Pedais em Transistorados x Pedais em Valvulados

    Autor Mensagem
    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08


    Boa tarde.

    Gostaria de deixar esta duvida aqui. Vi alguns topicos parecidos e os mesmos não sanaram minha duvida. Segue questionamento que postei neste topicoaqui e não fui respondido:

    Normalmente a distorção não fica tão "seca" num valvulado. Ela soa mais natural. Não dá pra explicar exatamente com palavras, o ideal é ouvir mesmo.
    Abraço


    E isso compensaria pagar 3x , 5x ou mais em um equipamento(dispenso Hand Mades), quando utilizado distorcao somente de pedais? O quanto influenciaria utilizar a distorção de pedal em um transistorado ou em um Valvulado? Alguem consegue identificar um amplificador transistorado ou valvulado, utilizando distorcao de pedal somente escutando uma musica?

    É isso que me pergunto pois, quero comprar um ampli a muito tempo, so que estou neste dilema. OK, vai lá na loja e testa e acha um que voce mais gostar e bla bla bla - resposta padrão. Entao pra que o forum? Aqui é lugar para discussao, saber as melhores escolhas, nao lugar de ficar especulando o que é bom ou ruim.

    Tem uns 3, 4 anos que LEIO neste forum o que falaram ai : "o problema é que a maioria nem sabe o que é um valvulado mas como leu por aí que o ídolo usa um valvuladão que é super caro, e acha que em todos os casos é a melhor opção que existe "
    Cada vez mais tenho esta sensação.

    E outra, cada um tem seu estilo e acha uma coisa melhor. Muita gente generaliza, "o Hiwatt DR103 é um otimo ampli", claro o cara nao deixa explicito que gosta do som do David Gilmour. Ai o outro sujeito vai na loja - "quero testar o hiwatt dr103 pq o cara la do forum falou que é bom" - ai o cara pega a guitarra, pluga la poe uma distorção hi gain e toca um Death Metal. Chega aqui no forum no outro dia - "Hiwatt DR103 é uma merda".

    zaqueu_grunge , isso nao foi para você e obrigado por sua resposta.
    Desculpe o desabafo, como sou um usuário do forum, gostaria de fazer esta critica para o crescimento do mesmo. Tenho muito respeito por este forum e os usuarios e sempre que precisar do forum estarei pesquisando.

    Obrigado e desculpe qualquer coisa.

    rsf
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: rsf
    · votar


    Alguem consegue identificar um amplificador transistorado ou valvulado, utilizando distorcao de pedal somente escutando uma musica?

    sim. quem está tocando.
    Aliás, no final das contas, a opinião de quem está tocando, no caso vc, é a que mais interessa.

    Normalmente a distorção não fica tão "seca" num valvulado. Ela soa mais natural. Não dá pra explicar exatamente com palavras, o ideal é ouvir mesmo.
    Abraço

    E isso compensaria pagar 3x , 5x ou mais em um equipamento(dispenso Hand Mades), quando utilizado distorcao somente de pedais?


    Sim, se vc for exigente.

    "o problema é que a maioria nem sabe o que é um valvulado mas como leu por aí que o ídolo usa um valvuladão que é super caro, e acha que em todos os casos é a melhor opção que existe "
    Cada vez mais tenho esta sensação.


    Assim como existe a "maioria" que nem sabe o que é um valvulado, existem muitos aqui que sabem e, por saberem, indicam.

    E outra, cada um tem seu estilo e acha uma coisa melhor. Muita gente generaliza, "o Hiwatt DR103 é um otimo ampli", claro o cara nao deixa explicito que gosta do som do David Gilmour. Ai o outro sujeito vai na loja - "quero testar o hiwatt dr103 pq o cara la do forum falou que é bom" - ai o cara pega a guitarra, pluga la poe uma distorção hi gain e toca um Death Metal. Chega aqui no forum no outro dia - "Hiwatt DR103 é uma merda".

    correta tua percepção...Por isso escolha a dedo as opiniões que vc irá levar em consideração.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Normalmente a distorção não fica tão "seca" num valvulado. Ela soa mais natural. Não dá pra explicar exatamente com palavras, o ideal é ouvir mesmo.
    Abraço


    A maioria dos pedais soam muito melhor em amplificadores valvulados... Drives, wahs, wahs com drives, delays, modulações.. Pedais analógicos, em geral, soam muito mais presentes num valvulado. Existe mais frequencia, existe mais resposta...


