, wah (lógico), delay e drive do meu valvulado, mas creio q algum drive de pedal faz o serviço muito bem, um ts9 por exemplo, ocd etc..

guitartube
Veterano
# mai/08
· votar


GUGALOO
o q eu uso pra tocar reggae na minha banda, compressor

Eu acho que vc é o único neste tópico que já tocou reggae. Sem compressor só em volume muito baixo.


paolobruno

Compressor, sem ele vai ficar tudo embolado, principalmente em volumes maiores.

flw!!!!!

GUGALOO
Veterano
# mai/08
· votar


guitartube
Rsrsrs, na verdade eu gosto de usar compressor praticamente o tempo todo, tanto no clean, quanto com drives (para um pouco mais de boost). Mas com reggae, o resultado ficou excelente mesmo, no limpo, ele dá como se fosse aquela saturada bem de leve, q não chega a ser um clean total, nem um crunch, fica muito bom mesmo.

Robinson
Veterano
# mai/08
· votar


Eu não entendí a explicação do guitartube sobre o compressor, embora concorde no uso do efeito.

Tmb eu o uso ligado o tempo todo e não somente para reggae não, porém não como Boost e sim como compressor mesmo.
E o regulo com bastante Attack.
Para boost uso mesmo o SD-1

Kamus23
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Desculpe mais reggae você se refere em efeito na guitarra...

Porque muitos dissem reggae sem wah wah não é reggae...

Isso é errado, pois reggae não se resume a apenas um efeito...

Desculpe falar isso, mas do jeito que você fez seu pensamento, parece que reggae se resume em delay com repetição de acorde...

Abraços

Robinson
Veterano
# mai/08
· votar


Ptz!

Ta começando a ficar confuso por aqui...

Eu éin!

Lucas Abdalla
Veterano
# mai/08
· votar


gente..estamos falando de reggae..

sem vibraçoes negativas, plz..
hiuaehaieuhae

entao, eu toco reggae tbm, uso whawha, pheaser, chorus(muito de vez enquando), dist.(nos solos), e reverb, acho que reggae tem q ter sempre um reverb, mesmo que seja bem poquinho.

muita gente fala de usar um compressor, mas eu nunca testei!da diferença mesmo?

MatheusFarage
Veterano
# mai/08
· votar


pra reggae e preciso os sueguintes efeitos:
wah,comp,delay,reverb,drive leve.
bob marley tb usava o efeito do cone, mas isso eu nao te recomendo.

CaioPrimo
Veterano
# mai/08
· votar


MatheusFarage
bob marley tb usava o efeito do cone, mas isso eu nao te recomendo ASoheisaehiosioaeh

Robinson
Veterano
# mai/08
· votar


Lucas Abdalla

Brother, que dá diferença... dá mesmo, mas não diria que ele, ou outro efeito qualquer seja imprescindível. De fato conheço gente que tmb toca reggae e nem todos usam compressor.

No meu caso particular uso compressor sim, mas eu uso em tudo!
Me acostumei a tal ponto que não o dispenso.

Como o compressor determina um limiar de volume ao qual acomoda todas as frequências, ele é útil no reggae pq confere um ataque uniforme na base rítmica e permite que o som abafado e percussivo tenha a mesma presença do som íntegro, mesmo que em alguns momentos o ataque da mão seja menos intenso ou forte demais.

A galera acima comentou que o usa inclusive como boost para obter um ataque um pouco mais ardido.

Quando se usa junto do Wah, o compressor ajuda para que o espectro de barrido do Wah seja perceptível e claro em todas as frequências.

Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Kamus23
Cara, acho que vc não leu direito ou eu me expressei confusamente. O que disse é que o efeito de delay repetido é característico do Reggae.
Abç

aleksejmarques
Veterano
# mai/08 · Editado por: aleksejmarques
· votar


Cara compra um Cry Baby Dunlop, peguei o meu esses dias por 320 usado com aspecto de novo, na caixa, com plástico, manuais e tudo, depois compra um bom delay, um drive com som gordo. Com esses 3 vc já tira o som. Se quiser acrescentar mais alguma coisa: um phaser, um compressor e um chorus. Mas tocar regaae tem muito de munheca mesmo, saber abafar com a mão direita, vc vai sacar o que estou dizendo ouvindo o início de Trenchtown Rock de Bob Marley & The Wailers. Abraço!

Kamus23
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Reggae sem aquele delay cheio de repetições de um acorde só, não é Reggae!

Tipo essa frase fico meio assim "Se não tem delay, não é reggae!"

Acho que você poderia ter colocado "O delay é caracteristico no reggae" como você fez na sua resposta a mim...

Eu não quero fazer critica a ninguem, mas só achei essa sua primeira frase meio fora do que realmente você queria dizer...

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Kamus23
Tudo bem, mas o sentido não é esse.
Não tenho preconceito contra o Reggae. Aliás, vale dar uma conferida no último disco do Gov't Mule, no qual eles tocam Reggae, sensacional!!
Abç

Lucas Abdalla
Veterano
# mai/08
· votar


efeito do cone foi foda
haeuiheaiuhaeiueha

Como o compressor determina um limiar de volume ao qual acomoda todas as frequências, ele é útil no reggae pq confere um ataque uniforme na base rítmica e permite que o som abafado e percussivo tenha a mesma presença do som íntegro, mesmo que em alguns momentos o ataque da mão seja menos intenso ou forte demais.

Mas entao,
quando eu uso o wha wha com o chorus, as vezes da uma distorcidinha bem leve..e eu nao gosto disso, o compressor evitaria essa 'distorçao'?

gucrispim
Veterano
# mai/08
· votar


Lucas Abdalla
não, no caso se dá distorção wah + chorus, tem algo errado

Erotomania
Veterano
# mai/08
· votar


Chorus, Phaser, Overdrive, Delay e Wah !

Hansen
Veterano
# mai/08
· votar


Primeiro de tudo o Wah! Creio que é o único indispensável. tocar Reggae totalmente clean+wah fica muito mais próximo do que outras configurações.

BubaLaux
Veterano
# mai/08
· votar


Acho bem melhor um auto-wha do que um wha-wha. A diferença é que não precisa ficar com o pé no pedal a musica inteira pra fazer a batida característica do reggae com wha, e a batida fica muito mais precisa em termos de colocação do efeito. Além disso, tem muitos solinhos que ficam mastigando um wha o tempo inteiro com a mesma dinâmica... vai de auto-wha aí tmb.
Mas acho que o Wha wha tmb é legal em algumas situações, mas EU utilizo menos
E concordo com o bertola que o delay, daqueles que vão diminuindo o volume com as repetições é algo muito reggae mesmo.
Reggae dá usar bastante efeito como falaram aí em cima... talvez um compressor pra usar como o Robinson falou aí em cima, pra batida sair mais uniforme seja uma boa... o phaser deve dar um ar viajante bem legal tmb.

Robinson
Veterano
# mai/08
· votar


Só um alcance...

Todo Delay vai diminuindo gradativamente as repetições e para determinar isto é só ajustar os controles.
Este efeito é ótimo para se fazer Dubs.

Abç!

Drifter
Veterano
# ago/09 · Editado por: Drifter
· votar


Pessoal,
preciso de uma ajudinha...

No quesito wah-wah não tenho muito conhecimento/prática, por isso venho pedir ajuda no seguinte fator:

Existe algum pedal de "wah" marca/modelo, que é mais indicado para tocar Reggae?
Claro que muitos podem dizer que quem manda são os ouvidos, porém no geral, nos pedais boards dos guitarristas de Reggae, existe uma marca/modelo de "wah" dominante?

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal para um bom reggae!