    E isso compensaria pagar 3x , 5x ou mais em um equipamento(dispenso Hand Mades), quando utilizado distorcao somente de pedais?

    Existe diferença entre "handmade" e "qualidade".... Tem marcas no Brasil e fora do Brasil que são associadas a "handmade", mas esse termo se banalizou.

    Mas respondendo a pergunta: Sim, claro que compensa.


    O quanto influenciaria utilizar a distorção de pedal em um transistorado ou em um Valvulado? Alguem consegue identificar um amplificador transistorado ou valvulado, utilizando distorcao de pedal somente escutando uma musica?

    Sim, você.

    Claro que se gravar com todas as condições excelentes um ampli transitor e gravar totalmente precário um valvulado, é dificil diferenciar, mas ao vivo, no ouvido, é muito mais simples diferenciar um valvulado. Principalmente pela compressão e dinâmica.


    É isso que me pergunto pois, quero comprar um ampli a muito tempo, so que estou neste dilema. OK, vai lá na loja e testa e acha um que voce mais gostar e bla bla bla - resposta padrão. Entao pra que o forum? Aqui é lugar para discussao, saber as melhores escolhas, nao lugar de ficar especulando o que é bom ou ruim.


    Custo x benefício.


    Tem uns 3, 4 anos que LEIO neste forum o que falaram ai : "o problema é que a maioria nem sabe o que é um valvulado mas como leu por aí que o ídolo usa um valvuladão que é super caro, e acha que em todos os casos é a melhor opção que existe "
    Cada vez mais tenho esta sensação.


    É a melhor opção que existe. Eu acredito que não há situação que um transistor seja melhor que um valvulado.

    Fábio Goll
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek

    Só ligando os drives em um valvulado já fica diferente.

    Mas a grande sacada na minha opinião, é trabalhar o ganho do pedal com o ganho do canal limpo do ampli, o que pode mudar totalmente o som do pedal.

    Fora a combinação de drive de pedal com canal sujo do ampli, etc, etc...

    MANFREDINI
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    quando você plugar uma Gibson LP Black Beauty num Fender Bassman ou uma Fender Strato pré CBS no Hiwatt você vai sentir a diferença "de verdade" pra um amp "de brinquedo"

    edalko
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Bruno Teek

    Bicho... o que vc pretende obter é uma resposta impossível.
    Porquanto vc adentrou no campo do "gosto pessoal", e isso é uma variável infinita...

    Vou dar minha opinião:

    O amp valvulado assim como o SS pode ser excelente, ou não, dependendo o teu gosto.

    Eu tenho um valvulado e um SS. Os pedais têm diferente atuação em um e outro. Alguns soam melhores outros não para meu gosto... sendo que para outros ouvidos essa relação pode ser diferente.

    Além disso, amps e pedais soam muito diferentes em volumes para mosquito ouvir ou quando realmente exigidos.
    Valvulados tendem a ter uma sonoridade um pouco mais "quente" após uns 30 minutos ligado... ao contrário do SS que de imediato já te dispõe a sonoridade dele.

    Contudo, creio que há diferenças gritantes de sonoridade entre os valvulados, assim como os SS.
    Basta ver o som de um Fender comparado a um Marshall, a um Mesa, p. ex.

    Aí vai depender dos teus ouvidos.
    Entendo que não é pelo fato de acharmos que um valvulado é melhor ou não a um SS a grande questão, mas sim, o fato de qual sonoridade te agrada.

    Vc deve buscar o som de amp que quer, e daí não vai importar ser ele valvulado ou transitor.

    Se vc tem uns pedais, leva eles numa loja e testa em vários amps, no volume que vc realmente utilizaria, e ve qual te agrada mais.

    As vezes a gente dá muita importância para o que os outros acham, e deixamos de lado realmente o que interessa: o nosso gosto pessoal.


    Além disso, nunca olvide que tem todo aquele manto hipnótico exibicionista-consumerista-marketista em cima dos equipamentos.

    Lembro de uma entrevista numa GP emq ue um músico de Jazz comentava algo do tipo: tenho minha guitarra mas sempre me oferecem várias, hand-mades ou antigas, todas custando mais de 10mil dólares... Pagar tudo isso por uma guitarra??? O que mais ela faz???

    Ou seja: se vc observar apenas a função básica do instrumento, vc verá que muitas vezes o preço é risível de tão exorbitante.
    Com pensamento assim, ficaríamos muito satisfeitos com o básico e de qualidade, deixando de lado, muitas vezes, marcas e outras frescuras totalmente dispensáveis.

    Mas o pior é que o consumismo e o marketing é tão, mas tão empregnado em nossas vidas, que quase sempre deixamos a real necessidade de lado para comprar algo que muitas vezes será sub-aproveitado...

    monty
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    edalko

    Disse tudo. Perfeito. Assino embaixo.

    Bruno Teek

    Por que vc dispensa handmades?

    lemingue
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek

    E isso compensaria pagar 3x , 5x ou mais em um equipamento(dispenso Hand Mades), quando utilizado distorcao somente de pedais? O quanto influenciaria utilizar a distorção de pedal em um transistorado ou em um Valvulado? Alguem consegue identificar um amplificador transistorado ou valvulado, utilizando distorcao de pedal somente escutando uma musica?
    Os pedais ficam melhores em valvulados, e, dependendo da situação, melhor mesmo é nem usá-los (um para booster talvez - falando em drives). O clean desse amp tem que ser bom né... nem todo valvulado tem um clean espetacular.

    Cada vez mais tenho esta sensação.
    Toque um bom amp em condições normais de uso (no 0,2 dentro da loja não vale), depois, se sentir que não é melhor ok. Repito, nem todo valvulado é melhor que SS, existem situações que um é melhor que outro, mas, na minha opinião, se você botar lado a lado amps construídos com o mesmo propósito (SS e Tube), e com materiais similares, de boa qualidade (gabinete, falantes etc), tocando, o valvulado parece ter mais "vida".

    E outra, cada um tem seu estilo e acha uma coisa melhor. Muita gente generaliza
    Pega o que te dizem aqui e depois vai "pra campo" estudar. Pra quem curte Death Metal, um Fender Hot Rod Deluxe pode parecer uma merda. Precisa dizer mais?

    Essa sua dúvida só vai ser sanada quando você tocar num. Se já tivesse feito, por um período razoável, não estaria fazendo essa pergunta. Toquei um bom tempo com híbrido e SS, quem tem que sentir essa necessidade é vc. Não vai atrás dos outros.

    rsf
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: rsf
    · votar


    edalko


    O amp valvulado assim como o SS pode ser excelente, ou não, dependendo o teu gosto.


    Então quer dizer que no quesito objetivo, entenda-se: qualidade sonora, para vc o som produzido por um ampli transitorizado tem a mesma qualidade sonora de um ampli valvulado, e o que vai decidir o que é melhor ou pior é o gosto?


    Na verdade, discordo desta questão do gosto...de fazer recair sobre o "gosto" a decisão sobre o que é bom ou não...

    Até pq, ao contrário do pensamento dominante, acredito que exista uma certa objetividade no "gosto", quando este é oriundo de alguém que possui experiência e conhecimento. Acho que quanto maior a sua experiência, mais exigente, sofisticado e preciso será o seu "gosto". Assim como o é o paladar...Um sujeito acostumado a degustar vinhos terá um "gosto" muito mais apurado para analisar a qualidade de um vinho, do que um sujeito não acostumado a tomar vinho...Se vc disser ao inexperiente, beba e escolha o que vc gostar...numa dessas o cara pode optar pelo pior vinho...o que segundo a sua tese será uma boa escolha. Agora, se vc possui experiência e conhece as caracteristicas de um bom vinho, as nuances olfativas e degustativas de um bom vinho, vc poderá auxiliar ao novato em matéria de vinhos na sua escolha por um bom vinho (aquele que possui as qualidades inerentes a um bom vinho)...acho que esse é o papel dos mais experientes neste Forum...ou seja, auxiliar com seu conhecimento aqueles que não possuem esse conhecimento..Por exemplo, acho que qualquer pessoa que tenha conhecimento em materia de amplificadores irá reconhecer que, no item qualidade sonora, o valvulado produz sons mais "completos" e complexos, com mais caracteristicas e nuances sonoras, com dinâmica e maior sensibilidade às variações da combinação digitação/palhetada....características essas inatingíveis para um transistorizado....Acho que a informação acerca dessas distinções poderá auxiliar na construção do "gosto" do sujeito menos experiente...E aí sim, ele poderá fazer uma escolha mais...digamos..consciente, seja optanto por um valvulado, seja optanto por um transistorizado, tendo em vista que sua escolha será motivada por razões objetivas, que o auxiliarão a encontrar aquilo que seja mais adequado as suas necessidades.


    frase da semana....
    "ignorantes não têm gosto"....

    ignorante = aquele que ignora....

    Zeraus
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Bruno Teek
    E isso compensaria pagar 3x , 5x ou mais em um equipamento(dispenso Hand Mades), quando utilizado distorcao somente de pedais?

    Mas aí é o seguinte: um dos motivos pelos quais amps valvulados são considerados bons é justamente porque a sua própria distorção natural é muito superior ao som que os pedais produzem, na maioria dos casos (se não em todos!)

    Com um bom valvulado, na minha opinião, os pedais irão adquirir um papel secundário, devendo ser utilizados com a finalidade de sobrecarregar o amp e fazer com que este produza o som saturado. É aqui que está a magia das válvulas.

    Mas para isso vc tem que escolher o valvulado certo pro seu som. Não adianta injetar volume num vox ac30 e esperar um timbre death-metal- tru-espirocado-from-hell. Não vai acontecer.

    guitartube
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek

    Pega um Jazz Chorus da Roland 120. Não tem pra ninguém, timbrão duca, sozinho, com pedal, pedaleira. ... É o único que timbra bem com qq guitarra e qq captador. Se achar, pega tbm aqueles racks do Tom Scholz da rockman, sinistro. (se for tocar metal, pega qq coisa e bota um pedal GT2).

    flw!!!!

    edalko
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rsf

    Essa é tua opinião.

    Contudo como vc disse, se colocar várias bebidas para ele provar, e ele gostar do pior vinho, o gosto é dele.
    Vc não pode forçar ele a gostar de um vinho de 2000,00 reais a garrafa, só proque é caro, bem elaborado, etc.
    Gosto é gosto.

    Assim como, tem muito musicos que preferem o clean de um Roland a um valvulado.
    Daí vc vai chegar pro cara e dizer: Meuirmão, pára de tocar com isso porque o valvulado é melhor, tem timbre mais complexo, etc???

    Ou então, alguem deveria ter falado pro guitarrista do Pantera: Ó cara, teu Randall SS não tá com nada... mesmo que vc curta o som vc tem que pegar um valvulado, tá???

    Acho que tua opinião é válida, mas sua colocação tá meio equivocada.

    Acho que cada um deve ter o seu gosto independente de qualidade, marca, modelo, cosntrução.
    Se ele gostar de um amp barato, temos mais que aceitar, lamentando ou não.

    Por isso que as coisas não mudam muito em matéria sonora, sendo poucos aquele sque inovam, porque o pessaol não arrisca, fica sempre comendo o mesmo arroz com feijão...

    Temos pensamentos distintos, mas creio que ambos devem ser respeitados

    rsf
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: rsf
    · votar


    edalko

    estava falando sobre informação e a importância desta na construção do "gosto" (e que muitas vezes o "gosto", quando carente dessa informação, pode levar a escolhas equivocadas....)
    e não se valvulado é melhor do que transistorizado, tampouco que não se deve respeitar o "gosto" de alguém....
    enfim....acho que vc não compreendeu exatamente o que eu disse.....

    edalko
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    rsf
    Opa... Entendi sim...
    Vc explanou que se a pessoa tiver maiores informações terá condições de ter um gosto mais apurado:
    Acho que quanto maior a sua experiência, mais exigente, sofisticado e preciso será o seu "gosto"

    Contudo, vc mesmo disse que os valvulado são melhores que SS:
    Por exemplo, acho que qualquer pessoa que tenha conhecimento em materia de amplificadores irá reconhecer que, no item qualidade sonora, o valvulado produz sons mais "completos" e complexos, com mais caracteristicas e nuances sonoras, com dinâmica e maior sensibilidade às variações da combinação digitação/palhetada....características essas inatingíveis para um transistorizado

    A minha observação é para que a pessoa não fique bitolada nos estigmas que tem a respeito de instrumentos.
    Se o cara está confortável com uma Squier para que pegar uma Strato Americana Custom?
    Se ele tá com a sonoridade que deseja com um lata de sardinha, para que pegar um TS9 original?
    Se ele tem o som que deseja com um Staner, para que pegar um JCM?

    Não discuto a qualidade dos equipos, mas sim a relação custo x benefício.

    Aho que vc está perfeito em sua colocação, pois é com o tempo que a pessoa vai amadurecendo seu gosto, aprendendo mais sobre a riqueza sonora dos equipamentos, e assim, tornando-se mais exigente.
    Mas num mundo hj em que os preço são exorbitantes, creio que muitas vezes tenhamos que nos contentar com a satisfação mais simples das necessidades.

    Por isso é interessante a pessoa testar, testar, testar, pesquisar e depois comprar.

    acho que no final, temos o mesmo pensamento, com abordagens diferenciadas.

    E viva o fórum!!! \o/

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    1. Não entendi porque o topico foi transferido para o fórum Pedais & Pedaleiras.

    2. Gostaria de agradecer o rsf, Igor Fediczko, Fábio Goll, MANFREDINI, edalko, monty, lemingue, Zeraus, guitartube pelas respostas

    3. Acredito que voces que responderam este tópico já tem boa experiência e já toca um bom tempo com um valvulado. Gostaria da opinião de voces então:

    O meu estilo não se distancia muito de : Joe Satriani e David Gilmour

    Pedais de distorção/overdrive que eu tenho: Boss SD-1, EH Big Muff Russo e um GDI21 (já vi muita opinião contra, mas gosto da distorção dele).

    Hoje toco utilizando a placa onboard do meu computador ligado em um som AIWA e tiro um som até razoável.

    O que eu quero:
    Um amp, que não precisa ser alto, pois vou tocar no meu quarto em apartamento. Como voces mesmos disseram, os pedais, no canal limpo de um amp valvulado já soam melhor do que num transistorado. Esta informação é importante pois não quero utilizar um drive de amp, quero utilizar os pedais.
    Quero um amp de até R$ 2.500,00, valvulado, não Handmade. Levar em consideração o estilo e os pedais que eu tenho.

    Obrigado pelas repostas.

    edalko
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek

    Opa...
    Então cara, se vc quer um clean insuperável, vai de fender. COntudo, algumas distorções um pouco mais pesadas tendem a soar meio esquisitas nele (na minha opinião), razão pela qual outros amps com menos brilho no canal limpo tendem a dar uma distorção mais encorpada.

    Se vc vai tocar na linha do GIlmour e Satriani, creio que eles não usem peso exacerbado, de modo que um amp Fender seria uma solução boa. Mas um bom Fender valvulado vai te custar na faixa de 2000 (Pro Jr) ou 3500 (Hot Rod Deluxe).
    Fender é Fender, e seu canal limpo é insuperável, mas entenda que, por causa de ser muito brilhoso, alguns drives soarão diferentes nele.

    Com um bom clean (não brilhoso) e com durabilidade incontestável, temos os famosos Giannini (Thunder SOund 50W), que vc acha em excelente estado, já revisados, etc, por até 1000,00 reais.

    Eu creio que o seu SD-1 seja um ótimo booster e com um fender vc tirará ótimos som a lá SRV. Com um Giannini ele soará muito bem (tenho um Thunder Sound).

    COm o Muff, ele já é mais sujo, mas creio que funcione bem num Fender. Mas eu, particularmente, que curto pra caramba o som de fuzz, desde os mais "elegantes" pra assim dizer (Ultra Fuzz da Zoom analógico) até os mais destrambelhados (Fender Blender), acho que ele soa melhor em amps que não tenham a caracteristica de timbre clean de Fender.

    Agora, o problema como já citado pelo rsf é que vc tá tendo como parâmetro, e acostumando seus ouvidos com um som, digamos "Podre" vindo de uma placa onboard e um som Aiwa. Acho impossível vc ter qualidade sonora nesse tipo de ligação.

    Seia o mesmo que vc ouvir sempre uma música em MP3 de 48kbps e passar a ouvir um de qualidade 320kbps.

    Daí que, acho muito interessante que vc teste alguns amplificadores, com teus pedais mesmo e guitarra (leva eles na loja e testa), para ver se vc precisa realmente de um valvulado, uma vez que vc irá utilizar só o clean dele.
    Não sei se, no teu caso, um valvulado seria a melhor opção custo x benefício.

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Bruno Teek
    · votar


    edalko
    Será que um Fender Champ XD me atenderia?

    E vou ver se eu gravo depois um video do som da placa onboard.

    edalko
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek

    Vc quer um amp para tocar só em casa????
    Se sim, creio que um valvulado não seja a opção mais acertada, porquanto eles trabalham bem em volumes altos... ahhh tá... vc quer só clean né??

    Eu acho que vc teria bons sons em volumes baixos com vários Solid State do Mercado, incluindo o Block da Onerr, Frontman da Fender, Crate, Roland Cube...
    Eles além de te darem uma boa sonoridade têm recursos extrax excelentes.

    Vc ter um valvulado de porte médio para tocar em casa, penso eu, que seria o mesmo que vc comprar uma 750 para ir no açougue da esquina...

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    edalko
    Sim , para tocar em casa, mas quero um som que presta... Acho que um valvulado de porte pequeno atende. Uma outra utilização que teria é microfonar para gravar.

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Bruno Teek
    Pega um valvulado single-ended de 5w, como por exemplo o Fender Champ :]
    Acho que vai te atender bem...

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    E se voces fossem pegar um handmade com as caracteristicas que eu preciso, qual voces comprariam?

    Bruno Teek
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    edalko

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/188067/

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Quem quizer conhecer o sputinik....que é um pré valvulado em cascata com um ampop. é o menor "pedal" que já construi, e funciona com apenas 12 volts...Possui sons dos anos 70 que é um distorção ardido, possui sons para blues e até trash.
    está no meu fotolo no:
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:67
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:68
    http://fotolog.terra.com.br/guingo_br:69

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: rafael_cpu
    · votar


    edalko
    "Bicho... o que vc pretende obter é uma resposta impossível.
    Porquanto vc adentrou no campo do "gosto pessoal", e isso é uma variável infinita...

    Vou dar minha opinião:

    O amp valvulado assim como o SS pode ser excelente, ou não, dependendo o teu gosto.
    ..."

    Concordo em gênero, número e grau, com o depoimento do Edalko.

    T+

    Morva
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    edalko

    assim como vc eu acho q nao devemos generalizar.. com frases do tipo: valvulado é melhor q SS.

    mais, o fato é q a grande maioria dos valvulados são melhores q SS e isso nao se discute, na minha opinião foi por causa disso q se criou essa "regra" de q os valvulados são melhores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais em Transistorados x Pedais em Valvulados